Sins of the Past


Samuel Ferreira

Recommended Posts

Boas,

De facto estou a fazer mais uma experiência para perceber o factor luz em relação crescimento plantas e algas com esta calha. Portanto, mantive o esquema de fertilização, coloquei apenas uma calha com distância da água original, e período de 10 horas. Agora é aguardar para perceber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Samuel Ferreira disse:

De facto estou a fazer mais uma experiência para perceber o factor luz em relação crescimento plantas e algas com esta calha.

Tal como já te disse anteriormente foi isso mesmo que fiz e os resultados foram bastante bons de uma forma mais lenta e controlada, mesmo a nível de cores das plantas!

 

Força nisso e vai actualizando! 

 

Abraço  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma actualização após manutenção.

Segui o conselho do Luís e coloquei mais dois pedaços de madeira (não parece muito perceptível pela foto e ângulo).

IMG_3741

Durante esta semana, quase nem notei sujidade nos vidros. Coloquei mais uma calha e subi as duas, vamos ver como corre esta semana.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Pessoal,

Venho fazer um update e pedir a vossa ajuda.

Como falei anteriormente após manutenção na sexta-feira, decidi testar e colocar as duas calhas a funcionar, estando a uns 40 cm de altura do substrato na parte mais alta e a uns 50 cm na parte mais baixa/média.

Hoje a noite quando reparei nos vidros da frente notei logo a GDA a aparecer. Será que me devo ficar só por uma calha, pois não consigo estabilizar com as duas por poderem ser muitos par?? Deverei subir mais as calhas? Tentar primeiro estabilizar durante mais tempo o aquário?

Em termos de valores de fertilização no final do ciclo de quinta fiz os teste e o valores de NO3 e PO4 estavam a 0, o que me diz que foi tudo consumido, estando o de Fe a 1 ppm.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Samuel, 

 

Como já te disse mais acima estas calhas são uma brutalidade de luz e a melhor alternativa que tive foi mesmo retirar uma das linhas. Se no teu caso estava a funcionar, deixavas estar só com uma até isso estar em pleno depois testavas com a segunda calha a ver o comportamento do aquário. 

As plantas estavam a apresentar sinais de fraqueza só com uma calha? ou simplesmente ficaram com o crescimento mais lento? Não insistas com a segunda calha para já... Com essa altura que tens agora com os suportes, tens luz a chegar a todos os cantos do aquário só com uma calha, mete só uma mas mais chegada à traseira que é onde tens a maior parte da flora. 

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela resposta é ajuda.

Sime estavaa funcionar bem, as plantas estavam a crescer mais lentamente mas a crescer bonitas.

Coloquei a segunda calha para ver a diferença, mas de facto começou logo as algas. De imediato, coloquei logo apenas uma calha e como referes sim a sua colocação está mais para a traseira.

Sei que tenho de estabilizar bem o aquário, mas tenho de perceber o que fazer para ter as duas calhas a trabalhar, já que comprei as duas, lol. Tenho visto montagens e mesmo na loja do Rui vejo o aquário com as duas calhas e sem estarem mais altas, mas desde que as comprei que não consigo atinar com elas, daí agradeço o feedback de quem as tem e assim me possa ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Samuel, 

há 13 horas, Samuel Ferreira disse:

já que comprei as duas

 

Compreendo-te perfeitamente, tive o mesmo dilema cá em casa como tu sabes, finalmente lá consegui levar a melhor e as calhas vão ser finalmente suspensas. O @Gonçalo84, também já tem a calha dele suspensa e os resultados estão à vista.

 

há 14 horas, Samuel Ferreira disse:

Tenho visto montagens e mesmo na loja do Rui vejo o aquário com as duas calhas e sem estarem mais altas

Sim também fico intrigado com isso mesmo, mas ali o domínio é outro, o Rui e o Miguel andam sempre em cima dos aquários para que aquilo esteja sempre impecável. O que não quer dizer que não encontres lá algumas algas, o que é perfeitamente normal... Já para não falar que as calhas lá na loja estão ligadas 10 horas...   

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.
Suspender as calhas vai ajudar. Muitas mexidas em aquário montados vão sempre dar origem a desequilíbrios.
Por exemplo neste momento tenho a minha nova montagem com 10h de luz e as duas calhas ligadas, suspensas a 25cm da coluna de água, e não tenho problema nenhum no aquário.

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado a todos pelas ajudas e opiniões, agradeço imenso, vou pensar em kit suspensão para elevar as minhas calhas já que ando com ela na cabeça a algum tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Samuel, acho que estás a fazer muitas mudanças em pouco tempo. Ora vê lá o tópico desde o inicio e vê as coisas que já mudaste em tão pouco tempo...

Há várias receitas e todas elas certas, mas se tiveres sempre a alternar entre elas dá buraco. Escolhe uma e insiste mesmo nela! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 06/02/2018 at 12:17, Gonçalo84 disse:

Boas Samuel, acho que estás a fazer muitas mudanças em pouco tempo. Ora vê lá o tópico desde o inicio e vê as coisas que já mudaste em tão pouco tempo...

Há várias receitas e todas elas certas, mas se tiveres sempre a alternar entre elas dá buraco. Escolhe uma e insiste mesmo nela! 

Gonçalo,

Quanto a este assunto dou-te 100% de razão, a última coisa que devemos é andar sempre a mudar!! Nos últimos anos já tive algumas montagens do qual me orgulhei com plantas bonitas e saudáveis, mas eu sou uma pessoa que não me posso limitar a fazer as coisas tipo "chapa 5", e nesse tempo tenho feito como me ensinaram ou diziam para fazer. Portanto, tenho de perceber como as coisas funcionam. Quando faço estas alterações sei o que pode vir originar, mas meti na cabeça que já estava na altura de fazer umas experiências e perceber a acção / efeito.

A minha maior aprendizagem neste momento é como falei no tópico do Luis, é perceber como funciona o mundo das algas e as acções a tomar, muita coisa se diz e se lê por esta internet fora, mas nunca se chega muitas vezes a um consenso e depois cada aquário é um aquário.

On 27/02/2018 at 21:31, Lara Cunha disse:

Parabéns Samuel, adorei ler este tópico e ver a tua dedicação!

Obrigado.

On 27/02/2018 at 21:44, Vasco Ferreira disse:

E novidades? Essas algas?

Boas Vasco,

Neste momento o aquário já encontra-se a recuperar bastante bem.

No último mês tenho tentado estabilizar um pouco as coisas, mas vamos por partes!!

No início de Fevereiro, quanto à luz comprei o suporte, e está sensivelmente à 30 cm da coluna de água. Continuam as duas calhas ligadas e a 9 horas. Se entretanto conseguir estabilizar poderei experimentar as 10 horas.

Quanto a fertilização, continuo com o mesmo sistema, a receita ADA DIY (UREA) do Nuno Matos, mas não estou com a dose completa de N e P, deixo o que estou a fertilizar em baixo em ppm diário:

N - 0.07 ppm

NO3 - 0.30 ppm

UREA - 0.08 ppm

PO4 - 0.16 ppm

P - 0.05 ppm

K - 3.73 ppm

Fe - 0.02 ppm

Quanto às algas, aumentei um pouco na altura o CO2 e coloquei o meu JBL Proflora Direct, para conseguir uma melhor dispersão por todo o aquário.

Mas mais detalhadamente, a BGA, coloquei um pouco ese 1000 localmente e resolvi o problema. A algas que tinha do tipo cabelo, a staghorn e a rhizo, penso que com o aumento do CO2 foram à vida. Também deixo a noite que fiz overdose de excel na mudança de água.

A minha grande batalha ainda é mesmo a GDA, têm me dado conta da cabeça e dos braços, cheguei a um ponto que se não a podemos vencer, juntamos-nos a elas, pois ao fim de 5 dias fico com os vidros completamente verdes. Tenho lido bastante sobre a mesma, mas la está para o meu caso não sei o que mais fazer, portanto estou a preocupar-me mais com a saúde das plantas do que com ela.

Pelo que tenho percebido, são muitas as teorias, entre as quais:

- Deixar durante 10 a 20 dias sem lhe mexer e depois aspirar (já tentei mas como a causa do problema não está resolvido aparece novamente)

- Reduzir o Nitrato e fosfato (quanto menos comidinha para as plantas menos ela excretam), mas quanto a reduzir a fertilização quanto a N e P está fora de questão, se o faço a BGA aparece logo.

- Aumento de CO2 (feito!!)

Penso que por agora referi tudo. Se algúem tiver alguma solução é sempre bem vinda, pois no próximo mês estou a pensar em comprar o twinstar nano 2 plus, e penso que resolvo este problema.

Aproveito e deixo foto atualizada:

IMG_3764

Abraço,

Samuel

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Samuel, louvo a tua persistência! 

 

Acima de tudo o aquário aparenta estar saudável e isso é fruto da tua dedicação, como já foi falado mais acima tenta não fazer alterações bruscas pois como bem sabes isso pode ser problemático. Tenta adaptar o sistema a uma rotina e segue sempre o mesmo ritmo, independentemente de pequenos ajustes que precises de fazer. 

Num aquário plantado o equilíbrio não é impossível mas é difícil, pois a condicionante MASSA VEGETAL tem o papel crucial. Conforme o crescimento e o aumento da massa vegetal vai havendo mais necessidade de carga nutricional, qual é o meu método para contrabalançar este coeficiente? Faço podas em diferentes plantas de cada vez, desta forma tento manter o mesmo volume e diminuo os requisitos de nutrientes. Enquanto umas plantas estão a recuperar outras estão no seu exponente máximo não dando grande margem para as algas que ESTÃO SEMPRE LÁ à espera de oportunidade.

Força nisso 

Abraço       

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

On 14/03/2018 at 12:24, ismael_figueira disse:

Samuel, louvo a tua persistência! 

 

Acima de tudo o aquário aparenta estar saudável e isso é fruto da tua dedicação, como já foi falado mais acima tenta não fazer alterações bruscas pois como bem sabes isso pode ser problemático. Tenta adaptar o sistema a uma rotina e segue sempre o mesmo ritmo, independentemente de pequenos ajustes que precises de fazer. 

Num aquário plantado o equilíbrio não é impossível mas é difícil, pois a condicionante MASSA VEGETAL tem o papel crucial. Conforme o crescimento e o aumento da massa vegetal vai havendo mais necessidade de carga nutricional, qual é o meu método para contrabalançar este coeficiente? Faço podas em diferentes plantas de cada vez, desta forma tento manter o mesmo volume e diminuo os requisitos de nutrientes. Enquanto umas plantas estão a recuperar outras estão no seu exponente máximo não dando grande margem para as algas que ESTÃO SEMPRE LÁ à espera de oportunidade.

Força nisso 

Abraço       

Boas Ismael,

Agradeço as palavras.

O aquário não está assim tanto de saúde como aparenta, mas é fruto de muita dedicação e horas de volta dele, mas a minha persistência chegou ao limite, por mais que tente o aquário está muito difícil de controlar e cheguei ao ponto de desespero.

Desde que mudei para estas luzes, o que poderá nem ter nada a haver, que não consigo manter o aquário, e como nem tudo e bonito neste mundo deixo-vos fotos do aquário ao final de uma semana e os problemas com que me debato.

As fotos são tiradas com o telemóvel antes da manutenção, peço desculpa pela qualidade.

IMG_20180325_100158[1]

 

IMG_20180325_100218[1]

Os problemas:

1 - Vidros e pedras todas verdes proveniente da GDA. Não é bastante perceptivel pelas fotos, mas ficam mesmo verdes.

2 - As folhas da staurogene cairam. Noto que as plantas não crescem saudáveis e bonitas. a Rotala cresceu muito mas perdeu as suas cores mais avermelhadas.

3 - Volta na volta a BGA volta a aparecer

4 - Sempre que faço manutenção noto muitos detritos e muita sujidade, o que poderá estar a causa das algas, mas para este filtro nem percebo o porquê.

Peço a vossa ajuda, pois tenho mantido as mesmas condições e não sei o que esta de mal neste panorama.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samuel, sou muito pouco entendida no assunto e não faço nada no meu aquário sem perguntar primeiro aos entendidos, mas li duas coisas que escreveste que me fizeram acender luzes vermelhas. A mudança de calhas, pode ter muita influência no aquário e o facto de teres as calhas 9 horas ligadas e estares a pensar subir para 10 (não sei se já o fizeste) também pode ser um factor para o aumento das algas. Para além de tudo o que já tentaste, já experimentaste diminuir as luzes para 6 horas e depois muiiitoooooo devagarinho ias aumentando?
Desejo que a tua persistência se mantenha e que consigas resolver os problemas do aquário porque está muito bonito.



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Clara,

Obrigado pelas palavras de encorajamento.

Quanto a luz tens toda a razão é por isso que nunca aumentei o tempo de ciclo, pois nunca consegui estabilizar o aquário. De facto neste momento vou ter de voltar a estava 0, retirei uma calha e vou ver se estabiliza um pouco.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo verde está e é magnífico! Isso cheira a muita luz (vidros verdes) e os detritos das folhas a morrer(talvez falta ou desiquilibrio nos ferts), no meu aqua também acho que se passa o mesmo :-p

Como disse a lara talvez reduzir o fotoperíodo um bocadinho? E depois entrar na rotina, e continuar nela claro....

Continua porque esse aqua é daqueles que dá mesmo gosto ver!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samuel...todos nós na tentativa de termos quadros vivos "abusamos" da luz, CO2, etc etc.

Resultado, sistemas altamente reativos com necessidades de manutenção e atenção enormes. A longo prazo cansa e desmoraliza.

Acho que um pouco a menos...no teu caso é mais! Uma pouco menos de luz e menos CO2, juntamente com manutenção rigorosa a coisa vai ao sitio.

 

Obrigado pela partilha!!!! 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Samuel, 

 

Fazes bem reduzir a quantidade de luz, começa de novo com umas 6/6:30. Vais notar que o crescimento das plantas vai reduzir e também a coloração dos vermelhos menos intensa, mas ao mesmo tempo vais notar a regressão nas algas. 

Ao mesmo tempo terás de reduzir o co2, pois só precisarás dele para o foto-período.  

 

Creio que estes sejam dois pontos chave para conseguires alguma melhoria, se bem que a GDA é chata de limpar mas nada é impossível. Reparei que também já suspendeste as calhas, só isso já é uma boa ajuda. 

 

Força nisso 

 

Abraço 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.