Betta com cauda ratada


Recommended Posts

Boas pessoal criei este tópico para vos pedir ajuda e a vossa opinião.

 

O meu betta há alguns dias para cá começou a aparecer com a cauda ratada

 

Ele partilha o aquário com duas neritinas zebra e nada mais.

 

Faço TPAs todas as semanas de +/- 15 a 20% ainda que água esteja sempre translúcida.

 

O único parâmetro que consigo avaliar é o pH que ronda os 7. A temperatura está sempre a 25°

 

Já li noutro tópico o aconselhamento de tratamento com sal mas não sei se aplica ao meu problema. Além disso questiono se terei que tirar os neritinas caso o faça.

 

Antes

365243df231b7a98e3f37aa4997b27fc.jpg

 

Atualmente

 

f372af2a52323e472c935f93ea5279d2.jpg

 

 

Obrigado

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel, não percebo muito de bettas ea sua evolução ao longo do crescimento, mas já vi várias variedades com as caudas/barbatanas como o teu. Pode ser que o teu seja assim.
Mas espera pelos entendidos.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel, não percebo muito de bettas ea sua evolução ao longo do crescimento, mas já vi várias variedades com as caudas/barbatanas como o teu. Pode ser que o teu seja assim.
Mas espera pelos entendidos.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk




Boas Março antes de mais obrigado pela resposta.

Eu tb fiz o mesmo raciocínio mas acho difícil está “evolução” tão brusca em tão pouco tempo.

O peixe tem cerca de um mês no meu aquário e esta mudança o ocorreu de uma semana para a outra.

Era bom sinal que fosse este motivo mas vamos aguardar.

Abc


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como está a amônia e nitrito no aquário?

Boas S. Jorge como referi o único valor que consigo medir com alguma precisão é o pH. Não tenho testes para o resto.

O aquario está aparentemente estável apenas com este peixe e duas neritinas. O ciclo já estava feito quando o peixe entrou (este peixe entrou para substituir outros dois que estiveram aqui durante mais de dois meses)

As TPAs são feitas todas as semanas.

No entanto os valores dos nitrito e amônia não consigo apurar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Miguel Valadas disse:


Não tenho testes para o resto. emoji20.png
O ciclo já estava feito quando o peixe entrou (este peixe entrou para substituir outros dois que estiveram aqui durante mais de dois meses)

As TPAs são feitas todas as semanas.

No entanto os valores dos nitrito e amônia não consigo apurar. emoji20.png


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Olá Miguel

Esses 2 testes são talvez os mais importantes que devemos ter. Pelo que vi no teu outro post esse filtro interno só faz a filtragem mecânica.

Normalmente a cauda definhando é sinal de má qualidade da água (não quer dizer que o seja no teu caso), mas sem testes é difícil saber.

Disseste que esse beta veio substituir outros 2 que tiveram mais de 2 meses. O que lhes aconteceu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel
Esses 2 testes são talvez os mais importantes que devemos ter. Pelo que vi no teu outro post esse filtro interno só faz a filtragem mecânica.
Normalmente a cauda definhando é sinal de má qualidade da água (não quer dizer que o seja no teu caso), mas sem testes é difícil saber.
Disseste que esse beta veio substituir outros 2 que tiveram mais de 2 meses. O que lhes aconteceu?



O filtro atualmente faz filtragem mecânica e biológica, apenas abdiquei da filtragem química após o ciclo. Tenho lã filtrante (mecânica), esponja azul e Biomax mini da Sera (biológica).

Este hobby começou com uma oferta ao meu filho. Três peixes de água fria (cometas com quase 7 cm cada) e rapidamente decidi que isto não estava correcto. (Vê o outro tópico que fala da apresentação do Pimenta). Dei um pouco troquei dois por este. Pelo meio houve muito trabalh para garantir a estabilidade da água o correcto ciclo. Basicamente recomecei tudo mas aproveitei a parte biológica (parte da água e a colônia do filtro). Tudo o resto foi novo substrato e plantas.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Biomax da Fluvax ou Siporax da Sera?

 

Acho que lã ou esponja fazem a mesma função. Eu deixaria somente uma das duas e aproveitava o restante espaço para as mídias biológicas que é a parte mais importante da filtragem.

Pois os desgraçados dos kinguios estão sempre na linha da frente. As pessoas não deveriam dar peixes que crescem ca. de 30cms para colocar em aquários que só cabem um beta.

Ainda bem que você procurou informação antes que o pior acontecesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Miguel Valadas,

Para essas situações podes seguir o exemplo que já tinha dado em outro tópico...

Vai dando notícias!

Cumps,

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas [mention=80407]Miguel Valadas[/mention],
Para essas situações podes seguir o exemplo que já tinha dado em outro tópico...
Vai dando notícias!
Cumps,


Boas Miguel, esse foi o exemplo que tinha lido e que vou procurar seguir. Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Biomax da Fluvax ou Siporax da Sera?
 
Acho que lã ou esponja fazem a mesma função. Eu deixaria somente uma das duas e aproveitava o restante espaço para as mídias biológicas que é a parte mais importante da filtragem.
Pois os desgraçados dos kinguios estão sempre na linha da frente. As pessoas não deveriam dar peixes que crescem ca. de 30cms para colocar em aquários que só cabem um beta.
Ainda bem que você procurou informação antes que o pior acontecesse.


Desculpe tem razão Siporax Mini da Sera.

Pensei nisso e quem sabe na próxima tpa faça isso. No entanto o filtro é minúsculo e não compensa mexer muito mais. Vou trocar por um filtro de cascata e ou até mesmo de aquário para dar ainda mais espaço ao Betta

Este aquário fica para hospital ou quarentenas

Detesto filtros internos. Ocupam espaço no aquário filtram pouco e sempre que queremos limpar ou trocar as matérias mecânicas temos que meter a mão no aquário.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal apenas para atualizar.

Passou praticamente quase um mês e os resultados já estão à vista. A cauda está a recuperar bem. A solução foi TPAs apenas de duas em duas semanas, 5 grãos de sal no aquário e evitar mexer no aquário fosse que por motivo fosse.

Claro que a qualidade da água ressente-se além disso a foto foi tirada após tpa.

15bfe928d206bd36be5fcecb8a97deb1.jpg


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

Fico contente por ter dado resultado, na maioria das vezes esses problemas são por culpa nossa por querer-mos ter sempre tudo limpinho....

Agora já sabes qual a manutenção tens de manter para que ele possa mostrar toda a beleza dele.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

Fico contente por ter dado resultado, na maioria das vezes esses problemas são por culpa nossa por querer-mos ter sempre tudo limpinho....

Agora já sabes qual a manutenção tens de manter para que ele possa mostrar toda a beleza dele.

Cumps,

 

Obrigado pela ajuda

 

Entretanto vou abrir um novo tópico. Vou montar o cubo para transferir o betta, os caracóis neritinas e novo companheiro...

 

77077ff2716fa9a5717b18a5b7e9f0e3.jpg

 

Vou precisar de umas dicas.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por Miguel Valadas
foto nao aparece
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel a minha experiência com bettas leva-me a indicar-lhe outros companheiros para o seu betta, pois eu aposto que os zebras mordiscaram a cauda do seu belo betta, como companhia sugiro uma corydoria e vários gupys de natação lenta como o seu betta, de maneira a não o stressar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel a minha experiência com bettas leva-me a indicar-lhe outros companheiros para o seu betta, pois eu aposto que os zebras mordiscaram a cauda do seu belo betta, como companhia sugiro uma corydoria e vários gupys de natação lenta como o seu betta, de maneira a não o stressar.



A sério ? Os caracóis conseguem mordiscar os peixes ?


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Valadas

Não o Pedro M Costa deve ter feito confusão com os peixes

Dario rerio, (Zebra) claro que as neritinas nunca fariam uma

coisa dessas ao peixe betta.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais