Iniciante - projeto de aquário com plantas.


Zerozerozero

Recommended Posts

Olá pessoal, 

Estou a lançar-me nesta aventura pela primeira vez, já tenho o meu tópico inicial no Forum os primeiros passos

, mas como agora as dúvidas são relativas a plantas, resolvi tentar no local certo.

 

A minha ideia não é fazer um aquário plantado, é fazer um comunitário com algumas plantas, para tal encontrei um projeto de que gostei bastante do layout (e me pareceu de fácil concepção) e acho que vou arriscar:

large.Projeto.jpg

Este é o projeto, no entanto tenho tido muita dificuldade a encontrar as plantas relativas a este projeto, a saber:

A) Echinodorus 'Bleherae'
B) Limnophila sessiliflora
C) Vallisneria americana 'Natans'
D) Cryptocoryne wendtii 'Tropica'
E) Não referem qual é ....
F) Cryptocoryne parva

 

Será que alguém me pode ajudar a "adaptar" este layout ajudando-me a escolher plantas (de fácil manutenção, e fáceis de conseguir encontrar e comprar) e que eu possa substituir na adaptaç

ao deste layout?

 

Obrigado por tudo.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Belo layout, mas precisas de o enquadrar com o teu aquário e depois com o teu gosto. Por vezes vemos algumas montagens que não dá para adaptar. Li por alto o teu outro post e de facto o cubo de 30 litros não era o ideal. Optaste por um formato bem melhor, especialmente para quem ainda está a iniciar.

Quanto a equipamentos, acho que devias especificar aqui no post o que tens para te podermos aconselhar melhor.

Esse formato já te permite fazeres o layout que pretendes, mas acho que com mais uma pedra ou 2 até consegues fazer melhor. Mas como sempre tudo depende do teu gosto.

Em termos de plantas eu costumo utilizar algumas como Rotala Rotundifolia, Hygrophila Polisperma Rosanervig, porque ficam com umas cores diferentes, ou então Rotala Green, mais verdinha. As que estão na descrição servem perfeitamente, a Bleheri é uma planta lindissima e a Valisnéria também é espectacular. Só não utilizes a Valisnéria Gigantea porque vai ficar enorme para esse aquário. Se fosse a ti tentava arranjar apenas uns pés da Valisneria Spiralis. É uma questão de veres se gostas antes de colocares.

A Cryptocoryne Tropica é lindissima também e aconselho dado a sua cor vermelha e o tipo de folha ser bastante diferente das plantas mais comuns.

O E não referem que planta é, mas tem de ser uma planta baixa. Talvez uma Staurogyne Repens... quem sabe. Eu adoro a Staurogyne por isso foi a primeira que me veio à cabeça.

Aconselho a visitares o site da Tropica, porque tem muitas plantas com excelente descrição do tipo de planta que é e as respectivas necessidades. Muita e boa informação.

Entretanto vai pesquisando e depois diz o que tens em mente. Podemos dar mais umas dicas de onde pôr e se se encaixa nesse layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Obrigado pela resposta.

Efetivamente no início estava com ideias de comprar um cube 30 x 30, mas depois acabei por comprar um Juwel de 61 x 30 x 30 (bastante parecido com o do layout que coloquei.

 

Quanto a equipamentos os que vieram com o aquário são os seguintes:

Filtro: Interno  - JUWEL Bioflow ONE filter (segundo a marca: Pump Power, 300 Litres per hour)

Iluminária: Juwel NovoLux Led 60 White - 24V - 8W

Termostato: Juwel  AquaHeat 50W

 

E é tudo, não sei se preciso comprar mais algum equipamento (para já é o que tenho).

Agora estou na fase de pesquisa sobre o que comprar para começar a fazer o ciclo, a saber (as dúvidas):

- que substrato fertil comprar e que quantidade;

- Que areão comprar e que quantidade;

- que plantas devo utilizar (em alternativa às do layout);

- onde comprar isto tudo sem abrr falência ... :)

Todas as dicas são bem vindas. Confesso que estou cheio de pica para começar, mas algo receoso de fazer asneira.

 

Editado por Zerozerozero
O primeiro post foi por engano ainda não tinha terminado ...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Zerozerozero disse:

Agora estou na fase de pesquisa sobre o que comprar para começar a fazer o ciclo, a saber (as dúvidas):

- que substrato fertil comprar e que quantidade;

- Que areão comprar e que quantidade;

- que plantas devo utilizar (em alternativa às do layout);

- onde comprar isto tudo sem abrr falência ... :)

Todas as dicas são bem vindas. Confesso que estou cheio de pica para começar, mas algo receoso de fazer asneira.

 

Estares receoso não é mau, até pelo contrário. O excesso de confiança pode levar a cometer erros crassos.

Em termos do equipamento, não conheço bem a marca Juwel. Mesmo assim posso dizer algumas coisas como:

- o filtro só faz 300 L/h o que fica curto, porque ainda vais colocar matérias filtrantes e esponjas/prelon, por isso ainda vai reduzir mais um pouco o caudal. Além disso é interno o que não é propriamente o melhor. Na minha mais sincera opinião não é o melhor porque reduz o espaço dentro do aquário e dificulta bastante a limpeza, estes são que eu considero os principais defeitos dos filtros internos. Seja como for para já deixa estar até porque se o orçamento é curto, podes sempre alterar mais tarde.

- A iluminária não vou fazer comentários, porque à muitos aspectos a ter em conta. Deixa ver se alguém pode dar uma informação correcta.

- Termostáto de 50W pode ser suficiente caso a tua casa não seja muito fria. Depois depende também dos vivos que queres manter. Se quiseres temperaturas elevadas não chega mas penso que até os 25º é suficiente.

Comprar sem abrir falência é daquelas coisas... depende do que queres, do que comprares, onde comprares, etc...

Substrato fértil aconselho o Tropcia Plant Growth que é o que eu costumo utilizar nas minhas montagens de plantados. Por 12 euros consegues comprar 3L que é suficiente para esse aquário. Mas por cima vais ter de colocar um substrato inerte e para teres uma boa camada vais precisar de cerca de 5 ou 6 cm por cima do fértil. Para teres uma ideia de quanto precisas basta utilizares as medidas de comprimento e largura e multiplicares pela altura de substrato que precisas. Ou seja, 61 cm de comprimento x 30 cm de largura x 5 cm de altura de inerte, 61x30x5 = 9 litros de inerte caso compres sacos que a medida seja em litros, ou cerca de 8 a 9 kg caso compres sacos que a medida seja em kg.

Plantas é como te disse, depende do que gostares. Utiliza, como referiste, plantas fáceis de manter. Comprar? Aqui no fórum costumas ter quem venda e quem ofereça. Por vezes à quem tenha várias plantas num pack só. Lojas aconselho a pesquisares online, Ecoarium, Aquaeden, Aquaorinoco, estas que me lembre de cabeça e nas quais já comprei plantas e são plantas de qualidade. Que me lembre de repente estas têm muita variedade e a bons preços.

Se escolheres alguma planta que eu tenha posso te oferecer uns pés.

Já agora o filtro é o que está no outro post, certo? Só traz aquelas esponjas? Não tem prelon, nem matérias filtrantes?

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Convêm teres massas filtrantes, e algo que filtre melhor as partículas mais pequenas. Sim, por norma as esponjas pretas são de carvão. Mas pode já estar gasta e já nem vai servir para grande coisa, a não ser que queiras pôr como filtragem mecânica, mas acho desnecessário. As 2 azuis sim, vão ser importantes, mas mesmo assim devias colocar depois das azuis um pouco de prelon para ajudar a reter as partículas mais pequenas. E no fim da filtragem as tais massas filtrantes, para que possas criar uma boa colónia de bactérias no filtro.

Posso te arranjar um pouco de prelon se não quiseres estar a gastar dinheiro a comprar uma embalagem. Esse filtro não tem muito espaço dentro, mas penso que dá para pores uma azul, depois prelon e no fim as massas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo totalmente com o brunofasoares, para já parece tudo espaçoso, limpo e fácil, quando quiseres mais espaço no aquário vais entender que o ladrão aí de espaço é o filtro, quando quiseres limpar o filtro vais ver que não se torna nada pratico andar a tirar o filtro, a provocar stresse nos peixes e depois voltar a colocar. Falo de experiência própria e um filtro interno para além do de esponja nunca me deu jeito nenhum nem aos seres vivos do aqua que é o mais importante, apesar de não serem caezinhos também sentem dor e sofrem stresse se a condições não forem as melhores. Por isso aconselho vivamente que continues com as tuas duvidas para te podermos ajudar no que for necessário.

 

 

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão do filtro já tinha sido ponderada, no entanto, para já não será possível, pois os filtros externos não são propriamente baratos.

No entanto, confesso que já tinha pensado nisso para o próximo verão, quando for de férias o aquário irá ter o desejado filtro externo, até lá ... só se a santa casa se lembrasse de mim na próxima 6ª feira ou se aparecesse alguma pechincha muito grande (mesmo que em 2ª mão) é que poderia antecipar a compra.

 

Vou começando devagar umas plantinhas, uns peixinhos poucos, e resistentes ao stress :-)  e vamos indo devagar .... todas as ajudas/opiniões e ideias são bem vindas.

Efectivamente este forum é espectacular e demonstrativo que a aquariofilia está bem viva, que os seus membros são participativos e gostam de ajudar.

por favor continuem a contribuir com os vossos comentários para me ajudarem a avançar e mais tarde a evoluir.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Estive a dar voltas relativamente ao  substrato inerte, .... fiquei boquiaberto com a quantidade de coisas que existem e com as disparidades de preços verdadeiramente dispares ...

Um dos conselhos que me deram foi o de utilizar um areão médio por ser de mais fácil limpeza, eu gostaria que fosse de uma cor clara mais tipo areia lavada.

alguém me pode dar uma orientação na escolha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres tenho uma carrada de areão de rio, que é composto por pequenas pedrinhas com tamanhos variados, que comprei para um aquário de 450 litros. Fiquei com todo esse areão guardado em caso de precisar de fazer alguma montagem um pouco maior. Agora como só faço montagens pequenas e sempre com areão negro (isto nos meus plantados), posso te oferecer a quantidade de areão que precisares para essa montagem.

De resto só estou a ver os solos da ADA tipo Malaya ou Africana. Esses são bem mais caros, mas não são uma má hipótese.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Bruno, é lógico que ficaria bastante agradecido se pudesses dispensar-me um pouco do areão e o tal pedaço de perlon para colocar no filtro.

Depois podemos combinar um preço justo para todos, pois também não me sentiria bem a receber algo que te custou dinheiro.

Depois podemos combinar melhor um encontro.

Mais uma vez obrigado pela oferta.

 

Cumprimentos,

 

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preços... tenho o areão a ocupar espaço por isso até me fazes um favor e o prelon que tenho é suficiente para mais uns 10 anos. Não é por um pedaço que vou ficar mais pobre e se te faz falta tenho todo o gosto. Sei como é ao princípio. Temos de comprar tudo e não é fácil. Por isso quando quiseres é só dizer.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Zerozerozero disse:

:)

Mandei-lhe uma mensagem para o seu mail.

 

Obrigado

Não recebi nenhum mail amigo. Confirma se está correcto o endereço e reenvia se faz favor. Deixo em baixo. Se não conseguires manda mensagem aqui pelo fórum.

brunofasoares@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais