Volta ao mundo dos aquarios


fire88

Recommended Posts

Olá a todos á uns anos tive aquário montado e plantado com cerca de 100L. devido a avaria no termostato toda a fauna morreu electrocutada. Fiquei desanimado e tive o aqua vazio uns anos. A quando do nascimento da minha pequena enchi o e pus peixes de agua fria, agora ela tem 6 anos e gostaria de iniciar um projecto com ela. tenho um filtro externo mas gostaria de saber a vossa opinião em relação a algumas coisas. 

Em relação á compra de um novo termo acho que 100W, que aconselham relação preço qualidade??

Em relação á agua fazer novo ciclo ou aproveitar a agua existente??

Em relação ás cerâmicas por novas ou aproveitar as que tenho tendo em conta que já têm algum tempo??

Obrigado a quem disponibilizar algum tem a este post, e a ideia será a fauna ser dentro do que tinha, gupies mollys etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @fire88,

Benvindo de volta!

Sendo breve nas respostas....

"Em relação á compra de um novo termo acho que 100W, que aconselham relação preço qualidade?? "

Sendo o aquário de 100L brutos, úteis dependerá da quantidade do hardscape que lá colocares, mas contanto com os 80L úteis um termo de 100W chega perfeitamente, a meu ver em termos de preço qualidade tens o Termostato Sicce Scuba 100w.

"Em relação á agua fazer novo ciclo ou aproveitar a agua existente??"

Podes aproveitar a água que tens guardada em garrafões desde que não demores muito tempo a elaborar o layout do novo aquário, no máximo 24h e num local que não seja frio, mas na minha humilde opinião preferia voltar a fazer o ciclo.

"Em relação ás cerâmicas por novas ou aproveitar as que tenho tendo em conta que já têm algum tempo??"

Podes aproveitar as cerâmicas desde que bem lavadas mesmo que tenham anos, se for para desinfetar podes usar um pouco de lixívia e deixar atuar, de seguida passar bem por água corrente até perder o cheiro da lixívia.

Agora eu pergunto, que tipo de aquário tens em mente, plantado? não plantado? comunitário? lowtech ou higthtech?

Pensa bem o que queres antes de fazer seja lá o que for, tu com um aquário dessa litragem podes fazer uma coisa bem engraçada ;)

Cumps,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel pela atenção.

O aqua tem 80C X 30L X 40A.

Vou seguir o teu conselho e fazer o ciclo de novo, lavar bem as cerâmicas e trocar as esponjas do filtro, que é um cristal profi 701.

Ainda não sei bem o que montar de layout mas será um comunitário com algumas plantas. Desculpa mas hightech e lowtech não sei o que é.

vou arranjar um tempo para ir com a miúda ver umas lojas pois quero que seja um projecto a dois. Tenho neste momento um fundo de areia preta fininha, mas não sei se acrescentar umas rochas ou tronco e que rochas.

Se houver ideias de alguém são bem vindas.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @fire88,

80*30*40 são 96L brutos.

Explicando a descrição e diferenças....

Hightech = O aquário plantado high tech é uma opção incrementada e moderna que utiliza plantas exigentes, sobretudo quanto a substratos e iluminação. Garante um ambiente interior lindo e exuberante, com tipos coloridos e diferenciados, mas que necessitam de muitos cuidados. Esse modelo precisa de manutenção frequente, sobretudo na poda, já que as plantas crescem rápido demais. Já os aparatos tecnológicos também devem ser observados para que funcionem perfeitamente e garantam o bem-estar dos animais. O investimento é alto, mas o resultado é incrível. 

Lowtech = O aquário low-tech não possui adição de CO2, as plantas utilizam da respiração dos peixes para se obter deste gás, uma vez que o peixe converte o O² em CO2 através de sua respiração. A iluminação intensa é descartada, optando por uma iluminação mais moderada e o substrato não precisa ser necessariamente fértil, podendo ser sustentado por processos biológicos naturais que podem fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas.

Antes de mais, pensem bem no que pretendem fazer, deve ficar a vosso gosto, todos os gostos são diferentes, deves apenas filtrar o que te chamar a atenção das dicas que te forem dando.

Para começar a primeira dica mais importante que te posso dar é saberes qual o pH da água da tua rede e ir ao encontro de espécies que se enquadrem bem nesses valores, lembra-te que quando fizeres trocas parciais de água o pH será o que sai da tua torneira ;)

Procura neste fórum, tens vários exemplos de montagens espectaculares onde te podes inspirar!

Cumps,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.