Acho que vou perder a cabeça e iniciar me


Recommended Posts

Boas pessoal 

como disse , acho que vou perder a cabeça e iniciar . Tive um aquário a cerca de uns 4 anos com menos de 60L talvez 

Nos quais o meus maior receio sempre for não estar à altura 

deixar morrer os peixes ou fazer algo de errado .

Na Altura tinha Ph alto em casa dos meus pais , neste momento não sei o Ph da minha água , apesar de em algumas zonas não sair a água 100% limpa .

 

neste momento tenho algum material , mas acho que pouco ou nada vou conseguir aproveitar

um filtro cascata  

termostato  tenho de ver qual é  

tambem tenho alguns testes 

 

O uma coisa que sinto é que necessito de mais informação antes de me meter no quer que seja 

E quer fazer algo que goste e que me orgulhe e por isso mesmo depois de comprar a minha ideia é fazer um plano ou fazer o Hardscape acho que é assim que se diz :my_sleepy: , e mostrar vos , alterar se for preciso etc e então plantar e encher e deixar repousar se for preciso e ir fazendo testes até estar óptimo pra receber um cardume ou dois de peixes .

Fascina me tantos aquários que vejo , quem me dera um dia conseguir ter um mini exemplar em minha casa 

Questões 

vocês estão a usar água da companhia ou comprada ?

 

Sugestões/Dicas

Aceito sugestões por onde começar a ler , o que eu de começar a fazer primeiro . 

Para ir comprando nem que seja aos poucos 

O que mais me fascina é Aquários plantados e é isso que sinto que fazia toda a diferenca na minha sala hehehehe

 

A minha sala e onde tenciono por , o que acham ?60A213F7-EEEE-49F4-87B8-3D18F6010344_zps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

este tópico tem 11 anitos, mas ainda me parece importante a sua leitura! Depois deste há muitos, muitos outros...

Boa sorte e diverte-te!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Uso água da companhia devidamente tratada sim. 

So tenho um reparo acerca da posição do Aqua. Devias trocar pelo tv...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica já tive a ler 

pena não ter imagens para ajudar na compreensão de algumas coisas etc 

e para ilucidar uma pessoa ;)

Já tive a ler mais coisas e sempre a tentar ler o mais que possa 

 

vou começar por medir o espaço que tenho 

acham que a sala é um bom sítio para ter Aqua ? É onde passo mais tempo 

no inverno ligo lareira e tenho tv maior agora 55” 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Gonçalo84 disse:

Boas. Uso água da companhia devidamente tratada sim. 

So tenho um reparo acerca da posição do Aqua. Devias trocar pelo tv...

Achas ? Isso é impossível 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o meu aqua a 90º em relação à tv, ou seja já tenho uma dor de pescoço crónica de estar sentado no sofá e estar com a cabeça completamente virada...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito hehehe mas deito-me na Chase long para o apreciar 

 

Pessoal 

tenho de pensar em tudo antes de começar a pensar nas medidas e no Aqua ? Fauna , flora etc ? 

Medidas estava a pensar 100x40x45 ou algo do género vi um feito pela aquatlantis a venda com Movel por 175€ Com essas medidas e com 8mm

 

preciso da vossa ajuda para me guiar não quero comprar e fazer asneira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se vais comprar, compravas o maior que pudesses...

 

Podes sempre escolher peixes pequenos para fazer o aqua parecer maior, mas se queres plantar isso não há como fugir.

Com o dobro dessas medidas fazias uma coisa em modos.

Não te ficaria por 175€, calhando 500 não chegavam, mas darias razão ao Gonçalo.

A tv é deprimente, não o objecto em si, mas o que lá passa. Um aqua pode ser o que quiseres que ele seja, e não te serve de nada ficares deprimido se a coisa descambar.

 

120 x 60 x 65 pelo menos, tens espaço, o dinheiro serve para fazermos uso dele e com essa litragem terias parâmetros muito mais estáveis.

Um aqua usado de alguém que tenha ficado desiludido com as algas e a morte da fauna, sem riscos nem estaladelas, bem falado ainda sacas algum equipamento, fazes um móvel todo pi-pi, um sistema de leds à maneira e ficas mais contente do que com a compra da próxima tv gigante, tudo isto por menos de 350€.

 

É só a minha opinião, não quero influenciar ninguém.

 

 

Abraço

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão babykhan

 

Se conseguir convencer a "Maria" em ter um Aqua

Fui aconselhado para um amigo a comprar este material , o que acham?

 

Aquário:  60x40x35 Extra-claro

Base protetora :  JBL 60X40

Móvel: 60x40x80 com extensão de 6 entradas

Filtro: JBL e702

Seachem Purigen 

Lily pipes 13mm inox ou Vidro

Termostato: Hydor ETH 13mm

Iluminação: Chihiros E601

Relogio programador 

Sistema CO2 : botija (extintor) 2kg , redutor de pressão , difusor linha JBL 13mm, relogio programador

 

       

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse material está porreiro, tudo bem escolhido
Tens tudo para ter aí algo muito bom e melhorar esse ambiente na sala.
Agora é ir comprando e só avançar qd tiveres o material todo, incluindo plantas.
Força nisso


Enviado do meu Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que o meu amigo acertou em cheio então hehehe

sim claro

ainda vai demorar uns 2 mesitos , a ter de ser algo bem feito 

e depois vou contar com a vossa ajuda para me ajudar nas podas , dúvidas , manutenções etc ;)

 

o pormenor do Nokia 3310 partiu-me todo lol hahaha 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai deixando uns teasers do aqua do móvel e afins... Assim sp vai preenchendo o teu tópico.

Abraço

Enviado do meu Nokia 3310

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao material, esse filtro é fraquinho, compra antes o 901. O purigen podes comprar mas em vez disso podias era comprar matéria filtrante de jeito caso compres o jbl. O seachem matrix é excelente. Ou então compras um ecco pro da eheim, que na minha opinião é melhor em tudo que o jbl, apesar de ter menos volume e trás matéria filtrante já muito boa. Vê também os sicce.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Muito bom equipamento. Sem nada a acrescentar. 

@Inácio Sanches não concordo. 

Acho o 702 bom para este Aqua. Sendo um Aqua com 84 litros brutos que vai dar no máximo uns 60 litros úteis acho que os 700 l/h do Jbl chegam perfeitamente. Quanto ao Ecco pro se não me engano (já que nunca tive) não tem botão para sifonagem certo? Assim como o sicce se se meter Lily’s. Quanto à média acho que a do Jbl não é assim tão má, segundo o estudo da Green Aqua. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faz nem perto dos 700, não digo que não seja suficiente, mas pela diferença de preço tão curta e sendo que vai levar co2, prevenir é melhor que remediar. O jbl basicamente só trás esponja mais esponja mais a biológica da jbl. São opções mas eu prefiro menos esponja ainda que esta sirva bem.

 

O ecco tem o melhor sistema de sifonagem que eu já experimentei, nada de bombar em botões, basta rodar a pega do mesmo.

 

Edit: o que escrevo tem a ver com a experiência que tive com os 2 filtros, neste momento mantenho o ecco pro 300, o jbl que tive vendi.

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Inácio Sanches disse:

O ecco tem o melhor sistema de sifonagem que eu já experimentei, nada de bombar em botões, basta rodar a pega do mesmo.

Confirmo o que o Inácio disee, também tenho o Ecco Pro 300 e é só levantar a pega e está ferrrado. Além disso desde que o enches até acima, assim que o ligares está ferrado. Nem preciso de mexer na pega. O meu está num aquário de 60 litros e até acho demais. Para um aquário de 84 litros será o ideal, na minha opinião.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com algumas trocas de mensagens com um amigo nosso levou a pensar em outras coisa , inclusive como seria mais tare se quisesse trocar por algo maior a "Maria" ia dizer , esse chega e tal para que queres algo maior , gastar mais dinheiro etc etc

Com os Litros e tamanho  que vos vou mostrar acho posso evoluir mais ,  posso começar agora com harscape simples mas vistoso , bonito , algo que goste e mais tarde quem sabe ter uma floresta dentro do Aqua hehehe 

Que acham?

 

Aquário : 90x45x40 Extra-claro 

Móvel: 90x45x80 , extensão de 6 entradas

Base: JBL 100X50

Filtro: Eheim pro 4+ 600 , Seachem Purigen ,Lily pipes Chihiros 17mm Inox

Termostato:  Hydor ETH 17MM 

Luminária: FTB90 , Relógio programador 

Sistema Co2: Botija 2Kg, Redutor de pressão, Difusor em linha JBL 17mm, Relógio Programador

Substrato: ADA Power Sand 4L + Amazônia 18L

 

Com isto tudo para começar com umas plantas etc deve ficar a volta de 1200€ :default_jcb_22_yikes:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualidade é qualidade e esse material tem uma grande qualidade.
Eu qd falei por menos falei, de um universo de marcas e existente com muitas escolhas e com diversos graus de qualidade.
Qd andas nas lides há uns anos podes tentar cortar umas arestas por conta e risco e umas vezes correr bem e outras vezes correr mal.
Se vais iniciar é importante começares como deve de ser.
Mas são tudo escolhas q tu tens de fazer.

Enviado do meu Nokia 3310

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/10/2017 at 15:12, Vasco Ferreira disse:

Qualidade é qualidade e esse material tem uma grande qualidade.
Eu qd falei por menos falei, de um universo de marcas e existente com muitas escolhas e com diversos graus de qualidade.
Qd andas nas lides há uns anos podes tentar cortar umas arestas por conta e risco e umas vezes correr bem e outras vezes correr mal.
Se vais iniciar é importante começares como deve de ser.
Mas são tudo escolhas q tu tens de fazer.

Enviado do meu Nokia 3310
 

Tens razão , uma coisa que aprendi com o meu pai foi , a ter de ter , ter o que é bom mesmo que seja mais caro.

O barato as vezes sai caro, o que poderia não ser o caso mas... 

Prefiro esperar até Janeiro/Fevereiro do que começar em Dezembro e começar mal e ir substituindo o material por melhor e vender , ia gastar mais do que comprar logo bom 

 

Desde já digo que vou alterar o filtro de Eheim pro 4+ 600 para o Eheim 4 350t

 

que acham ?

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

350 T  ( neste não preciso de termostato ) fica tudo mais clean

  • Caudal 1050 l/h
  • Altura max. 1.8m
  • Resistência 210W
  • Consumo 16W
  • Nr. de cestos 3
  • Volume de filtragem 5 l
  • Mangueiras 16/22 mm
  • Dimensões: 238x453x244 mm

pro 4+ 600

  • Caudal 1250 l/h
  • Altura max. 1.8m
  • Consumo 16W
  • Nr. de cestos 5
  • Volume de filtragem 6.5 l
  • Mangueiras 16/22 mm
  • Dimensões: 238x453x244 mm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.