Melhorar o filtro?!?!


Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

Tenho um filtro interno no aquário do betta. Sei que não é o melhor que há, mas era o que vinha no aquário e por agora tem se safado.

 

O filtro é um T-200 da Aquatlantis.

 

É um filtro composto apenas por duas fases de filtragem: mecânica/biológica e a química.

 

77a70cb1d0120ee13bac1f0c40184aeb.jpg

 

No entanto sempre que o limpo questiono-me como manter a colônia de baterias uma vez que o filtro que deveria fazer a filtragem biológica (esponja azul) é tb ele quem faz a parte mecânica.

 

Por sua vez a parte química deixa a água limpa , mas baterias é mentira.

 

Então optei por fazer o seguinte:

 

1. Aproveitei uma das caixas do cartão activado já usada e coloquei lá cerâmica da SERÁ BIOMAX MINI

 

b5b76be402ebaf8eaf7739c42bf66cbf.jpg

 

846926329ab1a341af7a4e9fdfa54710.jpg

 

 

Será que fiz bem ?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

Sim fizeste bem, aliás o carvão activado só deveria ser utilizado no início de uma montagem (durante o ciclo) ou depois do uso de medicação, de resto não está lá a fazer nada.

Bela idéia ;) mas melhor ainda seria um fitrozinho maior lol 

Tens filtros de cascata nos chinocas baratos e bem melhores que isso, e claro é menos um equipamento dentro do aqua :default_jcb_smile:

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Miguel Simões disse:

Boas Miguel,

Sim fizeste bem, aliás o carvão activado só deveria ser utilizado no início de uma montagem (durante o ciclo) ou depois do uso de medicação, de resto não está lá a fazer nada.

Bela idéia ;) mas melhor ainda seria um fitrozinho maior lol 

Tens filtros de cascata nos chinocas baratos e bem melhores que isso, e claro é menos um equipamento dentro do aqua :default_jcb_smile:

Cumps,

Boas Miguel, 

Antes obrigado pela resposta.

O filtro de cascata é e sempre foi uma opção, cheguei mesmo a ponderar cortar a tampa para o adaptar e ainda este fds tive num chinês gigante que tem imenso material aqui perto de casa a ver isso. Acontece que o mais difícil é convencer a minha mulher, porque ela fica fula com o barulho da água e dos motores, etc e tenho ideia que esse tipo de filtro é bem mais ruidoso. 

No entanto, não está esquecido, na verdade, a minha intenção é com o tempo arranjar um aquário simples de cantos arredondados, entre 15/20 litros para colocar o betta na entrada ou no escritório (os miúdos querem-no no quarto deles, mas o barulho do filtro (seja ele qual for) é incomodativo. 

Esta ideia surgiu, porque tenho um Cube 30 da Aquantlantis que está por montar e onde quero trocar a componente biológica da Biobox (:my_confused:) - outro que merecia um filtro de cascata em condições - pelo da SERA BIOMAX, ora, hoje apanhei umas promoções de 30% na loja e siga já arrepiar caminho :my_biggrin:

Já viste as fotos do bicho novo no tópico que coloquei? Dá uma vista de olhos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro de cascata é tão silencioso como o interno, só não deves deixar o nivel da água descer do plástico por onde a água cai.....eu comprei um no chinocas e posso dizer que não o ouço lol

Sim já vi o bicho lol é bem lindo!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Miguel Simões disse:

O filtro de cascata é tão silencioso como o interno, só não deves deixar o nivel da água descer do plástico por onde a água cai.....eu comprei um no chinocas e posso dizer que não o ouço lol

Sim já vi o bicho lol é bem lindo!

 

Epá...estás-me a tentar...mas teria mesmo que cortar a tampa deste...dremel aquecer :my_biggrin: 

Fiquei mesmo satisfeito em ter resolvido aquele problema os peixes não poderiam continuar ali.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Miguel Valadas disse:

Epá...estás-me a tentar...mas teria mesmo que cortar a tampa deste...dremel aquecer :my_biggrin: 

Fiquei mesmo satisfeito em ter resolvido aquele problema os peixes não poderiam continuar ali.

Se tens dremel podes fazer coisas engraçadas como esta por exemplo! :my_smile:

Haja imaginação, que ferramenta não te falta lol

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Miguel Simões disse:

Se tens dremel podes fazer coisas engraçadas como esta por exemplo! :my_smile:

Haja imaginação, que ferramenta não te falta lol

Vi esse e o outro que fizeste com o led :default_jcb_biggrin: brilhante. 

Neste  aquário quase nada vale a pena, mas a seu tempo monto o Cubo 30 e quem sabe outro...

Mesmo assim já lhe coloquei uma calha de leds que me saiu bem mais barata que a calha da Aquantlantis.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

Eu tenho um aquário de camarões,também ele fechado,cortei a

tampa na parte de traz,ao centro do aquário,sem enfraquecer a

segurança do plástico que tem a toda a volta do aquário,e coloquei

um filtro de cascata,e digo-te não faz barulho nenhum,isto se não 

deixares a água muito em baixo,para não se ouvir a água a cair.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prontos!!! Agora é que me desgraçaram. Antes de ver esta mensagem tinha estado a estudar o aquário e percebi que teria que cortar a tampa e provavelmente uma aba da moldura manténs estrutura à volta. Entretanto dei por mim a ver vídeos de montagem e funcionamento dos filtros de cascata. Agora chego aqui leio isto é penso... lá vou eu ao chinês outra vez (se bem que os filtro deste chinês são tão caros quanto um filtro da ecoaquarium) 🤣 obrigado pela dica.

 

Miguel Simões consegues partilhar uma imagem da caixa do filtro do chinês ? O chinês perto da minha casa tens para aí uns seis modelos diferentes.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Miguel Valadas disse:

......

Miguel Simões consegues partilhar uma imagem da caixa do filtro do chinês ? O chinês perto da minha casa tens para aí uns seis modelos diferentes.

Escolhe o que tiver mais caudal e mais espaço para matéria filtrante, eu já não tenho a caixa do meu mas é idêntico a este:

Resultado de imagem para filtro cascata para aquario

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Escolhe o que tiver mais caudal e mais espaço para matéria filtrante, eu já não tenho a caixa do meu mas é idêntico a este:
Produto-1120-1.jpg


Boas Miguel voltando à questão tive a ver os preços dos filtro de mochila no chinês (entre 6€ e 8€) e achei um pouco altos.

Além disso são muito largos acho que neste aquario vai ficar estranho. Estava a pensar investir no Marine Slim S10 custa +\- 12€ na Solaqua. O que achas? É estreito e discreto.

Quanto ao filtro interno hoje acrescentei tb um pouco de lã filtrante. A qualidade da água é excelente mesmo assim. Este peixe não suja muito.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Miguel Valadas,

Sim o marina slim sempre é melhor que esses dos chinas, é uma boa escolha, se tiveres oportunidade de escolheres o S15 melhor ainda ;).

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas [mention=80407]Miguel Valadas[/mention],
Sim o marina slim sempre é melhor que esses dos chinas, é uma boa escolha, se tiveres oportunidade de escolheres o S15 melhor ainda ;).
Cumps,


Pois esse S15 tem potencial para aquarios maiores


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal 

Tenho umas dúvidas sobre a filtragem, no meu aqua de camarões tenho um filtro desses de cascata com esponja e estou muito satisfeito com ele aconselhando o sem dúvidas,mas lá por casa tenho aqueles tubinhos de cerâmica da marca sera que tinha comprado há uns anos e tinha pensado em colocar uns quantos dentro do filtro, com a intenção de melhorar a água e o hábitat dos camarões.

Será que devo fazê lo?

Terá algum risco para os camarões?

Cumps joker

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal 
Tenho umas dúvidas sobre a filtragem, no meu aqua de camarões tenho um filtro desses de cascata com esponja e estou muito satisfeito com ele aconselhando o sem dúvidas,mas lá por casa tenho aqueles tubinhos de cerâmica da marca sera que tinha comprado há uns anos e tinha pensado em colocar uns quantos dentro do filtro, com a intenção de melhorar a água e o hábitat dos camarões.
Será que devo fazê lo?
Terá algum risco para os camarões?
Cumps joker

Pelo que tenho vindo aprender aqui no fórum penso que pode e deve. Na verdade foi isso que fiz no filtro interno. Abdiquei da componente química (carvão activado) e optei por colocar a cerâmica.

Deixo que os mais experientes validem esta teoria, mas isso seria o que eu faria para melhorar a colônia de bactérias.

Abc.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, joker disse:

Boas pessoal 

Tenho umas dúvidas sobre a filtragem, no meu aqua de camarões tenho um filtro desses de cascata com esponja e estou muito satisfeito com ele aconselhando o sem dúvidas,mas lá por casa tenho aqueles tubinhos de cerâmica da marca sera que tinha comprado há uns anos e tinha pensado em colocar uns quantos dentro do filtro, com a intenção de melhorar a água e o hábitat dos camarões.

Será que devo fazê lo?

Terá algum risco para os camarões?

Cumps joker

Deve sim, basta deixar um bocado de esponja na entrada do filtro e o restante do espaço encher com siporax.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, SJorge disse:

Deve sim, basta deixar um bocado de esponja na entrada do filtro e o restante do espaço encher com siporax.

Desde já obrigado pela ajuda, sim esponja tem na entrada do filtro no interior do aquário e também dentro do próprio filtro,assim também não há perigo de os camarões serem sugados .

Não tenho siporax mas sim tubos de cerâmica marca SERA

Sobre esse tubos de cerâmicas há algum limite de quantidade a colocar no filtro ou é o que se quiser adicionar?

As cerâmicas São palavras ou descartáveis ?

Cumps joker

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela ajuda, sim esponja tem na entrada do filtro no interior do aquário e também dentro do próprio filtro,assim também não há perigo de os camarões serem sugados .
Não tenho siporax mas sim tubos de cerâmica marca SERA
Sobre esse tubos de cerâmicas há algum limite de quantidade a colocar no filtro ou é o que se quiser adicionar?
As cerâmicas São palavras ou descartáveis ?
Cumps joker


Eu diria que quanto mais melhor. Desde que reserve espaço para a lã (filtragem mecânica)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Miguel Valadas disse:

Eu diria que quanto mais melhor. Desde que reserve espaço para a lã (filtragem mecânica)

 

Disse tudo...

 

Só para complementar, se esses tubos forem muito grandes podem ser quebrados para caber melhor no filtro sem prejudicar a sua função.

Editado por SJorge
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então vou colocar mais cerâmica, os tubos são da largura de uma caneta por isso da para partir aos bocados.

Obrigado pelos conselhos Cumps. Joker

Link to comment
Partilhar nas redes sociais