Reutilização de Troncos e Substratos


Miguel Valadas

Recommended Posts

Olá pessoal,
 
Sou novato neste Hobby e este é o primeiro tópico que crio.
 
Antes de mais gostaria de agradecer toda a dedicação da comunidade que de forma altruísta ajudam no crescimento de todos.
 
A minha experiência não é muito diferente da maioria. Resumidamente ofereceram três peixes de água fria aos meus filhos e rapidamente percebi que estava tudo errado. A dimensão do aquário (aquatlantis kit 30 de 11l com filtro interno da mesma marca e led) o substrato colocado (seixos) decoração (plástica e em excesso) etc etc. (partilharei num tópico próprio toda esta aventura).
 
Entretanto tenho tentado resolver e mitigar esta situação doei um dos peixes a um familiar com aquario bastante grande e encontrei uma loja da especialidade que se dispôs a trocar os outros dois peixes.
 
Tendo em conta a dimensão do aquario gostaria de trocar por um betta. Penso que 11L brutos para um betta é confortável e condigno ( tenho um aquecedor Nano de 16w pré-programado a 25°)
 
Quanto ao resto tenho algumas dúvidas:
 
Substrato: pretendo colocar areia inerte (ex silica), mas um familiar disponibilizou-me areia usada num comunitário dele. Acontece que esta areia esteve num plantando há mais de seis anos e está guardado num saco desde essa altura. Estará boa? Não terá fungos? Vale a pena arriscar?
 
Decoração: Tenho ainda várias pedras de xisto para decoração, mas queria colocar algumas plantas low tech, uma pequena anubia e/ou feto de Java e musgo
 
O mesmo familiar ofereceu-me um pequeno tronco usado no mesmo aquario (ainda tinha linhas de costura). Pode ser usado ? Basta ferver?
 
Fundo: preto ou branco ?
 
Obrigado pela vossa ajuda
 
 
 
 
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Miguel Valadas,

Antes de mais, benvindo ao fórum!

Tomaste a melhor decisão ao resolver a situação em que te encontraste, e sim 11L não é top mas é suficiente para 1 betta.

A areia usada visto a pouca quantidade que vais usar, podes sempre fervê-la antes de reutilizar mas é algo barato que podes comprar em qualquer loja a +/- 1€ o quilo.

O tronco basta fervê-lo um bom par de horas, é normal que depois de afundado possa vir a ter algum muco mas isso não é preocupante, com o tempo isso desaparece.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, tenho mantido Bettas desde 2007 sensivelmente e já reparei que eles tendem a mover-se nas faces do aquário, seja pelo fundo vidros ou tona, deixando o meio pouco utilizado, por isso tenho optado por decorar em ilhas mantendo as mesmas faces abertas para o Betta, já o tronco, sempre tive mas experiências quando o tronco fica algum tempo fora de água depois de passar um largo período submerso.

A areia o que costumo fazer depois da mesma estar completamente seca é colocar num alguidar e ir trocando aguas até sair a agua mais ou menos limpa.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas dicas. Quanto à aventura dos peixes de água fria farei questão de criar posteriormente um tópico com fotos para que sirva de exemplo para outros que como eu se estão a iniciar.

O aquario de momento só tem, ainda os dois peixes cometas, só dei um porque apesar do meu familiar ter um aquário grande não permitia mais. A loja aquahobby disponibilizou-se a fazer a troca mas de momento não tem bettas.

6969ca83c2146566aa83aae558ddc6b9.jpg



Nesta fase está assim. O aquecedor nano não estava ainda colocado.

A areia:

516751c6d3d540e6e0063fb0f93fd961.jpg

Apesar de ser possível o seu uso atendendo à dimensão estou tentado a comprar algo novo

O tronco colocarei foto à noite.

Já agora areia preta, branca ou rio?

Fundo preto?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.