Ciclagem - dúvidas


depro

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

Estou a fazer a ciclagem, julgava eu, do aquário há 1 mês e não vejo desenvolvimentos. Tenho dois peixes a ajudar à ciclagem. A amónia nunca sai de 0.25 mg/l, nitritos sempre 0 e nitratos 3 mg/l. PH a 8.5 (é um aquário para ciclídios africanos, por isso tá bom) e temperatura de 25.5. Alimento todos os dias e faço TPA de 15% semanal (não faço mais para não diminuir demasiado a amónia). Tenho filtro externo com midia que veio com o filtro (esponja grossa, esponja fina, biobolas a que adicionei umas pedras porosas para maior desenvolvimento de bactérias e cerâmicas). Adicionei há 2 semanas o bio nitrivec mas não vejo desenvolvimentos. Que se passará? É a primeira vez que ciclo um aquário mas parece-me que está a levar tempo demais...

Obrigado por qualquer dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Depro,

Indica por favor o Setup do teu aquário, é necessário saber tudo o que tens lá dentro para perceber se o ciclo entretanto já está feito e se é alguma coisa que lá tens dentro que esteja a provocar o mesmo.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto e para além do referido no primeiro post:

- Aquário de 300 litros

- Areia de coral e pedras calcárias, sem qualquer planta

- Termostato eheim de 150W

- Filtro externo de 2000l/h, com esponjas, cerâmicas, bio-bolas. Tem lâmpada UV mas tenho-a desligada.

- Casal de Julies

Nada mais tenho dentro do aquário.

Obrigado.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acabo de medir a amónia da água da torneira e é ligeiramente inferior à do aquário, à volta de 0.15-0.20 mg/l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas depro.

A tua água é da rede??

..o teu problema está aí

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, Miguel Simões said:

Boas depro.

A tua água é da rede??

..o teu problema está aí

 

É da rede. Engarrafada não ficava barato! Suponho que tenha que adicionar um condicionador para remover a amónia da água da torneira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho......algo está mal! eu acabo de medir a amónia da minha rede e é 0, e atua tb deveria ser.

A amónia forma-se também através da decomposição de matéria orgânica, como as fezes, urina, restos de alimento, folhas mortas, não estará aí alguma coisa que esteja a provocar a amónia?

Qualquer das formas podes sempre adicionar carvão activado à filtragem da água, sempre ajuda a remover, eu iria-te dizer para fazer tpa mas no teu caso não sei...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Miguel Simões said:

Estranho......algo está mal! eu acabo de medir a amónia da minha rede e é 0, e atua tb deveria ser.

A amónia forma-se também através da decomposição de matéria orgânica, como as fezes, urina, restos de alimento, folhas mortas, não estará aí alguma coisa que esteja a provocar a amónia?

Qualquer das formas podes sempre adicionar carvão activado à filtragem da água, sempre ajuda a remover, eu iria-te dizer para fazer tpa mas no teu caso não sei...

 

Já agora que testes usas? Eu tenho o da API, que mede NH3/NH4+.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso os testes de gotas Nutrafin, também mede Nh3 e Nh4.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Experimenta arranjar uns testes extra para verificares os teus. Pede a alguém que tenha para testar os teus ou te testar a água... Pode ser um erro dos teus testes.

 

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

34 minutes ago, Ricardo José said:

Experimenta arranjar uns testes extra para verificares os teus. Pede a alguém que tenha para testar os teus ou te testar a água... Pode ser um erro dos teus testes.

 

Vou investir em mais um teste suplementar de nitratos. Começo a achar estranho os nitratos não aumentarem....Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.