1ª aventura com Aquário


Bracarense

Recommended Posts

Olá.
 
Após alguém se ter lembrado de oferecer um para de peixes à minha filha no seu 6º aniversário, lá acabamos por aceitar o desafio e tentar a nossa sorte com um aquário.
 
Assim neste momento temos um Aquatlantis Nano Cubic com filtro Mini Biobox.
Temp Água : 27ºC
6 Neons
1 Telescópio Negro
1 Platy
1 Molly + 1 Molly bebé que apareceu (tem
2 Limpa-vidros (otocinclus affinis)
5 Red Cherries
2 Neritina zebra
3 Plantas que não sei o nome
 
Até agora já tivemos a nossa aventura com Ictio e Fungos aparentemente resolvidas com sucesso.
 
Vou tentar por uma foto amanhã para ver o que têm a aconselhar a um absoluto novato no mundo dos aquários.
 


bfc2c5d3d52c4fdba777b2034e8405ff.jpg
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bracarense,

Benvindo ao fórum!

Precisamos de mais dados para te poder ajudar, indica-nos por favor a data que montaste o aquário, quando colocaste os peixes, quantas horas de luz por dia, se tens substrato fértil por baixo do cascalho, enfim tudo o que diz respeito a essa montagem.

Mas posso adiantar que está simples e bonito, parabéns pela montagem!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado.

 

O Aquário foi montado no final de Junho.

Os peixes foram colocados alguns dias depois (não tenho a certeza quando mas tentei que "fizesse o ciclo do azoto" antes e confirmei que não havia amonia detectavel.

Tem substrato fertil ( o arbusto da esquerda só está daquele tamanho porque vai sendo podado - fica uma árvore autêntica - nunca pensei que crescesse tanto e tão depressa)

Recebe luz natural indirecta ao longo do dia (as persianas costumam estar subidas) e à noite gostamos de olhar para ele de luz acesa - acho que deve ser por isso que a praga de algas entretanto controlado com os caracóis parace estar a ganhar nova vida em algumas folhas .

 

Entretanto hoje encontrei umas bolinhas brancas milimétricas espalhadas pela BioBox (parede e frinchas) - serão fungos? ou ovos de alguma coisa? - tenho que tentar por aqui uma foto...

 

Uma outra dúvida: a Molly é hermafrodita? Como é que me apareceu uma "cria" agora ao fim de quase 3 meses de aquário?

 

Obrigado a todos pelas dicas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Bracarense, bem vindo ao fórum! 

 

Antes de mais essas plantas são de manutenção fácil, feto de java, anubia e limnophila sessiflora. 

Quanto à anubia (a que tem as folhas mais largas e arredondadas) parece-me que o rizoma está enterrado no areão. Assim sendo ela vai acabar por morrer, a maneira ideal de manter essa planta é amarrada a uma pedra ou tronco. 

Os ovos que referes são da neritina, é melhor tentar raspar isso pois nunca vão eclodir.

Quanto à cria pode bem ser um cruzamento de platy com molly...

Parece-me também que o telescópio negro não é compatível com a restante fauna (sendo este de água fria e os restantes de água quente).

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo feedback.

 

A anubia tem o rizoma abaixo do areão enfiado no substrato (acho eu) e até tem crescido ... mas vou ver isso e se arranjar uma pedra fixe altero.

Ainda bem que são ovos... toca a raspar  :)

Platy com Molly  .... não sabia... sendo assim este sai ao Molly 

 

O telescópio para já tem-se aguentado... erro de casting :( ... a ver o que dá!

 

A minha filha insiste que gostava de um peixe amarelo - há algum que possa ser viável aqui? Não tenho já fauna a mais no aquário?

 

Obrigado

 

Editado por Bracarense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Para pores o "tal" peixinho amarelo neste nano, aconcelho-te por exemplo a mollynesia amarela. Faz também parte da família dos vivíparos e são peixes super comunitários. Já agora: como tratas-te o ictio?

Enviado de meu Redmi 4X usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar vou experimentar também. Eu coloquei essa dúvida no fórum mas não obtive resposta. Tenho um casal de mollynesia que estão carregados. Ainda por cima a fêmea está grávida e não sei mesmo como ver quando vai dar á luz.

Enviado de meu Redmi 4X usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bracarense. A tua história é semelhante à minha. Tb ofereceram peixes ao meu filho (depois exponho essa história num tópico próprio) e agora ofereceram-me uma aquário igual ao teu (Nano Cubic 30). Não fiz ainda nada primeiro tenho que limpar e substituir os componentes do filtro e pensar bem no layout e fauna (o meu filho quer guppys) eu por mim optava por camarões e neons. Os três é que não pode ser pq não são compatíveis em termos de PH. Desde já parabéns pelo teu cubo que me servirá de inspiração. Aproveito para perguntar que substrato usas? Além do substrato tens areia inerte? Alteraste o componente biológica do filtro? Boa sorte e abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.