Lost Bay


Miguel Simões

Recommended Posts

há 29 minutos, Samuel Ferreira disse:

Parabéns pela luta com as algas, está muito agradável. As plantas aparentam estar muito bem, verdinhas e com saúde, e o aquário está com um look muito clean e agradável à vista.

Obrigado Samuel, posso dizer-te que houve uma altura em que perdi a esperança, estava tudo a ficar feio mesmo, ainda pensei arrancar toda a flora e refazer tudo de novo, o que me espanta é a monte carlo, é a menos prejudicada pelas algas e foi a primeira a reagir quando comecei nas tpa's.

há 33 minutos, Samuel Ferreira disse:

Queria tirar uma dúvida, fazeres 2 tpas de 60% não é muito numa semana? Quando fiz numa semana 3 tpas, deixei o aquário todo descontrolado.

Não, não é muito, desde sempre que faço tpa de 60% ao sábado e 30% à quarta, noto uma grande melhoria tanto nas plantas como na dificuldade em que o verdete demora a aparecer, claro que agora ainda estou na fase de recuperação e antes de fazer tpa faço testes ao NO3 e PO4 para ver se os valores estão dentro da normalidade.

há 40 minutos, Samuel Ferreira disse:

Bem queria também deixar a minha opinião quanto a moita, penso que se colocares algo vermelho a contrastar com o verde fica um must, tipo rotala h'ra. A Ludwigia também me parece bem, poderias até juntar as duas.

Continua então a partilhar, gostava mais pormenores nessa luta com as algas.

Sim, desde início a minha ideia seria colocar vermelhos para fazer o contraste, mas para já quero erradicar a 100% qualquer alga existente, nas rochas o processo é um pouco mais lento mas tudo se consegue, agora uma coisa que nunca mais volto a fazer é trocar de iluminação da forma que fiz.....para metade dos lúmens :default_jcb_question:

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, 

 

A malta aqui agradecia mais detalhes sobre essa luta às algas, um flagelo difícil de controlar e que nos dá dores de cabeça! O mais curioso foi a causa, habitualmente as algas estão associadas a excesso de luz mas neste caso a falta dela  veio despoletar o boom das malditas. 

O que é facto é que neste momento o aquário está com muito bom aspecto, a helferi já está pedir um bom corte! Para moita tens a tradicional rotala rotundifólia vai fazer uma boa transição de cores em conjunto com o verde ou então a rotala h'ra com tom mais forte.

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael,

Não é muito difícil entender este boom de algas, pensa assim, tens 4500lm a bombar para dentro do aquário, a tua fertilização está adequada à iluminação existente (+co2 claro) tu ao reduzires os lúmens para metade as plantas já não vão absorver tantos nutrientes ficando estes disponíveis na coluna de água, foi uma falha minha deveria ter pensado nisso mas escapou-me esse pequeno grande detalhe :my_confused:.

As alterações de iluminação foram, passar de 4500lm para 2200lm, coloquei a opção 24h que a Vivagrow tem, para além de cortar nos lúmens houve um aumento de tempo de iluminação no aquário com a opção 24h.

O que eu fiz conforme já explicado anteriormente, foi:

Desligar a opção 24h e recolocar as 7h diárias com a calha a topo.
Tpa's de 60% 2 vezes por semana
Aproveitava o dia da tpa para desligar o filtro e colocar Excel directamente nas bba's deixando actuar durante 30/45mn.
Uso de Excel 5ml no dia da tpa + 2ml restantes dias
Reajustar as doses de fertilizante micros e macros, nos macros preferi fazer uma solução apenas de NO3 em separado visto os valores estarem sempre altos.
Cortar as folhas mais afectadas
Aumentei o fluxo de cO2 até o drop checker revelar uma cor verde clarinho a fugir para o amarelo
Adicionei uma calha que já tinha inicialmente (made in china) com 2250lm

Este processo foi um pouco chato e demorado, mas filtrei todas as boas informações que tinha para erradicar as algas evitando o blackout, agora já consigo ver a luz ao fundo do túnel mas ainda noto que não está a 100%.....para lá caminha! :default_baned:

Vou continuar este processo ainda mais 1 mês, não vou baixar braços simplesmente porque está a ficar melhor, agora estou focado na reformulação das plantas, tenho tido as vossas boas dicas nas escolhas agora é só encomendar :my_biggrin:

Cumps,

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como tenho bicho carpinteiro nos dedos, e gosto de simplificar as coisas, segue mais umas idiotices para o vício.

Suporte para canetas de testes:

IMG_20180116_181928.jpg

IMG_20180116_182049.jpg

Desta forma enquanto faço outras coisas, os valores vão apurando sem ter de as segurar 😉

Brevemente mais novidades, estou a meio de outra engenhoca! 😉

@Inácio Sanches esta vais gostar!!!

Cumps,

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/01/2018 at 21:05, Miguel Simões disse:
Boas,
Como tenho bicho carpinteiro nos dedos, e gosto de simplificar as coisas, segue mais umas idiotices para o vício.
Suporte para canetas de testes:
IMG_20180116_181928.jpg
IMG_20180116_182049.jpg
Desta forma enquanto faço outras coisas, os valores vão apurando sem ter de as segurar 😉
Brevemente mais novidades, estou a meio de outra engenhoca! 😉
[mention=57123]Inácio Sanches[/mention] esta vais gostar!!!
Cumps,

Boas Miguel
Sempre a inovar...
Está muito bom.
Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Inácio Sanches disse:

Uhmm, agora fiquei mesmo curioso?espero que seja um doseador de fertilizantes.... emoji108.png.

Já agora, ainda tenho a rotala h'ra, quando quiseres experimentar avisa.

Doseador.....naaaaa! As seringas custam uma pechincha e fazem bem o seu trabalho lol

Epah.....aceito a rotala h'ra! Se tiveres interessado na limnophila hippuridoides, helferi ou monte carlo é só dizer ;)

há 16 minutos, Filipe Sampaio disse:

Boas Miguel
Sempre a inovar...emoji16.pngemoji16.pngemoji16.png
Está muito bom.
Abraço

Obrigado Filipe!

É mesmo vício de bricolar...lol

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como prometido aqui está a engenhoca, comecei por fazer um em madeira mas faltava-lhe class :my_dodgy:

IMG_20180130_173558.jpg

Visto ser um suporte para algo que necessite de transparência, pensei cá para comigo "isto em acrílico era capaz de ter mais lógica" lá fui eu revirar o caixote dos restos de acrílico e meti mãos à obra :default_jcb_cool:.

IMG_20180131_104941.jpg

IMG_20180131_105015.jpg

Assim já não parto tantos tubos, existe os tubos de plastico mas não gosto prefiro mesmo os de vidro, como já não tinha nenhuns mandei vir estes do ebay.

Agora é só imprimir umas pequenas etiquetas com NO3, PO4, Fe, etc..... e colar no acrílico de baixo em frente a cada tubo :my_biggrin:

Que tal @Inácio Sanches?? :default_bleh:

Cumps,

  • Gosto 4
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tinha pensado fazer um bem parecido, tinha era em mente colocar os frascos da jbl e tinha que dar para ficarem a secar, esse está fixe, muito fixe.

 

Já agora, agarras na mini ferramenta e gravas os nomes, eu andei a experimentar e é fácil.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Telmus disse:

Muito muito bom!

Isto é para fazeres os testes da água, ou para os fertilizantes? :D

 

Obrigado Telmus!

É para os testes da água ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sai mais uma invenção! Isso já parece equipamento de laboratório!! 

 

Ficou porreiro, continua a presentear-nos com as tuas invenções e dar-nos ideias.

 

Abraço 

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/01/2018 at 11:33, Inácio Sanches disse:

http://emoji.tapatalk-cdn.com/emoji54.png tinha pensado fazer um bem parecido, tinha era em mente colocar os frascos da jbl e tinha que dar para ficarem a secar, esse está fixe, muito fixe.

Já agora, agarras na mini ferramenta e gravas os nomes, eu andei a experimentar e é fácil.

O suporte assim é muito fácil de fazer, ou seja, com furos e varão roscado, era para ter sido todo em acrílico mas curvado nos cantos mas para isso teria de ser aquecido e dobrado com ângulo de 90º sem falhas senão ficava tudo torto....para evitar esse trabalho todo preferi fazer assim.

Em relação a gravar....lol podes crer que é bastante fácil tanto em acrílico como em vidro, tenho um trabalho por acabar que é uma "banca" de carregadores de telemóveis mas só fiz o topo falta fazer os 3 suportes para encaixar os telemóveis, só para teres uma idéia como está:

IMG_20170217_191331.jpg

Este foi o meu primeiro teste com a mini ferramenta, por isso te falei nela :my_biggrin:

Voltando à vaca fria, só não vou gravar porque iria ficar pouco legível derivado ao tamanho da letra, vou optar por imprimir e colar, assim se mais tarde pretender alterar algum dos testes é só substituir os nomes 😉

On 31/01/2018 at 11:37, ismael_figueira disse:

E sai mais uma invenção! Isso já parece equipamento de laboratório!! 

Ficou porreiro, continua a presentear-nos com as tuas invenções e dar-nos ideias.

Abraço 

Obrigado Ismael,

É quase de laboratório lol, gosto das coisas clean's principalmente do uso de acrílico com alumínio ou cromado acho que fica brutal em qualquer lado :my_biggrin:

Ideias há muitas, vamos ver qual será a próxima invenção!

Cumps,

  • Gosto 2
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 27/01/2018 at 9:59 PM, Miguel Simões said:

Quero ver se agora não falho tanto com as actualizações do tópico ;)

Pois... :-)

Muito bonito o teu aqua, comparando com o já bom início teve uma evolução espetacular!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Miguel, parabéns pelo aquário, montei o meu há dois dias e li este tópico avidamente. Fiquei com o coração apertado com as algas, espero não ter um ataque tão intenso. Já agora, o que são aquelas canetas de testes e onde é que se compram?


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Lara Cunha disse:

Miguel, parabéns pelo aquário, montei o meu há dois dias e li este tópico avidamente. Fiquei com o coração apertado com as algas, espero não ter um ataque tão intenso. Já agora, o que são aquelas canetas de testes e onde é que se compram?


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Obrigado @Lara Cunha,

O ataque de algas foi um erro meu na alteração significativa da iluminação, quando isto acontece devemos ter em conta o reajuste da fertilização e co2 para os niveis adequados e não o fiz....., embora um processo demorado mas consegui reduzir significativamente as algas, neste momento já está controlado.

As canetas servem para medir o tds (sólidos totais dissolvidos) e o ph da água, comprei-os no ebay, agora já tens as duas por 6,50€ TDS + pH :my_smile:.

Cumps,

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Miguel Simões disse:

Obrigado @Lara Cunha,

O ataque de algas foi um erro meu na alteração significativa da iluminação, quando isto acontece devemos ter em conta o reajuste da fertilização e co2 para os niveis adequados e não o fiz....., embora um processo demorado mas consegui reduzir significativamente as algas, neste momento já está controlado.

As canetas servem para medir o tds (sólidos totais dissolvidos) e o ph da água, comprei-os no ebay, agora já tens as duas por 6,50€ TDS + pH :my_smile:.

Cumps,

 

Pois, já percebi que qualquer deslize pode provocar um ataque de algas.

Quanto às canetas, estás contente? Parecem fazer muito por pouco dinheiro! Os resultados são fiáveis, porque se forem sai mais barato do que comprar os testes!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Dizes que ja tens as algas controladas, como conseguiste q as das pedras se fossem?

Pergunto isto, pq por mais certo q a fertilização esteja, não consigo não ter algas, como as q tinhas e só tenho 6h de luz (já tive 9 e era um desastre... )

Desde já obrigado

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a iluminação? Mais do que a duração a intensidade é fundamental para as coisas correram bem ou mal.

Muita intensidade geralmente tornam a coisa mais difícil de controlar, com menos margem para erros ou desleixo

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, 

 

Como anda aqui o Lost Bay? Tudo estabilizado? 

PS: PARABÉNS ainda que atrasados! 

 

Abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Vasco Ferreira e @ismael_figueira!

Em relação às algas, sim estabilizou, finalmente controlado.
@vic_nunes a pedras foram esfregadas com a ajuda de uma escova de dentes, nem tudo é o que parece :p... No entanto com o tempo volta a ficar igual, nas pedras não me preocupo até gosto de ver um pouco de verdete para ficar um pouco mais natural, só as esfreguei porque era demasiado.

Está difícil conciliar o trabalho com o hobby, já há tanto tempo sem me dedicar ao aquário, hoje roubei um pouco de tempo ao dever prioritário.... e à bruta lá consegui fazer a devida manutenção. (disse à bruta porque consegui com a tesoura arrancar um naco da monte Carlo)

Não vos deixo de mãos abanar, e mostro-os como se encontra neste momento, apesar de não estar como pretendo.

37cce25acec0290c21e5b4187f7359c9.jpg

Espero em breve conseguir actualizar isto.... :P
 

Cumps,

  • Gosto 4
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso com uma podazita rápida nas moitas do fundo e fica top outra vez! Rouba mais 30minutos à tua vida e dá-lhe com a tesoura, são pequenos prazeres para alimentar o ego, valem o esforço em ouro!

Mas também gosto deste look menos jardinado/desenhado que o teu bonito aqua está a levar, o bom planeamento está a dar uma ajuda sem dúvida :-)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎24‎/‎03‎/‎2018 at 19:30, Tozé Nunes disse:

Isso está mesmo a pedir uma poda invertida!

Isso aquela que se faz a partir do vidro de baixo!!!  :default_bleh:

  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.