Comparação entre Medias Biológicas


Recommended Posts

Boas, retirei estas imagens de um vídeo da GreenAqua. Aqui foi analisado ao microscópio vários substratos e aumentados sempre com a mesma escala para podermos ter a noção da porosidade dos mesmos.

large.Siporax.jpg

Sera Siporax

large.Micromec.jpg

JBL Micromec (vem nos filtros JBL Cristal profi serie E)

large.Matrix.jpg

Seachem Matrix

large.Esponja.jpg

Esponja

large.59cac91dccb99_BioRio.jpg

ADA Bio RIo

large.59cac91d1aa3a_SubstractPro.jpg

Eheim Substract Pro

large.59cac91a1795b_LavaStone.jpg

Pedra de lava.

Fica só a faltar o Stilla da Équo mas creio que entra na categoria do Bio Rio e o Matrix.

Espero que seja útil quando tiverem para fazerem um upgrade à media. Tirem as vossas próprias conclusões :my_rolleyes:.

 

Abraço

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 1
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo essa imagem é do siporax mini, o siporax "standard" não terá porosidade diferente? E mesmo que tenha a mesma os anéis são maiores certamente tem mais area de fixação ;)

Editado por Carlos Silva123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito provavelmente terão porosidade igual nos 2, não vai ser o facto de um ser maior que altera a capacidade, ou seja 1 litro de mini deve ter a mesma capacidade que 1 litro da normal, ou até menos pois a mini deve se tornar mais compacta

 

Eu já usava seachem no meu nano e sempre me pareceu bastante boa matéria filtrante.

@gonçalo84 bom tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/09/2017 at 05:23, Carlos Silva123 disse:

Gonçalo essa imagem é do siporax mini, o siporax "standard" não terá porosidade diferente? E mesmo que tenha a mesma os anéis são maiores certamente tem mais area de fixação ;)

Como disse o Inácio penso que será ao contrário. Quanto mais pequenos mais área útil terão. De qualquer modo o siporax perde claramente para o matrix, substract pro, bio rio e o micromec (inclui-se aqui também o stilla)

há 19 horas, Inácio Sanches disse:

Muito provavelmente terão porosidade igual nos 2, não vai ser o facto de um ser maior que altera a capacidade, ou seja 1 litro de mini deve ter a mesma capacidade que 1 litro da normal, ou até menos pois a mini deve se tornar mais compacta

 

Eu já usava seachem no meu nano e sempre me pareceu bastante boa matéria filtrante.

@gonçalo84 bom tópico

Eu só divulguei, o crédito vai todo para a Greenaqua que fez testes em laboratório.

Já agora devo dizer que o Eheim substract pro sobe ligeiramente o ph, o Ada bio rio desce ligeiramente e o Seachem é completamente inerte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas, não sei se estou a colocar a dúvida no sitio certo, mas sempre pensei que este material servisse para filtragem biológica(mas na caixa diz que é mecânica):

10644-4011708250532_1_g.jpg

Que matérias é que vocês usam para fazer a filtragem biológica? Como vou ter que comprar para encher um cesto do meu novo filtro externo, ao menos compro logo material em condições.

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco, realmente essas massas filtrantes são apenas para que a água seja dispersa por toda a superfície do filtro, mais ou menos como um regador. Assim a água que vem da mangueira divide-se criando uma melhor circulação pelas restantes partes do filtro, por isso deve estar colocada no fundo do filtro antes de a água passar pelas restantes massas biológicas e as esponjas. Em relação às massas biológicas tens aqui no post inicial que o Gonçalo criou um estudo sobre a maioria das que há no mercado. É uma questão de escolheres a melhor dentro da relação preço/qualidade que encontres. Eu sempre usei as  Eheim Substrat Pro nos meus filtros da Gama Clássica da Eheim. Isso não significa que sejam as melhores mas as que tive acesso e não me parece que sejam uma má escolha, talvez outros membros que tenham usado outras marcas tenham mais fundamento para te aconselhar outras. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Marco Lopes, como disse o Tozé tens aí mais ou menos um estudo, não feito por mim, eu só divulguei, mas por quem sabe (aquascapers com anos disto e acesso a microscopios). 

No estudo falta aí uma media que se usa muito que é a Equo Stilla que eu próprio uso e que tem muitas boas reviews. Deve entrar no campo da Seachem Matrix visto que é o mesmo material (pedra pomes).

O que posso dizer dela é que me deixa a água cristalina, mas como isto depende de vários factores não te posso dizer se é eficaz ou não. Mas a relação qualidade/preço é imbativel. Por 35€(se não me engano) tens 5 litros que dá para encher maior parte dos filtros externos e sobrar. Se não me engano a Aquaeden é a única que vende em PT.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Gonçalo84e @Tozé Nunes, tenho andado para aqui a pesquisar e talvez as cerâmicas que tenho são as Sera Siporax como tinham a mesma forma que as da foto assustei-me um pouco.

A stilla tem bons preços mas como teria sempre que comprar online os portes de correio faria que aumentasse o preço para o nível das outras.

Provavelmente vou optar pela matrix da seachen porque consigo comprar em loja e assim em termos de preço ficam semelhantes.

Em termos de configuração dos cestos do filtro, tenho o filtro de baixo com 2 esponjas (primeiro onde passa a água) o do meio já tem algumas cerâmicas mas é para encher e o do topo tem lã de vidro, está correto assim ou devo fazer de outra forma?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Marco Lopes disse:

Obrigado @Gonçalo84e @Tozé Nunes, tenho andado para aqui a pesquisar e talvez as cerâmicas que tenho são as Sera Siporax como tinham a mesma forma que as da foto assustei-me um pouco.

A stilla tem bons preços mas como teria sempre que comprar online os portes de correio faria que aumentasse o preço para o nível das outras.

Provavelmente vou optar pela matrix da seachen porque consigo comprar em loja e assim em termos de preço ficam semelhantes.

Em termos de configuração dos cestos do filtro, tenho o filtro de baixo com 2 esponjas (primeiro onde passa a água) o do meio já tem algumas cerâmicas mas é para encher e o do topo tem lã de vidro, está correto assim ou devo fazer de outra forma?

Cumprimentos

Boas Marco, tive a ver o teu aqua e se quiseres seguir pelo caminho dos plantados à séria então aconselhava tirares as esponjas todas e meteres só media biológica. Mas também podes fazê-lo por fases. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco, tive a ver o teu aqua e se quiseres seguir pelo caminho dos plantados à séria então aconselhava tirares as esponjas todas e meteres só media biológica. Mas também podes fazê-lo por fases. 
Não sei se chamo aquilo um plantado quando comparado com outros que por aqui andam :). Mas sim gosto de ver os aquários com bastantes plantas e tenho vindo aos poucos aumentando a quantidade. Quando montei o aquário cometi o erro de não me informar corretamente e o substrato não é o mais adequado.
Tenho a biobox e o sicce eko+200 a funcionar em simultâneo, vou seguir o teu conselho e quando comprar as matérias filtrantes vou contar pelo menos para 2 cestos do sicce.
Obrigado e cumprimentos.

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só para criar confusão!

Eu acredito que os primeiros materiais que a água que entra no filtro deve encontrar devam ser esponjas.

De porosidade alta em seguida média e finalmente fina, dessa forma a água que passa para as médias biológicas chega mais 'polida' e não entope tão facilmente esses materiais porosos.

A última barreira antes de chegar ao aqua deve ser mais uma esponja, só para tentar que as bactérias que vão morrendo fiquem retidas no filtro.

 

Não só porque são caras, mas também porque a área colonizável pelo biofilme bacteriano tem de ser inspeccionado por microscópio faz, na minha maneira de ver, sentido proteger e tentar tirar o máximo de partido dessas médias biológicas.

 

 

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai-909708-ClassicCanister.jpg

Eu uso +/- este esquema, só coloco mais uma esponja a seguir ao substrat pro e no topo algodão em vez do "Fine pad" 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só uso a esponja do pre filtro, ou seja a de cima, e o resto é tudo equo stila.

 

há 8 horas, Tozé Nunes disse:

algodão em vez do "Fine pad" 

Ah, depois vem te queixar que tens bba :my_rolleyes:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal, agradeço os ótimos conselhos acima. Enquanto pesquisava sobre preços e matérias encontrei este:

images?q=tbn:ANd9GcR-7BrHb4fXdNEMqBY4tzN

 

Conhecem este género de matérias? Pelo preço até era capaz de arriscar.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Marco Lopes disse:

Boas pessoal, agradeço os ótimos conselhos acima. Enquanto pesquisava sobre preços e matérias encontrei este:

images?q=tbn:ANd9GcR-7BrHb4fXdNEMqBY4tzN

 

Conhecem este género de matérias? Pelo preço até era capaz de arriscar.

Cumprimentos

Isso é rocha de lava. No good. Mas se quiseres mesmo mais vale esta: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Jardim/Adubos-e-tratamento/Substratos/14662613.aspx

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é rocha de lava. No good. Mas se quiseres mesmo mais vale esta: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Jardim/Adubos-e-tratamento/Substratos/14662613.aspx
Obrigado Gonçalo, como no site diz que é para filtragem biológica pensei que tonha encontrado uma mina de ouro eheh.
Só mais uma coisa: fazes ideia da quantidade de matérias que preciso para 2 cestos do filtro? Não sei a quantidade que deva comprar e tenho receio de 5l de stilla (+barato) ser uma quantidade astronómica para o que preciso.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes comprar o saco pequeno que deve chegar.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...