MANCHA VERMELHA E BARBATANAS RASGADAS


adrianarsimoes

Recommended Posts

Bom dia!

Tenho um betta Halfmoon Dumbo branco e, recentemente, começou a ganhar uma mancha grande, avermelhada, no cimo da cabeça e a ficar com as barbatanas com bastantes rasgos. Alimenta-se muito muito bem, anda 100% porreiro pelo aquário, tudo normal! O aquário é de 15L, o pH que varia entre 7.0 e 7.2 e tenho substrato pedra de rio, foxtail, termostato a 27ºC e filtro... Faço TPA 20% semanalmente. A pensar que era apodrecimento das barbatanas andei a fazer um tratamento de 12 dias com um anti fungico e no fim do tratamento notei que ele estava pior, por isso calculo que não seja fungo... 

Alguém sabe o que pode ser e o que devo fazer?
Começo a ficar preocupada... :(

Editado por adrianarsimoes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Adriana,

Podes colocar uma foto visível do betta sff? é melhor para ver o estado em que o Ozzy se encontra..

Vou-te pedir o seguinte, as tpa's vais fazê-las apenas de 2 em 2 semanas de 50%, vais colocar no aquário umas 5 ou 6 pedras de sal grosso de cozinha, vais alimentá-lo apenas dia sim dia não e pouca comida, reduz o tempo de luz para apenas 5 horas diárias.

Digo isto porque quanto mais mexemos num aquário pior é, e são nestes momentos que temos a tendência a mexer mais....., até podes dizer "então mas ele vai ficar com a água toda suja durante 2 semanas?" sim vai, o habitat natural dos bettas é em aguas baixas e paradas até mesmo sem oxigenação, eles têm capacidades de armazenar oxigénio no organismo para as suas necessidades, as águas onde coabitam por vezes são as mais sujas que possamos imaginar, nós é que temos a tendência de lhes dar o melhor pois é o que merecem, apenas digo isto para não terem a noção de que os bettas só sobrevivem em águas limpas e cristalinas, não é verdade..

Coloca uma foto, e segue as indicações que te dei acima durante as próximas 2 semanas.

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Muito obrigada pelos conselhos, vou fazer isso!!

Seguem abaixo as fotos (não dá para ver com muita definição porque o gajo não pára :default_dance: mas dá para ter uma ideia...)

O Ozzy está mais ativo do que nunca, alimenta-se suuuuper bem de larvas, artémia, etc e de ração, nada como louco, tem a superfície do aquário cheiinho de bolhinhas espalhadas (não são ninho) e parece um peixe mega feliz, daí não perceber o que se passa :(

Na primeira foto vê-se a mancha, na cabeça. Na segunda vê-se as barbatanas.

Quando o comprei, a barbatana de baixo vinha rasgada a meio desde o fundo até cima e no entretanto já cresceu quase toda (dá para ver bem que está quase inteira!!) por isso, relativamente a crescimento também não encontro problemas. Toda a gente me diz que o peixe vai morrer mas eu não vejo sinais nenhuns disso acontecer :my_cry:

Queria colocar um vídeo, para ver quão ativo ele é, mas não dá para carregar :my_dodgy:
Ah! E medi agora mesmo o pH: 7.0!! Temperatura 27ºC

22207470_1638162826235658_99041342_n.jpg

22156849_1638162786235662_1078444011_n.j

Editado por adrianarsimoes
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Adriana,

O Ozzy não parece estar tão mal como tinha imaginado :my_biggrin:, ainda bem! 

O meu betta chegou a perder 90% das barbatanas quase nem se conseguia mover, foi com a dica do sal que ele recuperou, em 1 mês já tinha a "cabeleira" quase toda reposta, o que eu fiz foi precisamente o que te indiquei e ainda hoje mantenho o mesmo trato, comida dia sim dia não, tpa's de 2 em 2 semanas e pouca luz, nesta altura nem termostato está ligado, com uma temperatura a 23º, tudo sempre nas perfeitas condições e sem problemas nos últimos 3 anos (já tem 4 anos).

Vai dando novidades! ;)

Cumps,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok! Vou fazer isso que me recomendou então e espero que melhore :my_cry:
Pouca luz não sei se consigo pois tenho 3 pés de vallisnerias e alguns 10 de elodeas, recomendaram-me 8h de luz diária... 
Quanto à comida, vai custar-me imenso dar só dia sim dia não, pobre bichinho mas vou fazer isso!
Na temperatura não vou mexer porque vejo-o mais ativo a 27ºC do que quando estava a 24ºC... 

Obrigada! :my_rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá Adriana,

Peço desculpa, a minha resposta ao teu tópico passou-me ao lado.......sim é suficiente!

Já agora, após este tempo todo como está o Ozzy? melhorou?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais