Inicio plantado


Nuno vita

Recommended Posts

Olá q todos sabem-me indicar se existe alguma planta vermelha, que possa vingar neste aquário low tech? 
Gostava de saber se há também alguma planta low teck para fazer um tapete/relavado, de modo a fexar toda a zona do manado castanho, seja com plantas, ou com algum musgo que fique bem e que dê para fixar no substrato! Pensei em uzar eleocharis sp. mini, ou eleocharis parvula talvez em simultâneo com Lilaeopsis brasiliensis, axam que podia resultar?


Aceito outras sugestões! Obrigadolarge.IMG_2865.PNG

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para planta vermelha para low tech não há muita escolha, mas tens sempre a Cryptocoryne Albida Brown. Sobre tapetes já vi relatos de ser possível sem co2 mas precisa de muita luz. Ora muita luz com pouco co2 não combina muito bem.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Gonçalo84 disse:

Boas, para planta vermelha para low tech não há muita escolha, mas tens sempre a Cryptocoryne Albida Brown. Sobre tapetes já vi relatos de ser possível sem co2 mas precisa de muita luz. Ora muita luz com pouco co2 não combina muito bem.

Obrigado pela dica Gonçalo, pelo que tenho pesquisado realmente plantas vermelhas low tech, não tenho encontrado praticamente nada, daí estar a pedir umas dicas...

Em relação ao tapete vou tentar usar as plantas que mencionei, para ver que resultados obtenho.

Obrigado uma vez mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Newhobby disse:

Boas, tens a ludwigia palustris , tem um tom próximo do vermelho e não necessita de CO2. Para tapete, aí já é mais complicado. Tenta colocar musgos agarrado a pequenas pedras

Agrada-me a ideia do musgo, scalhar é a maneira mais fácil de manter uma espécie de tapete! Obrigado pela dica!;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem co2 esquece as vermelhas, elas aguentam se mas nunca ficam realmente vermelhas como deveriam, para um tapete podes sempre ver se gostas da Sagittaria Subulata dão se muito bem sem co2 pressurizado, não precisam de demasiada luz e crescem Muito bem.. ou musgos como o newhobby disse..

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Sem CO2 mete aí a Rotala Macrandra e a Wallichi em combinação. Com boa Luz (4000 lumens / 6 Horas) e Ferro e Potássio consegues uns rosas bonitos com rasgos de vermelho na Macrandra e a Wallichi a espreitar laranjas misturados com amarelos. Até é capaz de ficar engraçado.

A Reineccky Mini é que já não garanto que não passe de um acastanhado.. E entre a classe das Rotalas há mais. Eu é que pensei naquela combinação porque gosto. Sou suspeito!

Experimenta. ;) Give a shot!

Abração

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, PAFS disse:

Boa tarde,

Sem CO2 mete aí a Rotala Macrandra e a Wallichi em combinação. Com boa Luz (4000 lumens / 6 Horas) e Ferro e Potássio consegues uns rosas bonitos com rasgos de vermelho na Macrandra e a Wallichi a espreitar laranjas misturados com amarelos. Até é capaz de ficar engraçado.

A Reineccky Mini é que já não garanto que não passe de um acastanhado.. E entre a classe das Rotalas há mais. Eu é que pensei naquela combinação porque gosto. Sou suspeito!

Experimenta. ;) Give a shot!

Abração

Boa tarde, muito obrigado pelas dicas, tive a dar uma vista de olhos na Rotala Macranda e na Wallichi e agradou-me bastante, penso que poderia ficar bonito!:)

Reineccky Mini, foi a que mais me chamou a atenção e que mais gostei! Sem Co2 e com esta iluminação provavelmente não terei muito vermelho, mas se a planta se aguentar no meu aquário, mesmo num tom acastanhado, penso que poderá resultar muito bem! Estou inclinado em tentar implementar esta, e as outras duas, porque realmente são escassas as plantas vermelhas para low tech!

Obrigado!;) 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Nuno vita disse:

Boa tarde, muito obrigado pelas dicas, tive a dar uma vista de olhos na Rotala Macranda e na Wallichi e agradou-me bastante, penso que poderia ficar bonito!:)

Se experimentares a Macrandra depois dá feedback se não te importares sempre a testava eu na montagem que estou a preparar, pelo feedback que vejo pelo google ela é bastante exigente a nível de co2 mas também se encontra muita ma informação por aí não sei.. mesmo a tropica fala nas exigências dela http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Rotalamacrandra(032TC)/4445

Editado por Carlos Silva123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Carlos Silva123 disse:

Se experimentares a Macrandra depois dá feedback se não te importares sempre a testava eu na montagem que estou a preparar, pelo feedback que vejo pelo google ela é bastante exigente a nível de co2 mas também se encontra muita ma informação por aí não sei.. mesmo a tropica fala nas exigências dela http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Rotalamacrandra(032TC)/4445

Realemente pela informação que é apresentada aqui, parece ser uma planta, que para além de co2 exige uma boa iluminação!

Eu ainda estou em faze de pesquisa para ver que plantas vou adicionar à minha montagem, mas esta é uma das que (depois das dicas do PAFS) deixei registadas como prováveis para utilizar!

De qualquer maneira depois vou postando aqui, quais usei e o meu feedback sobre as mesmas!

Entretanto também estou a pensar investir numa calha e depois actualizo toda a informação!;)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

Tenho uma solução para ti no caso do tapete, plantas a montecarlo e compras o kit Co2 da NEO a carga inicial tem uma duração de +/- 2 mêses, tempo este que pode ser o suficiente para fechar a área que pretendes.

Depois do tapete fechar podes descartar o uso de Co2, a montecarlo é uma planta que aguenta bem sem Co2 apenas cresce muito mais lento e a folhagem se torna mais pequena, falo por experiência própria;)

MAS.....só te aconselho o tapete com a nova iluminação! ;)

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Miguel Simões disse:

enho uma solução para ti no caso do tapete, plantas a montecarlo e compras o kit Co2 da NEO a carga inicial tem uma duração de +/- 2 mêses, tempo este que pode ser o suficiente para fechar a área que pretendes.

Boas Miguel eu pessoalmente não sou muito fã de instabilidades na minha opinião ou se usa co2 ou não se usa estar a mexer com iluminação colocar co2 e depois tirar o co2 humm.. sendo assim no caso da monte carlo não acharias melhor ele a plantar emersa durante umas semanas? Penso que teria uma taxa de crescimento bastante superior a do kit da neo que não me parece que dê mais ou muito mais que 1bps.

Editado por Carlos Silva123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Carlos Silva123 disse:

Boas Miguel eu pessoalmente não sou muito fã de instabilidades na minha opinião ou se usa co2 ou não se usa estar a mexer com iluminação colocar co2 e depois tirar o co2 humm.. sendo assim no caso da monte carlo não acharias melhor ele a plantar emersa durante umas semanas? Penso que teria uma taxa de crescimento bastante superior a do kit da neo que não me parece que dê mais ou muito mais que 1bps.

Olá Carlos,

Entendo, ninguém gosta de instabilidades ou alterações na biologia do aquário, a verdade é que quantos são os que por dificuldades de recargas das botijas ficam sem Co2 durante 1, 2 ou até 3 semanas? Ainda na minha ultima recarga estive quase 2 semanas sem Co2 pois não tenho tido problemas de maior.

Aqui a questão é na impossibilidade de investimento num sistema de Co2 decente para já, o que com a montecarlo e o sistema da NEO já se safa.

Em relação a plantar a montecarlo de forma emersa, poderia não ser tão eficiente visto que aquando a adaptação de emersa para submersa irá sofrer o dito melting o que poderá não se safar em substrato inerte.

Relativamente ao kit NEO para esta situação é o suficiente e poderia até nem usar nenhum Co2 mas era menos provável o sucesso, a montecarlo não é exigente em Co2, apenas ajuda no crescimento (para fechar) e depois cabe à iluminação de decidir se fica compacto ou não, ou seja, com uma boa iluminação fica mais compacto.

Cumps,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.