Primeiros passos ... será desta?


Zerozerozero

Recommended Posts

Boas,

Desde há uns bons anos que sonho em poder montar um aquário e entrar neste mundo fascinante da aquariofilia ... por diversas razões o projeto tem vindo a ser adiado.

O meu principal problema atualmente é a falta de espaço em casa (casa pequena e sem grandes hipóteses de ter um grande aquário - não dá mesmo).

Há uns dias, a ver umas fotos e uns vídeos de aquários deparei-me com um aquário que, em termos de medidas me serviria perfeitamente para eu conseguir colocar em casa, no entanto não sei se será o indicado para começar.

Para mim seria ótimo para começar a entrar (sem fazer grandes ondas em casa) e talvez levar os restantes habitantes a gostar da coisa e poder almejar outros tamanhos num futuro talvez não muito longínquo ....

O aquário a que me refiro é o Nano Cube 30 da Dennerle.

Como também não quero que os peixes andem para aí a sofrer acham que será um escolha interessante para começar?

Estava a pensar num plantado, com alguns peixinhos (poucos) pequenos.

 

Achando possível esta solução entraria aqui com as minhas questões (sendo possível este formato para começar):

Qual será o melhor material que eu deveria adquirir para manter o melhor possível boas condições da água do aquário? (filtros, termostato, etc.)

Que plantas e que peixes poderia colocar num aquário destes (tipo e quantidades).

Agradeço todas as dicas e alternativas viáveis (dentro das limitações referidas) que me puderem enviar.

Cumprimentos,

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Primeiro, muito pessoal irá te dizer que quanto maior melhor, eu sou da opinião, que se apenas podes ter um aquário pequeno adquire o que te seja possível comprar, que o teu espaço permita. 

Pelo tempo que estas cá registado, se já andaste a ler pelos diferentes tópicos já possuis algumas noções do que poderás colocar nesse volume, assim como daquilo que queres. Se o objectivo é possuires um aquário com peixes, o meu conselho seria algo do género de guppies, mollies, platys isto porque são peixes coloridos que a partida não necessitam de muitos cuidados (sim, tens que fazer mudanças de água, controlar o alimento que deitas,....) e que normalmente o pessoal depois gosta. 

Escolhe os peixes de acordo com a tua água e com o investimento que estas disponível para fazer.

 

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, para começar gostaria de lhe agradecer a resposta, depois para lhe dizer que efetivamente já estou registado há algum tempo, pois o sonho de ter um aquário é bem antigo, mas por preguiça, trabalho, falta de espaço, etc tem vindo a ser adiado ...

Espero que seja desta,

E sim, de tempos a tempos passava pelo forum para dar uma vista de olhos, mas na prática todos os conselhos/ajudas que me possam dar serão preciosos. Até tinha ideia de em tempos, já ter colocado por aí uma ou outra pergunta, mas não encontrei nada, por isso devo ter sonhado com isso.

Por exemplo uma das dúvidas que tenho é sobre o tipo de aquário que pretendo montar, os aquários plantados são lindíssimos, mas provavelmente o mais indicado para alguém sem qualquer tipo de experiência seria mesmo um pequeno comunitário com uma pedras e uma ou outra planta de pouca manutenção .... 

Outra serão os tipos de peixes pequenos que poderão ser mais resistentes e que melhor suportem os erros que muito provavelmente vou cometer.

Tantas dúvidas ... todas as ajudas serão bem vindas.

 

PS: Com algum jeitinho talvez consiga colocar cá em casa um aquário daqueles recomendados pelo forum para principiantes. Vamos ver.

 

cumprimentos

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zerozero

Olha se estas a sim com a pica toda para entrares neste Mundo da 

aquáriofilia,e como já estas há tanto tempo registado,acho que deves

começar por esse aquário que tens em mente,depois de teres tudo o

que e preciso,e montares tudo,enquanto fazes o ciclo do azoto,e veres

que água e que tens ( PH ) então acho que ai sim começas a fazeres

pesquisa aos peixes que queres,e que a tua água te permite,acho que

se gostas pois só tens que seguir em frente,e deixar de ser só um sonho

e passares há realidade,isto e claro dentro daquilo que a tua carteira te

permite,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, :)

 

Já tenho aquário. Optei por comprar um em 2ª mão, mas que me pareceu estar em muito bom estado.

É um Juwel de 60x30x30

Está a precisar de uma limpeza (nada de muito grave) e de começar a colocar água lá dentro e ligar filtros, termostato luzes etc ... :)

Agora vamos às perguntinhas:

1) para limpar o filtro  e restantes componentes do aquário que produtos posso utilizar?

2) o filtro tem lá dentro umas esponjas (azuis e pretas) pelo que me disseram serviam para fazer a limpeza e deixar a água cristalina, terei de comprar essas esponjas, isso vende-se em qualquer loja de animais? com que regularidade é que deverão ser trocadas?

3) A minha ideia era colocar umas rochas um tronco pequeno e plantar umas plantinhas (poucas) que não dessem muito trabalho de manutenção e fossem mais resistentes aos erros iniciais. Que plantas deverei utilizar (quais as mais indicadas) e quantidades?

4) para plantar as plantas terei de utilizar areão e substrato, que quantidades deverei utilizar e como o deverei espalhar?

5) depois de tudo plantado e de ter o filtro e termostato a funcionar durante pelo menos 1 semaninha (sem peixes) deverei começar a comprar os peixinhos, gosto muito dos Guppies, Neons, Mollys, Betas, não  conheço muitos mais ... e não sei sequer se são os mais indicados, podem dar-me uma ajuda a saber que peixes escolher? limpa fundos,etc ... e que quantidades de peixes deverei comprar para este aquário?

6) que material de manutenção é necessário comprar para começar?

Desculpem lá tanta pergunta, mas se puderem ajudar agradecia, aqui vão umas fotos do material comprado:

large.20170929_213331.jpglarge.20170929_213942.jpglarge.20170929_214034.jpglarge.20170929_214053.jpglarge.20170929_213058.jpglarge.20170929_214223.jpglarge.20170929_214212.jpglarge.20170929_214146.jpglarge.20170929_214111.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais parabéns. Acredito que seja o primeiro passo do realizar de um sonho.

 

Quanto as perguntas.

1) para limpar o filtro  e restantes componentes do aquário que produtos posso utilizar? - Podes utilizar produtos de limpeza normal, toma é cuidado de enxaguar bem, de modo a não ficar sabão ou outro requisio do produto que utilizares. 

2) o filtro tem lá dentro umas esponjas (azuis e pretas) pelo que me disseram serviam para fazer a limpeza e deixar a água cristalina, terei de comprar essas esponjas, isso vende-se em qualquer loja de animais? com que regularidade é que deverão ser trocadas?  As esponjas vendem-se em qualquer loja de animais, aconselho-te a substituir por novas. Lavar depois do aquário ciclado, apenas com água do mesmo de modo a colónia de bactérias não destabilizar. 

3) A minha ideia era colocar umas rochas um tronco pequeno e plantar umas plantinhas (poucas) que não dessem muito trabalho de manutenção e fossem mais resistentes aos erros iniciais. Que plantas deverei utilizar (quais as mais indicadas) e quantidades?  Anunbias, plantas de baixa manutenção. Dá uma olhada a secção de plantas do forum, quase de certeza que retiras as duvidas que possuis.

4) para plantar as plantas terei de utilizar areão e substrato, que quantidades deverei utilizar e como o deverei espalhar?   Dá uma olhada a secção de plantas do forum, quase de certeza que retiras as duvidas que possuis

5) depois de tudo plantado e de ter o filtro e termostato a funcionar durante pelo menos 1 semaninha (sem peixes) deverei começar a comprar os peixinhos, gosto muito dos Guppies, Neons, Mollys, Betas, não  conheço muitos mais ... e não sei sequer se são os mais indicados, podem dar-me uma ajuda a saber que peixes escolher? limpa fundos,etc ... e que quantidades de peixes deverei comprar para este aquário?  Calma, se queres colocar peixes tão cedo, adquirie bacterias de modo a iniciar a colonia. Lê\rele o ciclo do azoto. COmpra também testes de pH, dureza, e a partir desse ponto inicia a escolha. Aproveita essa semana para veres os peixes que queres, ou os mais adequados ao teu habitat.

6) que material de manutenção é necessário comprar para começar?  Ira depender do que coloques, mas assim por alto um sifão pelo menos. Uma pinça\ tesoura já dependerá das plantas e do que possas vir a necessitar de cortar.

 

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Isso de montares o aquário,e depois de uma semana colocares

lá peixes,não e bem a sim,olha que a presa só pode dar em erros

que depois quem vai pagar são os peixes,e e claro a tua carteira,

lê aqui sobre o ciclo do azoto,lê com muita atenção,e vais ver que

o ciclo vai demorar +ou- um mês,isto se tudo correr bem,e muita 

calma.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) sim vou ter calma.

 

Não tenho pressa nenhuma tudo vai ser feito a seu tempo e com muitas perguntas aqui no forum.

Quando falei numa semana foi mais para dizer que iria esperar o tempo necessário para depois passar para a pergunta de que peixes deveria comprar.

Obrigado pelas respostas ... se puderem ir ajudando mais toda a informação que me possam dar será muito bem vinda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem pessoal parece que vai ser mesmo desta. Já está tudo preparado e cá estou eu com mais umas perguntinhas ...

A minha ideia (opção/escolha) será a de montar um aquário tipo comunitário com algumas plantas naturais (não muitas e todas de fácil manutenção para evitar injecções de CO2 e outras coisas mais complicadas).

1) Que areão e/ou substrato devo comprar e em que quantidades para o aquário?

2) Que tipo de testes deverei adquirir para começar a fazer o ciclo (4 a 6 semanas) e para depois saber se está tudo bem para começar a introdução dos peixinhos aos poucos.

3) qual o melhor equipamento para proceder à limpeza/aspiração e às TPA's?

Existe mais algum tipo de material indispensável que me esteja a esquecer para começar?

Para já é tudo 

 

Obrigado pessoaal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Zerozerozero disse:

Bem pessoal parece que vai ser mesmo desta. Já está tudo preparado e cá estou eu com mais umas perguntinhas ...

A minha ideia (opção/escolha) será a de montar um aquário tipo comunitário com algumas plantas naturais (não muitas e todas de fácil manutenção para evitar injecções de CO2 e outras coisas mais complicadas).

1) Que areão e/ou substrato devo comprar e em que quantidades para o aquário? Escolhe um que gostes, com uma granulometria adequada. Se escolheres demasiado fino ao sinfonar vais levantar tudo, se for demasiado grande podes ter dificuldade em sinfonar. Claro que com plantas podes não necessitar de sinfonar ;) porque também não  o verás. A quantidade pode ser complicado de te dizer, podes colocar um substrato fértil no fundo, e por cima um areao de granulometria adequada

2) Que tipo de testes deverei adquirir para começar a fazer o ciclo (4 a 6 semanas) e para depois saber se está tudo bem para começar a introdução dos peixinhos aos poucos.  NO3/NO2/NH  o de Ph e KH para conheceres a água.

3) qual o melhor equipamento para proceder à limpeza/aspiração e às TPA's? Aqui as coisas variam um pouco. Se pretendes sinfonar necessitas de um sifão, mas até podes fazer um diy, para as tpa's uma mangueira com comprimento suficiente para colocar a água num vaso ou esgoto.

 

Existe mais algum tipo de material indispensável que me esteja a esquecer para começar?

Para já é tudo 

 

Obrigado pessoaal

 

  • Votar + 1

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zerozero

Podes comprar um sifão destes Resultado de imagem para Sifão para aquariosque já te safas bem

e não são muito caros,este sifão dá para aspirares o fundo para tirar qualquer lixo que

esteja assente no fundo do aqua,quando fazes as TPA,s.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

:) já está já tenho o aquário a fazer o ciclo com umas plantinhas naturais umas rochas e um tronco, ver se ainda leva mais umas plantinhas antes do fim do ciclo.

Não posso deixar de agradecer publicamente a um membro deste forum, o brunofasoares, que tem tido toda a paciência do mundo para me aturar nas dúvidas iniciais e existenciais (relativas ao aquário).

Bruno - O meu muito Obrigado.

Agora outra questão, estava a pensar em  substituir o filtro interno que vinha junto com o aquário (um Juwel Bioflow One), por um filtro externo, no entanto tenho um problema relacionado com a logística do local onde está colocado o aquário que não sei se me permitirá a colocação do filtro externo, a saber:

Eu tenho o armário colocado em cima de uma prateleira, e por baixo dessa prateleira não tenho qualquer espaço para a colocação de um filtro externo, ou seja, na prática o que eu queria fazer era colocar o filtro externo ao lado do aquário por cima da mesma prateleira. 

Hoje andava a ler umas coisas acerca de filtros externos quando me deparei com alguns manuais de filtros externos da Eheim, qual foi a minha desilusão quando li o seguinte: "Colocar o filtro de preferência abaixo do aquário ou no mínimo abaixo do nível da água do aquário" no meu caso isso infelizmente (para mim) é impossível ...

Alguém me sabe dizer se isto é uma "exigência" apenas dos filtros da Eheim ou se é uma recomendação geral para todos os filtros externos? Alguém já tentou colocar um filtro externo a funcionar ao mesmo nível do aquário?

Se puderem ajudar e dar opiniões agradeço.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal é ter o filtro externo por baixo do aquário. Se não podes fazer assim já pensaste como alternativa um filtro de cascata potente como é a gama Tidal da Seachem? 

http://www.seachem.com/tidal-filters.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tozé, eu bem que percebo que  o ideal seria ter o filtro externo por baixo do aquário (situação que no caso é impossível) por isso estava a tentar perceber se existiam experiências de algué que tivesse o filtro ao mesmo nível do aquário. Já li alguns depoimentos em fóruns estrangeiros onde alguns referem que não tiveram problemas, apenas referem a dificuldade em por o filtro a funcionar após cada limpeza, mas que depois de estar a funcionar que ele funciona sem problemas aparentes.

Queria ver se por aqui alguém tem conhecimento de situações análogas.

Quanto ao filtro de cascata ainda não me tinha passado pela cabeça, embora isso implique mais algumas modificações, pois o aquário que comprei tem tampa, e para funcionar com o filtro de cascata teria da retirar, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/10/2017 at 23:53, Zerozerozero disse:

Não posso deixar de agradecer publicamente a um membro deste forum, o brunofasoares, que tem tido toda a paciência do mundo para me aturar nas dúvidas iniciais e existenciais (relativas ao aquário).

Bruno - O meu muito Obrigado.

 

De nada amigo. Não custa nada ajudar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.