Aquario de Camarões - Manchas


Bernardo Folhadela

Recommended Posts

Boas Pessoal! 

Precisava que me ajudassem  a identificar uma coisa. A cerca de 1 ou 2 dias apareceram umas manchas "tipo dedadas" no vidro do meu aquário de camarões Red Cherry. 

Inicialmente pensei mesmo que eram dedadas de por os dedos, mas limpei o vidro por fora e vi que a mancha não sai. Parece me também estar a ganhar uma tonalidade verde, será algas? ou musgo? 

O problema é que não consigo limpar o vidro por dentro, com o limpa vidros, pois estou com criação e os mini-mini-camarões andam pelos vidros, e acontece que ao passar o limpa vidros para limpar, de certeza que os vou esmagar... 

Deixo aqui umas imagens para verem melhor do que falo. 

Os meus cumprimentos, e obrigado pela vossa ajuda. 

Bernardo Folhadela 

fN28EXx.jpg

gcl9m30.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bernardo

Pelo que me e dado ver nas fotos,a mim me parece que

são algas,e essas algas na maioria das vezes os camarões

come-nas,para as tirares arranja um cartão velho de multibanco,

e raspas os vidros com esse cartão,e fazes logo uma TPA,para

essas algas estarem a aparecerem,o aquário deve estar a levar

com outra luz,que não e a do aquário,luz de alguma janela que

incida luz directa sobre o mesmo,no entanto pode haver outras

causas,espera por outras opiniões,para tirares as tua conclusão.

Abraços : Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

Obrigado pela ajuda Alvaro. 

Sim tens razão! Está perto da janela, e leva um bocado de luz na lateral, não me lembrei dessa situação! 

Vou fazer o que sugeres! 

Uma outra pergunta, hoje encontrei uma minhoca branca no aquário dos camarões,  com 2 ou 3 milímetros. andava a nadar por lá. 

Que será isto? O meu aqua não tem tampa pode ser larvas de mosquito? 

Eu alimento os camarões uma vez por dia, com larvas de mosquito e eles devoram aquilo.

Se conseguir foto posto aqui. 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bernardo

Não estarás a dar comer demais aos camarões?outra

coisa como e o formato do bicho,e como este nesta foto?

se for e uma Planaria,não deves esmagar o bicho,porque

ao fazeres isso,ela vai-se muiltiplicar, se não for,e costume

aparecer umas minhocas brancas,que não fazem mal aos

camarões,elas aparecem com excesso de comer no fundo,

se deres menos comer,e haver um dia que não das,uma vez

por outra,elas acabam por desaparecer.

Abraços : Álvaro Silva     

http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=28&id_subcategoria&com=1&id=124&local=2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro 

Pelo formato não me parece ser planaria. 

Eram mesmo umas minhocas fininhas e muito pequenas. Eu ontem já não alimentei e hoje vou fazer o mesmo para ver se elas desaparecem. Ontem aproveitei e coloquei tmb esha2000 para prevenção. 

Hoje ainda não as vi, mas elas tmb são tao pequenas, que nem sei xD 

Aproveitei e vou mudar de alimentação para um granulado da SERA. 

Mal tenha novidades aviso 

Cumps e obrigado pela ajuda Álvaro! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Podes sempre adicionar uns "caracóis" nesse aquário. Eles vão ajudar-te desses 2 aspectos, nas algas e no excesso de alimentação no aquário. 

Outra questão é que tipo de iluminação tens no aquário e quantas horas de luz fazes por dia, pois o excesso de luz também gera algas. Eu pessoalmente deixava tanto no vidro traseiro como nas laterais dos meus aquas, pois o biofilme serve como fonte de alimento para os pequenotes.

Abraço. 

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Alexandre Ferreira disse:

Boas,

Podes sempre adicionar uns "caracóis" nesse aquário. Eles vão ajudar-te desses 2 aspectos, nas algas e no excesso de alimentação no aquário. 

Outra questão é que tipo de iluminação tens no aquário e quantas horas de luz fazes por dia, pois o excesso de luz também gera algas. Eu pessoalmente deixava tanto no vidro traseiro como nas laterais dos meus aquas, pois o biofilme serve como fonte de alimento para os pequenotes.

Abraço. 

Boas Alexandre. 

Eu tmb pensei nos caracois, juntar umas ampularias que elas limpam tudo. Tenho é 2 problemas quanto a isso. 

1- Não tenho resistencia neste aqua dos camarões red cherry pois nunca precisei, visto ter uma boa temperatura ambiente, e eles se reproduzirem bastante bem. E isso não fará com que os caracois não se adaptem? 

2 - Os caracois não me vai comer a crias dos camarões? 

Eu entretanto comprei AlguMin e adicionei a agua para ver se ajuda a combater as algas.

Mas é com tu e o Alvaro dizem, eles comem bem essas algitas e agora tmb já nao tenho muitas. 

Cumps e obrigado pela vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Bernardo Folhadela disse:

Boas Alexandre. 

Eu tmb pensei nos caracois, juntar umas ampularias que elas limpam tudo. Tenho é 2 problemas quanto a isso. 

1- Não tenho resistencia neste aqua dos camarões red cherry pois nunca precisei, visto ter uma boa temperatura ambiente, e eles se reproduzirem bastante bem. E isso não fará com que os caracois não se adaptem? 

2 - Os caracois não me vai comer a crias dos camarões? 

Eu entretanto comprei AlguMin e adicionei a agua para ver se ajuda a combater as algas.

Mas é com tu e o Alvaro dizem, eles comem bem essas algitas e agora tmb já nao tenho muitas. 

Cumps e obrigado pela vossa ajuda

Boas,

Essas algas que aí tens, daquelas que são difíceis de sair, nem todos os caracóis as "roem" :D Não quero induzir-te em erro mas penso que as melhores na remoção dessas algas são as Neritinas.

Ampulárias penso que não enquadram bem aí mas podes optar por colocar uns Planorbis. Eles são inofensivos para os camarões, mesmo os mais pequenos e são devoradores eficazes de excesso de comida. São caracóis bastante resistentes e adaptáveis a um grande intervalo de parâmetros. Podes arranjar também um raspador magnético para limpares o vidro da frente. Como te disse, nas laterais e fundo não mexia.

Espero ter ajudado,

Grande abraço.

  • Votar + 2

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez! 

Sim eu tenho um raspador magnético. Mas o problema foi o que até referi na primeira sms, nao materei os camarões bébés? é que estou cheio deles nos vidros 

Eu o que fiz, foi remover algumas com um cartão multibanco antigo, outras deixei para alimento. 

As Neritinas sobrevivem bem a 18º / 20 º Cº ? 

Obrigado e cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Bernardo Folhadela disse:

Obrigado mais uma vez! 

Sim eu tenho um raspador magnético. Mas o problema foi o que até referi na primeira sms, nao materei os camarões bébés? é que estou cheio deles nos vidros 

Eu o que fiz, foi remover algumas com um cartão multibanco antigo, outras deixei para alimento. 

As Neritinas sobrevivem bem a 18º / 20 º Cº ? 

Obrigado e cumps

Boas,

As Neritinas aguentam uma grande diversidade de parâmetros mas talvez não seja o ideal para esse aquário. Aconselharia mesmo os Planorbis. Ao utilizares o raspador magnético tens de ter cuidado apenas para não atingir ou esmagar nenhuma cria. Por experiência própria nunca tive problemas . Se tens assim tantas algas significa que ou a tua iluminação é demasiado forte ou tens a luz ligada por demasiado tempo, ou o aquário tem demasiada exposição solar. Depois de removeres as algas do vidro da frente existem algumas coisas que podes fazer para desacelerar ou prevenir o reaparecimento das mesmas. Podes reduzir o tempo de iluminação, elevar a iluminação (afastar um pouco) e, a solução que eu mais gosto nos aquários, que é colocares plantas flutuantes tipo Salvinia que não só te ajudam com a penetração de luz no aquário como ajudam com os parâmetros da água :D

Espero ter ajudado,

Abraço.

  • Votar + 2

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois e para não falar que o aquário em cima é destapado, ou seja ainda fico com caracóis a passear pela casa xD 

Agora já nao tenho tantas, pois fiz a raspagem com um cartão. As que sobraram, poucas, eu deixei, porque assim eles vão comendo. 

A luz que tenho no aquário é LED e está até bem distante da agua, fica ligada desde as 9h até as 20h. 

Sim o aquário apanha um bocadinho de luz solar na lateral, local onde tinha mais algas, mas a luz solar nem incide directamente, mas mesmo assim foi o suficiente  para criar algas. 

Obrigado uma vez mais pela ajuda 

Cumps

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bernardo

Se queres colocar caracóis,acho melhor ser Neritinas,porque eu digo isto,

porque elas não criam,enquanto as Planorbis,são bonitos,sim senhor mas,

há sempre um mas,com certos excessos de comida,elas começam a procriar

que nem os coelhos,quanto ás Neritinas,também tem um mas,que e deixar ovos

por tudo o que e sitio,a contra partida e que não há criação.

Abraço : Álvaro Silva

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Desculpa intrometer-me Alvaro Silva mas penso que as Neritinas neste caso não são a melhor opção...Isto porque as Neritinas são herbivoras e apenas se alimentam de algas e plantas em decomposição. O objectivo dos Planorbis (exemplo) é eliminar rapidamente o excesso de comida e nisto eles são mais eficientes. Concordo que pode haver um boom de caracóis no aquário mas a população pode ser controlada. Outro ponto é que as Neritinas apesar de serem resistentes e se adaptarem a uma grande variedade de parâmetros (incluindo água salobra onde se reproduzem), elas necessitam de água mais alcalina com o ph acima dos 7.0 podendo atingir grande alcalinidade para andarem mais "ativas".

Abraço.

Enviado do meu S7 através de Tapatalk

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Quero desde já agradecer aos 2 pela ajuda! 

Eu gostava de aplicar caracóis neste aquário, mas o problema é o que referi em cima, os mesmo é destapado e nao tem resistencia, visto até hoje nunca ter precisado de a colocar. Já tenho este aqua a 1 ano e os red cherry sempre se deram bem com temps entre os 17cº e os 22cº. 

Agora par ter os caracóis tenho de comprar uma resistência e mandar tapar o aquário, senão ainda corro o risco de eles me saltarem fora e andarem pela casa ahahah xD

 Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bernardo

Não precisas de uma resistência para os caracóis,e o aquário ser

destapado não há mal algum nisso,os caracóis não vão sair,já as

Neritinas,essas talvez dei uma volta por fora,de vez em quando,e

podem não dar com o regresso ao aquário,e a sim morrerem,eu

tenho Planorbis nos meus aquários,e sei que ao mais pequeno

descuido eles começam a desovar que nem malucos,mas para

mim isso ate não me preocupa uma vez que eu ate gosto muito

de os ver nos aquários,e foi pelo motivo de eles desovarem muito

que eu te disse que talvez as Neritinas fosse melhor,foi só isso,

mais nada.

Abraços : Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro, 

Sim sim comprendo! Obrigado mesmo por me estares a ajudar na melhor solução. 

O meu medo era mesmo eles fugirem do aqua xD 

Então sem resistencia aconselhas os Planorbis? Eu no aqua dos peixes, lá está como tem resistencia, tem ambularias, que elas com agua a temperatura ambiente ou fria nao se dão bem. 

Os caracóis nao comem as crias de camarão pois não? Como eles andam os dois pelos vidros xD 

Obrigado mais uma vez Alvaro e cumps aos 2 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bernardo 

Não os caracóis não comem os pequenos camarões,a não ser

que morra algum,isso ate os camarões lá vão petiscar no morto,

eu já tenho visto camarões a comerem caracóis,e claro que por

algum motivo o caracole morreu,e eles vão lá comer.

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais