Como começar nos ciclideos


Pedro Faria

Recommended Posts

Praticamente com o material todo e ainda não enchi o aquário da sala mas como tinha o aquário de 60 coloquei umas rochas para ver o efeito, enchi com agua e liguei o eheim350 e até gostei do efeito. Entretanto conheci um grande bacano que me convidou para ir lá a casa e no fim de semana lá fui eu ver uns aquários. A pessoa em causa tem 40 anos disto e deu-me umas boas dicas que vou ter muito em conta e algumas já pus em pratica e correu pelo melhor por enquanto. Então agora vou levar peixes e ponho aonde os peixes i disse-lhe que já tinha os produtos para a agua e filtro e tinha de fazer o ciclo do azoto. Resposta dele foste gastar dinheiro nisso para que, as lojas e as marcas querem é vender e deu-me as dicas de como eu fazer. Lá vim para casa já de noite e fiz serão já com os peixes numas caixas. Acabei de montar o aqua de 60 e peixes lá para dentro e estão bem porreiros e de boa saude.

Deu-me uns 15 peixes, para ele ciclideos é tanganika. Mas eu com o stress e pouco conhecimento explorei pouco algumas outras espécies que lá tinha mas já tinha algumas ideias do queria e veio similis e juli transcriptus. Os similis nem apanhou nenhum com a rede, jogava a mão a uma concha tirava para fora e punha na caixa com a agua e eu inocente disse-lhe então e os peixes e ele responde-me os peixes estão ai dentro das conchas, vais levar isso assim e poes as conchas assim dentro do teu aquário e assim fiz  Deu -me 4 regani que eu não estava na ideia pois tinha lido que eram dos mais agressivo dos julis e um tamanho mais apreciável mas lá vieram comigo. 

Como estava assim ficou. Que acham para principiante

DQb3HLIB_o.jpg

 

As fotos ficaram uma grande treta mas foi o que se arranjou

g7ytSRyw_o.jpg

OCmDaogs_o.jpg

3pIpKchw_o.jpg

StvImf5x_o.jpg

 

Fiz tudo como me disse e foi só colocar as conchas na frente do aquário pois tinha posto só rochas e ficaram 2 na caixa que apanhei e coloquei no aquae foi esperar quantos saiam de dentro e qual não foi o meu espanto quando vejo um minusculo que só se via 2 pontos pretos mas nunca mais o vi e não sei como ele come, se o conseguir captar numa foto posto aqui, tem dias de nascido de certeza! Eles parecem que gostaram da estadia e já querem criar. Mas eu queria estas 2 especies no aquario da sala. Não será mau estar a mudar  outra vez.

 

e ficou assim

Slj3DyLU_o.jpg

otOg87n4_o.jpg

lPzeoZi3_o.jpg

NbXIYUir_o.jpg

q3nZil6T_o.jpg

N4sgoEib_o.jpg

Slj3DyLU_o.jpg

os regani ao vivo são muito bonitos

7Y9qhYRU_o.jpg

MD4nhZi4_o.jpg

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os reganis com os similis nesse aquário de 60 cm vão papar os alevins, e difícil a criação. No da sala que ainda não está montado talvez não aconteça isso, depende do layout que fizeres na sala.
Nesse de 60 estás a dar muito espaço aos reganis, pela quantidade de pedras, tens de pôr menos. Uma ponta às pedras na outra as conchas...
Como o colega disse, gastares dinheiro em acondicionadores é dispensável, contudo depende da água que tens na zona de residência. Sou sincera, eu não utilizo e não tenho problemas, deixo repousar a água em garrafões 24h, o cloro que contem evapora, os metais pesados ficam no fundo do garrafão, a opção é deixar alguma água no fim garrafão, portanto não utilizar toda, percebes?
Mas obviamente que fica ao critério de cada um, "faz o que eu digo mas não faças o que eu faço " um provérbio muito conhecido que se aplica neste caso, como moderadora tenho de aconselhar, não quer dizer que o faça, também vai da experiência de cada um no hobby. ;-)

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Como a Vera disse, faz o que eu digo, não faças o que eu faço.

A espécies que aguentam bem o tratamento que lhes deste, como foi o caso. NO caso de lojas, o unico pormenor que podes não ter em conta é o tempo que os peixes estão na loja e a sua origem.  Peixes que proveem da Europa de Leste, por exemplo, ao chegarem a loja tem na sua "rodagem" talvez uma semana de viagem desde o produtor até a loja, e se forem vendidos corremos mais riscos ao introduzi-los nos nossos aquários. 

 

Quanto a esse aqua, gosto do layout, simples e pratico. Desculpa não conseguir dar muitos mais conselhos, mas a experiência nesta área é 0 :P vamos aprendendo por osmose

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos e obrigado pelas dicas. 

Os regani estão sós, tenho no de 60 porque não tinha mais onde os por é os transcriptus e os similis e pelas fotos dá para ver, depois quero mudá-los para a sala  e colocar só os regani no de 60 e ver no que dá, a grande vantagem pelo que ele me disse é de terem nascido lá em casa e parece-me que se adaptaram bem aqui em minha casa.

Quanto aos parâmetros não dei seguimento ao tema mas penso ter sorte e não precisar de nenhumas alterações e acabei por nunca mais ver mas vou verificar de novo e não entrar em excesso de confiança.Quando verifiquei dava Ph entre 8 e 9, Gh 16, Kh 16 mas penso que baixou ligeiramente, NO2 0,5, NO3 25 e eles vieram de uma agua de rede menos dura da que tenho aqui em casa.

há 1 hora, Ricardo José disse:

A espécies que aguentam bem o tratamento que lhes deste

Mas eu dei deu-lhes um excelente tratamento :my_smile:

Com o aquario da sala já o podia ter cheio e tenho andado ás voltas com layout. Já o estive assim mas depois já mudei, tb experimentei tudo rocha da parte de trás e chei de conchas da parte da frente das rochas e gostei de ver. Não será  o ideal?

y9ZtvCfx_o.jpg

9Skvbwwt_o.jpgxBup32Jf_o.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens MP. Depois explico melhor o que deves fazer, fiquei foi sem perceber bem, onde tens os similis e os transcriptus .... Dizes que os regani estão sozinhos, olha estou confusa se calhar é do cansaço, já não consigo raciocinar.

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens os nitritos a 0,5, deviam estar zerados, significa que o ciclo do azoto não está completo. Os nitritos são tóxicos para os peixes, deves fazer uma tpa de 20 a 30%. E medes novamente os nitritos.
Quanto ao layout da sala está porreiro, quem devia ir para lá eram os regani, porque crescem mais e em termos de agressividade são menos calmos que os transcriptus.

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz outro teste e baixou para 0,1-0,2, o Ph 8-9, Gh 19, Kh 14 e No3 25 isto no de 60 e ainda não fiz nenhum TPA devido ao pouco tempo de funcionamento mas vou retirar um bocado e repor com nova agua para ver se altera alguma coisa, mas sem nenhumas mexidas penso estar já bem razoável. O eheim350 tem a seguinte configuração:

- Filtragem mecânica - eheim Mechpro 120508080523.jpg

- uma camada de fibra filtrante Eheim Fix que separa a filtragem mecânica da biológica 120508070517.jpg

- filtragem biológica com siporax da sera csm_9427-08472_-int-_sera-siporax-profes

- uma camada de lã branca para filtragem mais fina 120507030500.jpg

- em vez do carvão activo coloquei uma camada de removedor de amoníaco da fluval A1486_Fluval-Ammonia-Remover-1600g_1w300

 

Tentei fazer como a eheim recomenda para os filtros 120822030830.jpg

No fluval 306 fiz a seguinte configuração:

- No 1º cesto coloquei eheim mechpro dum lado e fluval prefilter do outro e por cima as duas esponjas que trazia de 10 e outra de 20 dpi

- No 2º cesto  pus eheim fix no fundo para separar e por cima coloquei dum lado sera siporax e do outro fluval biomax até encher

- No 3º cesto  pus dum lado siporax uma camada de lã filtrante que trazia e 1 saco de carbo activo do outro lado biomax, lã filtrante e um saco de removedor de amoniaco

Que achas?

 

 

Editado por Pedro Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os regani podia juntar com os similis no da sala?

Ontem acabei por encher o da sala e está a bombar a fazer o ciclo. O filtro é super silencioso, ás vezes fico naquela  se o aqua está a funcionar. Este é o resultado, acabei por optar por este layout gostei do efeito e achei melhor aproveitamento no comprimento para cada uma das espécies

t_7iI1_csJc.jpg

https://openload.co/embed/uB-uWGEXq0U/V71127-211130[1].mp4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

apesar de estar giro o layout acho que vais ter problemas com os territórios porque assim não tens territórios definidos.

O que devias fazer era num lado meter rochas e no outro conchas alguma plantas entre os territórios por exemplo.

Tive ocellatus com transcriptus  e mesmo com os territórios definidos quando começaram a criar os dois ainda andaram à luta tendo a femea transcriptus arrancado um bocado do labio do macho ocellatus (mais tarde voltou a sarar). 

Por isso tendo as pedras todas por trás e as conchas à frente para alem de estarem proximos as julies vão achar que é quase tudo territorio e ( se não arranjares problemas antes) quando começarem a criar uns ou outros vai haver muita disputa

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sammy,

Obrigado pela tua opinião. Eu inicialmente e como foto atrás coloquei rochas dum lado e conchas doutro e achei porreiro, também experimentei com rochas nas pontas e conchas ao meio, esta foi recomendada e depois experimentei como está agora e achei porreiro e enchi-o mas nada que não se resolva esvaziando até meio e fazer de novo. Como no de 60 tinha só posto rochas e entretanto como tinha trazido os similis e coloquei as conchas á frente e coloquei os transcriptus e está a correr bem pensei que era boa opção mas vou ponderar voltar ao layout inicial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim, acho que as conchas no meio também não iria resultar muito bem pelas mesmas razões, territórios muito próximos

Não digo que tenha que ser como está inicialmente. Acho é que devia haver um grande monte num dos lados e as das conchas no outro ( até podem mais juntas, pesquisa por tanganyika lake shells no google para teres ideia).

Podes no "lado das conchas" meter uma pedra ou duas com alguma planta por exemplo. É importante é haver uma "quebra" ou parte sem nenhuma rocha (pode ter plantas) para definir territórios.

No de 60 cm vais ter quantas espécies?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquário de 80 cm?

Se pesquisares no google encontras algumas respostas para as tuas dúvidas. Pelo que tenho lido não. O aquario é demasiado pequeno. Aconselham a um aquário com essa dimensão a só ser um casal.  

Daí a importância dos territórios bem definidos. Podes tentar arriscar mas tens que estar atento e no caso de algum formar casal os excedentes terão que sair.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim é possível mas vai estando atento.

Em relação ao de 60 é possível manter uma espécie ( eu tenho assim) mas claro que depende da espécie. Que tens em mente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer a pergunta novamente para ver se alguém responde. Posso colocar os regani com os similis?

No de 60 estava pensando só uma espécie.

Boas, podes sim, já tinha dito acima. 

Agora como o Sammy disse, tens de ter território bem defendido para uns e para outros. Disse-te também, rochas num extremo e conchas no outro. 

Tu por acaso já leste o tópico do meu aquário nesta área? 

Todas as espécies inclusive as do Sammy já as mantive. Portanto acho que será uma leitura proveitosa, com opiniões de entendidos na matéria e tudo documentado. 

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de mudanças, tirei metade da agua, tirei tudo e fiz de novo (não é a mesma cena sem agua) e coloquei rochas dum lado e conchas doutro com umas plantas a delimitar o território e penso já não mexer muito pois na sala e com agua dentro  e braços até acima encharquei 2 toalhas para fazer de novo. A agua ficou toda turva de novo mas está a limpar, depois tiro foto para se ver como ficou.

No de 60 andam 2 trancriptus um atrás do outro e não estou a gostar daquilo, o outro transcriptu anda na boa é o mais corpulento. Serão 2 machos e 1 fêmea querem formar casal e querem afastar o outro? è que um anda só escondido no termostato e nos tubos para o outro não o ver e quando se encontram foge do outro.

Quanto aos similis tudo na boa mas algumas divisões, deve ser mais que duma família, um adulto foi mais afastado pelo outro pois existem uns quantos juvenis. O pequenino fui encontrar já morto para muita pena minha pois era mais um a crescer em minha casa. Que teria acontecido, foi sugado ou outra coisa qualquer. Foi a partir dai que o outro foi mais afastado.

IowklNi3_o.jpg

WZsHcEYK_o.jpg

Ainda o vi uma vez no aquário mas ele entrou logo numa concha e nunca mais o vi a não ser agora, fiquei mesmo com pena de não ter sobrevivido.

Este é outro também ainda pro pequeno mas já se orienta bem

skfFGmnD_o.jpg

zq8JETvT_o.jpg

NDXRAUyO_o.jpg

rAekT774_o.jpg

T2TdtLN1_o.jpg

3ADnd8mH_o.jpg

lHtUQTSA_o.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



No aquário de 60 cm, tens as pedras em linha por quase todo o aquário, se não se estamos a dar bem tens de dividir os territórios, no meio do aquário tiras uma quantas pedras, não precisas retirar água nenhuma é chegar lá e ajeitar.

Quando queremos encher um aquário e não queremos que a água fique turva colocamos papel de jornal a tapar o fundo todo, e enchemos devagar.

Outra coisa, retirás-te a água toda do aquário da sala para fazer as mudanças e reaproveitas-te-a ou encheste com água nova?

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa, devias abrir um tópico novo, para um ou para outro aquário, estar-se aqui a falar dos dois ao mesmo tempo suscita alguma confusão.

Preenches e fazes copy paste do setup,
Está aqui explicado como:

http://www.aquariofilia.net/forum/applications/tapatalk/index.php?/topic/250845-Descrição-de-Setup---Aquário-de-água-doce#entry1377929

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua voltou a mesma toda lá para dentro pois está a 1 semana em ciclagem e penso ser cedo para TPA.
Nesse caso se está em ciclo gem demora mais duas a três semanas a estar o ciclo completo, os nitritos e amónia têm de ficar zerados como já disse também. Daí se calhar a morte dos similis.
Os peixes só deviam ter entrado com o ciclo completo.

Volto a pedir-te para teres os aquários em tópicos separados para te puder ajudar melhor. Cria um tópico novo para o aquário de 100cm da sala.

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Boas.
Como é que vai este aquário?
 
X2

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais