Como começar nos ciclideos


Pedro Faria

Recommended Posts

Pedro ausentei-me mas estou cá outra vez, eu parece-me que a tua leitura está correta e aproximada. Coloca depois os valores no próximo post.
Quanto às cascas de caracol, podes usar as da primeira foto sem problema. Segunda foto- segundo saco do lado esquerdo tb são boas, do saco mais á esquerda parecem búzios, se forem gordos e pouco afonilados podes usar mas para mim são segunda escolha. Os da terceira foto, coluna de baixo são búzios, mas não os acho seguros.
Manda novidades.

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas. Também tenho estado ausente e pelos vistos a infringir as regras do forum pois não fiz a apresentação no forum mas tal não me era possível sem aquário. tenho andado pela net a ler muito para me enquadrar melhor na temática do hobby. Pensei que era só eu que tinha preguiça mas aqui no forum o pessoal tb o é para vir responder a alguma duvida e eu tenho muitas. Provavelmente elas já estão em algum lado respondidas mas há situações que vão ficando desactualizadas sejam elas por ex a nível de iluminação ou até de filtragem. Compreendo a repetição das perguntas mas penso que todos passamos por esta fase (ninguém nasce ensinado) e já li relatos no forum de pessoal antigo com muitos stresss no inicio, e se eu tenho que ficar a saber das cenas por minha conta o registo no  forum pouco ou nada me serve a não ser que eu queira vir aqui promover o meu aquário. Isto não é estranho para mim pois até os forum de sexo estão em crise!

Fiquem bem

Saudações aquáticas

Editado por Pedro Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podiam-me explicar as diferenças das diferentes bombas? 

-Bomba de ar

-Bomba de circulação

-Bomba de retorno

No caso de aquário de ciclideos do lago tanganika irei precisar de alguma delas e qual a mais indicada para 120l

 

Em relação aos filtros externos com qual ficava mais bem servido

-JBL CristalProfi e901 green 12/16

-Sicce SpaceEko+300 16/22

Quanto aos aquecedores estou em duvida entre estes dois. Qual a vossa opinião

-JBL ProTemp S-150w

-Eheim Thermopreset-constant heater-150w

Editado por Pedro Faria
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Também tenho estado ausente e pelos vistos a infringir as regras do forum pois não fiz a apresentação no forum mas tal não me era possível sem aquário. tenho andado pela net a ler muito para me enquadrar melhor na temática do hobby. Pensei que era só eu que tinha preguiça mas aqui no forum o pessoal tb o é para vir responder a alguma duvida e eu tenho muitas. Provavelmente elas já estão em algum lado respondidas mas há situações que vão ficando desactualizadas sejam elas por ex a nível de iluminação ou até de filtragem. Compreendo a repetição das perguntas mas penso que todos passamos por esta fase (ninguém nasce ensinado) e já li relatos no forum de pessoal antigo com muitos stresss no inicio, e se eu tenho que ficar a saber das cenas por minha conta o registo no  forum pouco ou nada me serve a não ser que eu queira vir aqui promover o meu aquário. Isto não é estranho para mim pois até os forum de sexo estão em crise!
Fiquem bem
Saudações aquáticas
Pedro, não percebi este teu post, tenho-me disponibilizado para te ajudar, pelos menos no que sei, tenho africanos á 7 anos, é tb não nasci ensinada, ensinaram-me, especialmente tive a sorte de ter dicas de um grande mestre dos Ciclideos Africanos, o meu amigo José Bentes, bem sei que hoje em dia com o Facebook é afins é complicado, á menos frequência nos fóruns, mas estamos cá alguns resistentes e gostamos de ajudar.

Alguém te chamou a atenção por não te apresentares? Podes-me identificar administrador ou moderador, alguém foi incorrecto contigo? Gostava de saber, senão te importas.

Outra coisa particularidade do teu post foi comparares um fórum com 15 anos de história com um suposto fórum de sexo e afins, é que muito sinceramente não frequento, portanto não sei avaliar a tudo que diga respeito. Conheço e frequentei fóruns de aquariofilia, todos os portugueses e alguns estrangeiros, é neste momento ao que saiba, só dois é que estão por cá ainda a dar cartas....

Agora, como deves compreender, todos moderadores e administradores trabalham, têm vida pessoal e estamos todos aqui nas horas vagas, enquanto podíamos estar a dar mais atenção á família, aos filhos, mas te garanto que estamos voluntariamente, sem ordenados, e SEMPRE na perspectiva de ensinar-mos, aconselhamos naquilo que é a nossa paixão e naquilo que sabemos.

Portanto a resposta ou respostas podem não ser imediatas, mas são o mais rápidas possível...

Este meu post não é para te repreender, não é uma crítica maldosa mas é a minha opinião sincera e é uma opinião muito, mas muito construtiva.

Se tiveres algum problema cá estarei para te ajudar e aquilo que eu não me sinta á vontade para te esclarecer, tudo farei para que te seja respondido por alguém com mais conhecimento na matéria.

Portanto, adiante, por mim está tudo bem e vai continuar a estar, vou ler o teu post a seguir ao meu jantar e logo respondo às tuas dúvidas, se ficou alguma por responder atrás não foi propositadamente, podes então relembrar-me alguma coisa que me tenha esquecido de responder.

Vou demorar um bocadinho a responder, porque como vês, tenho de ir fazer o jantar e almoço de amanhã, portanto, quando estiver despachada volto aqui, até já!!

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro e Vera.

Em primeiro lugar, Pedro tem calma (quanto a apresentação não és o único, eu não a fiz e pelo mesmo motivo do que tu) e se alguém te chamou a atenção por isso ignora. Vera desculpa a "má educação" da minha parte, mas acho que compreendes o porque de dizer para ignorar.

O pessoal vai respondendo a medida do que sabe, e como refere a Vera, o pessoal tem mais vida além do Forum, por isso dá um desconto.  Aqui faço a minha mea culpa, vi o teu post no dia que colocaste, mas na altura estava a trabalhar e não tive oportunidade de responder e entretanto passou-me. Também reconheço que tenho que alterar a minha frequência de passagem cá no forum, assim como a minha postura para mais activa dentro dos meus conhecimentos. 

O Forum tem-se aguentado muito bem (é quase maior de idade), tem sobrevivido a outros foruns, a facebooks (apesar de na minha opinião ser não ser comparável). Para mim continua a ser um optimo lugar de pesquisa, contem imensa informação, alguma repetida, outra que peca por escassa, por falta de fundamento cientifico, e muitas vezes o que resulta com uma pessoa não resulta com outra. Mas, para obter informação "base" para mim continua a ser um bom lugar de acesso e com jeito, consegues tirar as duvidas. 

Fazes bem em continuar a ler o máximo de informação, convém é seres selectivo nas fontes. Isto porque a muita coisa que resulta da experiência pessoal e normalmente não lemos os erros que o pessoal faz. 

 

Posto isto, Podiam-me explicar as diferenças das diferentes bombas? 

-Bomba de ar - Serve para aumentar a taxa de oxigénio disponível no aquário. Podes usar uma boma ou colocar a entrada de água acima da coluna e aumentar dessa forma a troca, pensa por exemplo num filtro de mochila. Se por acaso o aquário tiver pouco oxigénio vais observar os peixes a superfície a dar goles....

-Bomba de circulação - Se não estou em erro referes-te as bombas que se colocam dentro do aquário, o objectivo é criar correntes na coluna de água. A espécies de peixes que gostam\preferem outras nem por isso. No caso dos ciclideos não te sei responder se gostam ou não. Chamo-te a atenção que se colocares uma muito forte, podes causar a exaustão dos animais, que vão estar constantemente a se mexer e gastar muita energia.

-Bomba de retorno - Penso que é uma bomba que serve para colocar água no aquário, se tiveres uma sump será esta a bomba que irá colocar a água filtrada no aquário. compensando a diferença de altura entre a sump e o aqua. Os filtros externos já trazem uma bomba que efectua esta transposição.

No caso de aquário de ciclideos do lago tanganika irei precisar de alguma delas e qual a mais indicada para 120l Penso que a necessitares será da de ar e da de circulação. Mas espera pela resposta da Vera.

 

Em relação aos filtros externos com qual ficava mais bem servido -Não conheço nenhum dos dois pelo que fui ver as características dos mesmos. Sendo que ambos são muito parecidos, não consigo percebe é se o JBL dá para controlar o caudal, algo que parece existir no Sicce. Pelo que  se der para controlar o caudal a minha escolha seria o JBL, por uma questão de consumo (JBL 11 W  vs  Sicce  14W). Ai escolhe o que o for melhor para o teu orçamento. 

Relativamente aos aquecedores acho-os extremamente parecidos. Já vi boas reviews de ambas as marcas pelo que ai digo-te vai pelo que te inspirar mais confiança.

  • Votar + 1

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera, Folgo em ouvir-te. Boas Ricardo e obrigado pelo teu esforço.

Está tudo bem comigo, foi só um desabafo pois gostava do pessoal participar mais nos tópicos, pelo menos o pessoal da casa que está cá todos os dias. Quanto ao comparativo é por isso mesmo, mas adiante...

Como tinha citado atrás tinha arranjado um eheim 2215 já com uns bons anos mas nos últimos anos estava parado, só que fiz contas e para o pôr como gostava e precisava iria que gastar o preço dum novo, dai estar pensando adquirir um novo para arrancar em principio sem problemas na filtragem. Posso passar a explicar, mesmo comprando um kit da eheim (mais económico) com as massas filtrantes iria para perto de 50€ mais 3 metros de tubo pois este está um pouco rijo devido aos anos sem uso por perto dos 10€ e ainda as ventosas que nenhuma segura por cerca de 10€??? e mais um tubo rigido para ligar a saida 8/9€  e esperar que mais nada viesse a acontecer dai a opção. Quanto a valores consigo todos dentro dos mesmos numeros JBL 901 900l/h 79€, sicce 300 900l/h 85€, fluval 206 780l/h e 10W 73€. Pelo que li já estive mais inclinado para o jbl, o sicce está a ter bom feedback mas por cá, lá fora pouco ou nada se fala e não se encontram aos pontapés, o novo fluval tem muito bom feedback internacional e é fácil arranjar material. Quanto ás bombas estou ainda muito a leste. Quanto aos aquecedores o melhor é comprar os dois e testar a duração. Ainda não montei um e já estou com ideias de vir a montar um outro e penso ficar por aqui, digo eu. Tenho ai uns negócios em vista que depois posso comentar por aqui.

Editado por Pedro Faria
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol 

 

Se achas que ficas pelos 2, estas enganado (eu neste momento, tenho 3 aquários, um montado e 2 emprestados também montados)..... A uns anos fiz um questionário cá no forum, a média de aquários era 4 e a moda 2 :P Por isso ias estar na moda a pender para a média.

Se arranjares as coisas para o eiheim é igual a um novo, a opção é mesmo tua. Quanto aos aquecedores já ficas com um para o segundo aquário.

Editado por Ricardo José

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/10/2017 at 12:39, Pedro Faria disse:
Podiam-me explicar as diferenças das diferentes bombas? 
-Bomba de ar
-Bomba de circulação
-Bomba de retorno
No caso de aquário de ciclideos do lago tanganika irei precisar de alguma delas e qual a mais indicada para 120l
...

Então vamos lá, Bomba de ar é um aparelho que serve para oxigenar a água, e serve por exemplo, para quando tens um peixe doente e estás a tentar cura-lo com algum tratamento, ou quando por exemplo tens um pico de amónia e como é tóxico, para além da TPA que deves de fazer logo de seguida, podes usar a bomba de ar para oxigenar também a água. Bomba da ar, é aquilo que as pessoas utilizam para fazer umas bolhinhas entre decorações com fins estéticos e porque acham engraçado, eu sinceramente não gosto, só utilizo em condições menos boas quer de parâmetros quer em casos de doenças.

Bom de circulação, serve como o nome diz para ajudar na circulação da água por todo o aquário, convém haver uma boa circulação, em caso de necessidade podemos usar este aparelho, imagina que tens um filtro que é curto para o teu aquario, não é suficiente na filtragem, não tem um caudal de saída suficiente, tens o aquário com uma película gordurosa, com a bomba de circulação consegues ter uma boa circulação/movimentação de água, às vezes a saídas dos filtros não estam por opção direcionadas para a superfície da água do aquário, ou porque não podes colocá-las nessa posição por exemplo.

Já vou explicar o que é um inflow e um outflow mais á frente....

Bomba de retorno, é mais para bombar a água, por exemplo se tens um aquário com uma sump, fazes uma TPA, é quando a água atinge um certo nível a bomba vai-te repor a água que retiraste, da sump para o aquário, estás a perceber?

Eu cá em casa tenho uma, senão estou em erro de 2500l/h, usava porque tenho um móvel com dois espaços para aquarios de 80 CMS, e estão a 1.60m + - do chão, o nível da água deve estar por volta do 1.8m do chão, então quando queria fazer as tpa's, retirava a água do aquário e quando era para repor, tinha aquilo ligado, o que permitia que a a água do chuveiro da casa de banho viesse para o meu quarto com uma mangueira, obviamente, e subisse para dentro do aquário sem problema, estás a ver ou não???

Já respondo ao resto, que já me esqueci, estou no Tapatalk a responder e não vejo o teu post por completo, já continuo.

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ricardo José disse:

Boas Pedro e Vera.

.....

 

Posto isto, Podiam-me explicar as diferenças das diferentes bombas? 

-Bomba de ar - Serve para aumentar a taxa de oxigénio disponível no aquário. Podes usar uma boma ou colocar a entrada de água acima da coluna e aumentar dessa forma a troca, pensa por exemplo num filtro de mochila. Se por acaso o aquário tiver pouco oxigénio vais observar os peixes a superfície a dar goles....

-Bomba de circulação - Se não estou em erro referes-te as bombas que se colocam dentro do aquário, o objectivo é criar correntes na coluna de água. A espécies de peixes que gostam\preferem outras nem por isso. No caso dos ciclideos não te sei responder se gostam ou não. Chamo-te a atenção que se colocares uma muito forte, podes causar a exaustão dos animais, que vão estar constantemente a se mexer e gastar muita energia.

-Bomba de retorno - Penso que é uma bomba que serve para colocar água no aquário, se tiveres uma sump será esta a bomba que irá colocar a água filtrada no aquário. compensando a diferença de altura entre a sump e o aqua. Os filtros externos já trazem uma bomba que efectua esta transposição.

No caso de aquário de ciclideos do lago tanganika irei precisar de alguma delas e qual a mais indicada para 120l Penso que a necessitares será da de ar e da de circulação. Mas espera pela resposta da Vera.

.....

Ora entretanto já vi os vossos post's, e decidi ligar o pc, senão não me safo....:default_naughty:

Num aquário como disseste não precisas de nenhuma bomba. nem de retorno, nem de circulação( pelos vistos até estas disposto a comprar um filtro novo) nem de de retorno..Só uma nota, a bomba de circulação realmente com certas espécies de peixes não é a melhor escolha, tudo depende....Num aquário de tang's com essas dimensões não precisas de gastar dinheiro nestas coisas.

Quantos ás bombas está tudo dito.

PS.: Ricardo, obrigada pelos teus post's, obviamente que são os membros que fazem o fórum, e era do meu gosto ver esta área dos Africanos com mais participação portanto precisamos da vossa ajuda e de todos os outros para movimentar a área, agradeço a vossa participação, e também gostei deste tua frase "Também reconheço que tenho que alterar a minha frequência de passagem cá no forum, assim como a minha postura para mais activa dentro dos meus conhecimentos. " Vá não sejas preguiçoso e aparece mais vezes, vamos lá mudar, estás sempre a tempo e como vez o pessoal agradece!!!! :my_tongue:  :my_shy: Especialmente o Pedro.

Continuando para a filtragem, vou ler com mais atenção.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/10/2017 at 12:39, Pedro Faria disse:

....

Em relação aos filtros externos com qual ficava mais bem servido

-JBL CristalProfi e901 green 12/16

-Sicce SpaceEko+300 16/22

Quanto aos aquecedores estou em duvida entre estes dois. Qual a vossa opinião

-JBL ProTemp S-150w

-Eheim Thermopreset-constant heater-150w

 

há 2 horas, Ricardo José disse:

Boas Pedro e Vera.

.....

Em relação aos filtros externos com qual ficava mais bem servido -Não conheço nenhum dos dois pelo que fui ver as características dos mesmos. Sendo que ambos são muito parecidos, não consigo percebe é se o JBL dá para controlar o caudal, algo que parece existir no Sicce. Pelo que  se der para controlar o caudal a minha escolha seria o JBL, por uma questão de consumo (JBL 11 W  vs  Sicce  14W). Ai escolhe o que o for melhor para o teu orçamento. 

Relativamente aos aquecedores acho-os extremamente parecidos. Já vi boas reviews de ambas as marcas pelo que ai digo-te vai pelo que te inspirar mais confiança.

 

há 2 horas, Pedro Faria disse:

....Como tinha citado atrás tinha arranjado um eheim 2215 já com uns bons anos mas nos últimos anos estava parado, só que fiz contas e para o pôr como gostava e precisava iria que gastar o preço dum novo, dai estar pensando adquirir um novo para arrancar em principio sem problemas na filtragem. Posso passar a explicar, mesmo comprando um kit da eheim (mais económico) com as massas filtrantes iria para perto de 50€ mais 3 metros de tubo pois este está um pouco rijo devido aos anos sem uso por perto dos 10€ e ainda as ventosas que nenhuma segura por cerca de 10€??? e mais um tubo rigido para ligar a saida 8/9€  e esperar que mais nada viesse a acontecer dai a opção. Quanto a valores consigo todos dentro dos mesmos numeros JBL 901 900l/h 79€, sicce 300 900l/h 85€, fluval 206 780l/h e 10W 73€. Pelo que li já estive mais inclinado para o jbl, o sicce está a ter bom feedback mas por cá, lá fora pouco ou nada se fala e não se encontram aos pontapés, o novo fluval tem muito bom feedback internacional e é fácil arranjar material. Quanto ás bombas estou ainda muito a leste. Quanto aos aquecedores o melhor é comprar os dois e testar a duração. Ainda não montei um e já estou com ideias de vir a montar um outro e penso ficar por aqui, digo eu. Tenho ai uns negócios em vista que depois posso comentar por aqui.

JBL CristalProfi e901 green 12/16

Performance: 900 l/h
Watt: 11 W
Volume: 7.6 L (volume disponível para as matérias filtrantes)
Volume packaging: 28.040 l
Gross weight: 6020.000 g
Net weight: 5130 g
Weight factor: 1000
Size(l/h/w): 240/410/285 mm

tenho cá dois desses JBL 900, são os anteriores ao e901, se consegues pelo preço que disseste é de apostar, os meus têm controle de caudal, são praticamernte iguais a esses os e901, os e902 são os mais recentes, também pode ser uma opção, como são mais recentes, são mais caros que os e901.

JBL serie 900; e901 e 902 são filtro em que a relação preço qualidade é muito boa.

Como te disse cá em casa tenho 2 mais um e701, portanto não te posso dizer mal , dos JBL, nunca falharam, não deram problemas, e duram, tenho 2 há 7 anos e um á 4anos, portanto fazem o seu trabalho. Os 900l estão num aquario de tang's e noutro plantyado que desmontei á 7 dias, para montar outro aquário maior.

Lê bem as caracteristicas, importante é o vuolume dos cestos, a potencia para poupares energia que as contas da EDP doem...certo?

 

Sicce Space Eko+ 300 16/22

CARACTERITICAS TÉCNICAS

  • Caudal 900 l/h
  • Consumo 14W
  • 3 Cestos Volume: não consegui confirmar o volume (volume disponível para as matérias filtrantes)
  • Para aquários até 300 L
  • Materias filtrantes incluidas.
  • Mangueiras e acessórios incluidos
  • Encaixes 16/22 mm

Acabei de comprar um Sicce Whale 350, estou confiante é é para um aquario de 182L brutos, esta marca em termos de relação de preço/qualidade, parece-me ser interessante, está a establecer-se no mercado portugues, é uma marca italiana, o material gostei, parece ser resistente, em termos de perfomance e ruido ainda não te posso dizer que ainda não experimentei, ainda não montei o aquario. Mas do que vi, gostei inclusivê preço, comparando com indentico da JBL, Eheim e fluval, é mais barato.

O facto de não ser uma marca de nome, no estranjeiro, é compreensivel, afinal Fluval, Eheim e JBL estão há anos no mercado nacional e internacional, portanto , não é preciso dizer mais nada.

Para mim em questão de filtros, FLUval é o topo, depois em 2º vem a eheim, em terceiro vem a JBL, são marcas já estabelecidas, records de vendas, e a minha opinião vale o que vale, há quem ponha a eheim em primeiro lugar, e são boms, não digo o contrário...

Pegando no eheim, porque tens aí um usado....

Eheim 2215, agora o que substitui este é o: 

EHEIM classic 350

Caudal de saida 620L/h

EAN 4011708220658
Article No. 2215010
UPC (-)
For aquariums of about. 120.00 l
For aquariums up to approx. 350.00 l
Pump power (50 Hz) per hour of approx. 620.00 l/h
Pumping head approx. (H max at 50 Hz) 1.80 m
Power(50 Hz) to 15 watt
Filter volume 4.00 l
Container volume 4.80 l
Height 370.00 mm
Dimensions in Ø 185.00 mm
Installation height 180.00 cm
Voltage 230 volt
Standard power plug EUR
Packing 1 Part (s)
Packing dimensions(Width) 29.00 cm
Packing dimensions(Height) 41.00 cm
Packing dimensions(Depth) 21.00 cm
Hose Ø Suction side(inside) 12.00/16.00  mm
Hose Ø Druckseite(inside) 12.00/16.00  mm
Freshwater yes
Sea water yes

 

Fluval 206 External Canister Filter Review

Caudal de 780 L/h 

Circulação do filtro 450L/h -  Flow rates were measured with intake and output hoses ( flexible hollow tube designed to carry fluids from one location to another.) of the same length and without media

Watt: 10 W

Volume: 4.6 L (volume disponível para as matérias filtrantes)
 

The well established and renowned brand Fluval is a part of the Hagen group of fish keeping products and in 2013 they have yet again surpassed themselves with a fantastic range of external canister fish tank filters. The entry-mid level model in this range featuring a flow rate of 780 L/H (206 US GPH) and boasting the ability to filter aquarium up to 200 litres (45 US Gallons) is the 206 model.

fluval-206-box

Building on the success of Fluval 205 filter, this filter provides enhanced functionality and filtration performance that creates the cleanest, healthiest aquariums ever. The Fluval 206 external canister filter delivers many practical benefits including better filtration, less maintenance frequency, faster setup, and quieter operation.

Key features of the Fluval 206 external canister filter include:

  • Improved motor hydraulic performance that reduces maintenance frequency, increases flow rates and head pressure
  • Enhanced water filtration performance for cleaner, healthier water
  • Better biological filtration, with the addition of Bio-Foam media
  • Sound-dampening impeller design for 8 to 15% quieter operation
  • Redesigned impeller cover that’s less prone to breakage
  • Re-engineered efficient priming system for easier starting
  • Stronger lift-lock clamps for more secure closure
  • Hose lock nuts improves security

The filter helps make aquarium keeping as easy and worry-free as possible by providing a remarkable range of additional features, including  patented Aqua-Stop Valves for easy hose disconnections, single-motion lift-lock clamps for simple cleaning and maintenance, and multiple removable filtration baskets that are already packed with the necessary media for mechanical, chemical, and biological filtration.

fluval-206-filter

You will have 2 baskets in the Fluval 206 filter to put your media (some filter media is included in the box), which gives you the ability to alter the types of media kept in each tray and allows for ease of maintenance as you can change the media alternately and at different times.

In addition, the filter has a unique square-shaped canister design that holds 35-50% more water than round canister filters of similar size, allowing better water flow through a complex cleansing path that maximizes contact with the filtration media. Suitable for fresh or salt  water aquariums up to 200 L . The flow rate is on the Fluval 206 external canister filter is 780 L/H (206 US GPH).

fluval-206-contents

Box contents of the Fluval 206 external canister filter is:

  • 4 x Foam pads
  • 1 x 70 g carbon
  • 1 x Polishing pad
  • 1 x 120 g BIOMAX
  • 1 x Bio-Foam
  • AquaStop valve assembly
  • Ribbed hosing
  • 2 rim connectors
  • Intake tube
  • Intake strainer
  • Output nozzle
  • 2 rubber connectors
  • Instruction manual
  • Quick start manual

The Fluval 206 external canister filter is everything you could ever need in a filter for your aquarium and is a strong and robust product guaranteed by Fluval for 3 years giving you a good piece of mind that your fish will be in safe hands with this filter.

Todos os filtros perdem caudal de saida com os cestos cheios de materias filtrantes, portanto tens de ter em atenção que os filtros são testados em fabrica, vazios(sem matérias), logo dependendo de marca para marca perdem entre 15% a 50% de caudal.

Pedro mais alguma duvida, tudo esclarecido?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ricardo José disse:

não consigo percebe é se o JBL dá para controlar o caudal, algo que parece existir no Sicce. Pelo que  se der para controlar o caudal a minha escolha seria o JBL, por uma questão de consumo (JBL 11 W  vs  Sicce  14W). Ai escolhe o que o for melhor para o teu orçamento. 

Boas, o JBL 902e, dá para controlar até metade do caudal (mediante o que vem nas instruções) e faz 900L/H, com 11w de potência.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NGE, mas a diferença de preço do 902 é abismal em relação ao 901 pelo menos o valor que o consigo arranjar que é mesmo para despachar e as diferenças penso eu não são nada significativas para o novo modelo, senão repara

https://www.youtube.com/watch?v=-I8HM-6X5eg

Pena não ter legendas mas dá para entender. Já vi que gostas da JBL. Pessoal que tenho tido a oportunidade de falar aconselham-me eheim ou fluval para durar, quanto aos sicce não temos esse feedback de se dizer que se os tem a funcionar á largos anos e sem problemas e boa filtragem pois é uma evoluçao recente da sicce mas parecem boa onda. vou esperar mais um pouco e ver se decido bem.

Obrigado por passares por aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que tive de  fazer uma pausa, mas já estou a tratar de te responder, já agora aguarda não te pires para dormir!!!!:default_juggle: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei se gosto do JBL, adquiri 1. E está à pouco tempo em uso, ainda não deu para ver.
Gosto dos eheim e tenho um que trabalha e bem. O que se estragar, troca-se por peças novas.
Se fosse eu, comprava o 901e (79e, é de aproveitar) e se fosse necessário ia restaurando o eheim, pois 900lh para africanos deve ficar fraco, acho que depende das espécies..

Não entendo quase nada dos ciclideos dos lagos africanos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, NGE disse:

Eu não sei se gosto do JBL, adquiri 1. E está à pouco tempo em uso, ainda não deu para ver.
Gosto dos eheim e tenho um que trabalha e bem. O que se estragar, troca-se por peças novas.
Se fosse eu, comprava o 901e (79e, é de aproveitar) e se fosse necessário ia restaurando o eheim, pois 900lh para africanos deve ficar fraco, acho que depende das espécies..

Não entendo quase nada dos ciclideos dos lagos africanos.

 

Boas José, agora é que não percebi, achas que o e901 pelo preço é de aproveitar, alias como eu, mas depois dizes que 900L/H para africanos é fraco?

Bem, se calhar estou a ver mal as coisas, então ó Pedro o aquário não é de 120l brutos? dispara ai as dimensões para recapitular, já estou cansada e com dores nos custados que estou aqui praticamente desde as 19.30h, fora o dia de trabalho que foi cansativo, não está nada apetecer ler tudo do inicio. comprimento x largura x altura

Pedro lê bem o meu post acima, com calama e olhos de ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era a minha 1ª escolha e juntando este preço espectacular mas agora tenho andado a remoer o sicce tem praticamente as mesmas características e pelo que vi tem o tal regulador de caudal e pode-se ferrar cá fora  sem necessitar de ir ao filtro e parece ser bem robusto dai ter vacilado. Também não desgostei dos fluval mas já li alguns pontos menos bons mas a nível internacional tem uma cotação brutal. Os Hydor tb há quem diga bem da linha profissional. Alguma decisão vou tomar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Pedro Faria disse:

Era a minha 1ª escolha e juntando este preço espectacular mas agora tenho andado a remoer o sicce tem praticamente as mesmas características e pelo que vi tem o tal regulador de caudal e pode-se ferrar cá fora  sem necessitar de ir ao filtro e parece ser bem robusto dai ter vacilado. Também não desgostei dos fluval mas já li alguns pontos menos bons mas a nível internacional tem uma cotação brutal. Os Hydor tb há quem diga bem da linha profissional. Alguma decisão vou tomar

Já leste tudo é que acrescentei mais coisas ao meu  post acima....

Dimensões do aquário, diz aí, sff

Hydor como filtros não conheço, só como termoestatos, não me importava de ter um externo da hydor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Vera Santos disse:

Boas José, agora é que não percebi, achas que o e901 pelo preço é de aproveitar, alias como eu, mas depois dizes que 900L/H para africanos é fraco?

Sim. Pode ser pouco mediante as espécies que ele vá ter. Até o aquário pode ser pequeno, mediante as espécies que vai ter.
Não sei o que vais ter Pedro :D e tb não sei se ele disse num post anterior.

 

há 11 minutos, Pedro Faria disse:

sicce tem praticamente as mesmas características e pelo que vi tem o tal regulador de caudal

JBL também tem. Repara nas "patilhas" pretas que a estrutura tem. Ficam ao lado da zona da saída e entrada de agua.
Ao colocares a patilha da saída de agua do filtro, para baixo a força agua diminui. O manual diz que pode diminuir até metade do caudal (no 902)

Acho que vai ser uma questão de escolha pessoal. O material é bastante idêntico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois só agora tive a ler e só tenho a agradecer esse excelente trabalho. Até bate certo com as minhas ideias Fluval, JBL e tb estou a achar o Sicce boa onda mas neste meu caso até é o mais caro que consigo 85€(pet4you). O fluval 206 73€ é um preço muito bom e depois dispara com o 306 para os 97€ no mesmo sitio. o JBL 80€  está mesmo sedutor. Vou ver se sonho com algum. Quanto ás dimensões vão andar entre os 100l e os 130l portanto penso que esta gama de filtros chega. Neste hobby o que me está mais a custar pagar é o preço dos móveis e vou ser mauzinho e a iluminação que podia ser mais em conta de resto penso que são tudo bons investimentos para o bem do aquário e quero comprar material porreiro com fiabilidade.

Esqueci-me de dizer que no mesmo sitio o 902 está a 120€ e penso não justificar a diferença para isso ia par ao 306 e ainda ganhava dinheiro para o termostato.

Editado por Pedro Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Pedro, o Fluval 206 e o EHEIM classic 350 não chegam.

Já o JBLe 901 e o Sicce servem.

Tu em 130L, não vais ter mais de duas especies, no máximo tres bem escolhidas, de tanganyikas, tenho experiencia vai quase para 8 anos, se me perguntasses de malawis já era diferente, experiência prática não tenho.

Devias comprar o aquário em função do filtro que escolheres e podes comprar, tens que definir que aquário e dimensões do mesmo, não te precipites...gasta aquilo que achas que deves, depois de definires o tamanho do aqua, falamos dos peixes, se não ultrapassar os 130L mantenho o que disse atras.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já que se fala em luz, não te precisas de preocupar muito, africanos não precisam de muita luz, pelo contrário o luz tem de ser apenas suficiente e com menos luz as cores dos peixes sobressaem, ficam mais coloridos, menos stressados, etc. muita luz não é uma boa opção.

Vou-me deitar que estou cansada, amanhá se for preciso continuamos a conversa. chegp a casa pelas 23h, quinta feira respondo-te. coloca aqui o que pretendes adquirir de iluminação. logo se vê o melhor...

não espalhes duvidas por muitos tópicos, vai pondo aqui que é mais fácil de acompanhar.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agora fiquei na duvida, já não tinhas o aquário? se não tens vamos com calma. A meu ver, tens duas opções:

1) Procuras o melhor e "maior" (sim eu sei que parece mau, mas regra geral vais querer sempre mais) aquário que possas ter. A partir dai decides o restante material em função da tua fauna.

2) Como sugeriu a Vera compras o filtro primeiro e depois adquires o aqua em função do filtro.

 

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Continuando com os filtros a cena ficou mais reduzida

- JBL 901-900l/h-11w-7.6l

- Sicce eko+300-900l/h-14w-?                               Estes 3 consigo comprar dentro dos mesmos valores

- Fluval 306- 1150l/h-15w-6.6l

e o que me dizem do Eheim profissional4 250-950l/h-12w-6.1l independentemente de ser mais caro seria melhor opção do que os outros?

Estava seriamente a pensar no fluval 306 (pena não trazer a saida em spray) e até é o mais potente mas com o consumo maior tb

Fico a aguardar o vosso parecer

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal
Continuando com os filtros a cena ficou mais reduzida
- JBL 901-900l/h-11w-7.6l
- Sicce eko+300-900l/h-14w-?                               Estes 3 consigo comprar dentro dos mesmos valores
- Fluval 306- 1150l/h-15w-6.6l
e o que me dizem do Eheim profissional4 250-950l/h-12w-6.1l independentemente de ser mais caro seria melhor opção do que os outros?
Estava seriamente a pensar no fluval 306 (pena não trazer a saida em spray) e até é o mais potente mas com o consumo maior tb
Fico a aguardar o vosso parecer
 
Acho que escolheria o fluval 306, embora o eheim seja muito bom, o caudal de saída é que é menor.

O Ricardo perguntou e não respondeste, já tens o aquário em casa, ou não??

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais