Dureza geral


Mário Lança

Recommended Posts

Boas! Sou um principiante neste mundo da aquariofilia... Sempre gostei de aquariofilia mas só agora me dediquei a sério a isto. Tenho um aquário (aquatlantis led 80 de 100 litros) de água doce com peixes e plantas e anteriormente tive problemas com alguns parâmetro químicos da água, nomeadamente  o Kh e Ph, chegando  à  conclusão que se devia às propriedades da água da torneira que usei que tinha um ph elevado (7,5-8). Agora utilizo água engarrafada (spar) e tenho todos o parâmetros conforme à exceção da dureza geral que está entre os 10-16 Dh. Ph-6.4; Kh-  3 - 6 ; nitratos 25 - ; nitritos -0;. 

O Que estará a elevar a dureza geral da água? Será  que são  duas rochas dragonstone pequenas ou o substrato jbl  manando que usei? Do que pesquisei, as dragonstone não interferiam com os parâmetros da água e o substrato pode ter concentrações de cálcio razoáveis... A água spar tem uma dureza geral inferior a 3dh. 

E em relação ao filtro que tenho que é a Biobox 2? Que acham?

Cumprimentos para todos.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

É o Manado que está a fazer subir o GH. Tem mesmo a ver com a quantidade de cálcio que tem.

Em relação ao filtro regra geral as biobox são filtros fracos. Precisam de muitas manutenções porque sujam-se facilmente e perdem caudal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A importância desse problema vai depender das espécies que escolheres ter.
Por exemplo, o Tetra neon prefere água macia, por outro lado os Guppys preferem água dura.
Que espécies estás a pensar colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.