Mais um novato nos Salgados!


Jixj1994

Recommended Posts

Boas

Venho aqui pedir conselhos e opiniões dos mais experientes para mais um desafio que começei, após varios aquarios de agua doce, uns mais bem sucedidos que outros, e após uma pausa de mais ou menos 3 anos no hobbie devido a motivos profissionais, vou agora arriscar nesta grande aventura em que tudo é novo e esperar que corra pelo melhor :default_baned:.

Material já adquirido:

Aquario com coluna seca/semi-seca (ainda a pensar) : comprimento 70 cm / largura 70 cm / altura 60 cm  270 litros brutos

Sump : 60 x 40 dividida em 3 com "corta bolhas"

Luz : 165 w led "chinesas" (aquamars)

Escumador (em segunda mão a um amigo)  : tmc v2 skim 1000 ou 1200 não me recordo bem o que me falou.

Osmose "chinesa"

Tubagem já adquirida também.

Por adquirir :

2 bombas de circulação jebao sw4

retorno jebao 3000 l 

Rocha (qual o peso a comprar para este aquario?)

Sal (pois nao vou utilizar água do mar) neste aspecto peço opiniões aos mais experientes, (preço/qualidade)

Neste momento encontro-me a fazer a estrutura em aço inox, para posteriormente começar a montar o aquario.

KmdEKp7.jpg

Cumprimentos. 

Ricardo Faria

 

 

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.
Bem vindo aos salgados. Que tipo de corais pretendes manter? Moles, LPS ou SPS?
Acho que deves pensar um pouco no layout que queres montar. Há quem tenha layouts muito abertos, com espaço para os peixes nadarem ou layouts mais cheios com muito suporte para corais e biodiversidade na rocha viva. Por isso, a quantidade é muito relativo...vai adicionando.
Quanto ao sal, para o início acho que não é muito grave um mais barato. Desde que arranques com boa rocha viva, o sal durante o ciclo não é crítico. Depois, um TMC Pro ou algo dessa gama. Água do mar....já experimentei e não arriscaria agora. Cada vez menos, de facto. Boa água de osmose e um bom sal e está metade do caminho feito.
Já agora de que zona és?
Essa estrutura está com bom ar! Não te esqueças de a isolar bem. O sal é tramado...



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

Obrigado. Em relação aos corais ainda estão em estudo, mas claro que para já algo de relativamente facil é o melhor. De qualquer maneira já vi que há corais menos complicados, mas que se podem tornar pragas, então nesses ai, vou tentar evitar intruduzir no aquario.

O layout, é como disses-te, vou colocando e ver quando chega, para já tenho 7,5 kg mas é muito pouco...ofereceram-me rocha viva e agua maturada para ajudar a acelerar o ciclo :my_rolleyes:

Estou a tratar bem as madeiras para nao ter problemas com humidade ;)

Sou da zona de Aveiro.

Abraço 

Editado por Jixj1994
erro
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Acho que não tens que te preocupar em não por um determinado coral porque é uma praga. Eles não crescem de um dia para a noite. E podes sempre ir retirando-os e fazendo frags para vender ou trocar.
Quanto à rocha, 7,5kg é pouca mas é sem duvida um começo. Água maturada nunca ouvi falar. A água que temos num aquário estabelecido não está maturada, pois o que lhe acontece após algum tempo é perder elementos traço e ficar carregada de nitratos. Os nitratos não te adiantam nada no ciclo. O que precisas é amónia para as bactérias começarem a trabalhar . Mas pronto. Talvez mais uns dias, podes começar a fazer os testes e se não houver amonia é porque o ciclo já se iniciou. Depois talvez uns caracóis mais resistentes.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Peço desculpa mas não tenho tido muito tempo, e tenho aproveitado todo o tempinho para colocar a funcionar o aquario. Neste momento já tenho mais algum equipamento, já tenho cerca de 200 litros no aquario e rocha viva para contaminar a morta,a ver se começa o ciclo mais rapido :default_dance:. Falta-me ainda fazer as tubagens para a sump para finalmente o colocar a funcionar como deve de ser...espero ter isso feito no final desta semana.

Sim, em relação aos corais acho que tens razão, duvidas de quem começa. Em relação á rocha, dá para ver na fotografia, ainda terá que levar mais uns 10 quilos de rocha, quero fazer tipo "montanha" no lyout do aquario, mas nada de exagerado. Tem que ser aos poucos que ela não é propriamente barata :default_chair:

Não sei se o que vou dizer esta certo ou vou falar barbaridade, mas penso que por poucos que sejam existem microorganismos vivos na água de um aquario em funcionamento, e colocando um pouco no novo não ajudará a criar mais desses microrganismos?

 

20170905_232041.jpg

Cumprimentos

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bactérias que precisas (aeróbicas e anaeróbicas) pelo que sei formam-se naturalmente, não precisavas de trazer água "poluída" de outro aquário...espero não estar a enganar-te sem querer. Os microorganismos que povoam as rochas vivas (copepods, amphipods, bristleworms, etc etc, ) não costumam "navegar" pela coluna de água. Experimenta espreitar o teu aquário umas horas depois de as luzes apagarem, com um lanterna. Devagar e com calma vais ver bicharada que nunca mais acaba.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa Tarde

Já coloquei alguns Habitantes, neste caso corais (frags), o ciclo penso já estar completo pois já ocorreu o "boom" de nitratos, e também pelo que parece já começou a nossa senhora da aparição de algas :default_chair: alguma sujestão de como as reduzir, ou o melhor a fazer é esperar? 

21616261_10213888066736785_7636191913899

 

Cumprimentos

Ricardo Faria

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nada, encomendei nassarios e eremitas, devo te-los ainda esta semana. Já li sobre os turbos, tenho que ver se arranjo alguns para ajudar também.

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Editado por Jixj1994
erro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. E talvez uns cerites... acho que de momento é isso que te faz falta. E muita calma. Talvez tenha sido cedo para corais. Espero que tudo corra bem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 18/09/2017 at 18:58, Jixj1994 disse:

Boa Tarde

Já coloquei alguns Habitantes, neste caso corais (frags), o ciclo penso já estar completo pois já ocorreu o "boom" de nitratos, e também pelo que parece já começou a nossa senhora da aparição de algas :default_chair: alguma sujestão de como as reduzir, ou o melhor a fazer é esperar? 

21616261_10213888066736785_7636191913899

Olá.

 

Ermitas não vai fazer grande coisa a essas algas. Parecem-me ser diatomáceas... normalíssimas de aparecer num aquário recente. Principalmente se começaste com rocha morta. Não te querendo desmoralizar, ainda vais passar por mais tipos de algas: verdes filamentosas, cianos e/ou dinoflagelados.

 

Só acho que não devias ter a rocha assim tão espalhada ao nível do "chão". Aproveita agora que ainda não tens muitos corais, para fazeres construções com elas. Deves é escová-las bem, nas zonas que queres unir antes de usares qualquer tipo de cola, porque senão, a cola não vai aderir à rocha, mas sim às algas, ou outro qualquer filme biológico que se forme à superfície da rocha. O ideal será escovar as rochas num recipiente com água retirada do aquário. Água essa que irás deitar fora depois, obviamente. Não te esqueças também, que quando usas epoxi para colar, sejam corais ou rocha, deves sempre limpar o escumador previamente, pois eles ficam desregulados.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Gosto 1
  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa Tarde

O aquario vai indo bem penso eu :my_smile: Tenho algumas actualizaçãos nos corais e os que tinha estão a se desenvolver muito bem, tirando o sps que tinha. Entrou um sarcophyton e umas ricordeas (oferta de um amigo).

O escumador que tinha entregou a alma ao criador, então fui obrigado a comprar outro, desta vez preferi comprar novo, e optei pelo bobble-magus curve a5. Fui pela relação preço qualidade, e já está a funcionar bem, visto que o coloquei a trabalhar a 3 dias.

Foi-me aparecendo algumas algas, mas com o tempo sem fazer grande coisa elas foram desaparecendo. Tirando as que teimam em não desaparecer da areia. Alguma sugestão do que é, e como posso resolver?

 Em relação ao Fauna tenho 2 ocellaris e 1 cirugiao. Para a semana já devo ter mais novidades. 

Vou ver se amanha tiro fotografias mais detalhadas aos corais :)

 

Cumprimentos

Ricardo Faria20171220_215858.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite

Estive a rever o meu layout, e gostava de fazer umas mudanças, utilizando a cola "epoxy" para colar as pedras umas as outras e com isso reaproveitar melhor o espaço. 

Qual a melhor maneira de o fazer visto já ter "vivos" dentro do aquario.

Cumprimentos

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor maneira é se calhar colares fora de agua e inserir no aquario imediatamente sem mexer muito.ou preferires usar outra coisa para colar ou encaixar pedras. Reefers epoxy enevoa bastante o aquario.

 

localizar corais: numa foto  noto que tens umas palythoas, captain america ou nuclear green ou algo assim, não dá para ver bem. Palythoas devem ser sempre colocadas em ilha separada de outros corais, para mais tarde, quando mudares de ideia de layout, apenas mudares a pedra, sem fazer asneiras de destruir palythoas, algo que não deves fazer por causa do sistema de defesa (palytoxina).

 

O teu aquario não é pequeno demais para tangs? Tangs requerem aquários grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"usar outra coisa" como por exemplo? enevoa mas temporariamente nao é? nunca utilizei...

Sim são nuclear green. Ok percebi.

Eu acho que não é grande problema tem 270 litros brutos mais a sump, tenho lido que pedem no minimo 200 dependendo do tamanho que atingem

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

encaixar pedras ou super-cola.

o teu aquario tem apenas 70 cm de largura, para um peixe que tem como limite 40 cm. não me parece que 200 L seja o mínimo recomendado... mas mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar encaixar as pedras e ver se resulta no que tenho em mente. qual o local no aquario mais apropriado para colocar sarcophyton a longo prazo?

Pois realmente estive a rever a especie e merece um aquario maiorzinho, vamos ver como se comporta. erro meu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...