Quantidade de discus para 300l


Marco Carvalho

Recommended Posts

Boas, 

Irei comprar os meus primeiros Discus, mas tenho dúvidas em relação ao número de Discus que posso ter no meu aquário de forma "saudavel".

 

120cm x 50cm x 50cm são as dimensões. Está muito plantado, inclusive plantas de tapete à frente e plantas altas atrás. Algum hardscape composto por rocha de basalto e raizes/troncos. Uso fertilizaçao EI, duas calhas Led Chihiros a1201, CO2 pressurizado.

Faço uma TPA semanal de 50%.

A filtragem são 2 filtros externos de 1500l/h com 4 cestos cada (2 com esponjas e 2 com pedra pomes), cada filtro tem um pré filtro de 2litros cheio de DIY Eheim MechPro.

 

A fauna existente é composta por:

- 20 Cardinais

- 10 Tetra Flame

- 10 Tetra Limão 

- 8 Ramirezis Blue german (3 machos + 5 fêmeas)

- 4 Neritinas

- 12 Amanos

 

Tendo em conta o meu aquário, substrato/hardscape/flora/fauna/filtragem/TPA, qual o número de Discus que me aconselham a ter?

 

Obrigado desde já pela ajuda/comentário/conselho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, j-santos disse:

acho que devias colocar 6 discus e de preferencia todos ao mesmo tempo e de tamanhos identicos...........

 

 

Boas, obrigado desde ja pela resposta. Acha que com 6 não vão ser Discus a mais? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, j-santos disse:

pessoalmente nao acho, e pela experiencia que vou tendo, acho que menos do que 6 discus num aquario é dificil de manter....

É a primeira vez que vou ter Discus, porque diz que menos de 6 é difícil  de manter? Tendo conta a fauna existente e a filtragem, não fica superlotado com 6 Discus? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

discus sao peixes de cardume , pelo que menos do que seis eles nunca vao ter o comportamento normal deles pois nao se vao sentir seguros, outra razão é que sao ciclideos e poucos quer dizer luta territorial entre eles e vao acabar por nao estarem em paz.....

a litragem nada tem que ver com os discus, apenas podes ter de fazer limpezas mais frequentes aos filtros.... de resto(quanto a mim) não tens nada com que te preocupar.....

 

algumas das coisas que eles apreciam muito é limpeza estabilidade e temperaturas acima dos 28º

  • Votar + 1

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Gostava de apoiar tudo que disse o j-santos, concordo com tudo a letra e do meu lado já lá vão 10 anos a manter Discus.

  • Gosto 1

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por outro lado se forem colocados jovens existe maior possibilidade de formar casais o que é sempre interesante de observar, convem adicionar turfa ao filtro ou usar outra fonte de taminos que eles adoram tal como a agua ligueiramente acida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/12/2017 at 22:16, Pedro M Costa disse:

Por outro lado se forem colocados jovens existe maior possibilidade de formar casais o que é sempre interesante de observar, convem adicionar turfa ao filtro ou usar outra fonte de taminos que eles adoram tal como a agua ligueiramente acida.

o facto de os colocares jovens é sempre bom, já o andar a mexer nas quimicas da agua, pessoalmente nao te aconcelho , a nao ser que vás para selvagens , mas aí é um projecto diferente, os discus habituam-se a qualquer agua(os de cativeiro) e só precisam de estabilidade, tudo o que for para fazer flutuações nos parametros da agua vai ser para teres problemas com os discus.....

 

minha opinião.......

  • Gosto 1

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez aqui reforçar as palavras do j-santos. Os discus querem a mesma agua sempre e isso é muito mais fácil quando usamos a "agua del cano". (nao tenho selvagens embora pudesse com a Agua de Viana do Castelo, uma maravilha para Discus). Gosto de usar umas folhas de amendoeira diretamente nos cestos do filtro. Alem disso mando umas colheiradas de sal para dentro do aqua de longe a longe. Mais nada. Nāo é treta, desparasito os meus discus uma vez quando chegam. Só comem flocos e granulado, crescem saudaveis e vivem muitos anos. Nenhum congelado!!!

Outra coisa que até pode ser contraversa mas, eu, deixei por completo de ter "amigos" para meus discus. Nem corys, nem neons e muito mais Ram's. Porque? Sao todos muito bonitos mas sāo muito agitados. Discus por si ja sāo animados que chegue nas suas guerras territoriais, establecimento de hierarquias, paixões e outras cenas que ele inventam. 

Como referi já vai +- uma decada a manter discus. Com o tempo veras que o Discus tem personalidades e uma verdadeira novela passa-se no aqua. No meu ha dois macho apaixonados por a mesma femea, porrada brava entre eles.

 

Isto é o que aprendi com o tempo e muitos discus passaram por casa.

Simplicidade e paciência, nada de invenções. 

  • Gosto 2

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais