Parametros água compatíveis ou não para discus?


NicolasDias

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

Tenho um aquário de 250l plantado com diversos peixes como coridoras, neons, ancistrus, camarões e helenas. Gostaria no entanto de introduzir os discus mas os parâmetros da água estão-me a inquietar um pouco.. se bem que já li em alguns sítios que os Discus até se dão em água alcalinas e duras apenas interfere na reprodução e mesmo assim há casos de sucesso! Mas queria ler a vossa opinião 

Temperatura - 26.5

pH - 7.6

GH - 14•

KH - 15•

Nitrato - 25mgl/l

Nitrito - 0.15mg/l

Como equipamentos tenho um filtro externo Eheim 4+ prof, filtro externo UV, kit co2 dennerle e led chihiros 90cm

Faço tpa's semanais cerca de 20% da água!

Led ligo das 7h até a 13h e depois aproveito a luz natural.. antes deixava muitas horas e estava a ficar com muitas algas (dai ter comprado o UV). Entretanto também tive uma praga de caracóis mas com as helenas está tudo a ficar regularizado. Co2 das 7h até as 16h 1-2bolas/s

Relativamente aos parâmetros sempre tive a água muito duro (utilizo água cá de casa da torneira) utilizo condicionadores da seachem..

Que conselhos me dão para "regularizar" estes parâmetros para acolher discus? Se realmente for necessário... Pensei num sistema de osmose (ajudaria no kh e gh?) mas queria os vossos conselhos.. e relativamente ao ph? 

Utilizo os medidores da JBL pro scan 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te posso dizer é que cheguei a ver na ficha de importadores (Hong Kong) e os peixes nasciam e eram criados em ph 7.5., a partir daí deixei de me preocupar em moldar a água e tive menos problemas.

 

A chave é a estabilidade e qualidade da água desde que não vás para selvagens. Onde os comprares procura saber os parâmetros da origem dos peixes. Mais que o teu ph o que me preocuparia é o gh alto e teres vestígios de nitritos.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta :)

É prejudicativo para eles os valores de GH que tenho? Que poderei fazer para moldar estes valores?

relativamente aos nitritos poderá ser da Praga de caracóis que tive/tenho e estarão a ser comidos e/ou pelo facto de ter deitado um pouco mais de comida por causa deles para que não falte aos outros 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê na loja onde os vais comprar e de onde a loja os comprou quais os valores da água. Se for muita diferença não compres. Se for apenas uns graus de diferença faz uma climatização lenta.

Podes baixar ph kh e gh com troncos e turfa no filtro mas se a água da torneira for assim com esses valores que tens no aquário a cada TPA volta a subir. E as TPAS são essenciais para a qualidade de água e para os discus.

 

Também podes usar um depósito para preparares a água das TPAS com osmose ou turfa tb mas isso é muito trabalho.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks 

ora segundos eles são "híbridos" pelo que gostam de água dura dai os meus valores de GH não interferir.. e foi mais ou menos o que tu referiste, posso encontrar alternativa mas a cada tpa semanal iria ter esse trabalho.. o mais importante é ter valores estáveis e ter atenção sobretudo atenção aos nitritos.. 

 

eu eu queria era perceber o porquê destes vestígios de nitrito.. comida a mais? Morte da praga dos caracóis? Insuficiência de filtro? Medição nada precisa?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais