Adelaide...


Tozé Nunes

Recommended Posts

Quando a minha luta contra as algas se tornou de tal forma desmotivante decidi desmontar o Scape no more! e após limpeza e colocação da fauna num aquário provisório deixei os vidros vazios enquanto juntava algum do material necessário para arrancar nova tentativa de plantado/aquascaping/comunitário! Durante esse período infelizmente perdi a minha mãe :my_cry: e ainda mais desmotivado me senti para fazer algo de novo...

Mas ao fim de algumas semanas foi se tornando insuportável olhar todos os dias para tamanho desperdício e ou me deixava de cenas e fazia ou desmontava tudo. Felizmente optei pela segunda opção e aqui estamos nós. 

Quero agradecer todo o apoio sempre dado pelos meus amigos/as que me incentivavam a fazer algo de novo e em particular aos que me ofereceram as suas podas de plantas para o inicio. Não vou mencionar nomes pois posso me esquecer de algum, vocês sabem quem são e estou aqui para vocês. 

Segue o setup ainda incompleto:

 

Setup: Adelaide

Data da montagem: 10 de Agosto de 2017

Aquário: 90x45x45= 180 lts brutos. Vidro 8mm, feito na Centividro 

Móvel: estrutura em ferro e tampo madeira laminado

Iluminação: 2x Zetlight Lancia ZP4000-895 Plant 2900 lm com  I200 R Wireless Receiver e Wireless Controller

Filtragem:  Eheim 2217 com lily pipes 


Aquecimento: Hydor external heater 200-12

Co2: Kit co2 com extintor 2 kg, redutor de 2 manómetros, válvula de ajuste fino, válvula solenóide e Neo Diffuser CO2 L

Fertilização: K2SO4- Sulfato de Potássio e Micros adicionados automaticamente com Bubble Magus BM-T01 de 3 vias
 

Hardscape: -  4 Lts Ada Powersand M, 27 Lts Ada Aquasoil Amazonia, 5 L de pedra pomes e pedras ;) 

Fauna: a ciclar

 

Flora:  Ludwigia palustris sp super red, Alternanthera reineckii 'Mini', Staurogyne repens, Micranthemum "Monte Carlo", Hemianthus callitrichoides 'Cuba', Didiplis diandra, Hemianthus micranthemoides, Hygrophila 'Araguaia', Rotala 'Bonsai', Rotala rotundifolia, Gratiola viscidula.

Parâmetros da água:

pH = 6,4
Dureza Carbonatos (KH) = 2
Dureza Total (GH) = 4
Amónia (NH3) = 10
Nitratos (NO3) = 5
Temperatura = 24º

Fosfatos (PO4): 0.02

Tds: 115 ppm

Ferro: 0.05

SiO2: 3

 

large.20170811_010735.jpglarge.20170811_010838.jpglarge.IMG_20170819_002144_657.jpg

  • Gosto 1
  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mostra ai o interior do móvel, para a malta tirar ideias como se monta a cena!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto Tozé, acho que está um muito bom layout. Com potencial caso n se abandalhe para um bom lugar num qualquer concurso em 2018.
Tb já te disse q mudava sp qq coisinha, mas desfruta q é para isso que eles servem.
Qt à oferta de plantas... Foi mais coleta... :p.
Vai dando sinal....

Enviado do meu Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom layout Tozé!

Por enquanto não dá para ter muita noção como está a plantação, mas quando isso crescer estaremos cá para te mandar a moral abaixo! :my_biggrin:

Fora de brincadeiras essa portuguese seiryu stone é de topo! E espero que tenhas um bom stock de escovas de dentes, porque queremos fotos com as pedras sempre a brilhar. 

Agora vai actualizando! Se fosses um gajo que não sabe tirar fotos ainda se percebia.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vasco e Gonçalo. 

Em ralação às pedras...

Faz-me imensa espécie porque se paga tanto por pedras como se cá nao houvesse matéria prima suficiente! Eu sei que não é assim tão comum pedras trabalhadas como estas que eu tive a sorte de encontrar mas caramba, há neste nosso país tanto xisto, granito e basalto à espera de ser utilizado que não percebo porque seja necessário importar da outra ponta do planeta! E ao contrário das madeiras não precisam de tratamentos nem vão apodrecer dentro do aquário! Só há que ter cuidado com a sua composição não vá alterar  muito os parâmetros da água para os efeitos pretendidos. 

Ah, escusam de perguntar onde é que eu as apanhei! Aquilo que posso dizer é que estas pedras tem esta textura magnífica por força da erosão provocada pelo vento e água tão comum na nossa costa atlântica ;)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me faz mais impressão são os preços praticados quando uma tonelada custa a volta de 300€ ao fornecedor... Mas isso é outra história!

Quanto ao aquário. Adoro essas pedras e a forma como estão posicionas, quando ficar preenchido de plantas vai ficar muito bonito.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé Nunes

Como layout que esta vislumbro que vai ficar um espectáculo,

e com essa maravilha de pedras Made in Portugal,que se diga

são lindas,também eu não consigo compreender como não se

vendem nas lojas as mesmas,quando as importadas são tão

caras,já as madeiras eu compreendo,não temos madeira que

dure muito tempo no aquário quando e apanhada na natureza 

aqui em Portugal,ao contrario das importadas do Brasil ou da 

Ásia,quero dizer que gostei muito,e dar os parabéns,esta um 

trabalho de 5*,agora siga com mais umas fotos do crescimento 

da obra.

Abraços Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé,

De facto uma das melhores montagens que vi tuas, espectacular o arranjo de pedras. Em relação às ditas, já que não podes partilhar a localização, podes apenas dizer que tipo de pedra é essa, parece-me basalto?

Olha eu acho que teria ficado muito bem um pouco de areia branca decorativa na zona central.

Apoio o Gonçalo que quando essa flora arrancar e conforme a posição das plantas que referes que vai ficar muito bem.

Grande Abraço e espero que desta vez não se descontrole com as algas, mas pelo que vejo tens tudo a teu favor.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à pedra não é assim tão fácil Tozé. Nos aquas em que a estrela é as pedras por exemplo é preciso uma pedra bonita, e isso não é muito fácil de encontrar em PT. Tu e o Nuno tiveram a "sorte" de encontrar essa, mas para o resto da malta não é fácil. 

Na minha zona centro-oeste há pedra linda, mas toda ela é calcária. Se gostasse de ciclideos africanos... 

Tive a sorte de encontrar o xisto verde a um preço aceitável, mas confesso que essa pedra é muito mais bonita que a minha. Esses rasgos erodidos são fantásticos! Mas essa pedra provavelmente só se encontra nesse vosso sítio mágico...

Mas nos aquas em que as pedras é só mais um elemento realmente temos coisas engraçadas por aqui. Dou o exemplo do Alpha Roots em que o basalto rolado fica a matar na minha opinião, fica muito bem a complementar troncos. 

Também apanhei mica rosa (penso eu) numa viagem ao Zêzere que ainda vou usar numa montagem e como estas existem muitas.

 

A madeira também ando a testar isso. Tenho andado a preparar uns troncos de carvalho (tenho muito aqui) para um futuro layout e vou pesquisar melhor por raízes porque têm ramificações mais finas mas fortes. Da madeira não nos podemos queixar, apesar de meio país estar a arder...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé, alguns apontamentos de musgo para suavizar a impressão das rochas e criar algum contraste entre o verde e o cinzento.

Fissidens, por exemplo - fica com aquele aspecto 'redondinho'.

Abraço

Editado por Ricardo Monteiro
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela vossa participação. 

há 16 horas, Samuel Ferreira disse:

De facto uma das melhores montagens que vi tuas, espectacular o arranjo de pedras. Em relação às ditas, já que não podes partilhar a localização, podes apenas dizer que tipo de pedra é essa, parece-me basalto?

Também não te sei dizer ao certo que tipo de pedras são, apenas sei que são um pouco calcárias pois aumentam a dureza da agua, embora para plantados não seja muito grave. Para usar em biotopos ácidos não aconselho, basta ver o que aconteceu na minha outra montagem

há 16 horas, Gonçalo84 disse:

A madeira também ando a testar isso. Tenho andado a preparar uns troncos de carvalho (tenho muito aqui) para um futuro layout e vou pesquisar melhor por raízes porque têm ramificações mais finas mas fortes. Da madeira não nos podemos queixar, apesar de meio país estar a arder...

O Vasco está a usar raízes de oliveira que são espectaculares embora precisem de muito tratamento para serem usados nos aquários, vejam aqui.

há 3 horas, Ricardo Monteiro disse:

Tozé, alguns apontamentos de musgo para suavizar a impressão das rochas e criar algum contraste entre o verde e o cinzento.

Fissidens, por exemplo - fica com aquele aspecto 'redondilha'.

Ricardo, esta montagem ainda está longe de estar completa a nível de flora, ainda falta acrescentar algumas espécies para os apontamentos, eu adoro misturar diversos tipos de plantas para dar aquele ar mais natural, pretendo fazer isso também com as moitas mas primeiro tem que crescer tudo bem, há plantas que vão se dar bem, outras menos e como tal haverá sempre uma selecção natural :p 

Em relação aos musgos, só mesmo o fissidens será opção, tive muitos problemas com musgos em plantados, não é fácil...

Para já estou a adorar o efeito da cuba entre as rochas mas sabendo da dificuldade em a manter tenho em mente um plano B onde o Fissidens fontana  e a Riccardia Chamedryfolia tem um papel importante.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé, podes explicar o teu sistema de fert's, como fazes, as misturas ou produtos que utilizas, enfim o porquê das tuas escolhas a este nível.

O CO2 estáa bombar a quantas bolhas por segundo?

Tenho de aprender de vez esta questão da fertilização, tenho sido preguiçosa porque tenho tido a papinha feita.
Utilizas alguma tabela que possas partilhar o link.

E depois fiquei curiosa com o nome, podes explicar a história que está por detrás para a escolha do nome?

Curiosa e chata já sei...bem acrescento que gosto do que vejo, e vou acompanhar com atenção a evolução esperando a tua participação nos concursos para o ano.

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vera. 

Em relação à fertilização, desta vez decidi seguir as indicações da Ada e usar o seu sistema fertilizando com potássio e micros durante os primeiros três meses. Para tal fiz duas garrafas, uma com k2so4 como fonte de potássio e outra com os micronutrientes.

Tens diversas calculadoras online, por exemplo esta. Podes seguir o sistema do estimate índex como base e depois conforme as necessidades do aquário ir alterando. 

Já agora acrescento também que fiz na primeira semana tpas diárias de 50% sem fertilizar, na segunda semana comecei a fertilizar com o potássio e os micros com tpa dia sim dia não, na terceira semana vou reduzir para tpas de 3 em 3 dias e a partir da quarta semana entra as tpas semanais. 

Não tenho ainda conta bolhas nem drop cheker neste aquário por isso tem sido a olho para já :p 

Adelaide é o nome da minha mãe :(

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Tozé, 

 

Uma excelente forma de prestares homenagem à tua mãe, com toda a certeza esta montagem terá um sabor especial e inigualável. 

 

Existe de facto muita pedra em Portugal, desde xistos e basaltos ás rochas vulcânicas nas ilhas, e tu conseguiste aí uns belos exemplares. As pedras que vemos nas lojas são muito bonitas sim mas os preços praticados são elevados, não sei se inflacionados pela importação se pela procura que as mesmas tem, acontece que não estão alcance da carteira de toda a gente... A nossa costa é muito vasta, mas infelizmente grande parte da rocha que a compõe é calcária.

 

A composição está muito boa e depois da flora que apresentas se fizer mostrar fica top. Existem sempre detalhes que podiam ser alterados, como por exemplo um caminho de areia entre os montes irias dar mais profundidade e dimensão ao layout, mas o mais importante é que esteja ao teu gosto. Acima de tudo muita sorte para esta montagem e que ela te traga bons momentos e que os partilhes aqui connosco.  Eu vou estar aqui a acompanhar com toda a certeza. 

 

Força

Um Abraço 

 

 

 

  • Votar + 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ismael. Espero que as plantas consigam aquilo que pretendo. Vamos a  ver...

As tpas podem ser uma excelente oportunidade para conseguir imagens fantásticas.

 

large.IMG_20170819_150204.jpglarge.IMG_20170819_150400.jpglarge.IMG_20170819_145857.jpglarge.IMG_20170819_145718.jpglarge.IMG_20170819_145434.jpglarge.IMG_20170819_145614.jpg

Tiradas com o telemóvel! 

  • Gosto 1
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entrada na terceira semana. Plantas a meltarem e o ciclo de amônia a avançar tal como previsto. Antes de mais uma tpa testei os parâmetros.

Screenshot_20170828-004654.png

Não liguem aos valores das tpas. Tenho seguido o regime que coloquei no início, só não apontei nesta app.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como voçês conseguem um TDS desses.....o meu sai da torneira a 277, bebes um copo desta água parece que estás a comer uma sandes...:my_cry:

Tozé, qual o TDS da tua água da rede?

A aplicação parece interessante :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Miguel Simões medi agora a minha água da torneira e deu 83 de tds! 

A app chama-se Aquarium Note e é grátis no google play. É porreira para ir guardando os valores, só é pena não dar para guardar online. De cada vez que a porcaria do telemóvel avaria perco todo o histórico...

E eis uma foto ao fim de duas semanas. Teve um reforço de plantas quer no tapete quer no lado esquerdo, mais uma oferta amiga. Obrigado.

large.IMG_20170828_215626.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ainda está sem algas...

Tpa´s diárias...

Os lilyes tranparentes

Enfim, assim sim, estou a gostar! e muito.

Continua que isso tá impec!!!!

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 8/19/2017 at 22:30, RMartins disse:

O que me faz mais impressão são os preços praticados quando uma tonelada custa a volta de 300€ ao fornecedor... Mas isso é outra história!

Quanto ao aquário. Adoro essas pedras e a forma como estão posicionas, quando ficar preenchido de plantas vai ficar muito bonito.

Abraço

E quanto custa o transporte dessa mesma tonelada ??? 

Por exemplo 50kg tem um custo de transporte de cerca de 35€ aqui ja ao lado de Espanha para Portugal !!!  Portanto multiplicando para essa mesma tonelada de pedra !!! Temos um custo de transporte de 700€ aliado ao custo da materia prima fora o IVA !!! Agora se a fonte for for fora da Comunidade Europeia estamos a falar de IVA, TAXAS ADUANEIRAS SOBRE MATERIA PRIMA , TRANSPORTE e o mais ridiculo DIREITOS DE AUTOR SOBRE UM BEM NÃO ADQUIRIVEL NO NOSSO PAÍS para não falar da TAXA que os nossos bancos cobram por uma TRANSFERANCIA INTERNACIONAL !!!! ONDE VÃO OS 300€ ???

Foi só um desabafo !!! :default_bleh: 

Editado por Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé ja te tinha dito mas para que fique resgitado publicamente, gosto do layout pena não ter levado mais 2/3 sacas de substrato para acentuar o declive e dar profundidade, passaria de um bom layout para um de topo !!!  Assim tens ai uma bela barreira de pedras que se sobrepõem umas as outras sem nada que preencha os intervalos e desse modo acentue a profundidade !!!!

 

Agora siga pra bingo !!!  

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Nuno M. disse:

E quanto custa o transporte dessa mesma tonelada ??? 

Por exemplo 50kg tem um custo de transporte de cerca de 35€ aqui ja ao lado de Espanha para Portugal !!!  Portanto multiplicando para essa mesma tonelada de pedra !!! Temos um custo de transporte de 700€ aliado ao custo da materia prima fora o IVA !!! Agora se a fonte for for fora da Comunidade Europeia estamos a falar de IVA, TAXAS ADUANEIRAS SOBRE MATERIA PRIMA , TRANSPORTE e o mais ridiculo DIREITOS DE AUTOR SOBRE UM BEM NÃO ADQUIRIVEL NO NOSSO PAÍS para não falar da TAXA que os nossos bancos cobram por uma TRANSFERANCIA INTERNACIONAL !!!! ONDE VÃO OS 300€ ???

Foi só um desabafo !!! :default_bleh: 

Admito que não pensei nessas questões. Peço desculpa por isso...

Contudo, ainda assim, acho alguns preços praticados exagerados. Mas isso cabe ao consumidor procurar o melhor sitio para comprar, pois as lojas são livres de praticar o preço que acharem mais justo.

Obrigado pelo teu desabafo (y)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, eu reutilizei +/- 10 litros de Amazônia, adicionei 4 litros de powersand, 27 litros de Amazônia e ainda coloquei na base uns 10 litros de stilla? É de longe a minha montagem com mais substrato sem falar no hardscape bruto que lá está! Também é verdade que antes de fechar isto insisti com o meu amigo para me visitar, também mostrei fotos e na altura não me disse isso ;) Aliás eu tinha mais umas sacas mas de Tropica que não cheguei a utilizar e ainda não.

Eu sei que hoje em dia o hardscape é suposto chegar quase á tona de água e depois terem moitas com 5 a 10 cms, mais que isso já saí fora! 

Mas ainda não cheguei lá :) ainda sou um gajo que gosta de ter aquários com peixes que se vejam :p e para isso preciso de volume de água.

Quanto ao valor da pedra, por mais voltas e números que coloques a verdade é que é um valor absurdo por pedras! Temos em Portugal muito bom granito, xisto e basalto, para não falar em rochas vulcânicas que podia ser utilizado a preços de pedra nos nossos aquários. Mas não, há que utilizar pedras com nomes todos XPTO e toma lá 20€ por quilo... Ora como eu não sou rico nem tenho acesso a material deste calibre a preços mais acessíveis tenho que optar pelo que é nacional. 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um mês passou, o tapete de mc começa finalmente a preencher, as rotalas já levaram uma poda e estão a mostrar as suas cores :) 

large.IMG_20170912_231307_366.jpglarge.IMG_20170912_232035.jpglarge.IMG_20170912_232155.jpg

  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais