Projectar um (Re)Começo


Pedr091

Recommended Posts

Olá pessoal!

Após alguns anos afastado do fórum e da aquariofilia, tenho vindo a ponderar iniciar um projecto novo para colocar na sala.

Anteriormente, ha uns pares de anos, tive e cuidei de 3 aquas distintos (1 aqua de ~120L com kinguios, 1 aqua ~100L com sul americanos e 1 aqua com ~30L com red cherry). Desfiz-me dos 3 por motivos de força maior e desde entao nao possuí mais nenhum aquario.
Neste momento ando em fase de pesquisa e tenho os seguintes dados para aquilo que pretendo:

 

Um aqua com aproximadamente entre 60L e 80L com uma frente de 50/60cm e entre os 30/40cm de altura e largura. Estas dimensões vao depender do móvel que, neste momento está a ser escolhido para o local. Sendo que tenho a noção de quanto maior, melhor.

A ideia será ter um comunitário baseado em sul americanos. Cardinais/Neons, Corydoras, Ancistrus, Ramirezis, Nariz de Bebado, por aí...

Um tronco e algumas pedras, não me recordo concretamente os tipos de troncos e pedras usados anteriormente.

Plantas pouco exigentes pois não pretendo enveredar pelo CO2 e coisas mais complicadas (pelo menos por agora).

Substrato, recordo-me de ter utilizado JBL Manado na altura, mas também me recordo de ser um substrato leve e que tinha tendencia para flutuar. Também me recordo de na altura as corydoras que tinha no aqua, terem tido problemas nos bigodes, mas nao me lembro se tinha chegado a conclusao que era do solo. Existem alternativas que se enquadrem nos sul americanos?

Quanto ao hardware, tenho andado a pesquisar e pareceu-me bem um filtro externo Eheim Ecco Pro, não sei se o 200 ou o 300. Ou os JBL Cristalprofi 702 ou 902? 
Usei sempre EHEIM e tenho noção que a opiniao geral acaba por recair nesta marca. Também tenho duvidas por qual dos 2 modelos devo optar.

E as calhas (houve um grande update desde a altura em que tive aquas) e parece-me que uma calha de LED é o mais acertado e já reparei que muita gente usa umas calhas CHIHIROS? e também encontrei umas calhas Beamswork (Odyssea?) que me pareceram ter bom aspecto. Neste caso específico, e tendo em conta os fatores fauna e plantas menos exigentes o que aconcelham?

Para já parece-me ser isto! E já é extenso. Vou continuar na busca de informações, para fazer um refresh e encontrar mais respostas, mas parece-me que será mais facil encontrar o caminho certo com a vossa ajuda!

Cheers!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.