agua turva


Recommended Posts

Boa noite,

 

Necessito de uma ajuda, instalei um aquário à uma semana e estou com areia turva. Sei que não lavei muito bem a areia sílica que coloquei e que parece ser normal nos primeiros dias de vida de um aquário a agua ficar turva, contudo o filtro está ligado 24h, bem como uma bomba de ar, a duvida é se devo substituir parcialmente a agua ou aguardar mais tempo para ver se fica cristalina.

sei que tenho que aguardar pelo menos 30 dias para colocar peixes contudo neste momento  agua apresenta os seguintes valores:

PH: 6.8  KH:6   Cloro:0   GH: >7 NO2:0,1    NO3:0   temperatura 25  

Acho que os valores estão bem com exceção do NO3 que pelo que leito no manual devia estar entre 25 a 100? estão a usar  o Aqua quick test.

Já tenho aquarios à uns 20 anos mas com dimensão bem mais reduzida, que já funcionava sem grande cuidados.... não estou habituada a ter um de novo e dos cuidados que inicialmente devemos de ter.

1 - Nome do Aquário
Sem nome 
2- Data
11\08..
3 - Dimensões do aquário 
C.100xL.30xA.40
3.1 - 120L util 110L , não sei se será isso
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - 
Filtro Eheim biopower 200
4.2- termoestado eheim 250w
4.3-bomba ar (estava com o aquario não sei qual é) 

5 - Substratos & decorações
5.2 - Substrato inerte
apenas areia sílica comprada em loja de aquarios
5.3 - Decorações
irá ter pedra talvez de xisto  ou lousa o que arranjar
7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie
ainda sem peixes
8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie

não terá plantas
 
Usei o tetra Bactozym pois apanhei uma promoção e usava no anterior aquário quando mudava de agua, neste também usei para acelerar o ciclo, não sei se resulta, por isso vou mesmo aguardar pelo menos 1 mês.
 
 As questões que coloco é:
se devo mudar parte da agua ou aguardar pois esta turva?
se posso usar xisto, bastando para tal ferver?
se estou com os valores de agua ajustado?
qual será a quantidade max de peixe que poderei ter? ou quais os tipos de peixe recomendados para o inicio, basicamente que não dão trabalho...
se a bomba de ar pode ficar desligada durante a noite, pois as bolhas fazem algum barulho que incomodam.
 
Agradeço a colaboração.
 
Colocava foto do aquário, mas ainda não sei como fazer isso
 
 
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera mais uma semana a ver se isso deixa de ficar turvo. Acontece frequentemente nas ciclagens.

Podes usar xisto sim.

A água está boa dá para maior parte da fauna.

Quanto à quantidade de peixes a ter mais vale menos que em excesso porque a qualidade de água é essencial. Faz uma simulação de quantidades e compatibilidades no aqadviser é uma ajuda para tirar ideias.


O teu filtro não me parece suficiente. É interno? Um filtro bom ajuda e muito à qualidade e diminui a necessidade de manutenção.

A bomba de ar não faz falta nunca, desde que o filtro movimente qb a água à superfície.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta.

 

O filtro é interno pois o aquário não tem móvel, está numa prateleira não ficando esteticamente bem um filtro externo. Atendendo que não posso usar um externo, este foi me vendido tendo as mesma características e fases que o externo, a nível de qualidade dos melhores do mercado, vamos ver se é assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele até pode ter as mesmas fases mas nunca terá a capacidade (espaço de filtrantes) e facilidade de manutenção (nesse tens de meter as mãos na água e larga sempre alguma sujidade no aquário) que um externo.

 

Além disso esteticamente olhar para o aquário com o filtro lá dentro também não é a mesma que coisa que ter o aquário sem nada estranho ou apenas com o aquecedor.

 

Mete o mínimo de fauna e alimenta pouco para não teres sobrecarga no filtro.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @rrocha,

Faço minhas as palavras do @S.S.!

Com filtros curtos, mais tpa's e limpezas do filtro.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Eu tenho um filtro externo e estou muito contente com ele. E mesmo assim, sendo o meu aquário de 200L e sendo que o filtro tem cicla cerca de 620L/h (pouco mais de 3x mais a capacidade do aquário), o filtro até devia ser superior. Devia ciclar 4/5x a capacidade do aquário, ou seja, uns 800L/h a 1000L/h. Mas mesmo assim geralmente não me deixa ficar mal.

Só tive um problema uma vez em que quando o fui limpar estava muito sujo e depois não queria "pegar". Mas convenhamos que a culpa também foi minha que me estiquei no tempo de manutenção (ficou sem manutenção cerca de 2 meses ou pouco mais). lol

Resumindo, isto tudo para dizer que não há melhor do que filtros externos. Já tive filtros internos durante muitos anos e depois de ter experimentado um externo já não quero outra coisa. lol

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ausência de amónia e nitritos e presença de nitratos significa que tens bactérias a fazer o ciclo.

 

Atenção que fazer ciclos sem fauna ao introduzir fauna deve ser gradualmente pois a colónia de bactérias estabelecida vai ter de se reproduzir mais e mais até ter capacidade de processar a carga orgânica de toda a fauna. Se introduzir-se muitos peixes de uma vez o filtro não vai conseguir lidar com a nova realidade.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pela resposta....

 

eu já coloquei peixes apenas 4 há uma semana e ainda não morreram.. mas ainda não tenho o ciclo completo.... tenho sempre esses valores a zero, não consigo subir os nitratos, logo não tenho bactérias..... mas se os peixes já estão há uma semana os valores não deviam de subir? até o teste de anomia dá zero.....  vou ter que esperar mais um mês antes de colocar mais para ver como corre

 

Pelo menos ainda não morreram e andam todos felizes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais