Roots


vic_nunes

Recommended Posts

Boas pessoal,

Após 3 anos da minha última montagem, decidi envergar por um novo projecto. Construi um móvel ( podem acompanhar o tópico aqui: 

Data da Montagem: 6/7/2017

Aquario 100x50x40

Iluminação: 4x39w T5

Substrato fértil, e solo: 6L JBL vulcano + 5L Tropica Plant Growth + 18L Tropica Aquarium Soil + 5L Équo TERRANERA FINE

Plantas: ( mais tarde posto a lista completa )

Hardscape: 2 Raizes de troncos + uns quantos quilos de rocha vulcanica preta.

CO2 pressurizado

Filtro: Eheim Professional 4 350T

 

Em relação à montagem, tenho a agradecer ao Rui Alves da AquaEden pela ajuda na escolha das plantas.

O inicio da montagem correu bem, as plantas desenvolveram de uma forma excelente. Durante as 2 primeiras semanas, apenas usei 2 x39W durante 5h por dia.

A fertilização começou na 3ª semana, continua até hoje com o mesmo esquema: micros e potássio. Tenho o cuidado de manter os Nitratos perto de 5 a 10 ppm. Ontem adicionei pela 1ª vez, 2 ppm de PO4.

 

Em seguida seguem as fotos:

IMG_20170728_211411.jpg

 

IMG_20170706_210823.jpg

IMG_20170706_210813.jpg

IMG_20170706_210753.jpg

IMG_20170706_210738.jpg   

IMG_20170706_210641.jpg  

IMG_20170706_210631.jpg

IMG_20170708_152244.jpg

IMG_20170708_120127.jpg

IMG_20170708_120150.jpg

IMG_20170708_120129.jpg

IMG_20170708_121725.jpg

IMG_20170728_211437.jpg

IMG_20170728_211414.jpg 

 

Espero que Gostem!

Abraços

 

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Está bem agradável a montagem e as plantas muito bonitas, continua que quando a flora crescer fica bem giro. Posso dar a sugestão que ficava também giro provavelmente uns troncos a imitar raízes.

Forca nisso

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

Gosto particularmente do jeito dos troncos e do projecto em global. Harmonia. Pretty cool! 

 

Citação

Durante as 2 primeiras semanas, apenas usei 2 x39W durante 5h por dia.

Bom senso! E os resultados estão á vista. É assim mesmo. Moderação! Deixar as plantas crescerem a um ritmo sustentado. A maioria dos aquarios sofre logo desde inicio por esta mesma razão. Aplicam luz aos magotes e depois já não conseguem controlar o barco. Insustentável.

Não precisarás mais que as 2 x 39W T5 até ao máximo de 8 horas. No limite apenas uma terceira T5 por 4 horas no meio do fotoperiodo. Tudo o que for a mais que isto já estás a entrar em caminhos difíceis. Essas duas T5 já te dão perto de 6400 lumens. Com T5 chega! Se fosse LED já era demais.

E T5 de 6500 K e 4200 K. Para plantado usa estas duas. A de 4200 Sempre contribui para uns vermelhos mais acentuados. 

Estiveste-te bem!

 

Citação

A fertilização começou na 3ª semana, continua até hoje com o mesmo esquema: micros e potássio.

 

Citação

Tenho o cuidado de manter os Nitratos perto de 5 a 10 ppm.

É isso mesmo. E não é preciso mais. Medes com que testes?

 

Citação

Ontem adicionei pela 1ª vez, 2 ppm de PO4.

Porque fizeste isto?  

Não está a correr bem a fertilização que usavas? 

Notas: 

Tens para aí uns 140 Litros reais de água. Atenção à receita de Macros e Micros. ;)

Esse Skimmer pode sair fora.. usa-o para quando podares o aquario. Faz contra correntes no aquario, e pucha demais O2 para a coluna de água. Para quem injecta CO2 atenção às trocas entre estes dois gases. É o filtro que equilibra o aquario. E tens um filtro excelente pelo que não vejo razão para o uso de skimmer. 

Cumprimentos.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PAFS,

Quote

 

Quote

Ontem adicionei pela 1ª vez, 2 ppm de PO4.

Porque fizeste isto?  

Não está a correr bem a fertilização que usavas? 

Notas: 

Tens para aí uns 140 Litros reais de água. Atenção à receita de Macros e Micros. ;)

Em relação aos Ferts, os 2ppms de PO4 é so mesmo para equilibrar com o Nitrato. As micros são de compra e meto por enquanto metade da dose recomendada.

 

 

Quote

E T5 de 6500 K e 4200 K. Para plantado usa estas duas. A de 4200 Sempre contribui para uns vermelhos mais acentuados. 

Em relação à luz, agora, tenho 6h diarias de luz, com 4h 4x39w, e as 1ª e a ultima com 2x39W.

Em relação ao Espectro, tenho 2x 6500K 1 grow da silvania ( não sei os graus, mas é rosa ), e 1 aquastar ( 10000k ) no total não tenho assim uma explusão de lumens. Alem disso a luminaria é chinesa, e na realidade em vez dos 78w por cada balastro aquilo manda no máximo 72w, normalmente anda nos 66w. Portanto, as plantas não assam :P

 

Quote

Esse Skimmer pode sair fora.. usa-o para quando podares o aquario. Faz contra correntes no aquario, e pucha demais O2 para a coluna de água. Para quem injecta CO2 atenção às trocas entre estes dois gases. É o filtro que equilibra o aquario. E tens um filtro excelente pelo que não vejo razão para o uso de skimmer. 

O Skimmer, trabalha 4x por dia, 5 minutos de cada vez. só para manter a superficie sem gordura enquanto a luz está acesa.  além de que vai apanhando umas folhitas que andam à solta. E como trabalha pouco tempo não ha porblema de trocas de gas :)

 

Obrigado pelo Feedback!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, não sei porque és contra o skimmer. Vejo toneladas de aquários de aquascapers famosos e não famosos e todos usam skimmer, seja no lily pipe ou o eheim. Basta olhar aqui no fórum para os aquas do Luis Cardoso, do Nuno Matos, do Filipe Sampaio etc etc etc. Só fazem contra corrente se não forem bem postos, se tiverem ao lado do out ou canto diagonal do out não faz mal e até promove um fluxo circular. E todos nós temos a famosa pelicula no topo da agua, todos menos tu, o que é fantástico visto que temos o mesmo filtro e eu sei que o meu aqua tem mais 20 litros que o teu, também tem stilla e lã filtrante, e eu tenho a película, e não é pouco.  É estranho seres provavelmente a única pessoa neste fórum a não ter. 

 

Quanto ao filtro do Nunes, também acho bem, mas acho estranho tu dizeres que está bem, visto que é um filtro que faz 1050l/h num aquário de 200l... de acordo com os teus comentários anteriores ele deveria ter um filtro de PELO MENOS 2000l/h senão tava tudo estragado.

 

Agora falando do aqua do Nunes, espetáculo! Gosto particularmente da madeira grossa, todos à home! Equipamento de topo e agora é só deixar crescer. Fala nos da tua rotina de tpa.

 

Abraço

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

8 minutes ago, Gonçalo84 said:

Agora falando do aqua do Nunes, espetáculo! Gosto particularmente da madeira grossa, todos à home! Equipamento de topo e agora é só deixar crescer. Fala nos da tua rotina de tpa.

 

Em relação aos TPAS, 50% 2x por semana nas 2 primeiras semanas, 50% 1x por semana na 3ª, e agora 30% 1x por semana.

Por enquanto, é suficuente. Ja tenho uns 10 camaões caridina Japonica,  3 SAE's, e 5 Oto's. Estes ainda sujam pouco :P

Durante a próxima semana, vou começar a passar os restantes peixes para este aquario, depois vejo se tenho de aumentar a frequencia das TPAS.

 

 

Abraços

Editado por vic_nunes
update
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação

Boas Paulo, não sei porque és contra o skimmer. Vejo toneladas de aquários de aquascapers famosos e não famosos e todos usam skimmer, seja no lily pipe ou o eheim.

Bom dia meu caro, 

Talvez um dia percebas que o que vês publicado é na sua grande maioria o que não é na realidade praticado ou que carece de muito mais informação .Ou que haveria muito mais para ser explicado e não o é. Ou que a falta daquele pequeno detalhe faz toda a diferença e quiçá por mero descuido não foi referido.

 

Citação

 

E todos nós temos a famosa pelicula no topo da agua, todos menos tu, o que é fantástico visto que temos o mesmo filtro e eu sei que o meu aqua tem mais 20 litros que o teu, também tem stilla e lã filtrante, e eu tenho a película, e não é pouco.  É estranho seres provavelmente a única pessoa neste fórum a não ter. 


 

Comparativos deselegantes desses não são necessários nem me vou pronunciar sobre o aquário de A ou B nestes termos.. Nunca o fiz nem o vou fazer. 

Acaso alguém pode responder por ti ou por outras pessoas sobre o que fazem ao seus aquarios para terem pelicula? A pelicula pode surgir por muitas razões. Porque temos que aceitar que a culpa é do filtro? E se for um pequeno erro que cometes(M)? O que eu digo é que usar o Skimmer é tapar o sol com a peneira. Se o aquario produz pelicula há que descobrir o erro. Não é andar a usar equipamentos extras indefinidamente porque tem consequências tal como referi ao nivel do O2/CO2. Eu também o comprei em tempos e usei por curto periodo de tempo. Foram umas horitas apenas até ver a água limpa. Depois corrigi o problema no aquário. E não foi dificil descobrir.

Portanto não estranhes e pela ultima vez volto a repetir que apenas partilho as minhas ideias/raciocionio baseado na minha experiência.

Como abordas directamente o meu aquário devo dizer-te que a minha água é cristalina. Ponto! E não uso Purigen .. tem mais essa a somares ao raciocionio. É que tambem sou contra o Purigen. É mais uma tanga que custa 16 euros ou mais e só camufla o que está mal. Em muitos cenários que tenho visto camufla erros de aquariofilista! Mas a industria agradece. 

O que digo ou recomendo aos nossos colegas é para simplificarem. Complica-se demais a mãe natureza e isso só é conveniente para perpetuar alguns Lobies desta industria e levar pessoas a enterrar dinheiro à toa. E ela (a mãe) não é assim tão complicada. 

 

Citação

Quanto ao filtro do Nunes, também acho bem, mas acho estranho tu dizeres que está bem, visto que é um filtro que faz 1050l/h num aquário de 200l... de acordo com os teus comentários anteriores ele deveria ter um filtro de PELO MENOS 2000l/h senão tava tudo estragado.

Já fizes-te bem as contas à litragem real e olhas-te bem ao layout? Faz toda a diferença para o filtro. Numa foto até tens a movimentação da água. Lá estão os detalhes.

E sim advogo à cabeça potências mais altas e continuo a recomendar. (Até porque o aquariofilista evolui sempre!)

Tudo depende de objectivo do aquario. E sim o ideal seria um filtro de 1250 mas não achei necessário abordar essa temática porque vê-se que o aquario está estabilizado e o filtro bem instalado a ser bem rentabilizado. Não é recomendar por recomendar como regra cega! Analisa-se. 

Esclarecidas as duvidas se quiseres continuar a falar por MP agradeço porque este Tópico é do VIC e não devemos continuar a ocupar o seu espaço com trocas de ideias personalizadas. Penso que percebas. 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

isto é recorrente, daí a chamada de atenção, porque é que intervéns lá do alto da tua sapiência, com as tuas verdades doutrinais (que são só tuas) e depois vens com estas "pérolas"...?

"Esclarecidas as duvidas se quiseres continuar a falar por MP agradeço porque este Tópico é do VIC e não devemos continuar a ocupar o seu espaço com trocas de ideias personalizadas. Penso que percebas. "

intervéns num tópico de um membro, mas se alguém discordar, deve contactar-te por MP???...

o tema é recorrente, e discussões por MP nada acrescentam ao fórum e SÃO SEMPRE DE EVITAR!!

Cumps,

  • Votar + 7
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fora a muito boa montagem do Vic...parabéns! Está muito equilibrada e com o crescer da flora vai ficar top, venho apenas dar o meu bitaite pessoal.

Para mim o "filme"
Biológico que se cria à superficie n é sintoma de algo errado mas antes algo normal que se cria nos nossos aquas.
Existem diversas maneiras de acabar com isso mas tb há quem n se preocupe com o assunto e deixe andar.

Abraço a todos

Enviado do meu Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/08/2017 at 12:17, vic_nunes disse:

O Skimmer, trabalha 4x por dia, 5 minutos de cada vez. só para manter a superficie sem gordura enquanto a luz está acesa.  além de que vai apanhando umas folhitas que andam à solta. 

Parece gordura mas não é. De vez em quando aparece nos meus aquários. Nunca tive problemas por causa dessa camada que se forma em determinadas circunstâncias. Tanto os meus camarões como peixes até se alimentam dessa "película". O mais que pode prejudicar é não deixar penetrar tanta luz. Seja como for é bastante antiestético e a maior parte do pessoal prefere remover. Eu não me preocupo muito a não ser que a camada seja muito densa, e aí prefiro retirar um pouco, mesmo com a rede.

Quanto à montagem, adoro o layout, tem tudo para ficar espectacular. Esses troncos fazem mesmo lembrar algumas árvores na natureza, com troncos muito grossos e grandes raízes à superfície. Boa escolha de plantas. Além disso tens algumas já exigentes o que torna a montagem ainda mais atractiva. Já tem um aspecto muito bom o que ajuda a perceber que estás no bom caminho. Parece bastante equilibrado, mas no fim do ciclo é que se consegue perceber melhor esses aspectos. A única coisa que alterava era a pedra que está mais atrás do lado esquerdo, que me parece que não faz lá falta (mas isso sou eu).

Boa sorte para a montagem.

Editado por brunofasoares
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece gordura mas não é. De vez em quando aparece nos meus aquários. Nunca tive problemas por causa dessa camada que se forma em determinadas circunstâncias. Tanto os meus camarões como peixes até se alimentam dessa "película". O mais que pode prejudicar é não deixar penetrar tanta luz. Seja como for é bastante antiestético e a maior parte do pessoal prefere remover. Eu não me preocupo muito a não ser que a camada seja muito densa, e aí prefiro retirar um pouco, mesmo com a rede.

Quanto à montagem, adoro o layout, tem tudo para ficar espectacular. Esses troncos fazem mesmo lembrar algumas árvores na natureza, com troncos muito grossos e grandes raízes à superfície. Boa escolha de plantas. Além disso tens algumas já exigentes o que torna a montagem ainda mais atractiva. Já tem um aspecto muito bom o que ajuda a perceber que estás no bom caminho. Parece bastante equilibrado, mas no fim do ciclo é que se consegue perceber melhor esses aspectos. A única coisa que alterava era a pedra que está mais atrás do lado esquerdo, que me parece que não faz lá falta (mas isso sou eu).

Boa sorte para a montagem.

Boas,

 

Obrigado pelo feedback.

 

A pedra que falas, é temporária ( espero eu ) o tronco estava a levantar e para evitar dissabores esta lá ate o tronco parar de flutuar. Embora esteja colado no vidro de trás ainda levantava um pouco. Mas nos últimos tempos ainda não tentei ver se a coisa esta estável oi não. Por enquanto vai ficando...

 

Abraços

 

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

 

 

Ah, outra coisa, em relação ao filme na superfície, eu já ando nisto ha tempo suficiente . E a razão que tenho o skimmer é mm porque é inestetico, e por causa da luz, dai aquilo só ligar 4x dia e durante o fotoperíodo!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, vic_nunes disse:

A pedra que falas, é temporária ( espero eu ) o tronco estava a levantar e para evitar dissabores esta lá ate o tronco parar de flutuar. Embora esteja colado no vidro de trás ainda levantava um pouco. Mas nos últimos tempos ainda não tentei ver se a coisa esta estável oi não. Por enquanto vai ficando...

 

Ah, outra coisa, em relação ao filme na superfície, eu já ando nisto ha tempo suficiente emoji6.png . E a razão que tenho o skimmer é mm porque é inestetico, e por causa da luz, dai aquilo só ligar 4x dia e durante o fotoperíodo!

Quanto ao tronco, percebo-te perfeitamente. 

Quanto ao skimmer penso que seja uma boa opção, mas como não tenho nenhum, nem nunca usei, não posso opinar muito.

Só agora é que reparei que é um regresso ao hobby. Também estive parado cerca de 4 anos por motivos de saúde e sei qual é a sensação. A ansiedade transforma em entusiasmo rapidamente. Depois é com a pica toda. 

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tronco, percebo-te perfeitamente. 
Quanto ao skimmer penso que seja uma boa opção, mas como não tenho nenhum, nem nunca usei, não posso opinar muito.
Só agora é que reparei que é um regresso ao hobby. Também estive parado cerca de 4 anos por motivos de saúde e sei qual é a sensação. A ansiedade transforma em entusiasmo rapidamente. Depois é com a pica toda. 
Boas,

Eu felizmente, não estive parado, estive foi com a mm montagem durante 3 anos . E foi mm devido a falta de tempo. Alem disso, tb devido ha falta de tempo estive quase 8 meses para fazer o móvel do aquário...

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, vic_nunes disse:

Eu felizmente, não estive parado, estive foi com a mm montagem durante 3 anos emoji14.png
 

Oops, my bad. :default_jcb_bang:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.