Dúvida aquário de água salgada e iluminação


Recommended Posts

Boas pessoal,

Tenciono, daqui a uns tempos, iniciar-me na água salgada.

Pelo menos nos primeiros tempos, não tenciono adicionar corais, apenas peixe e rocha viva.

Em relação ao aquário, vou mandar fazer através da Scalare, é de confiança certo? No entanto quando pedi o orçamento para um aquário de 100x60x50 responderam que também que o aquário teria furos e coluna. O que quer isso dizer?

Em relação à iluminação, e tendo em conta que será aquário sem tampa pois o escumador vai estar na parte de trás do aquário, gostaria que me pudesse ajudar no suporte, é que eu não queria nada que tivesse que preso ao tecto/parede. Há possibilidade de ser um algo suportado apenas pelo aquário?

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde.

 

Em relação à Scalare, do que tenho visto feito por eles, não tenho qualquer tipo de queixa. Podem é não ser os mais baratos...

O aquário ter furos e coluna, significa que te orçamentaram  o aquário para poderes trabalhar com uma sump por baixo do aquário. Ganhas em quê? Mais espaço para os peixes e corais, e facilidade nas manutenções, que podem praticamente ser só feitas a nível da sump. Por norma, fura-se o aquário em baixo, e faz-se uma coluna-seca com um pente, para no caso de faltar a electricidade, o mesmo não esvaziar completamente. Um dos outros motivos, é conseguires minimizar o ruído da água a cair para sump. Se fosse simplesmente um tubo, iria fazer bastante mais barulho.

Dizes que vais trabalhar com um escumador na parte detrás do aquário... podes ser mais específico? Já sabes que escumador é que vais colocar? É que se vais ter uma sump por baixo do aquário, mais vale esqueceres esse tipo de escumador hang-on, e trabalhares com um escumador interno (normal) que por norma são bem mais eficientes.

 

Em relação à iluminação, o mais importante são os corais. Eles é que vão ditar o que deve utilizar a nível de tipo e potência de luz.

Se dizes que tão cedo não vais dedicar-te aos corais, o que te posso então recomendar, é que uses o mínimo de luz possível. Acho que podes perfeitamente utilizar uma calha de 90cm com pés extensíveis. E isso encontras facilmente na net. A nível de cor, escolhe qualquer coisa entre os 10000 e os 15000 Kelvin. A potência, o mais baixo possível... também para evitares algas. Se forem fluorescentes, algo entre os 40~60 Watt é mais do que suficiente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Luis,

Agradeço a resposta detalhada.

Fiquei a saber há uns dias o que significa ter furos e coluna. É, tal como bem dizes, para a sump. No entanto, a minha ideia era não usar sump por um motivo algo simples, é que eu não faço ideia como instalar nem fazer as ligações, sou um autêntico leigo. Daí eu preferir ter um escumador hang-on. Sendo assim o aquário teria de ser sem furos e sem coluna.

Eu percebo que fique muito mais agradável em termos estéticos não ter material nenhum visivel no aquário, mas eu preferia jogar pelo seguro aqui, apenas pela minha ignorância. Optanto pelo uso de sump, seria possível pedir algum orçamento a alguém/alguma empresa para depois virem cá montar todo o material quando o tiver? Será que existe essa possibilidade?

Percebo que os peixes não exijam muita luz, o mesmo não se pode dizer dos corais, que necessitam de muito mais e melhor luz. Talvez opte por comprar já uma boa luz a pensar já no futuro, em que certamente terei também corais.

Agradeço  a disponibilidade.

Cumps

Editado por ComicoFish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais