Conselhos e Opiniões novo aquario.


Dnaren

Recommended Posts

Boa Tarde a todos..

 

Resumindo uma longa historia...

Adquiri um Juwel Vision 450 através de um vizinho que se tinha de desfazer do tanque. (problemas económicos...)

E junto veio um pack de plantas que ele ainda nao tinha tido oportunidade para utilizar..

No passado possuí um aquário de ciclidios africanos... mas já la vai mais de uma década..

assim sendo fui quase forçado, (por causa do preço), a voltar ao mundo do aquariofilismo (total aquário e flora 300 euros) ,

 

O qual venho pedir a vossa opinião e ajuda..

Ja sei que precipitei-me e deveria ter pensado e planejado melhor...

Vivendo na Holanda e numa zona interior e quase rural, infelizmente estou um pouco longe de uma boa loja de aquariofilia e com falta de tempo também em horários comerciais.

Primeiro problema, nas duas Lojas não encontrei substrato fértil suficiente disponível... tendo as plantas e o tanque precipitei-me e vi uns vídeos  e li sobre os tais Dirty tanks...

Pensei Ok deve resultar ... pois prontos ok.... ta feito.....

 

Segundo problema ... estou a tentar ciclar sem peixes e ando a 4 dias a adicionar amónia cerca de 20ml por dia numa solução aquosa de 4% amónia.

na loja só tinha disponível o JBL pro Scan, o qual não inclui teste de amónia... encomendei na mesma loja e estou a espera que me telefonem para ir levantar... o que prevejo ser próxima semana. Através dos dados abaixo gostaria de uma ajuda para saber se estou no caminho certo

 

Terceiro Problema... assim que conseguir ciclar isto, se o conseguir claro.... não sei que fauna introduzir pois a ideia minha era ser um aquário de ciclideos africanos, mas 

com tantas plantinhas a minha Maria olhou para elas, e prontos, já devem adivinhar....

 

E o que acham do filtro da juwel que vem com o aquário?  devo adquirir outro ou este por enquanto da pro gasto.

Desde Ja um obrigado a todos

 

 

Setup - Aquário de água doce:

1 - Nome do Aquário
Ainda por decidir

2 - Data da montagem
29 de julho 2017

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil
Juwel Vision 450 (aproximadamente450 litros)

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
 

Juwel Bioflow 8.0

4.2 - Termostato

300W

4.3 - Iluminação/Foto-período

Juwel High Lite T5 4x54w

8h iluminação

5 - Substratos & decorações
Substrato : DiY dirty substrato, coberto com areia de sílica para filtro de piscina

Decoração: Plantas e uma espécie de ramos/raiz não sei identificar (era o que havia na loja)

6 - Fertilização 

Sem fertilização neste momento

Utilizando neste momento CO2 liquido…

Mas ja estou a tratar de adquirir um kit completo.

 7 - Fauna
A espera que o tanque cicle e de algumas opiniões.

8 - Plantas
Plantas pacote consiste em:
1. Echinodorus barthii 
2. Echinodorus bleheri
3. Althernanthera subiu folia 
4. Elodea densa  
5. Echinodorus argentinensus  
6. gymnocoronis spilanthoides 
7. Echinodorus Harbich 
8. Limnophila heterophylla 
9. Echinodorus tenellus 
10. Eleocharis acicularis 
11. micranthemoides Micranthemum pot
12. Heteranthera zosterfolia  
13. Mayaca Vandelli  
14. Limnobium laevigatum 

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água

 4 dias após a montagem

 Nitrato mg/l - 18

Nitrito mg/l -  0.25

GH >7°d

KH    6°d

PH 6.8

Cloro  0

Co2 mg/l 25

Temperatura: 26 °C

 

Resultados obtidos através do teste JBL pro Scan

 

 9.2 - Frequência das TPA's

Ainda não efectuei nenhum

 

Foto..

IMG_20170801_185715

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro é interno certo?
 

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Sim esse filtro é o que vem de origem com o tanque. 

nome do produto Bioflow filtro XL - sistema de filtro interno
massa 22,5 x 15,5 x 53,2 cm
volume de filtro 8 litros
meios filtrantes Filterwatte XL, carbono XL, Nitrax XL, esponja filtro fino 2x XL, esponja de filtro vulgar XL
   
nome do produto Bomba juwel ECCOFLOW 1000 l / h Int.
Max. A capacidade da bomba 1000 l / h
entrada 8 W

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma bomba de 1000l/ h para um aquário de 450 litros parece-me curto. Conheço a marca e os aquários são fiáveis mas para essa litragem, o melhor é um filtro externo, tenta sacar a biobox do aquário

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo Dnaren. 

Começas logo com uma litragem grande para um aquário plantado! 

Não conheço esse tal de dirty substrato diy, podes explicar do que se trata? 

A circulação como já te disseram é muito curta, tens que pensar em arranjar um filtro externo de acordo com essa litragem. E se mais tarde voltares aos ciclídeos africanos já tens o material necessário ;) 

As raízes são de red moor wood.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Obrigado pela recepção e tambem pelos feedback.

Em relação ao filtro, cheguei a mesma opinião, estou a pensar adquirir 2 sunsun. 1 com a versão que tem a lâmpada UV (para caso haja necessidade) e outro sem , ambos com a mesma característica. 

http://www.wiltec.de/sunsun-hw-704b-aquarium-external-canister-filter-uvc-4-stages.html

Não sei se será o mais indicado, se alguém tiver outra opinião agradeço. O FX6 também seria uma opção... Mas se calhar os sunsun produzem maior circulação combinados versus um Fx6.

"Caso o plantado deia para o torto, salto logo para os ciclídeos. :default_dance:"

Quanto ao dito substrato "dirty" foi basicamente usar terra orgânica para vasos, peneirar, lavar e levar ao forno para tentar matar algum parasita indesejável.

Parece que ate não esta assim tao mal, as plantas parecem estar a crescer bem , já tenho algumas que precisam de poda, pois a 8 dias atrás tinham +-15 cm e hoje já estão com 60cm. Continuo a usar co2 líquido.

O kit co2 que procuro entretanto esta fora de stock..

https://www.aquaplantsonline.nl/co2/co2-complete-sets/apo-complete-co2-systeem-voor-aquarium-tot-500-liter

Pelo preço acho que posso esperar um pouco mais. Sempre me fica a menos de 200€ com garrafa de 2 kg e etc...

Entretanto adquiri também 5 zebra danios para ajudar a ciclagem..

07-08-2017

 

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Analisa o caudal do fx6 e dos sunsu combinados. Verifica o gasto de energia e ruído produzidos também e decide pelo melhor. Também não percebi essa cena do substrato. Parece algo que se remexer o fundo de alguma forma vai borrar o aquário todo.

 

Qual é mesmo a medida do aquário, comprimento vs largura e altura?

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sim, tens razão sobre o substrato, se andar a mexer muito no substrato, não irei ficar com o aquário preto, mas o que vai acontecer é a terra começar a misturar com a areia, e aí sim, fica com aquele aspecto de areia suja.... Mas não me preocupo muito com isso pois no final, as plantas práticamente tapam o solo... Somente mater a zona tipo " praia" limpa..

Quanto aos filtros, sei que os sunsun vêm com spray bar, e claro que com filtros carregados de matéria filtrante o caudal ira reduzir também... Quanto ao ruido, estou a confiar nas reviews.. O consumo na minha situação actual, não me preocupa muito... Pago a electricidade 1 vez por ano com taxa fixa... O excesso não será preocupante.

Quanto ao fx6, esse sim tenho medo que me transforme o aquário num remoinho...

Mas aceito qualquer sugestão que alguém tenha....

Estas são as medidas do aquário.

00018

Actualmente aquário está assim... A espera do fim de semana para ser podado.

IMG_20170810_165547

Cumprimentos.

Dnaren.

Editado por Dnaren
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Fx6 tem uma saída dupla e não é corrente a mais mas para essas medidas é com tantas plantas optava por 2 Jbl 1501. Muito fáceis de fazer manutenção, já completos com matérias filtrantes e ultrasilenciosos e económicos.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, S.S. disse:

optava por 2 Jbl 1501.

Boas,

obrigado pelo conselho.

Só para confirmar é este o filtro que recomendas?

https://www.heevis.nl/jbl-cristalprofi-e1501-greenline?gclid=Cj0KCQjwiLDMBRDFARIsACNmiX8o_Qk3UQjRfzBxOcIjDKwfdzcdzZ6Bu1k-8QNQIX72NsOx9eK5JFsaAl_dEALw_wcB

E já agora, é só basicamente " plug and play" ? Ou devo fazer alguma alteração nas matérias filtrantes?

Obrigado

Dnaren.

Editado por Dnaren
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o site do fabricante trás umas esponjas  e umas bolas biológicas...tambem há agora uns novos que são os e1502 que trazem um pré filtro maior.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O JBL e1502 já vem a caminho, lá para terça feira já estará em casa e a bombar. :default_dance:....  Irei manter a biobox até a compra do segundo JBL..

 

Agora vem a parte que ando super indeciso... Por isso agradeço a vossa opinião... 

Deixo aqui o pedido, para que o meu aquário possa ser uma extensão dos vossos gostos em fauna..

Não é que esteja insatisfeito com o aquário, mas no fundo, no fundo era um aqua para Frontosas :my_sad:.

Os danios zebra que tenho tanto podem ficar como podem sair.

Para já a única certeza que tenho é de por 3 Bristlenose Pleco.. Não sei se o nome é esse que se usa em Portugal... Mas adoro os bichos... 

Agora a partir desses 3 e do setup que tenho, agradeço sugestões...

Quando o aquário esteja finalizado, postarei as fotos do mesmo e com os respectivos agradecimentos.

Obrigado.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O primeiro filtro já chegou, o próximo só para o fim do mês...

Obrigado Tozé Nunes e S.S. pela vossa sugestão..

IMG_20170815_171120

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à fauna depende dos gostos mas atendendo às plantas e substrato que não deve ser remexido eu optaria por uns escalares e cardumes grande de pequenos tetras, um cardume se corydoras e mais um par ou dois de ciclideos anões a juntar aos bristelnose (ancistrus) e danios. Atenção arranja umas tocas para os ancistrus e vamos lá ver se eles não vão escavar muito a areia e não metas a fauna toda ao mesmo tempo. Os filtros mesmo ciclado precisam de tempo para se adaptarem à nova carga orgânica.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo rápido feedback.

Preciso de uma opinião, estive a pensar e como o aquário ainda não está maduro, se calhar mais valia optar por alterar o substrato nesta fase por algo em condições.

Podiam me indicar mais ou menos qual substrato que devo adquirir e a quantidade para o tamanho do aquário..

E um que seja um pouco em conta €€ pois a "Maria" já me mandou um daqueles olhares..:default_chair:

Ainda estou a espera do kit co2, já comprei mas ainda não esta disponível para entrega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres ter um plantado xpto com co2 recomenda-se algo bom tipo o Jbl manado ou o da ADA. Existem outras marcas mas só usei estas. Não metas fértil por baixo e tens de fazer uma reciclagem após mudares o substrato e o da ADA obriga a várias TPAS para baixar a amónia que produz no início.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, S.S. disse:

Recomenda-se algo bom tipo o Jbl manado.

Obrigado mais uma vez..

Já encomendei o Manado, mandei vir o saco de 25litros, tendo em conta a dimensão do aquário, e para quem tem mais experiencia com o substrato, acham que 25l é suficiente para uma boa camada, ou poderá ficar curto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que tenhas uns 5cm de altura na parte onde tens plantas chega para as raízes desde que sejam plantas pouco exigentes. Na frente sem plantas pode ficar menos até para dar declive e maior profundidade ao aquário.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos.

Finalmente tenho o meu aquário finalizado....

Gostaria de agradecer ao S.S. e ao Tozé Nunes pelos conselhos e dicas....

O substrato alterei para o manado como aconselhado... fiquei super satisfeito... um grande obrigado pela dica...

 

A fauna que tenho neste momento.

7- Pterophyllum altum (era o que dizia na loja, mas duvido).

5- corydora panda

22-Rummy Nose Tetra (Não sei o nome em português).

3- ancistrus bristlenose.

4-Ramirezi (dois casais)

Neste momento tenho realojado no aquário comunitário.

5 zebras danios

3 black Moly

1 betta macho

As molys e o beta são da minha filha e tiveram de ser realojados devido a um incidente com aquário da pequena..

dentro 1 semana os molys e o betta voltam para o aquário dela e os danios voltam para a loja...

 

Aqui vão as fotos do aquário actuais... desculpa pela ma qualidade das mesmas.

IMG_20170923_165508IMG_20170923_165441IMG_20170923_165428IMG_20170923_165405IMG_20170923_165356IMG_20170923_165350IMG_20170923_165335IMG_20170923_165326

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.