Agradeço ajuda em parametros de aquario novo


Recommended Posts

Olá a todos,

Já sigo as informações inestimáveis aqui colocadas há bastante tempo e finalmente lancei-me na montagem de um aquário propriamente dito, quem está radiante é o meu filho de 8 Anos. :default_dance:

Background:

Aquário 75L Marina, termostato Eheim 75W, Filtro Externo Fluval 206, Bomba de Ar Marina 75, Substrato Aquabasis + Areão pequeno por cima.

Termómetro adicional (decente) para saber a temperatura 27ºC

Ora com este setup há já 2 semanas com água no aquário, introduzi (Há 1 semana) 3 Tetra Neon para iniciar o ciclo (e contentar o miúdo que já estava impaciente).

Valores de Hoje 2017.07.31 :

Dureza=? (não medi) estou na Zona do Cacém;

PH= 8,0-8,2 ( é dificil baixar! agua torneira com Biotopol e estágio 48h)

Amónia= 0,25 (Valor anterior =0)

Nitrito= 0  ; Nitrato = 0

Já tinha efectuado testes antes (sem registo adequado), e Nitratos/Nitritos = 0

Os "Mínimos" baptizados assim pelo pequeno lá andam a nadar e parecem estar bem, já cresceram e mexem-se bem na hora da comida, mas o PH não me parece bem.

De acordo com o vosso gráfico no manual deverá estar a iniciar o ciclo se a amónia aumentar um pouco mais ...

Pergunto:

- Se introduzir Plantas vou melhorar o PH ? Devo adicionar algo diferente?

- Devo começar as Tpa ?

Embora tenha lido atentamente os vossos artigos, ainda sou newbie nisto, falta a parte prática que só agora começa.

Espero as vossas ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma boa maneira de baixar pH é adicionar madeira, ou, se não me engano no nome, folha de amendoeira tropical, á venda nas lojas. O problema é k tanto uma como outra vão largar taninos para a água. Mas podem ser removidos por carvão ativado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá, é apenas para agradecer  a dica.

Neste momento o PH está OK, Introduzi planta pogostemon erectus e adubo para a mesma, não sei se foi isso mas agora  está ok PH 7,5.

Atentamente,

Acácio Lopes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Qual o Kh da água? Oscilações bruscas de ph significam alterações na química da água e/ou um kh muito baixo. Se o Kh estiver a 0 ou perto cuidado que qualquer mexida introduzindo acidez ou alcalinidade no aquário pode levar a descida ou subida vertiginosa do ph e isso é péssimo para a fauna.

 

E se for a adição casual de algo ao aquário a mexer nos valores não te esqueças que nas TPAS isso muda novamente e o sobe e desce constante não é benéfico.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais