Aquário Biotopo da Costa Portuguesa


Recommended Posts

Olá,

Desde pequeno que me divertia a apanhar com um camaroeiro pequenos sargos, cabozes, camarões,... na mare vazia nas poças da maré e gostava agora de fazer um aquário de água salgada fria com essas espécies e também com algumas algas, anémonas e espécies que tambem se encontram nas mudanças de maré. Eu nunca tive nenhum aquário de água salgada e não encontrei informação na net sobre como fazer um só aparece sobre água salgada quente por isso vim a este fórum e gostava que me dissessem de que materiais e que eu preciso qual é a melhor temperatura e salinidade para a água (eu acho que a temperatura a que eles está sujeitas aqui nas poças em Portugal e de cerca de 17ºC - 21ºC) e sobre como montar o aquário.

obrigado, cabozinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais, bem vindo ao Fórum.

Em relação às tuas dúvidas, realmente um aquário de água salgada da nossa costa não é muito comum, no entanto, não signifique que não se consiga fazer.

Primeiro de tudo, tens de perceber que há certos equipamentos e técnicas essenciais para a manutenção de ambientes aquáticos em cativeiro. O mais importante de todos, será o efeito de diluição. Qualquer aquário  que seja, mesmo o tanque central do Oceanário de Lisboa, é um infinitésimo daquilo que é a natureza. Daí que seja quase que obrigatório, "proteger" o nosso aquário de tudo o que advém de trabalharmos com sistemas fechados e de volumes pequenos.

Bem... mas vamos lá tentar despachar isto, que é como quem diz, explicar-te sucintamente o que necessitas para manter um aquário de água salgada, seja ele da nossa costa, ou tropical:

- Volume de água: aqui é fácil, quanto maior, melhor. Não só tens mais espaço para os peixes e demais animais nadarem e crescerem, como o efeito de diluição é maior, e logo, o aquário tornar-se-á mais estável. O grande senão, é que quanto maior o aquário, mais caro se torna.

- Equipamento essencial: há muita gente que não usa A ou B, e prefere usar C ou D, ou trocar mais água, ou ter menos peixes, ou evitar certas espécies... mas na minha opinião, há certos equipamentos que são essenciais:

1) Iluminação. Aqui é um mundo. Podes ter desde a coisa mais fraquinha que serve só para veres os peixes, como podes optar por iluminação bastante forte e específica para manter certos tipos de corais. Para o caso do aquário da nossa costa, recomendo-te usares luzes fracas com temperaturas de cor a rondar os 10000 Kelvin e optares por corais mais fáceis como anémonas.

2) Circulação. Tudo bem que vais optar por espécies inter-tidais, mas não deves descurar esta parte. Recomendo-te usares uma circulação, de pelo menos 10x o volume do aquário.

3) Escumação. Este é dos factores que mais gente descura. Gostam muito de usar "desculpas" como: não tenho grandes corais, só tenho peixes resistentes, dou pouca comida, isso vai lá só com trocas de água, etc... Para mim, a escumação é das partes do equipamento mais importantes para um bom sucesso do aquário. Com isto também não quero dizer que ou compras logo um escumador de 1000€, ou não vai funcionar. Dependendo do aquário, tens escumadores desde 100€, e estou a falar de preços de material novo. Se conseguires comprar em 2ª mão em bom estado, os preços então caiem por aí abaixo.

4) Temperatura: Aqui é o grande busilis da questão... Apesar de haver muita gente a manter cabozes, camarões, às vezes até nudibrânquios e lebres do mar em aquários com temperaturas acima dos 15º C, não quer isso dizer que seja o ideal para eles. Até podem sobreviver durante anos... mas será que é o ideal para eles? Não se esqueçam que lá por os animais ficarem horas a temperaturas acima dos 30º C, não quer dizer que fiquem lá eternamente. No teu caso, o ideal seria tentares manter o aquário enter os 17 e os 20º C. No verão vai ser complicado :/

5) Osmorregulação: Este é daqueles que a maior parte, principalmente ao início, gosta de descurar um pouco. "Ah, e tal... isso eu reponho todos os dias". Tudo bem... e quando quiseres ir de fim de semana? Ou de férias? Compreendo que ao início, estar a investir num osmorregulador, para fazer uma tarefa tão simples, possa parecer um gasto desnecessário. Mas 99% das pessoas após colocarem o sistema a funcionar, e verem que a única coisa com que têm de se preocupar é manter o depósito com água... te vão dizer o mesmo: "um osmorregulador vale todos os cêntimos que paguei por ele. É um descanso". No teu caos, podes pensar: "mas eles nas poças, à medida que a água vai evaporando, a salinidade aumenta". Certo... mas nós temos várias marés por dia, e também ninguém te garante que os animais que ficaram nas poças nesta maré baixa, sejam exactamente os mesmo que irão ficar na próxima... A salinidade não é tão importante em relação aos peixes... mas já com os invertebrados, recomendo-te em pensares a médio/longo prazo em teres uma solução automatizada para o controlo da salinidade.

- Aditivos: Aqui, acho que devias pura e simplesmente cingir-te às trocas de água (de preferência com água do mar) e a alimentares os animais.

- Trocas de água: Neste capítulo, vai depender muito... de muitos factores!! Basicamente, de tudo o que te escrevi em cima: Da quantidade e tipo de animais no aquário, do equipamento, etc... Para teres uma noção, o que te recomendaria, seria trocares a água numa base de 15~20% semanais. Mas esse é um capítulo, que eu costumo mais dizer: "não se ensina, aprende-se..."

E a nível do básico... acho que já te expliquei o essencial. A partir daqui, tens de ser tu a "queimar pestanas", que é como quem diz... tens de pesquisar por ti próprio. Lê muito, não leias só uma coisa e penses que é a verdade absoluta. Não sabes... pergunta. Mesmo que te respondam "não", ou "não sei". Em aquarioiflia, mais vale levares uma nega e não fazeres, do que inventares e correr mal...

Bem... a única coisa que te queria só dizer, é que deves pesquisar mais. Dizes que procuraste e só encontraste a falar sobre aquários tropicais. Eu em menos de 1 minuto encontrei diversos tópicos aqui no Fórum, sobre aquários da nossa costa:

Infelizmente, muitas das imagens têm os links quebrados, mas ainda consegues retirar muita informação.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 4

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Obrigado Luís Fortunato pelo tempo gasto a ajudar me e queria deixar claro que a tua resposta me deixa impressionado pela rapidez deste fórum e a experiência dos membros do aquariofilia.net  . Podes ter a certeza de que cada passo e cada esclarecimento que me deste me vai ajudar no meu novo aquário que com esta ajuda está um passo mais próximo de ser concretizado. 

Obrigado,cabozinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Gostava que alguém me informassem se existe algum kit para aquários de água fria e salgada ou se se pode modificar alguma coisa num kit de água salgada tropical para se tornar água fria salgada e se não existe nenhum kit, que me dissessem os materiais e máquinas para o aquário de marcas baratas de preferência (porque o meu objetivo não é gastar muito dinheiro).

  A minha ideia era ter esse aquário de água salgada e fria onde iria pôr um cardume de pequenos sargos, cabozes, anémonas, burriés,...

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva @cabozinho,

Primeiro que tudo sê bem vindo ao Fórum. 

O Luís Fortunato já te esclareceu acerca do que precisavas por esse motivo não vou voltar a falar no equipamento.

Tem uma coisa em mente, os cardumes que vês de Sargo-Legítimo em adulto pode chegar facilmente aos 45 cm. Para manteres um cardume com qualidade  consegues imaginar o tamanho do aquário? 

É bem mais dispendioso do que possas pensar, só um Chiller (aparelho para arrefecer a água que na minha opinião é essencial), para além de consumir bastante electricidade, são aparelhos que rodam em média os 400 euros. Até o podes dispensar mas será que vais dar as melhores condições aos teus peixes? Se a temperatura for constante (alta) o metabolismo dos mesmos vai acelerar.                                                                                                                      

Kits (dos que eu conheço) serão sempre pequenos para um aquário com Sargos...                    

Cumprimentos  

Cats                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde  @Catarina Santos,

Obrigado pela tua rápida e correta resposta à minha dúvida. 

Quanto aos sargos eu tenciono deixá-los crescer um pouco e depois devolvê-los ao mar caso mais tarde eu começar a achar que o aquário é pequeno de mais. 

Gostava que me informasses sobre os kits que me disseste conhecer só para eu ter a noção dos seus preços e se mais vale comprar um e esquecer a ideia do cardume de sargos e ter apenas os cabozes, anémonas e outros pequenos peixes ou se vale mais comprar cada máquina (hardware) necessário um a um e comprar também um aquário grande para ter os sargos.

Aguarda a sua resposta @Catarina Santos

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@cabozinho 

Devolver peixes ao mar, pode não ser a melhor solução ( peixes que nunca de lá deveriam ter saído). Mas é só a minha opinião. 

Vais acabar por domesticar peixes que quando forem devolvidos não se vão saber alimentar/ fugir de predadores. 

Quantos aos kits, nunca comprei nenhum não faço ideia do preço. Terás de fazer uma pesquisa no Google sobre kits de aquários salgados.

Cumprimentos

Cats

  • Votar + 3
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, 

Achei o comentário pouco construtivo visto que não me respondeu a nenhuma das minhas perguntas mas obrigado Catarina Santos.

A minha pergunta tinha apenas como objetivo saber quais são as melhores marcas (qualidade x preço) para comprar os materiais referidos pelo @Luís Fortunato para o meu futuro aquário. 

Obrigado @Catarina Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, cabozinho disse:

Boa noite, 

Achei o comentário pouco construtivo visto que não me respondeu a nenhuma das minhas perguntas mas obrigado Catarina Santos.

A minha pergunta tinha apenas como objetivo saber quais são as melhores marcas (qualidade x preço) para comprar os materiais referidos pelo @Luís Fortunato para o meu futuro aquário. 

Obrigado @Catarina Santos

Olá de novo.

 

Rapaz... tens de perceber uma coisa importante. Aqui ninguém tem obrigação de responder  aos outros. Aliás, se não respondem aquilo que queres, não tens de reagir assim... Ainda para mais, a dares pontos negativos aos posts... Enfim...

Mas que mais é que queres que façam? Queres que te digam marcas?!? Para quê? Achas que é dizermos o que para nós são as melhores marcas de equipamento para aquários tropicais vai ajudar alguma coisa? Nada...

Eu já te deixei uma data de links com tópicos sobre aquários da nossa costa. Já te deste ao trabalho de os ler? Já tiraste conclusões em relação aos equipamentos, técnicas e tamanhos de aquários utilizados? Aparentemente, não... caso contrário não estarias sempre a fazer as mesmas perguntas.

 

Se o teu sonho é teres um aquário da nossa costa e não queres ter trabalho a investigar sobre isso, se calhar o melhor é ires a uma loja e pedires que te orçamentem isso... mas depois não te assustes com preços, ou pior, se te impingirem coisas que não precises.

Tens de perceber que aqui no Fórum, ninguém sabe tudo. E se não respondem aquilo que queres, mas sim com mais perguntas, se calhar é para teu bem... e igualmente para o bem dos animais.

Por isso, e mais uma vez, vai ler... não faças perguntas à espera que te apresentem resultados, pura e simplesmente.

O que está escrito na minha assinatura não está lá há dois dias... Mas há uns bons 8 anos... Por alguma razão será.

Os fóruns são excelentes face a outros meios de partilha de informação, tipo o facebook, onde tudo é bastante volátil. Tu podes perguntar o que quiseres em grupos de FB... mas será que passado um mês consegues ainda ter acesso à informação? Se calhar até podes... mas não é fácil.

Por isso, e mais uma vez, vai pesquisar...

Tens de perceber que uma pergunta pertinente é questionares-nos qual escumador é melhor: um Deltec 1456 ou um Bubble Magus G7?

E não fazeres o que estás a fazer, que é: que marcas são boas?

Isso não tem resposta!!! A gente nem sabe que tamanho de aquário queres manter...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 6

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Francisco, bem vindo ao forum, se percebi bem queres construir um aquário da nossa costa, tens alguma experiencia em aquarios de água salgada? pelo que me apercebi parece que não. O Luis Fortunato já te deu uma ideia do que necessitarias, e muito bem. 

Perguntas por kit's de agua salgada? Mas hit´s de 100litros é uma coisa que é capaz de encontrar nas lojas , agora kit's de água salgada para 500L, 1000L e por aí fora não existem. 

É uma pesquisa que terás de fazer tu e veres na net o que para ti é melhor, para o teu bolso, não sabemos quanto queres gastar sequer, ainda não percebi que tamanho de aquário pretendes? 
Com certeza que não vais por sargos em aquarios de 100 ou 200litros, é impensável, tens de ter sump, etc,
Tens capacidade de ir buscar agua ao mar ás centenas de litros como fazia um colega meu em Peniche?? para os aquas dele da costa portuguesa??

Para aconselharmos melhor tens de nos dizer o que pretendes a começar pelo tamanho do aquário, no mínimo 2m, não???

Portanto primeiro lês o a resposta do Fortunato, depois decides o tamanho do aquário, fazes a tua pesquisa de equipamento e preços e quanto muito depois colocas aqui o que te agradou mais e logo vez se é a melhor escolha ou não. Inclusivamente o Fortunato até colocou tópicos para pesquisares...

Já sei que se calhar vais dizer que a resposta não foi muito construtiva, mas é a melhor resposta que tenho para te dar e com a melhor das boas intenções. Primeiro á que pesquisar, e depois sim tomar decisões e saber se há condições para se manter os peixes que queremos, afinal são seres vivos, e os da costa portuguesa são selvagens, portanto mais responsabilidade se tem que ter. E também há a questão legal da coisa, é proibido manter ou criar certas espécies apanhadas do mar, portanto é uma questão complicada.

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa atenção,

A minha intensão não era fazer ninguém perder o seu tempo nem irritar ninguém mas sim ver os pontos de vista de cada pessoa e depois ser eu a ver qual o que mais me interessava e também guiar-me por ele (daí as marcas). 

Como muitas apontaram eu não tenho muita experiencia em aquários de água salgada mas não tenho culpa de querer começar com este aquário da nossa costa (que no fundo foi o que me atraiu para a aquariofilia) por isso as minhas pesquisas até agora não me têm levado muito longe e por isso recorri a este fórum à procura de gente experiente.

A minha resposta à Catarina Santos não tinha como objetivo desprezar o complemento que ela deu a este tópico mas sim tentar perceber melhor o que ela disse e também ver se me podia ajudar com a minha duvida. 

Obrigado pelo tempo gasto,

.

Editado por cabozinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, cabozinho disse:

Obrigado pela vossa atenção,

A minha intensão não era fazer ninguém perder o seu tempo nem irritar ninguém mas sim ver os pontos de vista de cada pessoa e depois ser eu a ver qual o que mais me interessava e também guiar-me por ele (daí as marcas). 

Como muitas apontaram eu não tenho muita experiencia em aquários de água salgada mas não tenho culpa de querer começar com este aquário da nossa costa (que no fundo foi o que me atraiu para a aquariofilia) por isso as minhas pesquisas até agora não me têm levado muito longe e por isso recorri a este fórum à procura de gente experiente.

A minha resposta à Catarina Santos não tinha como objetivo desprezar o complemento que ela deu a este tópico mas sim tentar perceber melhor o que ela disse e também ver se me podia ajudar com a sua duvida. 

Obrigado pelo tempo gasto,

.

Ok, está esclarecido, ninguém está irritado, toda a gente te quer ajudar, mas tens de saber o que queres, mais uma resposta e acabas por não responder a malta, fiz-te algumas perguntas e também não respondeste...

Agora já se sabe, partilhas aqui as tuas ideias, as tuas duvidas, as respostas nem sempre estão de acordo com o que tu esperas. mas são opiniões, válidas. cá estamos para verificar se alguma está incorrecta, garanto-te que até ao momento estás bem acompanhado, um deles é biólogo que é que se pode querer mais?

Ainda agora fiz uma pesquisa no google, apareceram uma serie de tópicos, fotos e vídeos, como é que não encontras nada??? Procura aqui no forum, lá em cima tens um motor de busca, metes palavras chave e aparecem-te resultados, experimenta.

Vais tendo duvidas postas que vais tendo respostas, ás vezes demora tens de ser paciente que a malta não vive disto e nem sempre pode aqui estar, fazemos o possível...

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde

Enquanto comparava preços descobri uma  Bomba de água submersível 200 L/h - Boyu SP-601 e gostava que me dissessem se ele é de circulação e se ela vale o preço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

depois de alguma pesquisa compus o seguinte aquário (se houver algum erro por favor avisem ) 

Iluminação-> (tortuga petshop) Tubo/Barra T5 de LED (não sei ver quantos kelvin tem...)

escumação-> (tortuga petshop) protein skimmer 

refrigeração-> (tortura petshop) refrigerador para aquário

circulação-> (aquacomets.net) Bomba de água submersível 200l/h Boyu SP-601 /ou/ (tortuga petshop) Newa wave 

osmoregulador-(oceanusiberia.pt) controlador de nível Blau 

Obrigado pela ajuda @Vera Santos @Luís Fortunato @Catarina Santos Digam se tiver feito algum erro. 

tortuga-petshop.com 

aquacomets.net

oceanusiberia.pt 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Continuamos sem saber qual o tamanho do aquário que queres montar, e muito menos quais os equipamentos... o único que descreveste com detalhe foi o filtro da Boyu. Que na realidade não é isso que queres. Uma coisa é um filtro interno, outra é uma bomba de circulação.

Sê mais concreto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1
  • Votar - 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Montar um aquario da costa em condições em comparação com um tropical não é muito diferente, apenas mais simples, pois nao precisarás de regular alguns parametros nem de tanta iluminação, todo o resto é equivalente.... Não te recomendava circulação a 10x, mas sim pelo menos 20x, a circulação é muito importate em agua salgada, e atualmente já é standard no hobby 30x.

 

não te recomendaria nada da Boyu, é dinheiro deitado ao lixo. Tens marcas europeias de qualidade como Tunze ou Hydor. Das chinesas só recomendo maxspect gyre, mas isso é tecnologia a mais para um aquario da costa. Tenta usar lojas da especialidade, que sao diferentes das de agua doce. Agua salgada é um hobby à parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/07/2017 at 18:32, cabozinho disse:

Boa tarde  @Catarina Santos,

Obrigado pela tua rápida e correta resposta à minha dúvida. 

Quanto aos sargos eu tenciono deixá-los crescer um pouco e depois devolvê-los ao mar caso mais tarde eu começar a achar que o aquário é pequeno de mais. 

Gostava que me informasses sobre os kits que me disseste conhecer só para eu ter a noção dos seus preços e se mais vale comprar um e esquecer a ideia do cardume de sargos e ter apenas os cabozes, anémonas e outros pequenos peixes ou se vale mais comprar cada máquina (hardware) necessário um a um e comprar também um aquário grande para ter os sargos.

Aguarda a sua resposta @Catarina Santos

Obrigado

Caro Cabozinho como moras em Cascais o sitio indicado para devolver peixes de augua doce ou salgada e ate tartarugas é o Aquario Vasco da Gama eu proprio já o fiz é só agendar com os biologos para a entrega. De resto sou totalmente contra retirar animais da natureza.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse biotipo tambem é o meu favorito junto com o do mar dos Açores (é de uma riqueza enorme de especies) mas temos varios aspectos a agua fria é cara e depois não podemos retirar da natureza a rocha viva as algas os invertrebrados etc que já sofrem com a poluição, para não falar do aspecto legal já referido que nos impede de comprear essas especies.

Como alternativa sugiro o biotipo mediteranico já legal logo mais facil de adquirir.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais