Chihiro A901 em Aquário de 100cm


RMartins

Recommended Posts

Boa noite pessoal

 

Para um aquário de 100*45*45 acham que com uma calha LED Chihiro A901 fico bem servido?

 

Só uma chega para ter luz uniforme ou tenho de comprar duas?

 

O propósito do aquário é ser plantado.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,
Aqui no fórum tens uma excelente REVIEW de calhas led efectuada pelo Tiago Miravent.
Lê bem esse tópico.
Eu também testei várias calhas led e do que pude verificar In Loco para 40 cm de lado uma calha Twinstar é suficiente. Só se quisesse aumentar as taxas de crescimento é que optaria por duas sendo que me parece desse modo andar acima dos limites com as dificuldades que isso acarreta. Das que testei a melhor sem dúvida é a Twinstar 900E.
E uma chega bem. O crescimento é mais que sustentado. Plantas respondem bem com robustez e solidez.
Tirando a calha da Ada sem dúvida que a twinstar é a melhor opção.

Abraço



Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Paulo.

Eu sei que existia uma análise no Aquaforum com comparação de PAR entre calhas, mas aqui não encontro.

Eu já equacionei uma Twinstar 900E e tinha ideia de mandar fazer uns suportes que estende-se a calha para 100cm. Contudo reparei que o cabo de alimentação passa no meio de um suporte lateral e não sei como tirá-lo sem partir esse suporte...

Dai ter equacionado as Chihiros que são mais fáceis de adaptar a outros tamanhos e pelo que vejo por aí são um boa opção.

A minha dúvida é se uma chega ou preciso de duas. Não por questões de intensidade de luz mas por uma questão distribuição da luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
O Ivo Soares da Solaqua tem uns suportes para a twinstar que são espectaculares. Comprei a ele. E não há stress com fios. É só montar e ligar.

O meu também é de 100 e a 900E da na perfeição. Já a Chihiros perde luz dos 90 para os 100.

Abraço

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gostava de saber se uma twinstar ou uma ftb cobriam o meu 90x45x45...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar aqui umas fotos?

Para ver como fica.

 

Gonçalo uma Twinstar E900 é perfeita para esse tamanho, segundo as especificações da calha.

 

Estive a ver a FTB e gostei. Tenho a mesma dúvida que tu Gonçalo. Será que para 45 cm de largura uma chega?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Também gostava de saber se uma twinstar ou uma ftb cobriam o meu 90x45x45...


Boas Gonçalo,

Eu tenho duas linhas no meu de 120x50x50, uma FTB e outra MasWas (similares) mas a FTB é ligeiramente mais potente. Mas creio que uma de 90 para o teu seria suficiente, com duas irias ter luz a mais.

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para actualizar a minha situação.

Estive a conversa com o Rui da Aquaeden e vi montagens bem sucedidas com só uma calha FTB de 90cm.
Acredito que dê e acabei também por comprar uma.

Tem uns acabamentos espetaculares e uma qualidade de construção enorme. O suporte é ajustável e dá pra aquários até 105cm. Fica muito elegante em cima do aquário.
Tem boa luz e a precisar de uma segunda de certeza que será para alguma planta especial/difícil.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem haja pela actualização Martins. Penso que em relação a essas calhas esse feedback seja importante para quem pensar em adquirir.
Depois da montagem diz-nos o que pensas se puderes.
É que ainda não há muita informação sobre elas.

Grande abraço

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até se podia abrir um tópico específico para essa calha com fotos de diferentes montagens etc.
Fica a ideia.
Abraço

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida não era propriamente sobre a intensidade da luz, era mais sobre se cobre ou não o aquário todo. 

Imaginando que era para meter no meu layout, tenho moitas que precisam de luz e tapetes à frente que também precisam, para além disso tenho pedras altas à frente que fazem sombras...

tambem posso pedir uma emprestada ao Rui para ver se dá, senão vai uma Solar RGB :default_bleh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre isso o que posso dizer é que a twinstar no meu aquario de 100 X 40 X 40 cobre bem toda a área. A luz chega a todo o lado. Mas com uma altura de 15 a 20 cm do topo da água. Se baixar disso a traseira ou a frente já não ilumina tanto.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência própria, as FTB têm uma luz bastante intensa e apesar de os leds serem de 8000k conseguem uma boa reprodução cromática. O ângulo de abertura também é bom, dando assim uma grande incidência de luz sobre o aquário, claro que aquários com mais profundidade tendem a receber menos luz nas extremidades. 

 

Quanto ás Twinstar, o que tenho visto aqui pela internet é que é possível obter cores mais garridas especialmente os vermelhos, mas parece sempre que a luz na sua totalidade é um tanto ou quanto mais reduzida. Digo isto para aquários com uma altura da coluna de água de 50cm ou mais. No entanto temos ótimos exemplos aqui no fórum sobre estas calhas, como é o caso do Roots ou o Trough the Red Mountain da autoria do Luis Cardoso.

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui um exemplo de um aquário com só uma calha FTB. Retirei da página Aquaeden e tem mais exemplos bem sucedidos.
 
a7673761c76dd3819f9a954038e76def.jpg
 
Excelente. Mais um contributo importante. Pelos vistos a calha em causa tem boa potência sendo que uma unidade parece servir qualquer propósito de plantado.
Abraço

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem falei com o Rui Alves e garantiu me que um calha ftb cobre completamente um 90x45x45. 

Acho que já decidi o que vai ser a minha prenda de anos ;)

Tambem tive à pouco tempo na Aquaeden e eles têm lá 2 aquas, praticamente idênticos e ambos com ludwigia palustris, um tem uma ftb e outro uma Solar rgb, e olhando para a cor da planta dá para perceber que no aquário que tem a Ada tem mais cor, mas pouco mais do que no da ftb. 

Já que infelizmente não tenho nenhum rim extra para comprar uma Solar rgb (850 paus) vou mesmo optar pela ftb. 

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais