Doença?


pacdinis

Recommended Posts

Boa noite,

Peço desculpa pelo incómodo.

Sou novo no Hobby e esta noite quando cheguei a casa deparei-me com o meu Betta com a cauda em muito mau estado.

Ele tinha a cauda um pouco roída por ataque de outros peixes mas isto é algo novo.

Por favor verifiquem se se trata de uma doença e se puderem por favor façam sugestões.

Obrigado pela ajuda.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20170725_213851-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20170725_213847-jpg

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :

Volume: 60L

Filtro(s): Biobox 1

PARÂMETROS DA ÁGUA:

Temperatura da água (ºC): 26

Indica a temperatura a que mantens o aquário, e se tens ou não termostato.

pH:_ 6,5 a 7

TPA's (Trocas Parciais de Água): 35 a 40% Semana.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna:

2 Guppys aparentemente bem.

2 Mollys aparentemente bem, noto uns pontos mais brancos nas caudas;

1 Coridora que tem a causa ligeiramente roída (ou não pode ser da doença)

1 Pleuco no mesmo estado da coridora.

O peixe doente alimenta-se.

A decoração é de plástico.

 

 

 

Editado por pacdinis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @pacdinis,

3 questões:
Há quanto tempo tens o aqua?
De que forma colocaste a fauna? 
Fizeste o ciclo do azoto?

Se possível tira uma foto geral do aquário.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Miguel,

Antes de mais um muito obrigado pela resposta e interesse em ajudar.

Tenho o Aquário à cerca de um mês, no entanto só se encontra habitado há uma semana e meia, antes disso esteve a fazer o ciclo do Azoto.

A fauna foi colocada pela forma que acredito ser a mais correcta, 30min saco de molho no aquário, colocar água do aquário dentro do saco de 15 em 15min até duplicar a quantidade de água no saco. Após esse processo coloquei os peixes no aquário e despejei a água do saco em plantas no jardim.

Embora tenha água de poço, fui aconselhado a utilizar água da publica da torneira e foram-me vendidos 2 produtos, 1 para retirar o cloro etc... e outro para introduzir bactérias na água.

Confesso que esperei o tempo que me foi aconselhado na loja mas não me certifiquei do ciclo do azoto controlei o pH.

Durante uma semana o aquário foi habitado por apenas 2 mollys, 1 corydora, 1 pleuco e 1 betta. 

No sábado passado ofereceram-me 2 guppys (provenientes de outra loja), introduzi-os da mesma forma que expliquei em cima.

No domingo fiz o primeiro TPA de cerca de 35% da água, certificando-me que colocava os produtos na dosagem correcta e limpei a esponja superior (branca) com agua da torneira e um dos filtros (o inferior que parece ter cascalho). Certifiquei-me também que a temperatura da água da torneira na diferia da água que já se encontrava no aquário.

Até este momento estava tudo bem, ontem quando cheguei do trabalho deparei-me com o Betta naquele estado.

Qualquer ajuda ou concelho que possa facultar é sem dúvida precioso, embora tenha os peixes há pouco tempo, gosto imenso deles e estou completamente aficionado pelo hobby.

Neste momento apenas tenho uma imagem do aquário enquanto estava em ciclo, está na mesma mas com a fauna que disse.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_1460-jpg--2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1° ponto o peixe poderia ter vindo para casa já doente, às vezes trazem com eles doenças que só se revelam posteriormente.
2°Quando fizeres tpas, não Laves o filtro, tens de o fazer em alturas diferentes, disseste que tens cascalho no filtro? O que é que lá tens dentro?
3°Se a doença passar as barbatanas vão regenerar
4° os medicamentos em Portugal estão um pouco mais limitados, alguns estupidamente foram proibidos, já leste o tópico que está nesta área em destaque sobre doenças e tratamentos?? Dá lá uma vista de olhos...
Á parte tudo isso, as plantas artificiais não são nada benéficas, principalmente as de plástico. Imagina que algum pó Rice se roça nelas e se magoa...tens certas plantas naturais como anubias, que não precisam de substratos férteis ou mistos, é um exemplo.



Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: esse cascalho não é nada adequado para as corydoras, podem magoar os barbilhos.

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera,

Obrigado pelo feedback.

Fui aconselhado pela senhora da loja a limpar a esponja e um dos 3 elementos do filtro a cada TPA. Aparentemente mal.

Não desconfiei de nenhum dos conselhos dela por se tratar de uma pessoa amiga de um familiar, não havendo interesse pode ser só ignorância da mesma.

Quando disse parecer cascalho no filtro, referia-me ao "sera super peat" (sou demasiado novo no hobby para saber isto sem pesquisar, naquele momento não tinha como).

O cascalho que tenho no fundo é rombo, não tem arestas, espero que minimize o risco de ferir a corydora, até porque planeio aumentar o número de corydoras.

Segundo o que li as plantas naturais requerem Co2, sou uma pessoa conservadora e calculista, gosto de iniciar os projectos com calma e evoluir naturalmente. Na altura pareceu-me que cuidar de peixes e plantas ao mesmo tempo era demasiado para um iniciante.

Toda a fauna do aquário está bastante activa incluindo o betta, comem todos bem e não parecem ter sintomas de doença (para além das barbatanas)

Relativamente à medicação, uma vez que saiba a denominação comum intencional, a dosagem do medicamento e a forma de administração não deve existir nenhum medicamento que não consiga. (vantagens da profissão)

Se a Vera tiver alguma sugestão de como tratar os meus peixinhos por favor diga.

Obrigado

Editado por pacdinis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê bem isso, tenta tirar uma foto ao bettas o mais  nítida possível, que amanhã no PC vejo melhor.

Nem todas as plantas precisam de CO2, explico melhor amanhã. Tenho mesmo de ir deitar.

Outra coisa, trata-me por tu sff, já sei que estou velhota, não precisas relembrar-me...:my_rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, pacdinis disse:

...

Quando disse parecer cascalho no filtro, referia-me ao "sera super peat" (sou demasiado novo no hobby para saber isto sem pesquisar, naquele momento não tinha como).

VS: Sera super peat, é turfa, porque é que te aconselharam a colocar turfa????

O cascalho que tenho no fundo é rombo, não tem arestas, espero que minimize o risco de ferir a corydora, até porque planeio aumentar o número de corydoras.

Eu conheço muito bem o cascalho que estás a utilizar, todos nós começamos por algum lado e á 18 anos foi o que tive no meu aquário, já o meu pai á 50 anos utilizava esse cascalho, não havia outra coisa, estás a perceber... A isso chama-se cascalho de rio. e não há problema nenhum utiliza-lo, nunca fez mal. Agora quando estamos a falar de peixes como corydoras, ancistrus, pleocostumos, não é adequado, digas tu o que disseres, estes peixes gostam de esgravatar o fundo á procura de comida, são o que as pessoas chamam vulgarmente limpa-fundo ou limpa- vidros, erradamente. Podes ter a certeza que se magoam, mesmo a gente não notando a olha nú.

Hoje temos tantas possibilidades a nivel de substratos, existem os substratos Ferteis, existem os inertes e uns terceiros os que eu chama misto.

Passo a explicar-te, os ferteis são bons para quem ter plantas e necessários para certo tipo de plantas, os inertes, são areias, não alteram parâmetros nenhuns, e existem de varias granolumetrias, mais finos e mais grossos, tu tens ai é um inerte, por fim tens o misto, é um substrato fertil mas que pode estar em contacto com a coluna de água, dai não precesa de levar camada nenhuma por cima de inerte, estás a perceber? 
já o fertil precisa de uma boa camada de inerte por cima, eu na altura ponha 4/5cms de inerte por cima.

Isto é uma opção de escolha que tens de fazer, não queres ter trabalho para já e não estás confiante para avançares com plantas de media e alta manutenção, mas podes experimentar pelas de baixa manutenção e ai não precisas de fertil.
Agora se queres ter corydoras e ancistrus escolhe um inerte, são baratos, vendidos ao kg normalmente, é muito melhor para os peixes.

Segundo o que li as plantas naturais requerem Co2, sou uma pessoa conservadora e calculista, gosto de iniciar os projectos com calma e evoluir naturalmente. Na altura pareceu-me que cuidar de peixes e plantas ao mesmo tempo era demasiado para um iniciante.

VS : Não, não todas as plantas precisam de co2, rtenho aqui plantas em casa  e não precisam de CO2, por ex: para te entreteres a pesquisar na net....

ANUBIAS

M-Anubias barteri - Anubias barteri

M-Anubias barteri 'marble' - Anubias barteri 'marble'

M-Coffee leaf anubias - Anubias barteri v. 'coffeefolia'

M-Anubias barteri v. 'glabra' - Anubias barteri v. 'glabra'

A-Golden nana - Anubias barteri v. 'nana golden'

A-Anubias nana - Anubias barteri v. 'nana'

M-Narrow leaf nana - Anubias barteri v. 'nana narrow leaf'

A-Petite nana - Anubias barteri v. nana 'petite'

B-Hastifolia - Anubias hastifolia

B-Barteri Round Leaf - Anubias barteri v. ‘Round Leaf’

B-Gigantea - Anubias gigantea

B-Congensis - Anubias congensis

B-Lanceolota - Anubias lanceolota

M-Gracilis - Anubias gracilis

M-Anubias Barteri v Angustifolia - Anubias barteri v angustifolia

M-Caladiifolia -Anubias barteri v Caladiifolia

M-Anubias Afzelli - Anubias afzelli

 

CRYPTOCORYNE

 

M-Crypt Affinis - Cryptocoryne affinis

B-Crypt Aponogetifolia - Cryptocoryne aponogetifolia

B-Crypt Balansae - Cryptocoryne balansae

M-Crypt Becketii - Cryptcoryne becketii

M-Crypt Lutea - Cryptocoryne lutea

F-Micro Crypt - Cryptocoryne petchii

F-Pygmy Crypt - Cryptocoryne pygmaea

B-Crypt retrospiralis - Cryptocoryne retrospiralis

B-Crypt spiralis - Cryptocoryne spiralis

M-Crypt Walkeri - Cryptocoryne walkeri

M-Crypt Wendtii - Cryptocoryne wendtii

M-Crypt Willisi - Cryptocoryne willisi

 

FLUTUANTES

 

B/FL-Hornwort - Ceratophylum demersum

B/FL-Watersprite - Ceratopteris thalictroides

B/FL-Brazilian Pennywort - Hydrocotyle leucocephala

FL-Duckweed - Lemna minor

B/FL-Parrots Feather - Myriophyllum aquaticum

FL-Red Root Floater - Phyllanthus fluitans

FL-Giant Slavinia - Salvinia molesta

FL- Limnobium Laevigatum

 

MUSGOS E MICROSORUM

A-Marimo Ball- Aegagropila linnaei

B-African Water Fern - Bolbitis heudelotii

B-Watersprite - Ceratopteris thalictroides

A-Pheonix Moss - Fissidens fontanus

A-Singapore Fissidens-Fissidens sp. "Singapore"

A-Zipper Moss - Fissidens zippelianus

A-Willow Moss - Fontinalis antipyretica

M-Wavy Leaf Java Fern- Microsorum pteropus undulata

M-Tropica Java Fern-Microsurm pteropus 'tropica'

M-Philippine Java Fern - Microsorum pteropus 'Philippine'

M-Java Fern - Microsorum pteropus

M-Red Java fern - Microsorum pteropus "red"

M-Windelov Java Fern - Microsorum pteropus 'Windelov'

M-Narrow Leaf Java Fern - Microsorum pteropus v. 'narrow leaf'

M-Needle Leaf Java Fern- Microsorum pteropus 'needle leaf'

A-Pellia - Monosolenium tenerum

A-Mini Pellia - Riccardia chamedryfolia

A-Round Pellia - Süßwassertang

A-Flame Moss - Taxiphyllum alternans

A-Java Moss - Taxiphyllum barbieri

A-Peacock Moss - Taxiphyllum sp. 'peacock'

A-Taiwan Moss - Taxiphyllum sp.

A-Singapore Moss - Vesicularia dubyana

A-Christmas Moss - Vesicularia montagnei

A-Erect Moss - Vesicularia reticulata

F-Water Clover - Mariselia minuta

F-Marsilea hirsuta

F-Four Leaf Clover - Mariselia quadrifolia

 

PLANTAS DE CAULE

B/FL-Anacharis - Egeria densa

B-Waterwheel Plant - Aldrovanda vesiculosa

B-Bacopa - Bacopa caroliniana

B-Moneywort - Bocapa monnieri

B/FL-Hornwort - Ceratophylum demersum

B/F-LWatersprite - Ceratopteris thalictroides

B/F-LAnacharis - Egeria densa

B-American Waterweed- Elodea canadensis

B-Stargrass - Heteranthera zosterifolia

B/FL-Brazilian Pennywort - Hydrocotyle leucocephala

M-Water Pennywort - Hydrocotyle ranunculoides

B-Ceylon Hygro - Hygrophila polysperma 'Ceylon'

B-Giant Hygro - Hygrophila corymbosa

B-Water Wisteria - Hygrophila difformis

B-Green Hygro - Hygrophila polysperma

B-Sunset Hygro - Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

B-Dwarf Ambulia - Limnophila sessiliflora

B-Red Ludwigia- Ludwigia repens

B/FL-Parrots Feather - Myriophyllum aquaticum

B-Guppy Grass - Najas guadalupensis

B-Rotala Indica - Rotala indica

B-Rotala Rotundifolia - Rotala rotundifolia

B-Rotala Rotundifolia sp. Green - Rotala rotundifolia sp. 'Green'

B-Combomba - Combomba carolina

 

LEGENDA:

B = Background do layout

M = parte mediana / central do layout

F = parte frontal do layout

FL = flutuantes

A = podem ficar em qualquer lugar

Tirei isto de um topico que está marado por causa das fotos do photobucket

 

Toda a fauna do aquário está bastante activa incluindo o betta, comem todos bem e não parecem ter sintomas de doença (para além das barbatanas)

Vs: Quando começamos um aquário é importante motorizar a amonia, nitratos e nitritos.
em vez de fazeres tpas semanais maiores faz uma de 3 em 3 dias de 15%, se calhar funciona melhor. 

Falando em fauna, não estarás enganado e tens um ancistru em vez de teres um peucostomus???? é que os segundos crescem imenso e não são adequados para um aquário de 60 litros, cuidado com isso, se for isso mesmo, vais á loja e pedes para trocar por outro peixe ou por um ancistru. Antes de comprar peixes, primeiro tens de pesquisar na net sobre eles, para veres se são ou não adequados para o teu aquário, ver a compatibilidade dos peixes com outros companheiros e espécies e até mesmo com parâmetros.

Quem te está atender até pode estar com as melhores intenções mas pode não saber, tens de ir confiante contigo proprio.

Relativamente à medicação, uma vez que saiba a denominação comum intencional, a dosagem do medicamento e a forma de administração não deve existir nenhum medicamento que não consiga. (vantagens da profissão)

Vs : se leste o artigo que te pus acima deves chegar a alguma conclusão.  detectar as doenças nem sempre é facil e mesmo dectando por vezes não temos sucesso, mais importante de tudo é detetarmos onde poderemos estar a errar na manutenção do aquario, acredita. SEm fotos melhores não arisco, tenta ver pelas fotos do artigo, se é que não estão lá, procura por barbatanas rioidas, estão lá os vários tratamentos disponíveis, logo vez o que podes arranjar.

Se a Vera tiver alguma sugestão de como tratar os meus peixinhos por favor diga.

Obrigado

Vs: Não tens nada que agradecer, estamos cá para isso, a forma de agradeceres é partilhares connosco qualquer duvida ou novidade, todos na moderação ficamos agradecidos com a vossa presença.

Grande ensaboadela, não digo mais nada. Da minha parte vais sempre receber criticas boas e más, sempre no sentido de te ajudar e sempre construtivas, esforço-me por isso, portanto dispõe.

 :my_biggrin:

PS: não compres mais peixes nos próximos 15 dias /3 semanas, a paciência na aquariofilia só tras alegrias....

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.