(Re) Inicio


Jardel69

Recommended Posts

Boas malta

Deixo-vos o actual layout do meu aquario de forma a que me façam chegar algumas sugestões de fauna e flora...

Trata-se de um protejo iniciado pelo Luis e pelo LIno da ecoarium que entretanto tive de reiniciar.

200*70*50 (CxLxH) , sump bem nutrida...

Ryouh Stone (mais de 100 Kg) com substrato JBL

CO2 disponivel e iluminaçao 2*Zetlight ZT6300

 

Questões e duvidas...

Pelo layout escolhido tenho uma zona de sombra terrivel no centro do aquario... Soluçao 3 calha (Nao tenho disponibilidade neste momento para dispensar mais de 300 euros para uma 3 zetlight... (orçamento disponível 180euros) Escolha Provável FTB da aquaedem 60 cm... Será boa escolha? que opiniões tendes?

Quais seriam as vossas escolhas de plantas? Tapete... monte carlo? eleochardis sp mini? restantes... Hidrocotyle tripartida? Rotalas...  quais as vossas opinioes?

Tenho défice na agua do poço que utilizo em ferro e potássio essencialmente... Excesso de Nitratos...

 

Tenho de descobrir como colocar a foto do aqua ca...

Aguado as Vossas sugestões e comentários..

 

Ruben

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, @Jardel69,

Para colocares fotos dá uma vista de olhos neste tópico.

Se não conseguires, instala o Tapatalk no tlm através do Play Store e consegues colocar fotos directamente no tópico ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ruben, não sei se dá mas se chegares as zetlight um pouco mais para o meio não será que fica melhor?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja tentei fazer isso na anterior montagem, mas acabo sempre por perder iluminaçao. Como o Aqua tem 70 de profundidade mesmo mais juntas nao cumprem a função... e claro que ambas as laterais acabam por perder com isso também...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Então se tiveres de juntar uma calha tens sempre as chihiros por exemplo ou as da Aquaeden. 

Quanto à flora, fica bem aí rasteirinha, Monte Carlo, uns tufos de eleocharis sp mini, talvez a ranunculus inundatus como falaste e no meio atras umas mais altas, como a wallichii para dar cor, ou outras rotala. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive a da Aquaeden, por isso só posso falar da Chihiros. Relação preço/lumens incrivel. Em relação a preço/qualidade da luz não sei. Agora está muito na moda o espectro completo, rgb e tal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso com umas plantas à maneira vai ficar espectacular. Sendo que vais ter muita planta baixa e rasteira (para não esconder o layout) a iluminação será fundamental. Podes utilizar plantas tapete como Glossostigma Elatinoides (planta lindissima), Eleocharis Mini, Micranthenum Montecarlo, Lilaeopsis Brasiliensis ou Nova-Zealandae e outras rasteiras muito comuns, mais espectaculares como Staurogyne Repens e Alternanthera Reinickii Mini (são 2 plantas que uso à muitos anos e em quase todas as minhas montagens), Cryptocorynes pequenas. Disse estas porque são das minhas preferidas, mas tens mais algumas. Não disse a Hemianthus Cuba porque é uma planta que comigo costuma fazer alguns melts. 

Sinceramente não conheço essas calhas, mas a chihiros tem provas dadas aqui no fórum (e não só).

Vou seguir com alguma expectativa. Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu único reparo a um layout muito mas muito bem conseguido é que as pedras centrais estão simétricas e ao centro do aquário.

Se ficasse ligeiramente deslocado do centro para um lado ou para o outro ia ficar mais natural.

Montagem a seguir. Parabéns

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta

 

Vamos la ver o que decido fazer. Provavelmente irei mesmo adquirir a FTB da aquaedem. A ver vamos. Ando a ver se alguém tem algo para venda a preço agradavel... 

Quanto as plantas 2 ou 3 estarao ja decididas, ficando uns apontamentos para decidir depois. 

Estou mesmo inclinado para fazer apenas um verde e cinza... Eleocharis Mini e Micranthenum Montecarlo por todo o layout esquecendo plantas de maior altura... nao sei se com os 200*70 nao farei asneira... que acham?

Tenho ca em casa a hidrocotyle tripartida e a Alternanthera Reinickii Mini num outro aqua disponiveis para uso... uns apontamentos com ranunculus inundatus seria de ponderar.

A ver vamos.

Qt ao layout sei que nao respeita a regra dos terços, mas se fizer uns apontamentos a vermelho nos terços do aqua julgo que o conseguirei disfarçar... Mas agradeço o reparo.

Infelizmente nao tenho tido disponibilidade para avançar de imediato com o projeto... mt trabalho no centro de saude e o miudo mais novo doente.. Mas na próxima semana penso meter maos a obra. Prometo deixar noticias e fotos. Agora ja sei como o fazer... :)

Ja agora sugestoes para o batismo?! :)

 

Obrigado

Ruben

 

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rubens mas se n vais montar já... Ainda vais mt a tempo da melhorares o layout.
Aliás daqui a uns dias vais olhar de forma diferente para ele e veres coisas q podes sempre melhorar.
Continua o bom trabalho e vai deixando umas fotos

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta

Vou (re)olhar para o layout...
Qt a calha tenho espaço entre as zettlight de 60 cm... Provavelmente não dá para mim.
Qual a tua experiência da ftb?

Obrigado

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo bem excepto a pedra mais alta. Tem uma forma esquisita, ou dá-lhe uma marretada ou tentas virá-la. Na minha opinião ficava melhor em bico como a outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Procurei varias posiçoes da dita pedra... mas a sombra é o meu maior inimigo... so mesmo com esta disposiçao consigo luz nessa zona do aqua. A mudar teria de colocar a taldita 3 calha... Outro stress e mesmo a forma dela... foi a pedra que me deu mais dor de cabeça ontem... quase 2 horas para a colocar... A minha esposa quase me espancou... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá-lhe uma marretada e mete-a mais pequena. Fica tudo resolvido  ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas malta

Depois de um mês de intenso trabalho espero finalmente deixar o verde entrar no aqua.. ontem estive a mudar novamente as pedras...

Caramba a malta e mesmo exigente e faz-nos sentir exigente com aquilo que queremos construir! Obrigado por me terem obrigado a repensar o layout.

Logo mais deixo fotos.

 

Ruben

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa @Jardel69,

É isso mesmo, exigência e principalmente paciência :my_biggrin:

Cá estamos nós curiosos para ver as novidades.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rúben,

Pelo nome sabia que estava a seguir. Estamos à espera dessas fotos... 

Exigência, especialmente aqui no fórum, é elevada. Certas barreiras apenas se ultrapassam com exigência e, acima de tudo, persistência.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.