plantado...será desta?


Andre Henriques

Recommended Posts

boas pessoal no meu aqua de 40 litros(50x27x35) há uns dias  aconteceu um grande desastre que foi um neon morto que estava entalado numa fenda de um dos meus troncos e como era na parte de trás dos troncos eu não conseguia ver e conclusão, ainda consegui recuperar o meu escalar, um tetra e um rasbora arlequim e pû-los num aqua de +- 20 litros. 

Infelizmente o que me restou fazer foi desativar o aquário e agora está parado...Mas agora gostava de tentar fazer um plantado. na minha montagem anterior já tinha co2( das 14H até ás22H), iluminação em led com 1080 Lm (das 15H até ás 23H  e a nível de fertilizante punha o dennerle v30 complete.(acho que por ou não por era a mesma coisa). Eu tinha em mente algo simples de manter,com um hardscape simples, porque  eu de manha saio ás 8 e entro ás 7 da tarde. em principio iria ser só para camarões e um ou outro peixe pequeno. aqui há uns dias vi um sujeito a vender o ADA amazónia retirado de uma montagem anterior de 5 meses e se não me engano era 2 eur o kg. e novo consigo comprar 3 Litros  por 18 eur. agora não sei qual deles compensa mais. E outra grande dúvida é em relação ao tipo de plantas que acham que devia usar , eu estava a pensar em algo mais alto na parte de trás e mais baixo na parte da frente.

agradecia que me pudessem ajudar e que me dessem sujestões sobre o que fazer é que se calhar como todos quero um coisa em condições gastando pouco ou quase nada.

cumnps,

André Henriques

Editado por Andre Henriques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Boas André,

Antes de mais, deves urgentemente tirar daí o escalar e colocá-lo num sítio maior até à tua nova montagem, lembra-te que após a montagem ainda terás de concluir o ciclo do azoto que te levará mais 30 dias.....será que o teu escalar vai aguentar até lá nesses 20L com outros peixes à mistura? desejo-te sorte...

Em relação ao plantado, tens noção que um plantado tem o seu tempo para tudo, seja para plantar, esperar que as raízes se apoderem do substrato, algumas fazem melt, verificar e corrigir possíveis carências por falta de nutrientes, iluminação...etc, é tudo um conjunto de factores que carece de atenção e muita paciência, cada caso é um caso mas normalmente quando fazes um plantado só após uns 3/4 mêses é que começas a ver toda a massa vegetal no seu auge, é claro que há plantas mais fáceis e de crescimento rápido já outras como por exemplo os tapetes esses levam muito tempo a fechar, e porque disse isto tudo? porque acima mencionaste "(acho que por ou não por era a mesma coisa)" pois isso acontece comigo sempre que faço correcções na fertilização, achas que no dia seguinte já estão crescidas e de boa saúde.....nada disso amigo!

Costumo dizer "...se queres ajudar uma senhora idosa numa passadeira tens de ser tu a acompanhá-la, pois ao contrário só ela iria sofrer!"

Deves começar por algum lado, arranja-lá o substrato, pedras e troncos se for o caso e define o layout, deste forma é mais fácil a malta ajudar-te nos tipos de plantas que eventualmente poderás usar, fica a dica! ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já obrigado pelos conselhos, o escalar ainda é pequeno  e para além disso tenho um amigo meu que me perguntou se tinha alguns peixe que lhe desse e eu disse que sim, por isso amanha ou coisa assim já só fico com o escalar e depois logo se vê...mas eu fiquei na mesma com a duvida do substrato, se vale mais a pena comprar novo ou usado?

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Andre Henriques,

Em relação ao substrato, já se sabe que os nutrientes do mesmo não duram para sempre, ou seja, se estiver em uso durante 1 ano ou 2, já não terá as mesmas propriedades.

Tu é que tens de ver a diferença de preço entre novo e o preço que o vendedor está a fazer, eu não compro substrato usado por várias razões mas não deixa de ser mania minha, nunca sabemos de onde vem e que bactérias teve ou tem.

Já deste uma vista de olhos nos substratos da NEO ?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.