O inicio


Nuno vita

Recommended Posts

Olá a todos, o meu nome é Nuno e sou da zona de Cantanhede-Coimbra.

Iniciei-me neste hobby à relativamente pouco tempo, cerca de 7, 8 meses, era um desejo antigo e tudo se proporcionou após ter recebido um aquário de um amigo.

Comecei apenas com uns peixes de água fria e passado pouco tempo comecei a investir em algum material e passei para peixes de água quente, onde cometi bastantes erros, tais como ausência de ciclagem, sobrepopolação, filtagem insuficiente, etc... foi então, na busca de informaçao e respostas, que descobri este fórum, e que descobri também que este hobby é bem mais complexo e fascinante do que imaginei!

Desde já os meus parabéns pelo exelente fórum.

Rápidamente me viciei nisto, e no decorrer desse mesmo processo, descubro que um amigo de longa data é moderador geral neste fórum, e sendo ele um entusiasta deste hobby, acabou por alimentar ainda mais também o meu entusiasmo!:D Desde já aproveito para agradecer, palem da amizade, toda a ajuda e disponibilidade que me tens mostrado amigo Miguel Simões!;)

Agora à cerca de duas semanas comprei, finalmente, um segundo aquário, visto que o primeiro tinha apenas 40cm de frente e um hardscape só com plantas artificiais, e eu desejava algo maior onde pude-se fazer algo ao meu gosto. E como sabia de antemão que teria a ajuda do Miguel na montagem do hardscape e no que viesse a precisar, embarquei na aventura, e no fim de semana passado consegui finalmente, com essa preciosa ajuda, iniciar a montagem do meu novo aquário que passo a apresentar.

1 - Nome do Aquário - ainda nao tem.

2 - Data da montagem - 8-07-2017

3 - Dimensões do aquário 80cm comprimento, 30cm largura, 40cm altura.
3.1 - Volume bruto 96 litros

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro interno, asian star 1503, (china) 1200 l/h
4.2 - Termostato Rena 150W
4.3 - Iluminação, lâmpada PHILIPS TL-D 18w/865, na tampa, mais tarde quero adequirir calha led.

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato, areia de sílica, e um outro castanho que vinha no aquário.
5.2 - Decorações - pedras dragon stone, um tronco, plantas (anubia nana, musgo crhistmas moss, echinodorus, Rotala Bomsai e Rotala SP. Green)

large.IMG_2289.JPGlarge.IMG_2288.JPGlarge.IMG_2287.JPGlarge.IMG_2286.JPG

Ainda está no inicio e virá a sofrer algumas modificações, ainda não tenho ideias para o lado esquerdo do aquário, aceito sugestões e toda a informação é bem vinda!:) 

Em relação à fauna, gostaria de apostar na diversidade de espécies. Tenho interesse em incluir, Ramirezis, neons, uns apistogramas, talvez uns tetras, assim como camarões e talvez caracóis. tenho interesse em espécies coloridas e fora do comum, assim como iriatherina, pseudomugil, colisa, microgeophagus, etc...:p

Mas tenho também a noção que não vai ser possivel incluir todas estas espécies, pois depende do comportamento das mesma, assim como as preferências nos parâmetros da água e a limitação da litragem do meu aquário.

Dentro das que referi, que espécies poderia incluir e manter juntas no meu aqua? Que espécies incluiriam?

Obrigado

Editado por Nuno vita
Actualização
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

Aprendes depressa, e já tens umas boas horas de leitura e pesquisa, tens barco para embarcar ;)

Sei que ainda vais remodelar isso aos poucos, do lado direito só consigo imaginar umas pedras grandes e outro tronco mais ou menos como esse que desse para fechar a parte superior deixando a parte de baixo livre, é apenas uma ideia, espera por mais alguns comentários mas para teres melhor ajuda no que pretendes actualiza o tópico com a fauna que pretendes isso fará a diferença ;)

Estás no bom caminho amigo! Continua ;)

PS.: Essas duas plantas perdidas no deserto é que estão a quebrar um pouco a coisa ;) arranja-lhe um canto atrás do tronco.

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Miguel, vou ter em consideração essa ideia, e aguardar também por mais sugestões!;)

P.S.: tópico actualizado com informação relativa à fauna.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Nuno vita,

A planta que está no fundo encostado ao vidro é a Rotala Bonsai, aqueles dois pés que estão perdidos no deserto ;) é a Rotala SP. Green.

Já podes actualizar o tópico! ;)

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, na minha opinião podias tentar um layout triangular, retirava mais um bocado de areia e deixavas só uma "praia" do lado esquerdo. Também gosto da sugestão do Miguel Simões mas eu, gosto mais dos troncos ao meio ou só de um dos lados ️.

Isso até nem precisa de muitos troncos, mas plantas era bom.

Acho um excelente início para praticares jardinagem aquática para no próximo fazeres um belo aquascape.

Edit : não queres tirar o fundo fotográfico e substituir por um preto? Ficava bem melhor

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Inácio, já tinha ideia de adicionar mais umas plantas no aquário, até porque gostava de esconder um pouco mais o filtro e o termostato, e adicionar também algumas do lado direito do aquário!

Quanto à sugestão do fundo preto, vou certamente fazer a experiência, e vejo com bons olhos a ideia, até porque este fundo fotográfico pareceu-me bem no início, mas passado um tempo torna-se pesado à vista...

Em relação ao layout triangular, não percebi muito bem a sugestão, seria encurtar a praia e preencher com substrato castanho e algumas plantas? 

Obrigado uma vez mais pelas dicas Inácio, este layout ainda está longe de estar definido e todas as sugestões são bem vindas! :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Inácio Sanches disse:

Deixo te um exemplo de um layout triangular e um esquema com os layout básicos 3b2b58601f9864351c36a18f371f2216.gif14df98a23ffc50366d8c7fb59859cdf5.jpg

Já estou a perceber a ideia!;)

Gosto da composição em U também, penso que também funcionava bem no meu layout, mas vou adequirir primeiro mais uns itens para o hardscape e vou depois testar ambas as composições!;)

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.