Luna tank


Catarina Santos

Recommended Posts

Boa tarde.

Venho aqui deixar-vos umas quantas fotografias da minha primeira experiência com aquários plantados... Sei que o layout pode não agradar a muita gente (inclusive ao meu Luís Fortunato), mas como primeira aventura, até acho que não me saí nada mal.

Equipamentos

Aquário: 60x30x30 cm

Iluminação: Twinstar Light 600E (8 horas diárias)

Filtração: Eheim 2213 só com esponjas azuis e lã filtrante

Aquecimento: Termostato Eheim 75W (só até Abril, a temperatura depois manteve-se sempre acima dos 22ºC)

CO2: Pressurizado. Diluição feita através de reactor AquaGro 500 (temporizador independente; liga 30 minutos antes da luz, e desliga-se 1:30 antes da luz se apagar)

 

Hardscape e substractos

Red Moore Wood

Seiryu Stone

ADA Bacter 100

Penac P & W

Tropica Plant Growth Substrate

ADA Amazonia

 

Flora

Hemianthus callitrichoides "Cuba"

Riccardia chamedryfolia

Fissidens nobilis

Fissidens sp. "Miroshaki"

Cryptocoryne "Tropica"

Bucephalandra "Deep Purple"

Taxyphyllum "Weeping Moss"

Ludwigia palustris

Rotala sp. Green

Ammania sp. Bonsai

 

Fauna

8 Danio rerio (Rosa e Verdes)

2 Otocinclus affinis

xx Neocaridina davidi "Carbon Rili"

yy Caridina cantonensis "Crystal Red Shrimp", "Panda", Tibee

 

Antes de montar o aquário, os troncos ficaram de molho (dentro do mesmo) cerca de 3 semanas. Foi a parte mais chata :) Tal deveu-se ao facto de não querer enterrar os troncos, muito menos ter de usar rochas por baixo para os segurar.

Nas primeiras 4 semanas, as TPA's eram duas por semana, de pelo menos 80% do volume de água. Após esse período inicial, e quando comecei a adicionar animais, passei-as a TPA's semanais com a mesma percentagem.

 

Fertilização típica (quando se troca a água)

Aqui não me vou alongar muito, até porque quem o fertiliza é o Luís Fortunato :)

Eu só o podo, planto e troco a água... Ao início trocávamos cerca de 80% da água duas vezes por semana, e quando começámos a introduzir animais, passámos a fazer TPA's semanais.

 

4 bombadas de Tropica Premium Fertilizer

5 mL de Seachem flourish Advance

20 ppm de NO3 com solução DIY de KNO3 (fertiliza logo com 12 ppm de K+)

18 ppm de K+ com solução DIY de K2SO4 (para dar um total de 30 ppm de K+, 12+18)

10 mL de Seachem Flourish Excel diluídos no aquário, localmente se houver alguma alga a matar

Após uns 15~20 minutos, 8 ppm de PO4 com solução DIY de KH2PO4 (não contabilizo o K+ adiiconado, porrque é desprezável face aos 30 ppm já adicionados com o KNO3 e o K2SO4)

 

Sem mais tagarelice, aqui ficam algumas fotografias e vídeos da cronologia...

 

large.59625124c106a_Photo09-07-17144728(

large.5962512647f73_Photo09-07-17144728(

A estudar a colocação do Red Moore Wood

 

large.596251273ab73_Photo09-07-17144832(

Aqui a acabar de encher depois de plantado...

 

large.5962512813003_Photo09-07-17144933(

Finito!!! Ao lado do Rootless Tank do Luís Fortunato.

 

large.596251319cf4d_Photo09-07-17145057.

Uma semana depois, o meu mais que tudo no corte e costura (literalmente!!!)

A colocar Riccardia nos troncos pequenos

 

large.5962512920295_Photo09-07-17144937.

large.596251354988f_Photo13-12-16211419.

A evoluir a pouco e pouco...

 

large.5962512eb332d_Photo09-07-17145051.

large.5962512b3fe85_Photo09-07-17145048(

O tapete a evoluir :)

 

large.5962511e2839f_Photo26-01-17193411.

large.5962511f0add7_Photo01-02-17214426.

large.5962512cda8d0_Photo09-07-17145050(

large.5962512fd5c76_Photo09-07-17145054.

large.59625138b43ef_Photo14-06-17185157.

large.5962513bbf52d_Photo18-06-17210359.

large.59625140c951b_Photo26-01-17134121.

large.59625142c3438_Photo26-01-17193229.

Nestas já um bocadinho mais evoluído :)

O aquário está montado desde meados de Novembro... já sofreu algumas introduções de plantas posteriormente, partes do tapete de Cuba arrancadas, moitas completamente podadas, bolas de Riccardia oferecidas, etc...

Como primeira experiência neste mundo dos plantados, resta-me dizer que não é complicado, e não é nenhum bicho de 7 cabeças... Se calhar há é muita gente a complicar :)

large.5962512173f93_Photo07-05-17202237.

Os meus dois amores a verem um aquário bonito :P

E aqui ficam alguns vídeos do aquário...

Durante uma TPA...

 

A TPA de ontem.

E a minha colecção de camarões que lá andam pelo aquário :)

 

Espero que gostem, tanto quannto eu gostei desta minha primeira experiência com aquários plantados.

 

Cumprimentos

Catarina Santos

  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem me dera que o meu primeiro plantado tivesse tido esta qualidade :D

Está muito bom Catarina! Parabéns! Agora só tens que começar a pensar no próximo com dimensões a sério ;)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bom ver um casal que partilha dos mesmos gostos. Assim só se estraga uma casa

Duas perguntas:
Porque optaste por só colocar esponjas azuis e lã filtrante no filtro?
E qual é o sucesso no aumento da colonia de camarões num aquário com um tratamento tão forte (tpas extremas,injeção de co2 e adição de fertilização qb) tudo aquilo que supostamente faz mal a espécies tão sensíveis como as que mantens aí?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, João Branquinho disse:

Quem me dera que o meu primeiro plantado tivesse tido esta qualidade :D

Está muito bom Catarina! Parabéns! Agora só tens que começar a pensar no próximo com dimensões a sério ;)

Obrigada João,

Este aquário tem as dimensões perfeitas para ser transportado para a Petfestival 2018 ;) Para o ano talvez o troque por um com mais profundidade.

há 38 minutos, Tozé Nunes disse:

Que bom ver um casal que partilha dos mesmos gostos. Assim só se estraga uma casa emoji14.png

Duas perguntas:
Porque optaste por só colocar esponjas azuis e lã filtrante no filtro?
E qual é o sucesso no aumento da colonia de camarões num aquário com um tratamento tão forte (tpas extremas,injeção de co2 e adição de fertilização qb) tudo aquilo que supostamente faz mal a espécies tão sensíveis como as que mantens aí?

Tozé... a parte técnica nem é muito a minha praia. Neste aspecto, posso dizer que o aconselhamento foi quase todo dado pelo Luís Fortunato.

Aqui ele baseia-se na premissa que é mais importante ter bactérias onde realmente são necessárias (substracto e raízes das plantas), do que propriamente dentro do filtro. Basicamente, o filtro tem duas grandes funções num plantado: filtração mecânica, e circulação de água. Filtração biológica? Para isso temos as plantas...

Em relação aos camarões, não deixa de ser engraçado... ao início, tal como tu, pensávamos ter todos os factores de risco em alta... veio a revelar-se que eles se dão bastante bem, e em todas as TPA's vemos alevins novos... até agora, os que ainda não conseguimos discernir bem, são os panda. Mas mesmo os Tibee e os CRS se reproduzem facilmente.

Cumprimentos

Catarina Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Tozé Nunes disse:

E qual é o sucesso no aumento da colonia de camarões num aquário com um tratamento tão forte (tpas extremas,injeção de co2 e adição de fertilização qb) tudo aquilo que supostamente faz mal a espécies tão sensíveis como as que mantens aí?

Tozé as tpas extremas acabam por aniquilar os problemas que poderiam trazer as adições de CO2 e ferts.

Há quem desaconselhe piamente a não fazer outros acham essenciais as tpas extremas, por isto mesmo, fazendo uma TPA de mais de 80% da água, elimina da água a maioria do metais e nitratos e outros que tais nocivos para os camarões e colocando uma água "limpa", assim o que fica dilui-se mais na água "limpa" que colocas, enquanto que as tpas de 10 ou 20% não o fazem porque a quantidade de água que colocas nova é bastante inferior à que lá está, logo é a água nova que se dilui na existente e isso vai fazer que os níveis de nitrato e outros elementos na água nocivos aos camarões vai aumentando.

Mas eu ainda me custa a fazer uma TPA desse tamanho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é tudo muito bonito mas era no caso de a agua reposta ser igual à agua retirada. Não me parece que seja o caso, mas nada como os donos do aquário nos esclarecerem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toze, aprende com quem sabe! Está à vista o resultado.

Nem ligo muito ao marisco, mas esse trabalho dos musgos nos troncos está top!

Dá para perceber uma vocação inata para moldar plantas ao longo do tempo, um trabalho que requer paciência, perícia e bom gosto!

O melhor plano de fertilização, perguntar ao Fortunato! lol é assim mesmo.

:-)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, eu tento aprender sempre com quem sabe, para isso é que estamos neste fórum ;)

Que tu não ligas ao marisco já eu sabia, mas como eu ligo daí querer saber como se safam os caridina sobretudo os pandas e os tibee num plantado com um regime destes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Tozé Nunes disse:

Isso é tudo muito bonito mas era no caso de a agua reposta ser igual à agua retirada. Não me parece que seja o caso, mas nada como os donos do aquário nos esclarecerem!

Tozé o que queres dizer com "a agua reposta ser igual à agua retirada" se te estás a referir aos parâmetros da água (não faria sentido estar a retirar água e a colocar água semelhante), as trocas de água servem justamente para repor nutrientes consumidos pelas plantas. 

A única coisa que tenho em conta é que a água entre à mesma temperatura que a água que retirei do aquário,

Os camarões reproduzem bem, especialmente os crystal red, os tibee têm reproduzido que nem loucos nos últimos meses... Os únicos que ainda não vi reproduzir foram os panda (mas ainda só têm 2 meses no aquário). Não vou falar dos Carbon Rili esses então parecem coelhos ... 

há 15 horas, Paulo SS Conceição disse:

sim Claro a água tem de ser igual à que já lá está.

Igual em que sentido? A nível de TDS? nesse aspecto com o "nosso" ( leia-se do Fortunato) esquema de fertilização faz variar muito os TDS.

Cumprimentos

Catarina Santos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Catarina, o que quero dizer coma agua ser igual é a nivel de parâmetros: pH, gH, kH e TDS isto claro além da temperatura. Os caridina sobretudo os mais sensíveis como são os Taiwan e tibee não toleram grandes mudanças. Os criadores dão-se até ao trabalho de só usar agua de osmose enriquecida depois com os minerais necessários para o crescimento saudável dos exosqueletos. Ora o pessoal dos plantados como aí o teu mestre normalmente só se preocupam com a saúde das plantas e ao fazerem essas mudanças de água radicais não usam nada disso, vai direto da torneira. Lógico que a fauna que costumam ter é malta resistente ;)

Mas se tens tido criação dos tibee  eles chegam a adultos melhor ainda, eu vou aí buscar uns desses ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um tópico interessante! 

  • Qualidade das fotos > check
  • Qualidade das plantas > Check
  • Clareza de informação > Check
  • Discussão / Resultado final > Checkmate!

Tenho de passar aqui mais vezes!  :my_biggrin:

Parabéns pela montagem Catarina! Big Like!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Tozé Nunes disse:

Catarina, o que quero dizer coma agua ser igual é a nivel de parâmetros: pH, gH, kH e TDS isto claro além da temperatura. Os caridina sobretudo os mais sensíveis como são os Taiwan e tibee não toleram grandes mudanças. Os criadores dão-se até ao trabalho de só usar agua de osmose enriquecida depois com os minerais necessários para o crescimento saudável dos exosqueletos. Ora o pessoal dos plantados como aí o teu mestre normalmente só se preocupam com a saúde das plantas e ao fazerem essas mudanças de água radicais não usam nada disso, vai direto da torneira. Lógico que a fauna que costumam ter é malta resistente ;)

Mas se tens tido criação dos tibee  eles chegam a adultos melhor ainda, eu vou aí buscar uns desses ;)

a internet, da qual os fóruns fazem parte, são excelentes criadores de mitos!

Pouca ciência e crenças duvidosas sempre foram boas para os negócios...

A mim não me enganam! aposto que metem um bocado de água benta, bruxedos, e a Luna de guarda para os maus olhados.

Eu cá para podar uso sempre a pulseira do equilíbrio!

:my_cool:

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, tmiravent disse:

a internet, da qual os fóruns fazem parte, são excelentes criadores de mitos!

Pouca ciência e crenças duvidosas sempre foram boas para os negócios...

A mim não me enganam! aposto que metem um bocado de água benta, bruxedos, e a Luna de guarda para os maus olhados.

Eu cá para podar uso sempre a pulseira do equilíbrio!

:my_cool:

Não diria melhor Tiago!!!

Isto da aquariofilia, principalmente dos plantados, não tem ciência nenhuma... só misticismo :P

Abraço

Luís Fortunato

PS: eu uso comprimidos de Calcitrin e o cogumelo do tempo esmigalhados no substracto fértil ;)

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Tozé Nunes disse:

Catarina, o que quero dizer coma agua ser igual é a nivel de parâmetros: pH, gH, kH e TDS isto claro além da temperatura. Os caridina sobretudo os mais sensíveis como são os Taiwan e tibee não toleram grandes mudanças. Os criadores dão-se até ao trabalho de só usar agua de osmose enriquecida depois com os minerais necessários para o crescimento saudável dos exosqueletos. Ora o pessoal dos plantados como aí o teu mestre normalmente só se preocupam com a saúde das plantas e ao fazerem essas mudanças de água radicais não usam nada disso, vai direto da torneira. Lógico que a fauna que costumam ter é malta resistente ;)

Mas se tens tido criação dos tibee  eles chegam a adultos melhor ainda, eu vou aí buscar uns desses ;)

Olá Tozé.

Agora a sério, fora de brincadeiras...

Já tive taiwan's noutro aquário, que à primeira TPA foram à viola. É verdade que são mais sensíveis que a maior parte dos camarões de água doce (Bee's e Neocaridinas). Agora vem aí o busilis da questão: não consegues atribuir uma única causa para a morte dos camarões (isto não falando de coisas óbvias, como temperatura, amónia e nitritos).

Sempre que alguém disser "ah e tal, variações de pH, GH e KH e de TDS causam a morte dos camarões. Principalmente dos taiwan"... Ok, até posso concordar que sejam espécies mais sensíveis, mas posso garantir que em menos de 1 hora, cá em casa o TDS varia na ordem dos 100 ppm. De todos os parâmetros falados, os únicos que poderei admitir que pouco ou nada variem, serão o GH e o KH (pelo menos, não bruscamente).

O pH, já sabemos que é perfeitamente normal variar mais do que uma unidade ao longo do dia. Daqui sabemos que não há de ser um factor muito importante para causar a morte dos camarões.

Imaginem o TDS... quando acabamos de encher os aquários, eles ainda são fertilizados com aquela catrefada toda de macro nutrientes (20+30+8 ppm só aqui estão 58 ppm, não se esqueçam de pelo menos mais uns 30~40 ppm dos contra-iões). A fertilização é feita em poucos minutos (15~20 minutos) e há pelo menos uma variação de 100 ppm nesse espaço de tempo.

Resumindo e baralhando... Aconselho alguém cujo intuíto principal é manter espécies de camarões mais sensíveis, a fazer isto? Não!!!

Que é isto que fazemos cá em casa, e eles se reproduzem? Sim!!!

Que o propósito principal deste aquário é reproduzir ccamarões? Não... nada disso :)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, tmiravent disse:

Eu cá para podar uso sempre a pulseira do equilíbrio!

:my_cool:

LOL Adorei este pormenor :D

  • Votar + 1

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Bonito tanque! Não adoro o hardscape mas está bonito e saudável.

Acerca dos peixes: os danios são conhecidos saltadores, já saltou algum? Fiquei traumatizado com rasboras espei e endlers...

Sobre os camarões comprei 5 crs e 2 deles já foram... e um está desaparecido em combate (provavelmente a servir de fonte de amonia no meio da moita). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 7/10/2017 at 19:53, Gonçalo84 disse:

Boas. Bonito tanque! Não adoro o hardscape mas está bonito e saudável.

Acerca dos peixes: os danios são conhecidos saltadores, já saltou algum? Fiquei traumatizado com rasboras espei e endlers...

Sobre os camarões comprei 5 crs e 2 deles já foram... e um está desaparecido em combate (provavelmente a servir de fonte de amonia no meio da moita). 

Boa Noite Gonçalo,

De facto os Danios são excelentes saltadores, saltaram 2 logo no inicio (não é um peixe que eu recomende para aquários abertos). Quanto às Rasbora espei também as temos cá em casa no aquário do Luís Fortunato (e ele adora ter a água até ao topo do aquário) até agora ainda não saltou nenhuma, são é muito mais tímidas.

O que aconteceu as tuas Rasbora e endlers? 

Cumprimentos

Catarina   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aqui ficam dois vídeos de camarões que estão neste aquário :)

Em relação aos TiBee e aos Panda, fico à espera que o Tozé Nunes venha cá a casa filmá-los :)

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 2

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Catarina Santos disse:

Boa Noite Gonçalo,

De facto os Danios são excelentes saltadores, saltaram 2 logo no inicio (não é um peixe que eu recomende para aquários abertos). Quanto às Rasbora espei também as temos cá em casa no aquário do Luís Fortunato (e ele adora ter a água até ao topo do aquário) até agora ainda não saltou nenhuma, são é muito mais tímidas.

O que aconteceu as tuas Rasbora e endlers? 

Cumprimentos

Catarina   

Enganei-me, não eram espei, mas sim hengeli. Bem o que aconteceu foi mesmo um descalabro de carapau seco. Petiscos para o Ruca (um British Shorthair)...

Comprei 29 se não estou em erro para este aquário e saltaram 14 se não me engano... Cansado de eles saltarem mudei-os para este: saltaram 7 :my_dodgy:,  vendi os restante 8 assim que pude. 

Mas fora a vontade de apanhar ar fresco nunca gostei do comportamento delas, muito timidas, muito "aflitas", nada comparado a outros cardumes que já tive.

Quanto aos Endlers, comprei 2 machos e 1 fêmea e saltou um macho. Entretanto a fêmea pariu e saltou fora, depois o macho foi atrás para ver onde ela foi, entretanto dos 9 nascidos cá já saltaram 6, mas também já estão a deixar descendência lol.

Agora vou comprar um cardume mas vou para tetras, esses ao menos se morrerem, morrem lá dentro! 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé!!! Já não precisas de vir :P

Hasta la pasta...

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 3

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Catarina, 

Equipamento de topo para começar só podia dar numa montagem equilibrada e agradável, as plantas demonstram bem a dedicação.

Isto aqui pelo fórum é sempre a aprender! Muitos mitos se criam à volta dos aquários, e um deles é exatamente a qualidade da água para os camarões! Com todas as "agressões" que um aquário plantado causa na química da água, o que é facto é que estas gambas estão com uma qualidade de meter inveja!

Parabéns ao casal por partilharem do mesmo hobbie, com certeza torna tudo melhor aí em casa!

Abraço 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Luís Fortunato disse:

Luis, que canhão é esse? E que lente tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Luis, que canhão é esse? E que lente tens?

Olá Gonçalo.

Canon 5d mk 3, e filmei com uma 100mm macro usm f/2.8 e extensores da Kenko.

Cumprimentos

Luís Fortunato 

  • Votar + 2

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons vídeos! Quanto ao convite contem comigo! Levo câmara e camaroeiro!!! Quanto ao sucesso na colonia desses pandas vou aguardar... O tempo dirá quem tem razão ou se é mito!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.