Recommended Posts

Bom dia a todos, 

montei a noite passada o meu primeiro reef. Está tudo ok, com a exceção do ruído das bombas... Creio que é mais vibração do que ruído (quando as ponho dentro do tanque, não há ruído...dentro da câmara traseira, é um festival).

alguma  dica? Será por ser novo e ainda nao ter ganho "calo"?

obrigado!

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Para te podermos ajudar precisamos de mais umas informações.

As Bombas que te referes estão na sump? São as bombas de retorno e do Skimmer? Caso sejam qual é a marca/modelo das mesmas?

As bombas não estarão a tocar no vidro ou outra coisa que possa servir de caixa de ressonância? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Catarina Santos said:

Viva,

Para te podermos ajudar precisamos de mais umas informações.

As Bombas que te referes estão na sump? São as bombas de retorno e do Skimmer? Caso sejam qual é a marca/modelo das mesmas?

As bombas não estarão a tocar no vidro ou outra coisa que possa servir de caixa de ressonância? 

Ola!

tenho um sea red nano (http://www.redseafish.com/aquarium-systems/max-aquarium-systems/max-nano/). As bombas estão na sump. Ambas fazem algum barulho, mas a de retorno é demasiado barulhenta. 

Li na net que poderá ser por ser nova e estar em "rodagem", mas não acredito... se dentro do tanque não faz barulho e dentro da sump é tipo martelo pneumático, só pode ser vibração, não?

alguma dica?

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que tens a Bomba de retorno a tocar nos vidros. Podes experimentar uma coisa, retira a bomba e experimenta com ela suspensa num recipiente ou no aquário, se ela não fizer barulho então é porque está a tocar no vidro dentro da sump.

Caso esteja a tocar no vidro, podes tentar duas coisas (para evitares a ressonância) Coloca uma esponja entre o vidro e a bomba (em principio deve atenuar ou mesmo acabar com o barulho), Atenção para não colocares perto da entrada d'água para não estrangulares a bomba inadvertidamente. Ou podes colocar uns pés com ventosas (caso a bomba não tenha já).  

Mas já agora ajudava saber o modelo da bomba ;) 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Não será cavitação? A altura da água na câmara de retorno é suficiente?

Para a vibração eu tenho por habito colocar um tapete (plástico tipo rede) por baixo das bombas para absorver vibrações.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois pelas respostas...

Cavitação creio que não é. O nível da água está correto.

Não sei qual o modelo. Já não tenho a caixa aqui perto. Lembro-me de ver que era RS Flow e "made in Italy". Quando voltar a mexer na sump, vejo :)

Já tinha colocado esponja por baixo e dos lados, mas acho que vou colocar mais se o "martelo" não se calar... :(

Vi online também a dica de fazer uma espécie de almofada com pedaços daqueles tapetes antiderrapante que se usa dentro das gavetas.

Editado por dexterie
  • Votar + 1
DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O barulho não passou, mas resolvi temporariamente o problema. Comprei uma bomba barata (da Sera) e praticamente não se ouve.

Entretanto, contactei a marca (Red Sea) e expliquei o problema. Pediram uma data de dados e, segundo o representante, tiverem problemas com as bombas de retorno de alguns dos primeiros aquários. Vão enviar uma bomba nova para a loja onde comprei o aquário e só tenho de a ir buscar.

Quanto à marca, é uma RS Flow 950, fabricada pela Sicce.

Parece que às vezes queixarmo-nos funciona :)

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais