Compra de aquário


Pedras

Recommended Posts

Ofereceram um aquário de 25 litros com 2 peixes ao meu filho, entretanto adicionei mais 4 peixes. Como o meu filho é muito pequeno e tenho de ser eu a cuidar dos peixes, isso despertou em mim o gosto pela aquariofilia.

Não tenho quase nenhum conhecimento sobre o tema, apenas que não se deve trocar a água toda do aquário. Li que só se deve trocar entre 10 a 20% da água, certo? Devo fazer isso com que frequência? Em relação a comida, quem ofereceu os primeiros 2 peixes, disse-me para lhe dar 3 flocos de "tamanho médio" a cada um por dia, por isso, como agora tenho 6 peixes, tenho colocado 18 flocos diários no aquário. É esta a quantidade correcta?

Gostaria de acrescentar mais peixes e por isso aconselharam-me a comprar um aquário maior. Como vivo no interior e numa localidade que não tem nenhuma loja de animais, fica mais fácil para mim comprar em Espanha. Este sábado, durante um passeio por Zamora, entrei numa loja de animais e encomendei este aquário: https://www.kiwoko.com/oferta-acuario-kiwoko-deco-led-100-180-litros.html

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o mesmo. Para quem se está a iniciar, é uma boa compra? Que mais material devo comprar? Termómetro?

Em termos de decoração, como sou iniciante, estou a pensar colocar apenas plantas artificiais, um ou outro objecto decorativo, pedras e areia. Alguma sugestão? Para as medidas do aquário (100 x 40 x 50), que quantidade de areia irei necessitar?

Também li sobre o ciclo do azoto num aquário novo. Terei que ter o aquário a funcionar normalmente mas sem peixes durante um mês, certo?

Peço desculpa por tanta dúvida, agradeço desde já a vossa disponibilidade por me responderem. Obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao mundo da aquariofilia.

Que peixes tens nesse aquário de 25 lts?
Era útil que descrevesses na totalidade o teu setup... Filtragem, aquecimento, medidas. Uma foto ajuda sempre um pouco.

Não gastes dinheiro num kit, rapidamente te arrependes. A biobox é dos piores, senão mesmo o pior, sistema de filtragem. De que zona és?
Vê na secção de patrocinadores e pede orçamentos com entrega. Não custa nada e pode ser que algo te interesse.

Quanto à comida, põe só aquilo que eles conseguem comer em poucos instantes, num aquário tão pequeno facilmente poluis a água.

As tpa's podem ser semanais, e para que as bactérias não sejam afectadas, convém que troques só um bocado, os tais 20 % parecem bem. Deixa a água envelhecer para perder o cloro mas o ideal é juntar um condicionador, aí recomendo o seachem prime.

Gostava de te deixar uns links mas no telemóvel é sempre mais chato. Assim que consiga, meto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

q2XLh8.jpg

Obrigado pelas boas-vindas Inácio. Penso que nesta foto dá para ver o filtro e os 6 peixes. Aquecimento não tem, as medidas são: 40 x 20 x 35.

A ideia de ir para um kit, é porque eu não percebo nada e comprando um aquário, não saberia que filtro comprar, bomba, etc... Tenho um limite de 40 cm de profundidade. Largura e altura pode até ter mais que esse, mas profundidade tenho esse limite. Mediante isso, que material me aconselharias?

Em relação à água, como não sabia o que fazer, tenho colocado do garrafão... eheh! Podes-me explicar?

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro decide a medida e a fauna que pensas manter, vai postando as tuas decisões que nós vamos te ajudando.

Já viste na zona dos iniciados o kit recomendado pelo fórum? O aquário é mais pequeno do que o que mencionas mas caso te interesse, vale a pena. Mas caso optes por manter os mesmos peixes, quanto maior o aquário melhor.

Podes aproveitar esses garrafões e encher com água da rede, colocar um condicionador, deixar repousar e depois colocas no aquário. Convém saber se os parâmetros não fogem muito do que já está no aquário. Caso haja uma diferença grande, vais ter que fazer a mudança aos poucos, começando com uma tpa pequena e ir aumentando ao longo dos dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às medidas, para mim, quanto maior, melhor. Tenho os seguintes limites máximos: 180 cm largura, 40 cm profundidade e 60 cm altura.

Em relação à fauna, o objectivo é manter os que tenho e acrescentar mais alguns idênticos a esses, dependendo do tamanho do aquário.

Sim, já vi o kit recomendado, mas preferia maior. Podes-me sugerir outro maior que respeite esses limites?

No post anterior esqueci-me de referir que sou de Mogadouro, distrito de Bragança.

Mais uma vez, muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos meus hobbies é o Lego. Será que dá para colocar construções Lego dentro do aquário? Não tem nenhuma propriedade que altere a água ou seja prejudicial aos peixes?

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedras,

Os legos são de plástico, os mesmos não alteram as propriedades da água desde que bem desinfectados.

Já existem aquários com legos, inclusivé do Super Mário World, não deixa de ser engraçado mas não é propriamente o meu estilo, cabe-te a ti de decidir e ficar a teu gosto, mas um aquário dessas dimensões com legos.......e depois quando os legos ficarem com verdete já viste o aspecto que vai ficar e a trabalheira que vai dar a limpar? é que se for verdete nas pedras/rochas disfarça bem porque é natural agora em legos...não sei se me estou a fazer entender.

ml1.jpg

Nota que é apenas a minha opinião, todas as causas devem ser bem analisadas antes de concluir a montagem ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel, sendo assim, acho que não vou colocar. Comprei ontem o tal aquário que tinha encomendado, mas tenho pouca coisa para decorar, daí a ideia dos Legos. :)

A senhora que me vendeu o aquário disse-me para utilizar estes líquidos para tratar a água:

qDMJ1n.jpg

Mas por aquilo que dizem as embalagens, passo do "step 1" para o "step 4". Falta mais algum líquido?

Também me disse para estar 45 dias só a preparar a água. É necessário tanto tempo?

E durante esse tempo, mandou-me ir metendo alguns flocos de comida para alimentar as bactérias de 3 em 3 dias. Estou bem aconselhado? Faço mesmo isto? Não vou poluir a água com a comida?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esses dois frascos são os mais importantes dos 4, ou seja, step 1 serve para retirar o cloro e metais pesados da água, o setp 4 serve para ajudar a estabelecer a colónia de bactérias, ambos os produtos foram-te bem indicados, depois cada um tem a preferência na sua marca.

Os 45 dias que a senhora te indicou é correcto, no mínimo deves esperar 30 dias, isto chama-se o Ciclo do Azoto dá uma leitura para teres uma noção do que se trata.

Também é correcto colocares uns flocos mas pouca quantidade e bem desfeitos, não é necessário obrigatoriamente de 2 em 2, eu coloco 3 flocos desfeitos em pó por semana.

De resto se leres sobre o ciclo do azoto irás entender o procedimento bem como a altura correcta para colocares os primeiros inquilinos.

Aconselho-te também a fazer trocas de água, de 50% de 2 em 2 dias na primeira semana, na segunda semana de 3 em 3 dias na terceira semana fazes 2 trocas de 30% e a partir da quarta semana em diante, deves fazer sempre uma troca de 20% á quarta e outra de 40% ao sábado (os dias podes alterar consoante a tua disponibilidade).

Lembra-te que as trocas de água são muito importantes em todos os aspectos. 

Já compraste alguns testes?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado mais uma vez Miguel. Já tinha dado uma vista de olhos ao ciclo do azoto, mas vou ler com mais atenção. Tinham-me dito para nunca trocar mais de 20% da água, essas trocas que referes é só durante os 45 dias?

Em relação aos testes, não comprei, a senhora disse para levar lá uma amostra de água no final dos 45 dias. Que testes me aconselhas e como se fazem?

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou de acordo com essa informação de que não se pode trocar mais de 20% da água....a não ser que troques 20% da água dia sim dia não.

Conforme disse acima:

"Aconselho-te também a fazer trocas de água, de 50% de 2 em 2 dias na primeira semana, na segunda semana de 3 em 3 dias, na terceira semana fazes 2 trocas de 30% e a partir da quarta semana em diante, deves fazer sempre uma troca de 20% á quarta e outra de 40% ao sábado"

Ou seja, após concluíres o ciclo deves fazer sempre uma troca de 20% á quarta e outra de 40% ao sábado.

Os testes que te farão mais falta são os de amónia, pH e nitratos, se os comprares compra de gotas e não de fitas, os de gotas dão valores mais precisos e dá para muitos testes.

Terás indicação em cada caixa de como fazer os teste, cada teste trás a pipeta, um pote/tubo de vidro e as soluções, no caso do teste pH por exemplo basta colocares 1 pipeta de água do aquário dentro do tubo e adicionares 2 gotas de solução e ver a cor que revela (amarelo= pH muito baixo, verde= pH razoável e azul= pH alto).

Antes de adquirires os peixes deves fazer o teste de ph à água que vais usar para o aquário e ver o resultado, se por exemplo for um pH de 7.2 deverás ir ao encontro de peixes que se dêem bem dentro desses parâmetros (podes consultar na net a ficha técnica do peixe que queres e ver o ph do seu habitat)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedras,

Antes de mais devo dizer-te que não tomei a devida atenção na leitura do tópico e não reparei que estávamos a falar de cascalho.....lapso meu!

As indicações que te dei acima são para o uso de substrato fértil, não é o teu caso, assim sendo concordo com os 20% por semana por segurança, após os 30/45 dias dependendo do tempo de ciclo que vais dar é recomendado trocas semanais de 20% para reduzir quaisquer valores de nitratos em demasia.

Peço desculpa pela má informação que te estava a indicar no meu post acima ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Pedras disse:

Sem problema Miguel, muito obrigado. Dizes 20% semanais durante e depois dos 45 dias?

Obrigado

Durante o ciclo é apenas o que eu aconselho, podes não o fazer, mas depois do ciclo sim essas são obrigatórias assim dizendo, os níveis de nitratos serão acumulados pela fauna existente (xixis e cócós), ao fazeres tpa's estarás a reduzir os nitratos purificando a água, aí entram os testes de nitratos e os valores não devem exceder os 40/50 ppm.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que também queria perguntar é a temperatura ideal da água para este tipo de peixes. Tenho ideia que a senhora me falou em 26 ou 27 graus, mas parece-me muito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Pedras disse:

Outra coisa que também queria perguntar é a temperatura ideal da água para este tipo de peixes. Tenho ideia que a senhora me falou em 26 ou 27 graus, mas parece-me muito...

Não é muito, essa informação está correcta! :)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Pedras disse:

Mais uma vez, muito obrigado Miguel! :)

Amigo, hoje o dia foi para esquecer.....tanta coisa ao mesmo tempo que alguma delas tinha de descambar......mais uma calinada da minha parte, para peixes de água fria 26º/27º é muito, no caso do kinguio a água deve estar entre 18°C e 24°C,  mas de preferência manter em 22°C.

Espero não ter dado mais nenhuma calinada hoje!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Miguel Simões disse:

Amigo, hoje o dia foi para esquecer.....tanta coisa ao mesmo tempo que alguma delas tinha de descambar......mais uma calinada da minha parte, para peixes de água fria 26º/27º é muito, no caso do kinguio a água deve estar entre 18°C e 24°C,  mas de preferência manter em 22°C.

Espero não ter dado mais nenhuma calinada hoje!

Cumps,

Eu acho que os meus não são kinguios. Consegues identificar pela primeira foto num post mais acima?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parecem me todos kinguio, 2 fantail e os restantes comuns.

Se não conheces a espécie, são peixes que precisam de bastante espaço pois crescem bastante, precisam de excelente filtragem mas não muito movimento. Vivem muitos anos.

Na minha opinião, não deverias arranjar mais nenhum peixe, mesmo com a mudança de aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Os peixes parecem de água fria. Kinguios e orandas etc. Por isso não metas aquecedor sequer porque eles devem seguir o ciclo lunar. Eu apenas aconselho a ter cuidado e não deixar de verão subir muito acima dos 26/27 graus e de inverno dependendo da casa se baixar dos 16° por muitos dias aí sim ligava o termo mas para o mínimo que são normalmente 18°.

Quanto às TPAS durante o ciclo com o teu hardscape eu dispensava as mesmas e ao fim do ciclo medindo os nitratos então faria TPAS na quantidade necessária para baixar os nitratos ao mínimo antes de introduzir a fauna. Depois disso é medir nitratos regularmente e estabelecer a necessidade de TPAS de forma a ter no máximo uns 20 a 30ppm antes de cada manutenção.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Seguem uma lista de alguns kinguios, já te ajudará a identificar alguns, como já te mencionaram e bem isso cresce bastante:

kinguios-tipos-cursos-cpt.jpgvariedades_kinguios1.jpg

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas e peço desculpa pela ignorância. Pensava que o kinguios eram só uns grandes que vi à venda na loja... eheh!

A sério que me aconselham a não comprar mais? Só um deles é que supera os 5 cm, os outros ainda vão crescer muito? Estava a pensar ter pelo menos 20, tenho 6 neste momento.

Obrigado

ps: Estou de viagem, mais logo já identifico os que tenho.

Editado por Pedras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20? Por favor não. O que podes fazer é arranjar alguém a quem doar esses e arranjar uns peixes mais adequados ao tamanho do aquário. Tens vários peixes engraçados de dimensões mais pequenas que habitam confortavelmente num aquário como o que encomendaste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai com calma. 180lts é a capacidade bruta do aquário. Na prática nem 150lts de água deve levar e nessa litragem 2 a 3 kinguios adultos já será carga orgânica elevada. Estuda a espécie. O que te adianto é que alguns podem viver uma dezena ou mais de anos e chegar à volta dos 20cm e é um peixe que suja imenso devido ao seu sistema digestivo. Além do aquário não comportar tantos o filtro biobox também é muito fraco. Agora podem parecer pequenos mas deixa-los crescer que vais passar o tempo a limpar o aquário e com TPAS se não quiseres que morram por excesso de poluição no aquário.


"Tapatalking"

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.