Kit Aquário recomendado pelo forum


Tozé Nunes

Recommended Posts

Ao longo dos mais de 14 anos que esta comunidade tem, milhares de novos membros nos perguntaram qual seria a melhor escolha para começar no hobby ou nos questionaram sobre se o kit X ou Y à venda seria uma boa escolha. A todos fomos respondendo com mais ou menos escolhas acertadas de acordo com o que existia à venda no mercado.

Nas últimas semanas, aquando de mais um novo membro que nos procurava para saber qual material comprar, fez-se luz nas nossas cabeças e surgiu a ideia de criarmos um kit dentro de certos requisitos que entendemos ser os mais acertados para quem começa poupando assim algum dinheiro e dores de cabeça aos membros.

Evitamos assim que os membros comprem os kits em grandes espaços comerciais, na sua grande maioria inadequados, obrigando a deitar fora algum equipamento por troca de material mais de acordo com o ideal. Aos nossos patrocinadores propusemos que dentro de uma lista de material que achamos equilibrada para quem começa o hobby ou mesmo para quem pretende adquirir novo aquário, que nos enviassem listagem dos produtos que cada um disponibiliza nas suas lojas.

Podemos então desde já divulgar os kits que quer a Soluções Aquáticas quer A Casa dos Discus nos indicaram e que achamos serem boas escolhas daí levarem o selo recomendado pelo forum.

Queremos desde já deixar claro que não teremos qualquer lucro associado à venda destes kits sendo da exclusiva responsabilidade dos lojistas toda a parte comercial e técnica dos produtos que compõe os kits

Este tópico será actualizado sempre que haja alterações de produtos. Boas compras!

.

.

Kit_solaqua_zps6x2n8nud.jpg

.

.

tapatalk_1498765206878.jpeg

.

.

Kit_casadiscus_zpsiahdz1zh.jpg

 

 

 

  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui esta um conjunto de kits sem duvida muito melhor que o velhinho Aquapor que comprei quando comecei no hobby. Uma ajuda preciosa para evitar gastos desnecessarios em equipamento a muitos iniciantes. 

  • Votar + 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa sugestão, muito útil!

Espero que venham também conjuntos com Co2 para os viciados dos plantados!

E já agora um conjunto para a malta das gambas,

o:default_animal_fish:

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos.

Bruno, acredita que ainda hoje se vendem kits aquapor com filtros internos e bombas de ar!!! Alguns vi eu que ainda ofereciam umas plantas de plástico...

Contra isso é que nasceu este projecto e com o apoio dos que quiserem participar lançamos estas opções!

Tiago, estes kits são direcionados mais para os iniciados, o que não invalida que possam adquirir depois os sistemas de co2 e tudo o resto que permite criar plantados fantásticos. 

Para os camarões também tínhamos pensado mas temos que dar pequenos passos, se isto for um sucesso teremos outras possibilidades mais tarde, tal como nanos salgados, aquários para bettas, etc, etc.

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Tozé Nunes said:

Obrigado a ambos.

Bruno, acredita que ainda hoje se vendem kits aquapor com filtros internos e bombas de ar!!! Alguns vi eu que ainda ofereciam umas plantas de plástico...

Contra isso é que nasceu este projecto e com o apoio dos que quiserem participar lançamos estas opções!

Toze como eu disse isso e uma ajuda preciosa para os iniciados. Eu tive 3 aquapor's, os aquarios em si para a epoca nao eram maus de todo. O problema e que quando me juntei ao forum rapidamente percebi que o equipamento nao era o indicato para crescer plantas.

Acabei por gastar dinheiro a construir calhas e a adquirir filtros novos, sem contar que os termostatos fritavam todos.

Nao tenho nada contra  marcas portuguesas, alias ja defendo ha algum tempo que ja e mais que altura de aparecerem algumas marcas de qualidade em Portugal.

Mas essa marca de certeza que nao e a aquapor.

No entando o aquario embaixo montado em 2006 era um aquapor extremamente modificado ao nivel do equipamento.

E ainda tenho algures na minha garagem o meu primeiro aquario, um aquapor de 60 litros.

Quando voltar a Portugal ainda espero usa-lo pelo menos uma vez, nem que seja pela nostalgia.

Uma vez mais os meus parabens por uma excelente ideia e continuem com o bom trabalho.

O forum mudou a minha vida, eu estava perto de desistir quando vos achei em 2005 e noto que cada vez mais ha um grande trabalho para ajudar os iniciantes.

gallery_4446_3066_549.jpg

Editado por aquariomaniaco
  • Votar + 5

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa iniciativa. Agora é só indicar este tópico quando existirem novas dúvidas sobre o assunto.
Só uma sugestão... Que tal mais 1 ou 2 kits de medidas acima. Nem todos começam pelos aquários mais pequenos e na hora da escolha inicial se em vez de 60cm virem modelos de 80 ou 100cm por exemplo com pouca diferença no preço já podem ter comparação e optar por uma escolha que dê mais opções em termos de fauna e de futuro no hobby.

Parabéns!

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma iniciativa curiosa.
Pelo que vi até são equilibrados. Mas, um peca no Sicce e outro no Chihiros. Não passa de uma opinião pessoal.
Por vezes estamos a falar de pais, que adquirem os tais kit's para crianças, sabendo que depois do peixe ir para o céu é para arrumar o aquário. 
Nenhum destes é um kit para crianças. Deixo a ideia, de pensarem numa opção para os mais pequenos.

Editado por NGE
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Sérgio. Agradecemos as tuas sugestões e levaremos em conta se houver interesse quer de quem compra quer dos lojistas, isto não depende de nós! A nossa opção por um aquário de 60 foi após muitas horas de discussão interna de maneira a termos um compromisso entre litragem e restante material que fosse equilibrado a preços atingíveis por quem começa ou mesmo para aqueles que já tendo algum aquário pretendam um destas dimensões. 

NGE, ainda bem que sentiste curiosidade :) 

Quanto aos materiais que compõe cada kit, ao contrário daquilo que achas, nós enquanto equipa não vimos nenhuma fraqueza para os efeitos pretendidos ou não teríamos colocado o nosso selo de recomendação! Apesar de não ser da nossa responsabilidade a escolha de cada elemento que compõe o kit nunca aceitariamos escolhas que prejudicariam o kit final!

Quanto à tua sugestão de kits para crianças, não sei se elas se sentiriam confortáveis dentro de um aquário de 60 cms! :p 

Agora a serio, nós não fazemos aquários para crianças mas sim para peixes, invertebrados, etc etc. A aquariofilia responsável não deve ser considerada como se de  novo brinquedo para brincar e depois chutar para canto! Infelizmente muitos pais oferecem pequenos nanos ou pior ainda boiões junto com alguns desgraçados peixes de agua fria num impulso o que vai contra tudo aquilo que defendemos!!!! Se os papas querem oferecer um ser vivo que criem condições para tal e ensinem as crianças! Isto serve para peixes como para  tartarugas, cães, gatos, pássaros, etc etc.

  • Gosto 3
  • Votar + 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Estes KIT's foram pensados em pessoas que cada vez mais aparecem a perguntar o que comprar com orçamento estabelecido, mas com ideias de evoluir no hobby.

Pela nossa noção geral como moderadores, lemos todos os tópicos e temos uma visão abrangente das necessidades que mais surgem...

Sinceramente um kit para depois arrumar não é o que se pretende com esta iniciativa, para isso já basta os dos supermercados ou mega lojas de animais...

A juntar a isso o deficiente aconselhamento que é dado e que leva a problemas, desmotivando quem se inicia.

Estes KIT's foram pensados para quem quer começar, como referi com um orçamento estabelecido e nas várias opções há possibilidade de evoluir, sem "encostar material", também como referido é este o perfil de iniciante que mais surge e se afigura importante dar uma solução.

Sobre os Sicce... Apenas posso deixar a minha experiência, sempre tive Eheim e mantenho... Mas ajudei dois colegas locais que se iniciaram a montar aquários e  eles optaram pelo Sicce EKO 100+, gostei muito da resistência e qualidade de construção, gostei da simplicidade do mecanismo e circuito da água, manutenção muito simples, com válvula de corte de água.

Recentemente com o aquário Harmony que foi instalado na Unidade de Cuidados Paliativos de Portimão  temos dois Sicce EKO 300+ e mais uma vez saliento a qualidade in loco.

Mais que uma opinião é a minha experiência pessoal

Para nós Aquariofilia.Net e lojistas que aderiram à iniciativa foi a solução de qualidade encontrada com estes valores.

  • Votar + 6

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tozé.

A ideia do kit para crianças é precisamente para evitar o que descreves. Inclusive, se uma pessoa compra um kit para uma criança e mais tarde na vida revenda o kit, não será vantajoso para uma segunda criança? Foi só com esse o intuito que deixei a ideia.

Pedro Bernardo, por ter um sicce (modelo já antigo) descrevi que seria uma opinião pessoal, simplesmente porque tenho. E também tenho eheim.
 

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá NGE,

Sem dúvida que é com este tipo de discussões saudáveis e construtivas (mesmo que opiniões diferentes) que conseguimos chegar ao foco de uma escolha singular num kit para iniciantes como já foi referido, saliento que estamos (nós e patrocinadores) abertos a sugestões para colmatar as necessidades/melhorias de cada kit.

NGE, eu não tenho nenhum sicce, tenho apenas eheim e rena, mas já equacionaste a hipótese de que os novos sicce evoluíram bastante desde a tua última aquisição sendo que o teu poderá não acompanhar essa mesma qualidade?

Como disse acima, estamos abertos a sugestões/idéias para analisar-mos melhor cada caso, o que sugerias para um kit de criança?

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, "assistência técnica" era o pior.

Se não me engano o modelo da sicce inspirou a eheim.
E o sistema de ferrar da sicce é único e incrivelmente bem desenvolvido. O modelo eheim é mais novo porque saiu depois, e manteve-se igual até aos dias de hoje.
Mas o que interessa esta discussão sobre modelos, toda a gente teve experiências diferentes. Eu conheço a minha, por isso é só uma opinião.

Ate ando a pesquisar filtros externos, quem sabe até pode ser que adquira um novo siccer e fique muito contente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Gostaria apenas de esclarecer uma questão face ao problema de assistência técnica enunciado pelo NGE.
É um facto que no passado a Sicce era mal distribuída em Portugal e, consequentemente, a assistência técnica poderia não ser a melhor. Atualmente e felizmente a situação mudou radicalmente, daí (e falo em nome da Soluções Aquáticas) termos apostado nesta marca, caso contrário nunca o faríamos.
A Sicce de momento é distribuída pelo mesmo distribuidor da Seachem que felizmente tem mais do que provas dadas no mercado nacional.
Boas e más experiências todos tivemos com a marca X ou Y mas esse 'calcanhar de aquiles' da Sicce encontra-se resolvido em Portugal.

Enviado do meu SM-N910C através de Tapatalk

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Excelente iniciativa. Mais uma vez o fórum está de parabéns. Ainda tenho o meu primeiro aquário e, tal como muitos de nós, gosto de o montar e sentimos mesmo uma incrível nostalgia. Tenho o primeiro filtro externo e a primeira calha de iluminação, e até mesmo o filtro de fundo que vinha com o aquário. É espectacular olhar para aquilo depois de montado.

Estas novas opções vão de certeza dar a possibilidade a que muitos mais se juntem à nossa comunidade.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde, eu quero comprar um aquário e estes aqui apresentados são um bom inicio para mim, gostaria de começar com ciclideos, é o melhor para começar? Em relação aos artigos que vêm com o kit, são suficientes ou terei que comprar mais alguma coisa?
Muito obrigado pela vossa atenção

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, andfreira disse:

Boa tarde, eu quero comprar um aquário e estes aqui apresentados são um bom inicio para mim, gostaria de começar com ciclideos, é o melhor para começar? Em relação aos artigos que vêm com o kit, são suficientes ou terei que comprar mais alguma coisa?
Muito obrigado pela vossa atenção

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

Que tipo de ciclideos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de ciclideos?
Não sei ao certo, gosto bastante no geral de todos, não sei quais os mais faceis uma vez que este é o meu 1o aquário quero me adaptar a este mundo. Não sei se é possível ou não ter limpa vidros e limpa fundos em comunhão, pergunto isto para ser mais fácil a limpeza do mesmo.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas, tens de saber.
Antes de escolher o aquário deverias ver que ciclideos queres ter, e mediante o que gostares deves adquiri um "espaço" razoável para eles.
Ciclideos africanos, sul americanos... ou apenas ciclideos anões (entre outros), tem todos necessidades de espaço, filtrações e parâmetros de agua diferentes.
Sendo o teu 1ºaquario, pessoalmente digo-te para ires para ciclideos anões (de tamanho até 10/13cm), tens muitas variedades de apistogrammas. Mas tu podes amar ciclideos africanos e nesse caso é totalmente diferente.

Investiga uma ou duas espécies que gostes e abre um tópico na área de iniciados. E inicia o "projecto" a partir do que gostarias manter. Mediante o que quiseres, vê se estes ki's são úteis ás tuas necessidades.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boa noite pessoal. Parece que estou com azar...andava á procura do kit (60 ltos LED 189€) para iniciar e parece que estão esgotados...alguém sabe de outro local onde possa comprar?

Agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo, estes kits são únicos e só possíveis de encontrar nas lojas aderentes. No caso do kit que escolheste provavelmente será a calha Vivagrow que estará esgotada.  O ideal será entrares em contacto com a Soluções Aquáticas para saber se tem alguma alternativa.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Tozé Nunes disse:

Olá Gonçalo, estes kits são únicos e só possíveis de encontrar nas lojas aderentes. No caso do kit que escolheste provavelmente será a calha Vivagrow que estará esgotada.  O ideal será entrares em contacto com a Soluções Aquáticas para saber se tem alguma alternativa.

 

Vou ver o que há de alternativas então.

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Malta, este tópico é sobre um kit recomendado pela equipa do fórum, dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas noutras áreas do fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boas sou novo aqui e ando a ver kits de iniciação vi um que me chamou a atenção queria saber a vossa opinião visto serem mais experientes na matéria

Kit de aquário Ciano Aqua 60 Led Bio

https://www.tiendanimal.pt/aquario-ciano-aqua-preto-p-14154.html?gclsrc=aw.ds&&gclid=CjwKCAiAyeTxBRBvEiwAuM8dnRcG0ypV1yGDD4p32oO0K75BkQToLMwNCjHMjcIpz4lKjbjFnRorqBoCa7UQAvD_BwE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se leste com atenção o início deste  tópico escrevi lá que os kits normalmente falham em algum  aspecto sendo a fraca filtragem ou a deficiente iluminação os pontos fracos mais comuns. Ora este kit trás um filtro interno o que nunca  será uma escolha acertada na nossa  opinião. Depois tens a iluminação que vem embutida na tampa de plástico. Sobre esta nada diz na publicidade mas duvido que sirva para algo mais do que para ver os peixes, dificilmente conseguirás manter plantas aquáticas mais exigentes. E finalmente a tampa de plástico... incompreensível como no ano 2020 ainda fazem aquários tapados com plástico... isso era algo muito comum nos  anos 80 tal como os filtros  internos e as plantas de plástico e restantes  adereços... aliás este kit só difere dos classicos aquapor anos 80 por terem trocado as velhinhas T8 por leds. Não haverá na Ciano ninguém que perceba  isto??

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.