Acidente com substrato fértil.


Jota9913

Recommended Posts

Bom dia. 

Hoje decidi colocar substrato fértil no meu aquário já antes montado, por isso fiz tudo o que era recomendado, tirei a decoração, tirei o equipamento, tirei a água e os peixes para um recipiente, tirei o cascalho ou areao, limpei o chão do aquário para que ficasse seco, voltei a colocar tudo com o substrato incluído. 

MAS, na hora de colocar a água houve um pequeno acidente e a água tirou o cascalho que fica por cima do substrato em alguns pontos do aquário, continuei a colocar a água e agora está tudo bastante turvo. 

Tive a ler algumas coisas e vi que pode haver bastante amónia na agua neste preciso momento, tenho medo que aconteça algo aos meus peixes... Alguém me ajuda? O substrato liberta mesmo amónia? O que faço? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Jota9913 disse:

Bom dia. 

Hoje decidi colocar substrato fértil no meu aquário já antes montado, por isso fiz tudo o que era recomendado, tirei a decoração, tirei o equipamento, tirei a água e os peixes para um recipiente, tirei o cascalho ou areao, limpei o chão do aquário para que ficasse seco, voltei a colocar tudo com o substrato incluído. 

MAS, na hora de colocar a água houve um pequeno acidente e a água tirou o cascalho que fica por cima do substrato em alguns pontos do aquário, continuei a colocar a água e agora está tudo bastante turvo. 

Tive a ler algumas coisas e vi que pode haver bastante amónia na agua neste preciso momento, tenho medo que aconteça algo aos meus peixes... Alguém me ajuda? O substrato liberta mesmo amónia? O que faço? 

Boas Jota,

Vais ter de esperar que a água turva desapareça, de seguida fazes os teste à amónia, nitritos e nitratos a ver se os valores estão dentro do normal.

Agora o que não te aconselho mesmo é colocares a fauna já antes de saberes os valores, isso pode ser fatal, demasiados nutriente podem ter sido libertos na coluna de água.

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Miguel Simões said:

Boas Jota,

Vais ter de esperar que a água turva desapareça, de seguida fazes os teste à amónia, nitritos e nitratos a ver se os valores estão dentro do normal.

Agora o que não te aconselho mesmo é colocares a fauna já antes de saberes os valores, isso pode ser fatal, demasiados nutriente podem ter sido libertos na coluna de água.

Cumps,

Boas Miguel.

Hoje de manhã verifiquei a água e já não estava tão turva, os peixes parecem me todos bem, assim que chegar a casa vou fazer os testes de nitratos e nitritos, bem como os de ph, kh e dh, só nao tenho nenhum teste de amónia.. Não há nenhum "sintoma" de que há um nivel de amónia no meu aquário?

Estava a pensar ir buscar as plantas á tarde, achas que ainda não devo?

Obrigado, cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Jota9913 disse:

Boas Miguel.

Hoje de manhã verifiquei a água e já não estava tão turva, os peixes parecem me todos bem, assim que chegar a casa vou fazer os testes de nitratos e nitritos, bem como os de ph, kh e dh, só nao tenho nenhum teste de amónia.. Não há nenhum "sintoma" de que há um nivel de amónia no meu aquário?

Estava a pensar ir buscar as plantas á tarde, achas que ainda não devo?

Obrigado, cumprimentos

Não, não há nenhum sintoma visível da amónia, só é detectável através de testes.

Sim plantas podes colocar sem problemas, até vão ajudar a consumir os nutrientes, faz os testes e depois diz alguma coisa ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, Miguel Simões said:

Não, não há nenhum sintoma visível da amónia, só é detectável através de testes.

Sim plantas podes colocar sem problemas, até vão ajudar a consumir os nutrientes, faz os testes e depois diz alguma coisa ;)

Cumps,

O único problema é mesmo a fauna, não tenho onde colocar os peixes que tenho... Espero que não lhes aconteça nada. Vou fazer os testes e vou buscar as plantas assim que puder. Obrigado, cumprimentos :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Jota9913 disse:

O único problema é mesmo a fauna, não tenho onde colocar os peixes que tenho... Espero que não lhes aconteça nada. Vou fazer os testes e vou buscar as plantas assim que puder. Obrigado, cumprimentos :)

Faz os testes, 

Nitritos devem estar a 0ppm, nitratos devem estar entre os 20ppm mínimo e os 40/50ppm máximo, o gh e kh vai depender do teu ph.

Qualquer coisa fora destes valores faz tpa de 40% e voltas a medir no dia seguinte...

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Miguel Simões said:

Faz os testes, 

Nitritos devem estar a 0ppm, nitratos devem estar entre os 20ppm mínimo e os 40/50ppm máximo, o gh e kh vai depender do teu ph.

Qualquer coisa fora destes valores faz tpa de 40% e voltas a medir no dia seguinte...

Cumps,

Assim farei, daqui a uma hora já dou update dos testes, muito obrigado pelo esclarecimento e pela ajuda, cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

36 minutes ago, Miguel Simões said:

Faz os testes, 

Nitritos devem estar a 0ppm, nitratos devem estar entre os 20ppm mínimo e os 40/50ppm máximo, o gh e kh vai depender do teu ph.

Qualquer coisa fora destes valores faz tpa de 40% e voltas a medir no dia seguinte...

Cumps,

Acabei agora mesmo de realizar os testes, aqui estão os resultados:

 - Nitratos - entre 25-50

 - Nitritos - entre 0-1

 - Ph - entre 7,2-76

 - Kh - entre 6d-10d

 - Gh - >6d->10d

Está tudo bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Jota9913 disse:

Acabei agora mesmo de realizar os testes, aqui estão os resultados:

 - Nitratos - entre 25-50

 - Nitritos - entre 0-1

 - Ph - entre 7,2-76

 - Kh - entre 6d-10d

 - Gh - >6d->10d

Está tudo bem?

Sim, podes considerar que está tudo dentro dos parâmetros aceitáveis, excepto o teste da amónia que é importante visto ser o mais tóxico para a fauna, deverias adquirir um.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Miguel Simões said:

Sim, podes considerar que está tudo dentro dos parâmetros aceitáveis, excepto o teste da amónia que é importante visto ser o mais tóxico para a fauna, deverias adquirir um.

Cumps,

Vou adquirir primeiro as plantas e a seguir adquirir o teste da amónia. 

Mais  uma vez obrigado pela ajuda e conselhos, cumprimentos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Jota,

Então e novidades para nós, há?? :)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 hours ago, Miguel Simões said:

Boas Jota,

Então e novidades para nós, há?? :)

Cumps,

Boas Miguel

Há sim senhora, aquele pequeno acidente parece não ter causado grandes estragos, nenhum peixe morreu, nem dos maiores nem dos alevinos.

Acabei por adquiri duas plantas, um feto de java e uma anubia nana, vou deixar algumas fotos aqui em baixo se as tiver aqui, se não posto-as depois.

O feto acabei por o cortar em 3 ou 4 para o dividir pelo aquário, e a anúbia nana vou fazer a mesma coisa.

Esta semana ainda vou adquirir musgo de java para colocar numa pedra vulcanica e no tronco que tenho, bem como plantas de tapete, talvez Micranthemum "Monte Carlo".

Fiz também umas alterações na iluminação, peguei numa fita de leds normais e envolvi-as em muita fita-cola, assim ficaram waterproof, mais ou menos :default_bleh:.

Ah acabei também por fazer um projeto DIY com ventoinhas de computador que já tinha visto em algum lado, basicamente fiz ligações a um transformador, assim quando a temperatura se elevar demasiado no verão ligo-as e pronto, funcionam super bem

Aqui estão os fetos de java e a anubia nana - large.19807109_996772270464412_1189524656_o.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de gastares o dinheiro quero prevenir-te que a monte carlo nesse aquario não vai dar resultado, necessitarias de iluminação+fertilização+cO2 adequado, pesquisa bem a ficha técnica de cada planta antes de as adquirir para saberes as exigências de cada uma.

Em relação às ventoinhas, é sempre uma boa idéia desde que controlado, fiz um pequeno sistema desses mas com controlador de sonda, ou seja, quando a temperatura atinge por exemplo 28º liga as ventoinhas até baixar para os 26º para desligar, assim não corro o risco das ventoinhas estarem sempre a trabalhar ligando constantemente o termostato.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Miguel Simões said:

Boas,

Antes de gastares o dinheiro quero prevenir-te que a monte carlo nesse aquario não vai dar resultado, necessitarias de iluminação+fertilização+cO2 adequado, pesquisa bem a ficha técnica de cada planta antes de as adquirir para saberes as exigências de cada uma.

Em relação às ventoinhas, é sempre uma boa idéia desde que controlado, fiz um pequeno sistema desses mas com controlador de sonda, ou seja, quando a temperatura atinge por exemplo 28º liga as ventoinhas até baixar para os 26º para desligar, assim não corro o risco das ventoinhas estarem sempre a trabalhar ligando constantemente o termostato.

Cumps,

Boas Miguel 

Eu tenho um substrato fértil, a luz é média e não tenho co2, tens alguma recomendação de plantas que dêem efeito de tapete com poucas necessidades? Em relação às ventoinhas, como é que eu faço isso da sonda? Parece bem interessante 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jota,

Desculpa se me escapou algo......tens substrato fértil por baixo desse cascalho?

Em relação ao arrefecimento por ventoinha, comprei este controlador de temperatura no ebay, basta ligá-lo a um transformador de 12v e ligar a ventoinha de pc (de 12v) depois ajustas no menu a temperatura que queres que o controlador ligue e desligue a ventoinha e pronto fica resolvido ;)

5f666e4ea3826604465b857238d6c7c3.jpg

E temperatura já foi corrigida, neste momento está sempre a 26° ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Miguel Simões said:

Olá Jota,

Desculpa se me escapou algo......tens substrato fértil por baixo desse cascalho?

Em relação ao arrefecimento por ventoinha, comprei este controlador de temperatura no ebay, basta ligá-lo a um transformador de 12v e ligar a ventoinha de pc (de 12v) depois ajustas no menu a temperatura que queres que o controlador ligue e desligue a ventoinha e pronto fica resolvido ;)

Cumps,

Sim tenho substrato fértil, tanto que abri este tópico porque quando montei o aquário novamente após ter colocado o substrato fértil saiu um bocado para a água. 

Vou ver isso, mas agora estou mais virado para arranjar um sistema de iluminação melhor, pois as minhas fitas led embora tenham imensas fita cola à volta não são propriamente para estar num aquário, o problema é que não entendo nada de iluminação, e como tenho tampa nem todas as luzes dão 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jota,

Tira uma foto do aquário completo para ter uma noção de como é a tampa, e já agora relembra-lá as medidas do aquário sff :)

Em relação à foto acima foi apenas para fase de testes e afinações, vai levar 2 ventoinhas e o controlador vai levar uma caixa, quando estiver acabado mostro.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Miguel Simões said:

Jota,

Tira uma foto do aquário completo para ter uma noção de como é a tampa, e já agora relembra-lá as medidas do aquário sff :)

Em relação à foto acima foi apenas para fase de testes e afinações, vai levar 2 ventoinhas e o controlador vai levar uma caixa, quando estiver acabado mostro.

Cumps,

Aqui estão fotos da tampa e da montagem da fita de leds.

large.595b92188a4bd_WhatsAppImage2017-07-04at14_00_39.jpeglarge.595b92175fdf3_WhatsAppImage2017-07-04at14_00.39(1).jpeglarge.595b9217ecaeb_WhatsAppImage2017-07-04at14_00.39(2).jpeg

O aquário é um 60x30x30 com 60 litros.

Assim que acabares o projeto mostra-me para ver como ficou, acho que vou seguir os teus passos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jota,

Vou ser sincero contigo, vai ser difícil estar a indicar-te uma boa iluminação, quando o teu cascalho não é o mais indicado para "tapete", penso que estás a usar um filtro interno que por sua vez será fraco de certeza, precisarás de Co2 pelo menos até o tapete fechar por completo, a monte carlo depois de fechar é possível mantê-lo sem Co2, a diferença é que cresce muito lentamente, e para finalizar precisarás de fertilizar, ou seja....eu consigo-te arranjar uma solução para manteres o mínimo, mas terá de investir....

A pergunta que terás de fazer a ti próprio é o que queres mesmo fazer desse aquário, se estás disposto a fazer algo em condições e até quanto podes gastar?

Se queres saber a minha opinião, esse aquário era todo refeito:

1. iluminação T5 ou led (podes sempre fazer a tua calha led)

2. Filtro externo com caudal mínimo de 450l/h, e retirava esse filtro interno que não está aí a fazer nada

3. Retirava esse cascalho todo e adquiria um substrato fértil

Lembra-te que guppys reproduzem como coelhos, se esse filtro interno já é fraco quando tiveres 50 guppys pior vai ser.

Há algum tempo atrás a minha irmã comprou um kit barato e o aquário é igual ao teu, ela gastou algum dinheiro a tentar deixar o aquário bonito mas em vão, não há nada mais bonito que um aquário natural, a um dado momento pensou melhor e deu-me carta branca para lhe sugerir algo sem gastar muito dinheiro, assim o fiz procurando material usado em boas condições uma delas foi logo uma calha T5 2*24w e um sistema de co2 da tmc 0.5L, substrato foi novo, e algumas pedras também, a foto inicial não a encontro, mas posso dizer-te que hoje está assim:

d770bcb20fea8fed42c51e808d06f4fe.jpg

Por mais simples que esteja, prefiro olhar para um aquário assim do que com elementos artificiais.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, Miguel Simões said:

Jota,

Vou ser sincero contigo, vai ser difícil estar a indicar-te uma boa iluminação, quando o teu cascalho não é o mais indicado para "tapete", penso que estás a usar um filtro interno que por sua vez será fraco de certeza, precisarás de Co2 pelo menos até o tapete fechar por completo, a monte carlo depois de fechar é possível mantê-lo sem Co2, a diferença é que cresce muito lentamente, e para finalizar precisarás de fertilizar, ou seja....eu consigo-te arranjar uma solução para manteres o mínimo, mas terá de investir....

A pergunta que terás de fazer a ti próprio é o que queres mesmo fazer desse aquário, se estás disposto a fazer algo em condições e até quanto podes gastar?

Se queres saber a minha opinião, esse aquário era todo refeito:

1. iluminação T5 ou led (podes sempre fazer a tua calha led)

2. Filtro externo com caudal mínimo de 450l/h, e retirava esse filtro interno que não está aí a fazer nada

3. Retirava esse cascalho todo e adquiria um substrato fértil

Lembra-te que guppys reproduzem como coelhos, se esse filtro interno já é fraco quando tiveres 50 guppys pior vai ser.

Há algum tempo atrás a minha irmã comprou um kit barato e o aquário é igual ao teu, ela gastou algum dinheiro a tentar deixar o aquário bonito mas em vão, não há nada mais bonito que um aquário natural, a um dado momento pensou melhor e deu-me carta branca para lhe sugerir algo sem gastar muito dinheiro, assim o fiz procurando material usado em boas condições uma delas foi logo uma calha T5 2*24w e um sistema de co2 da tmc 0.5L, substrato foi novo, e algumas pedras também, a foto inicial não a encontro, mas posso dizer-te que hoje está assim:

d770bcb20fea8fed42c51e808d06f4fe.jpg

Por mais simples que esteja, prefiro olhar para um aquário assim do que com elementos artificiais.

Cumps,

Vou começar nas poupanças então, acho uma boa ideia. O único problema que vejo na iluminação, não a sei montar e tive a ler umas coisas e vi que há pessoal que usa projetores exteriores e os pendura ou arranja um suporte, achei boa ideia. Para mandar os peixes dentro de água retirava a tampa e fazia uma tampa nova com rede mosquiteira, também já vi pessoal a fazer isso, em relação ao cascalho e substrato, eu já tenho o substrato fértil, há maneira de retirar o cascalho e trocar por outro sem mexer no substrato?

O filtro por enquanto queria manter me com este pois as plantas servem de filtro natural e ainda não tenho assim muitos peixes, sinto que este é suficiente mas estou a pensar em mudar para um filtro exterior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jota,

Como vês retirei a tampa do aquário, e consegui comprar a calha no olx a um preço acessível, mas podes optar por 2 projectores como falaste fica por volta dos 10€ cada um, ou seja 20€, com pouco mais compras uma calha T5 usada, mas tu é que decides, como os projectores são led nunca te darão a mesma iluminação que lâmpadas fluorescentes t5 é a minha opinião ;)

Não uses rede mosquiteira, se queres manter o aquário tapado, podes mandar cortar um vidro com as medidas do rebordo preto do aquário e é só assentar (isso fica +/- por 5/6€).

Não será nada, mesmo nada fácil separares o substrato fértil do cascalho......eu tirava tudo, daí aconselhar-te comprar um substrato fértil como o Neo Soil 8L.

As plantas podem servir de filtro como dizes mas nunca na quantidade de massa vegetal que tens......teria de ter muito mais e de grandes consumos de nutrientes que não é o teu caso, pensa bem no assunto do filtro ;)

Nota que só deves filtrar o que te interessa nas indicações que te dou, apenas sugiro o que acho ser indicado.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 minutes ago, Miguel Simões said:

Jota,

Como vês retirei a tampa do aquário, e consegui comprar a calha no olx a um preço acessível, mas podes optar por 2 projectores como falaste fica por volta dos 10€ cada um, ou seja 20€, com pouco mais compras uma calha T5 usada, mas tu é que decides, como os projectores são led nunca te darão a mesma iluminação que lâmpadas fluorescentes t5 é a minha opinião ;)

Não uses rede mosquiteira, se queres manter o aquário tapado, podes mandar cortar um vidro com as medidas do rebordo preto do aquário e é só assentar (isso fica +/- por 5/6€).

Não será nada, mesmo nada fácil separares o substrato fértil do cascalho......eu tirava tudo, daí aconselhar-te comprar um substrato fértil como o Neo Soil 8L.

As plantas podem servir de filtro como dizes mas nunca na quantidade de massa vegetal que tens......teria de ter muito mais e de grandes consumos de nutrientes que não é o teu caso, pensa bem no assunto do filtro ;)

Nota que só deves filtrar o que te interessa nas indicações que te dou, apenas sugiro o que acho ser indicado.

Cumps,

Haverá maneira de me mandar o link da calha ou de uma parecida? Não sou muito bom nisto... Já pensei em comprar uma tubular t5 mas não sei onde se encaixa nem nada.. Se fores capaz de mandar isso agradecia imenso.

Em relação à tampa, eu só tou com medo de não por nada por cima por causa dos peixes, tenho medo que eles saltem ou algo assim.

O cascalho e substrato não o queria mudar pois comprei o substrato á umas duas semanas e pronto, não sou assim muito de desperdiçar dinheiro, acho que me vou mandar com este e esquecer as plantas de tapete, pelo menos por agora.

Vou começar a ver preços de filtros externos como o que me disseste agora mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha tens esta a muito bom preço, se estiveres interessado convém ligares já ao vendedor que isso vais desaparecer num instante.

Calha T5 2x24w 60/80 cm  >>  25€ nova

Sê rápido a negociar ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais