Peixe quieto/escondido


Jota9913

Recommended Posts

Boas tardes.

Já tive casos parecidos a estes.

Tenho uma molly que adquiri há uns dias, juntamente com dois guppys e outra molly.

Hoje notei que a tal começou a ficar quieta na água, só se mexe quando toco na parede do aquário ou quando algum peixe se mete com ela, já tive três espadas mortos depois de lhes acontecer a mesma coisa.. 

Tenho um aquário de 60 litros, troco 5 litros por semana pois tinha poucos peixes, mas a partir de hoje vou começar a mudar 10 litros pois tenho medo que seja da amónia. Comprei um teste ph hoje para medir, mas duvido, pois todos os outros peixes, mesmo os que já tenho há meses continuam bem.

O que poderá ser? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jota,

Para te podermos ajudar com mais certezas, seria óptimo se nos dissesses qual o setup do teu aquário, muita coisa pode influênciar o comportamento da fauna.

Essa molly também poderia ter vindo com algum tipo de doença e só agora estar a manifestar-se, isso pode ser muito perigoso para toda a fauna do teu aquario.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, Miguel Simões said:

Boas Jota,

Para te podermos ajudar com mais certezas, seria óptimo se nos dissesses qual o setup do teu aquário, muita coisa pode influênciar o comportamento da fauna.

Essa molly também poderia ter vindo com algum tipo de doença e só agora estar a manifestar-se, isso pode ser muito perigoso para toda a fauna do teu aquario.

Cumps,

 Boas Miguel.

Tenho um aquário de 60 litros, com 6 guppys, 4 mollys, 2 espadas, 7 alevins de guppy e um limpa vidros.

O filtro é um Marina JF75 50-75l; 400l/h; 15w

O termostato é o pior, era do antigo dono do aquário, não tenho a caixa mas funciona bem.

A água costuma manter-se entre os 25-28 graus 

Ph está a 8, acabei agora de o medir

Tenho um termómetro

Não tenho plantas vivas no aquario

Luzes ligadas desde as 9 da manha até ás 8-9 da noite.

O problema é que recentemente morreu me um peixe depois de ter os mesmos sintomas, e antes disso já me tinham morrido 2 espadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, Jota9913 disse:

 Boas Miguel.

Tenho um aquário de 60 litros, com 6 guppys, 4 mollys, 2 espadas, 7 alevins de guppy e um limpa vidros.

O filtro é um Marina JF75 50-75l; 400l/h; 15w

O termostato é o pior, era do antigo dono do aquário, não tenho a caixa mas funciona bem.

A água costuma manter-se entre os 25-28 graus 

Ph está a 8, acabei agora de o medir

Tenho um termómetro

Não tenho plantas vivas no aquario

Luzes ligadas desde as 9 da manha até ás 8-9 da noite.

O problema é que recentemente morreu me um peixe depois de ter os mesmos sintomas, e antes disso já me tinham morrido 2 espadas...

Boas,

Para uma primeira análise, passo às críticas da minha humilde opinião:

  1. Filtros internos como esse por exemplo não são adequados para essa litragem, terás que ter muita atenção nas limpezas.
  2. É importante saber quantos watts tem o termostato
  3. O ph a 8 não é um problema maior, visto que a fauna ser compatível com esse valor.
  4. Não ter plantas "vivas" é considerado um problema...todos os aquários deveriam ter, absorvem nitratos, libertam oxigênio durante o dia e dióxido de carbono durante a noite, se tu tens um filtro fraco e se não tens plantas e se apenas fazias trocas de 5L por semana, esse sim já é um problema.
  5. Tempo de iluminação de 12 horas acho demasiado, bastam 7h...muitas horas de luz pode causar stresse à fauna.

Para tentar corrigir algumas deficiências, deverás fazer tpa's semanais de 20L (por bem deverias fazer 2 vezes por semana 25L ao sábado + 15L à quarta), diminuir o tempo de iluminação, adquirir algumas plantas de grande consumo de nutrientes como por exemplo a limnofila sessiliflora, podes tb adquirir umas anúbias e uns musgos, acredita que só te fará bem ao aquário e torna-lo-á mais bonito!

Pode ter-me escapado algo, mas já é um principio! ;)

Espera por mais comentários, é importante ter-mos várias opiniões para melhor entender o problema.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Miguel Simões said:

Boas,

Para uma primeira análise, passo às críticas da minha humilde opinião:

  1. Filtros internos como esse por exemplo não são adequados para essa litragem, terás que ter muita atenção nas limpezas.
  2. É importante saber quantos watts tem o termostato
  3. O ph a 8 não é um problema maior, visto que a fauna ser compatível com esse valor.
  4. Não ter plantas "vivas" é considerado um problema...todos os aquários deveriam ter, absorvem nitratos, libertam oxigênio durante o dia e dióxido de carbono durante a noite, se tu tens um filtro fraco e se não tens plantas e se apenas fazias trocas de 5L por semana, esse sim já é um problema.
  5. Tempo de iluminação de 12 horas acho demasiado, bastam 7h...

Para tentar corrigir algumas deficiências, deverás fazer tpa's semanais de 20L (por bem deverias fazer 2 vezes por semana 25L ao sábado + 15L à quarta), diminuir o tempo de iluminação, adquirir algumas plantas de grande consumo de nutrientes como por exemplo a limnofila sessiliflora, podes tb adquirir umas anúbias e uns musgos, acredita que só te fará bem ao aquário e torna-lo-á mais bonito!

Pode ter-me escapado algo, mas já é um principio! ;)

Espera por mais comentários, é importante ter-mos várias opiniões para melhor entender o problema.

Cumps,

Ainda não li nada sobre como manter plantas no aquário, mas já pensei nisso. Por acaso não tens algumas dicas para mim sobre como plantar as plantas, qual subsolo utilizar, qual a luz exacta, etc.

As trocas de água costumava trocar apenas 5 litros por semana, vou então aumentar para 10 pois não tenho mais garrafões disponíveis de momento ahah.

Só uma pequena duvida, eu ponho água da torneira e deixo-a estar num garrafão com a tampa aberta durante uma semana, tenho feito sempre assim, está correto? Nunca usei anti cloro nem tratamento para a água da tpa.

E quanto ao filtro, ontem fiz a tpa e também a limpeza do filtro, geralmente desmonto o todo, limpo a caixa, a esponja e o carvão com a própria água do aquário.

Já pensei ir buscar um teste de amónia rapidamente e testar para ver se é disso, mas decidi vir aqui primeiro em vez de ir gastar dinheiro desnecessariamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Jota9913 disse:

Ainda não li nada sobre como manter plantas no aquário, mas já pensei nisso. Por acaso não tens algumas dicas para mim sobre como plantar as plantas, qual subsolo utilizar, qual a luz exacta, etc.

As trocas de água costumava trocar apenas 5 litros por semana, vou então aumentar para 10 pois não tenho mais garrafões disponíveis de momento ahah.

Só uma pequena duvida, eu ponho água da torneira e deixo-a estar num garrafão com a tampa aberta durante uma semana, tenho feito sempre assim, está correto? Nunca usei anti cloro nem tratamento para a água da tpa.

E quanto ao filtro, ontem fiz a tpa e também a limpeza do filtro, geralmente desmonto o todo, limpo a caixa, a esponja e o carvão com a própria água do aquário.

Já pensei ir buscar um teste de amónia rapidamente e testar para ver se é disso, mas decidi vir aqui primeiro em vez de ir gastar dinheiro desnecessariamente.

Mesmo que tenhas alguma amónia, com as tpa's vais acabar por reduzir o mesmo, mas se queres saber se é da amónia ou não podes comprar vais usar isso poucas vezes e dura para muito tempo.

Em relação às plantas, procura por plantas de baixa exigência, tens que adquirir um fertilizante seja em pastilhas ou em líquido no caso do teu substrato ser inerte.

Vai pesquisando aqui no fórum em aquários lowtech, irás encontrar nos setup's de cada um, uma lista de nomes de plantas, basta pesquisares pela ficha técnica da planta em causa e veres o que se enquadra a teu gosto.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Miguel Simões said:

Mesmo que tenhas alguma amónia, com as tpa's vais acabar por reduzir o mesmo, mas se queres saber se é da amónia ou não podes comprar vais usar isso poucas vezes e dura para muito tempo.

Em relação às plantas, procura por plantas de baixa exigência, tens que adquirir um fertilizante seja em pastilhas ou em líquido no caso do teu substrato ser inerte.

Vai pesquisando aqui no fórum em aquários lowtech, irás encontrar nos setup's de cada um, uma lista de nomes de plantas, basta pesquisares pela ficha técnica da planta em causa e veres o que se enquadra a teu gosto.

Cumps,

Uma ultima coisa, o teste da amónia é o dos nitratos ou nitritos?

Os meus sinceros agradecimentos, cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Jota9913 disse:

Uma ultima coisa, o teste da amónia é o dos nitratos ou nitritos?

Os meus sinceros agradecimentos, cumprimentos!

Nada disso...

Amónia é amónia, nitritos é nitritos e nitratos são nitratos, podes comprar o teste independente de cada um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, Miguel Simões said:

Nada disso...

Amónia é amónia, nitritos é nitritos e nitratos são nitratos, podes comprar o teste independente de cada um.

Ok, entendido, obrigado mais uma vez

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jota

Olha deixo-te aqui um linky,sobre plantas,para veres e

poderes escolheres as plantas,ficas com uma melhor ideia 

http://tropica.com/da/planter/   

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Boas Jota

Olha deixo-te aqui um linky,sobre plantas,para veres e

poderes escolheres as plantas,ficas com uma melhor ideia 

http://tropica.com/da/planter/   

Cump: Álvaro Silva

Desde já muito obrigado pela ajuda, irei certamente ver o link e pesquisar mais sobre plantas. Uma pequena dúvida, posso ter qualquer subsolo e comprar algo para fornecer os nutrientes necessários as plantas ou vale a pena poupar algum dinheiro e comprar cascalho próprio para as plantas? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jota

Mudares de cascalho como tu dizes,fica sempre ao critério 

de cada um,olha eu tenho no meu aquário cascalho de granito,

e tenho muitas plantas,e claro que são plantas de baixa exigência,

ou seija,plantas que se dão bem em vários cascalhos,tenho anubias

que são atadas a troncos,fetos de javá,que são atados a troncos ou

pedras,tenho Hygrophila Polysperma,tenho outra que de momento

não me recordo,agora e como tudo,as minhas plantas estão de boa

saúde,neste areão,agora cada aquário,e um aquário.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas Jota

Mudares de cascalho como tu dizes,fica sempre ao critério 

de cada um,olha eu tenho no meu aquário cascalho de granito,

e tenho muitas plantas,e claro que são plantas de baixa exigência,

ou seija,plantas que se dão bem em vários cascalhos,tenho anubias

que são atadas a troncos,fetos de javá,que são atados a troncos ou

pedras,tenho Hygrophila Polysperma,tenho outra que de momento

não me recordo,agora e como tudo,as minhas plantas estão de boa

saúde,neste areão,agora cada aquário,e um aquário.

Cump: Álvaro Silva

Quais os cuidados que tens com essas plantas? Não compras nutrientes especificos nem nada disso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jota

Para te ser sincero não coloco nutrientes algum,nunca,

ouve tempos que usei umas bolas para colocar debaixo 

do solo,mas já há muitos anos que não uso nada,nem

CO2,o alimento das plantas e criado dos dejectos dos

peixes e do próprio comer dos mesmos,mas atenção 

por eu fazer a sim,não quer dizer que tenhas que fazer

também a sim,sabes aquários não são todos iguais,cada

um tem as suas exigências.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas Jota

Para te ser sincero não coloco nutrientes algum,nunca,

ouve tempos que usei umas bolas para colocar debaixo 

do solo,mas já há muitos anos que não uso nada,nem

CO2,o alimento das plantas e criado dos dejectos dos

peixes e do próprio comer dos mesmos,mas atenção 

por eu fazer a sim,não quer dizer que tenhas que fazer

também a sim,sabes aquários não são todos iguais,cada

um tem as suas exigências.

Cump: Álvaro Silva

Tens substrato fértil? Caso não tenhas, que plantas tens no teu aquário? 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jota

Não tenho substrato fértil,tenho areão de pedra de granito,

as plantas que tenho são,Egeria Densa(Elódea) tenho fetos

o Mcrosoru Pteropus (Feto de Jáva) Hydrocotyle Leucocephala,

Vesicularia Dubyana(Musgo de Jáva) Anubias Barteri  Nana,

Hygrophila Polysperma, aliás tenho outro musgo que não sei o

nome,que esta misturado num tronco.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas Jota

Não tenho substrato fértil,tenho areão de pedra de granito,

as plantas que tenho são,Egeria Densa(Elódea) tenho fetos

o Mcrosoru Pteropus (Feto de Jáva) Hydrocotyle Leucocephala,

Vesicularia Dubyana(Musgo de Jáva) Anubias Barteri  Nana,

Hygrophila Polysperma, aliás tenho outro musgo que não sei o

nome,que esta misturado num tronco.

Cump: Álvaro Silva

Ok, obrigado pelas informações e conhecimentos, assim que possível vou falar com a minha loja local de aquarismo e ver o que me dizem :)

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais