Calha led para aquario com 60cm de altura é possivel?


Nelson Matos

Recommended Posts

Boas

Eu sei que a pesquisa é a nossa melhor amiga mas também já não sei para onde mais me virar que o material é muito...

Será possivel comprar/montar uma calha led que permita ter plantas de manutenção moderada nu aquario com 60cm de altura?

Conseguirão os Leds ter penetração suficiente para esta coluna de agua?

Já li imensa coisa e não fiquei muito mais descansado em relação às possiveis alternativas led para as minhas T5HO actuais.

Vi estas duas boas hipoteses de leds para um DIY:

Bridgelux Vero 18 5600K 90CRI bin
Bridgelux Vero 18 2700K 97CRI bin

Mas também encontrei estas calhas da Osram que olhando para os lumens e preço não me parece nada mau.

http://pt.farnell.com/osram/4052899914933/led-mod-cool-white-2154lm-4000k/dp/2382563

Será que com estas calhas consigo penetração de luz ao longo da coluna ou mais vale ficar pelas T5 ( que também não chegam com grande pujança ao fundo)?

Cumps.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas tardes,

Tenho um aquario com 80 de profundidade e 60 de altura e depois de meses e meses de "investigação", perguntas, consultas.... Cheguei à seguinte conclusão quanto a luz:

Se tiveres bastante € opta logo por uma solução tipo ADA...

Mas se mesmo assim tens algum para investir, pensando no entanto na relação preço/qualidade/economia - opta por uma Eheim tipo http://www.eheim-service.de/epages/63917443.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/63917443/Products/4258011. Não irás encontrar muitas outras soluções que tenham/apresentem 141 lm / w  (classe A++ muita economia), material com muita qualidade e podes sempre juntar por exemplo uma http://www.eheim-service.de/epages/63917443.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/63917443/Products/4258021 (tem menos eficiencia energetica) . Posso ainda referir que o controlador dos rgb é muito fácil de configurar ligado a um pc , tem possibilidade para 5 canais independentes (fornecem-te cabos adicionais para ficares com tudo 100%). Tem outra coisa se adquirires uma fonte de alimentação bem pensada podes ir adicionando mais calhas à solução.

Estuda esta possibilidade que não te vais arrepender, estive para comprar outras soluções, mas fazendo uma "tabelazona" de características (consumos, lm, Par, Pur, tempo anunciado de vida de chips, preço, estanquidade, etc......) julgo ser uma excelente opção. A E-heim também tem material mais barata http://www.eheim-service.de/epages/63917443.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/63917443/Categories/Aquaristik/Beleuchtung/LEDStripesclassic.

Existem muitas outras opções, se fores para "faça você mesmo"  deixo aqui estes sites para dares olhada. Espero ajudar:

https://shop.aquarienkontor.de/product_info.php?products_id=1378 - para ajudar a arrefecer se fores por chips com muito aquecimento;

http://www.creeled.com.br/leds/solderless

https://www.rapidled.com

https://www.leds.de/leds-komponenten/smd-leds-mit-und-ohne-platine.html

https://www.lumitronix.com/en_gb/led-strips-and-modules/matrix-led-modules.html - https://www.lumitronix.com/en_gb/leds-components/smd-leds.html

Abraço e bom investimento,

Duarte M B Franco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais