Qual a melhor Iluminação??


Luis_Leitão

Recommended Posts

Boas pessoal,

Estou a dar início a um aquário plantado de média exigência e tenho dúvida sobre a escolha da iluminação mais adequada. Estou a pensar em comprar duas Twinstar 600E, será que faço uma boa escolha?

Podem me dar uma ajuda,Sff 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Luis_Leitão disse:

Boas pessoal,

Estou a dar início a um aquário plantado de média exigência e tenho dúvida sobre a escolha da iluminação mais adequada. Estou a pensar em comprar duas Twinstar 600E, será que faço uma boa escolha?

Podem me dar uma ajuda,Sff 

Abraço

Boas Luis,

Tens de ser mais específico, qual a altura do teu aquário?

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Luis_Leitão disse:

Boas Miguel, Foi lapso meu. 

O aquário tem 140cm x 50cm x 50cm.

Cumps 

Boas,

A calha que mencionas Twinstar Light 600E é para aquários de 60cm, mesmo que a quisesses usar 2400lm para 50cm de altura é muito pouco...

Dados Técnicos 

Lumens : 2400lm

Para aquários com 60cm de comprimento.

Vida estimada dos Leds : 30.000h

Temperatura de cor : 7050Kº

Tensão : 100-240V

Frequência : 50-60Hz

Temperatura de funcionamento : 10-40ºc

Corrente : 3A

Consumo : 33w

Dimensão : 597x117x111mm

Mais próximo do teu aquário tens o modelo seguinte Twinstar Light 900E que já são 4500lm mas mesmo assim não sei...

Dados Técnicos 

Lumens : 4500lm

Para aquários com 90cm de comprimento.

Vida estimada dos Leds : 30.000h

Temperatura de cor : 7050Kº

Tensão : 100-240V

Frequência : 50-60Hz

Temperatura de funcionamento : 10-40ºc

Corrente : 4A

Consumo : 65w

Dimensão : 899x117x111mm

Pensa bem antes de comprar, é que o teu problema aqui são os 50cm de altura.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Luis_Leitão disse:

Boas, não queria gastar euros em vão. 

Quais outras opções eficazes que existam para ficar com uma boa iluminação? :crazyeyes:

Tens sempre a hipótese das calhas conforme imagem abaixo de lâmpadas T8 fica mais em conta, penso que com 50cm de altura necessitatrás de 2 a 3 lâmpadas de 90cm de 30w cada no mínimo.

images%201.jpg

Agora se tiveres jeito para bricolagem poupas muito dinheiro fazendo a calha, só precisas de comprar um balastro, casquilhos, 2 arrancadores e 2 lâmpadas, o circuito é muito simples

esquema_01.jpg

Tens também a hipótese das lâmpadas T5 que não precisas de arrancadores, dá uma olhadela nos diy's aqui do fórum tens bons exemplos e de certeza para dimensões como a do teu aquário.

O que eu te disse acima são meros exemplos.

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/06/2017 at 13:01, Miguel Simões disse:

Agora se tiveres jeito para bricolagem poupas muito dinheiro fazendo a calha, só precisas de comprar um balastro, casquilhos, 2 arrancadores e 2 lâmpadas, o circuito é muito simples

Boas,

Só uma nota, mesmo para lampadas T8, pode comprar um balastro electronico (fica praticamente ao mesmo preço dos ferro-magneticos) e dispensa os arrancadores.

Cumps

Editado por mfgpinheiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então quer dizer que posso comprar uma armação de lâmpadas T8 em Led e irá fazer a mesma função que a calha que eu referi no início do tópico? Claro sendo uma lâmpada de branco frio com cerca de 6400k. Resulta assim?

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Podem me dar mais umas dicas para eu avançar com a calha? Eu próprio consigo fazer uma calha de iluminação,  mas preciso antes saber quais as lâmpadas que terei de usar.!!! 

Optando por lâmpadas T8 Led (por causa dos consumos), quais e quantas lâmpadas tenho de comprar e qual o tamanho indicado??    :default_bs_quesexclaim:

Obrigado,

Cumps 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Luis_Leitão disse:

Boas pessoal,

Podem me dar mais umas dicas para eu avançar com a calha? Eu próprio consigo fazer uma calha de iluminação,  mas preciso antes saber quais as lâmpadas que terei de usar.!!! 

Optando por lâmpadas T8 Led (por causa dos consumos), quais e quantas lâmpadas tenho de comprar e qual o tamanho indicado??    :default_bs_quesexclaim:

Obrigado,

Cumps 

Boas,

Se queres ir para led, porque não compras antes uma fitas led rgb, não sei o valor das lampadas T8 LED mas deve ser ainda carote não?

Compravas +/- 4 metros, repartias em 4 fitas, compravas um transformador 12v e o resto da calha fazias tu, já viste alguns exemplos aqui do fórum? 

Tens uns bons exemplos no nosso amigo Gonçalo84 !;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais