Granite Den


Recommended Posts

Os ottocinclus são uma espécie tranquila óptima para usar em aquários de camarões pois são vegetarianos. São no entanto algo sensíveis por isso deves fazer uma aclimatização lenta. Como disseste e bem são uma espécie de cardume e devem ser mantidos pelo menos 6. Como vegetarianos podes lhes dar vegetais ;) courgette meio cozida por exemplo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, @Tozé Nunes, sabes se os ottos e os Yunnanilus sp. rosyfazem o mesmo serviço no aquário?

Nas pesquisas que fiz não consegui esclarecer a dúvida pois nos sites de venda dizem que comem algas mas aqui não fazem referência a essa dieta. 

Eu preferia os Ottos mas um pequeno cardume de 6 devem ultrapassar o meu limite populacional (cada um pode atingir 5cm) enquanto que os outros ficam mais pequenos (3cm).

Conheces outra alternativa?

Cumprimentos

Editado por Marco Lopes
falha na ligação não publicou toda a mensagem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Marco Lopes disse:

Obrigado, @Tozé Nunes, sabes se os ottos e os Yunnanilus sp. rosyfazem o mesmo serviço no aquário?

Nas pesquisas que fiz não consegui esclarecer a dúvida pois nos sites de venda dizem que comem algas mas aqui não fazem referência a essa dieta. 

Eu preferia os Ottos mas um pequeno cardume de 6 devem ultrapassar o meu limite populacional (cada um pode atingir 5cm) enquanto que os outros ficam mais pequenos (3cm).

Conheces outra alternativa?

Cumprimentos

Os otos não ocupam o espaço do resto da fauna, eu não me preocupava com isso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite, queria alterar a minha iluminação mas não percebo nada do assunto. O aquário tem uma t8 de 18w o que de certeza que é muito pouco, queria alterar para led o que me aconselham (estava disposto a gastar até 60/70€ se conseguir)

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Marco Lopes,

Se é esse valor que pretendes gastar, dá uma olhadela nas Vivagrow, acho que pelo preço qualidade vale bem a pena, se tiveres mais uns trocos que possas gastar vai para as Twinstar :default_jcb_smile:

Abraço,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas [mention=80109]Marco Lopes[/mention],
Se é esse valor que pretendes gastar, dá uma olhadela nas Vivagrow, acho que pelo preço qualidade vale bem a pena, se tiveres mais uns trocos que possas gastar vai para as Twinstar :default_jcb_smile:
Abraço,
Obrigado Miguel vou dar uma vista de olhos.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembtei-me de mais uma dúvida  @Miguel Simõesa dimensão deve ser 80cm ou menor? Porque nas fotos que vejo as iluminações raramente ocuoam o comprimento todo do aquário. 

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para melhores resultados a calha deve percorrer todo o comprimento do aquário, se o teu aquário for de 80cm o melhor seria a vivagrow 90 (99,65€) e ficas com 3500lm, os ajustes da calha encolhem para os 80cm, o que no teu caso a calha iria sair fora 5cm para cada lado (por esse motivo não gosto dos aquas com 80cm de comprimento)

Outra hipótese é comprares a vivagrow 60 (77€) tem 2200lm e ficas com falta em 10cm de cada lado, é fácil arranjar apoios para adaptar a calha aos 80cm.

Antes de comprares a calha, pensa no futuro, ou seja, compra uma calha com as medidas indicadas para esse aqua.

Qualquer ajuda no sentido dos apoios para a situação da vivagrow 60 apita! :my_biggrin:

Menciono a vivagrow pela diversidade de ajustes que ela te dá, incluíndo claro o maravilhoso ciclo 24h já programado!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem opções para aquários de 80 mas não muitas, o que eu uso e estou satisfeito é a chihiros a801. Podes comprar em PT na casa dos discus por exemplo.

Quanto aos rosy, adoro o comportamento, são muito agradáveis de observar, dos melhores que tive. Mas algas? Nunca vi a tocarem em nenhuma. Aconselho vivamente para dar vida à um aquário, mas para limpeza esquece. Ottos são bem melhores. Outro dos meus favoritos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Miguel Simões e @Inácio Sanches .

Demorei um pouco a responder porque nesta época não há tempo para tudo. 

Depois de alguma pesquisa sobre as vossas sugestões acabei por comprar a vivagrow 90. Ponderei a chihiros mas nas especificações apontava para perto de 8000 lumens e achei que ia ser demasiada luz. Depois assim que puder tiro umas fotos para mostrar como ficou.

O que posso dizer das poucas horas de experiência (foi comprada hoje) é que a simulação de pôr do sol dá umas cores espetaculares à fauna.

Cumprimentos

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais adorar poder ver o aquário com imensas cores durante as 24h do dia, seja das plantas como da fauna, só tens é um senão agora no início, pelos menos eu tive e ainda estou a recuperar do alguedo com a troca de iluminação, mas a coisa está a compor-se. ;)

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais adorar poder ver o aquário com imensas cores durante as 24h do dia, seja das plantas como da fauna, só tens é um senão agora no início, pelos menos eu tive e ainda estou a recuperar do alguedo com a troca de iluminação, mas a coisa está a compor-se. ;)
Cumps,
Esse é o meu receio, porque agora vai estar mais horas com iluminação (embora com intensidades diferentes). Ia comprar juntamente uma equipa de ottos para ajudar nesse aspecto mas estavam esgotados na loja, as japonicas e os red cherry vão ter que se aguentar sozinhos por enquanto.
Amanhã vou passear por Sintra se tiver tempo faço um desvio à aquaeden que não conheço pessoalmente e se o preço estiver em conta trago de lá.
Abraços

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada caso é um caso, mas foi precisamente o facto de estar mais tempo ligado que me levou a "desligar" o ciclo das 24h, não sei se teve a ver ou não mas na altura em que tive o ciclo ligado foi quando tive mais algas, posto isto, tentei aproximar o máximo possível ao que tinha (7h de luz das 17h às 24h) com a luz da calha no topo (MAX), uma semana depois vi as algas a desaparecer e as plantas a recuperar a cor natural delas :) por enquanto vou deixar assim mais 2 ou 3 semanas, depois volto a ligar o ciclo das 24h.

Acho que o problema maior foi retirar 4500lm e colocar 2200lm foi um corte a 50% e o co2 e fertilização manteve-se igual logo não podia estar bem....deveria ter reduzido talvez tudo gradualmente não sei.....mas o certo é que está a recuperar!

Claro, devo também mencionar que sou persistente com as 2 tpa´s semanais e com a ajuda do excel, estes detalhes podem fazer toda a diferença.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/12/2017 at 22:26, Miguel Simões disse:
Cada caso é um caso, mas foi precisamente o facto de estar mais tempo ligado que me levou a "desligar" o ciclo das 24h, não sei se teve a ver ou não mas na altura em que tive o ciclo ligado foi quando tive mais algas, posto isto, tentei aproximar o máximo possível ao que tinha (7h de luz das 17h às 24h) com a luz da calha no topo (MAX), uma semana depois vi as algas a desaparecer e as plantas a recuperar a cor natural delas :) por enquanto vou deixar assim mais 2 ou 3 semanas, depois volto a ligar o ciclo das 24h.
Acho que o problema maior foi retirar 4500lm e colocar 2200lm foi um corte a 50% e o co2 e fertilização manteve-se igual logo não podia estar bem....deveria ter reduzido talvez tudo gradualmente não sei.....mas o certo é que está a recuperar!
Claro, devo também mencionar que sou persistente com as 2 tpa´s semanais e com a ajuda do excel, estes detalhes podem fazer toda a diferença.
Cumps,

Vou experimentar com o ciclo 24h a ver no que dá. As algas já cá andavam principalmente no vidro (aquelas tipo verdete) e nas plantas umas tipo pontos negros. Pior não deve ficar ;)
O meu sem tech começa a ficar um pouco high tech eh eh. Mas para já não estou a pensar introduzir co2 e fertilização faço 20ml de jbl ferropol e parece me que as plantas gostam ficam com um verde mais vivo (sem o co2 não vou tirar o verdadeiro potencial delas mas também acho que as que tenho são pouco exigentes).
Talvez tenha que alterar o hábito das tpa (só faço 1 de 50%), mas vamos ver como corre antes de alterar.
Abraço

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk
 

Editado por Marco Lopes
erro na dosagem do fertilizante
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Aos poucos vou resolvendo os problemas que vão surgindo e melhorando as caraterísticas do aquário de modo a dar melhores comdições aos seus habitantes e uma melhor experiência a quem usufrui dele. Por isso renovo aqui os meus agradecimentos a todos os que têm participado nesta e noutras publicações knde tenho colocado as minhas dúvidas.

Posto isto, queria ver se com a vossa ajuda conseguiria resolver mais um problema do meu aquário: o ph.

O ph da água da torneira é superior a 8 e as espécies que gostamos cá em casa gostam muito mais de águas bem mais ácidas. No inicio misturava águas de garrafão com a da torneira para baixar, mas como havia sempre algumas oscilações abandonei esse método.

O que poderei fazer para baixar o ph sem grandes oscilações semanais? Ou esta questão do ph é mais um mito como já vi escrito noutros locais?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Marco Lopes said:

 

O que poderei fazer para baixar o ph sem grandes oscilações semanais? Ou esta questão do ph é mais um mito como já vi escrito noutros locais?

Cumprimentos

Depende do ponto de vista. E um mito, mas ao mesmo tempo nao e um mito. 

Grande maioria dos peixes que colocamos nos nossos aquarios sao criados em cativeiro, ou seja eles nunca realmente viveram na agua da qual a especie e nativa, em muitos casos foram criados em agua muito semelhante a  que temos nas nossas casas. Esses peixes normalmente tem uma tolerancia elevada aos varios tipos de agua, por outro lado se planeias colocar especies que sabes que foram apanhadas na natureza entao ai nao tens muitas hipoteses, se nao lhes deres as condicoes nas quais viviam na natureza o mais provavel e ficarem doentes e morrerem.

Mais importante do que dares o certo valor de PH aos teus peixes, e dares-lhe um PH constante, para evitar stress constante nos teus peixes devido a rapidas mudancas nos parametros da agua. Mas como disse isso depende muito da especie de peixe que la queres meter. Eu sempre aprendi que e mais facil escolhermos os peixes adequados a nossa agua do que andar em lutas constantes para modificar parametros da agua. 

Para baixar o PH tens alguns metodos

1 - usar uma agua de osmose, agua de osmose e agua pura. Nao e adequada para os peixes porque nao tem qualquer mineral , mas podes ou remineralizar a agua ate atingires os parametros que queres, ou entao misturar com agua da torneira ate atingires os parametros que queres. 

2 - podes usar quimicos - eu regressei recentemente a portugal por isso nao sei que produtos as lojas vendem aqui para esse efeito, mas no reino unido tinhamos um chamado PH minus que fazia o trabalho. 

3- existem alguns metodos naturais que ajudam a baixar o PH mas nao muito eficientes ou fiaveis. Adicionar co2 baixa o PH, mas tens que ter consciencia que assim que desligas o co2 o PH comeca a subir por isso ajuda mas nao e indicado, madeiras no aquario tambem ajudam a baixar o PH, se nao te importas de ter agua um pouco acastanhada, entao um pedaco de madeira cheio de taninos ajuda. Outra maneira e peat moss, nao estou certo do nome em portugues mas acho que e turfa. Isso enfiado numa meia de nylon e colocado no filtro tambem ajuda a baixar o PH, no UK podia-se comprar isso. 

Finalmente as folhas que se usa nos blackwater tambem ajudam a baixar o PH mas nao e um metodo muito eficiente a nao ser que estejas a montar um blackwater e as folhas com o tempo decompoe-se. Outros produtos botanicos usados neste tipo de aquarios tem o mesmo efeito. 

Nao sei se ha mais metodos usados aqui em Portugal que eu desconheca, como disse cheguei ca recentemente. 

Como disse na minha opiniao e melhor ter um PH constante do que andar sempre a lutar para atingir certo valor, mas como nao sei que especies estas a planear meter no aquario. Em Londres tinha bem perto de P.H 8 e com o tempo deixei de me preocupar em baixar o PH, aquilo era rocha liquida e os meus peixes davam-se bem. 

 

 

P.s desculpa os erros ortograficos. teclado ingles. 

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta @Bruno R. Carvalho.

há 11 horas, Bruno R. Carvalho disse:

P.s desculpa os erros ortograficos. teclado ingles

Sem problema nenhum os únicos que encontrei foi a acentuação :my_biggrin:

há 11 horas, Bruno R. Carvalho disse:

mas como nao sei que especies estas a planear meter no aquario

A planear só estou os ottos, quero é dar as melhores condições aos que tenho (néons, hemmigramus, boraras...)e ir mantendo essas espécies no aquário.

On 27/12/2017 at 22:07, Miguel Simões disse:

só tens é um senão agora no início, pelos menos eu tive e ainda estou a recuperar do alguedo

Miguel esse foi o único senão? Eu estou a dar-me conta de outro: os peixes não dormem, se dormirem é só umas poucas horas após as 3h a.m.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Marco Lopes disse:

....

Miguel esse foi o único senão? Eu estou a dar-me conta de outro: os peixes não dormem, se dormirem é só umas poucas horas após as 3h a.m.

.....

Marco, já se sabe que embora com diferentes intensidades de iluminação, com o tempo, a fauna habituar-se-à ao ciclo da calha, eu não reparei bem nesse aspecto porque assim que verifiquei um grande ataque de algas retirei o ciclo e coloquei a calha no máximo durante as 7h diárias como sempre tive.

Os peixes também dormem no modo moonlight descansa, por isso já não é só a partir das 3 da manhã ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco, já se sabe que embora com diferentes intensidades de iluminação, com o tempo, a fauna habituar-se-à ao ciclo da calha, eu não reparei bem nesse aspecto porque assim que verifiquei um grande ataque de algas retirei o ciclo e coloquei a calha no máximo durante as 7h diárias como sempre tive.
Os peixes também dormem no modo moonlight descansa, por isso já não é só a partir das 3 da manhã ;)
Cumps,
Espero que sim, pelo menos ontem às 2h estavam todos em atividade normal. Podem ser como eu e gostem de ir para os copos ;).
Usas com temporizador? Pergunto isso porque aqui falha a luz diariamente (alguns segundos) e quando acontece altera a ordem do ciclo e provavelmente terei que desistir do ciclo por esse motivo.
Cmps

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Marco Lopes disse:

Espero que sim, pelo menos ontem às 2h estavam todos em atividade normal. Podem ser como eu e gostem de ir para os copos ;).
Usas com temporizador? Pergunto isso porque aqui falha a luz diariamente (alguns segundos) e quando acontece altera a ordem do ciclo e provavelmente terei que desistir do ciclo por esse motivo.
Cmps

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk
 

A calha não regista a hora em que falha a luz, logo ao ligar vai começar o ciclo do início......coisa que tb não gosto e pergunto-me se em todas as outras marcas este dilema persiste ....para contornar esta situação a única forma que temos é quando há falhas de luz ir ao comando e definir a hora actual.

Há uma outra maneira que é comprar uma UPS em 2ª mão para ligar a calha, se a UPS tiver uma autonomia de +/- 1 hora já deve safar, as mais baratas novas rondam os 70€ penso que em 2ª mão deves encontrar isso barato.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, segue um update que andei a fazer ao aquário:

1. Utilização de ADA Bio Rio na filtragem biológica

large.DSC_0015.jpg

Os resultados são excelentes.

2. Com a compra da nova iluminação tive que retirar a tampa do aquário e isso trouxe dois problemas. O primeiro a nível do aquecimento, o termostato que tinha não estava a conseguir manter a temperatura adequada por isso comprei no aliexpress (a preços muito simpáticos) um inline e ...problema resolvido.

O segundo problema era como voltar a utilizar no verão o sistema de arrefecimento que o @Miguel Simõestinha inventado no último verão. Conversando com ele, lá inventou mais uma solução que me vai desenrascar:default_bleh:uns apoios em acrílico. Seguem as fotoslarge.DSC_0007.jpglarge.DSC_0008.jpglarge.DSC_0009.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente update Marco!

Só duas anotações, encosta a calha mais para o meio até à tampa das ventoínhas, e essa biobox.......ai essa biobox.....o espaço que ela te dava amigo!! lol

De resto tens feito uma boa escolha na compra de material ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.