Granite Den


Recommended Posts

Bom dia, mais uma vez trago uma dúvida. Nas últimas 3 tpa um dia após a muda os resultados dos nitratos estão muito altos, nas duas primeiras vezes não liguei porque tinha sido com os testes das palhinhas, mas nesta última já fiz também o teste com o reagente. Nas anteriores os valores depois normalizaram ao 3° dia. Esta situação é normal?
O aquário não deve ter mais de 80l e faço tpa de 20l (25%).
Cumprimentos 68ebcc1b6476a18547f78259b3edf05d.jpgde17779e9c33cb242b1aa66b7eb8b06d.jpg

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acho que fazes tpa's muito pequenas, eu num aqua de 43L brutos (+/-38 reais) faço todos os sábados 40% e uma à quarta feira de +/- 20%.

Se veres que os nitratos estão altos faz mais uma tpa que isso reduz, e tenta fazer tpa de 40% pelo menos 1 vez por semana a ver se os valores estabilizam.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco,

Só para que a minha promessa fique concluída neste tópico ;) já fiz o DIY para as ventoínhas que falamos hà um tempo atrás ;)

Qualquer dúvida dispõe!

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequena alteração no layout, o tronco onde estava comecava a incomodar-me por isso tive a trocar o lugar dele.

@Miguel SimõesMfiz nova tpa de 25l amanhã já faço novos testes para ver se resolveu o problema de no3.

large.P_20170716_212508.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Marco Lopes

Duas questões, essa pedra esburacada do lado esquerdo não será calcária? Se não é parece-me..., outra coisa é o tronco, pode ser impressão minha mas eu olho para os cortes e parece-me que não foi devidamente seco, estou enganado? tens feito testes à amonia?

Se for pedras calcária e se o tronco não foi tratado serão 2 coisas a ter de sair fora do aquario... :(

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco foi retirado de uma barragem e estava bem seco, tenho a certeza porque tive que lhe fazer uns cortes e nao libertava seiva nenhuma. Foi fervido e esteve de molho em agua alguns dias antes de entrar no aqua. A rocha efetivamente poderá ser calcária recolhi-a numa praia ha uns anos e achei que daria bons esconderijos para alevins, como o ph estava baixo não me importei muito com ela. Mas talvez então seja melhor retira-la.

Cmps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Marco Lopes,

Ok, só perguntei mesmo por descargo de consciência ;)

O teu aquário está a ficar bem composto :) já viste bem a diferença da primeira foto para esta última? 

Muito bom amigo, continua com a paciência que tens tido, no final vale sempre a pena ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Miguel Simões

Obrigado, com paciência e a vossa ajuda aqui do forum, isto vai ficando mais agradável. Agora tenho que resolver é o problema (acho que é um problema) do superpovoamento, as mollys estão a crescer e os alevins ( que já são juvenis) são quase todos machos está a haver muita testosterona dentro do aquàrio :default_chair:.

Pensando no futuro do aquário estou a pensar alterar o substrato do areão para uma areia mais fina (ou outro ainda vai ser um caso a definir posteriormente quando for o momento duma limpeza mais profunda) estava a pensar recolher a areia na praia (Algarve ou Litoral Alentejano tem areia bastante fina do meu agrado), essa areia não irá alterar muito os parâmetros da àgua?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Marco Lopes,

A areia apanhada das praias tem de ser tratada antes de ir para o aquário, um amigo meu usa areia de sílica para piscinas no aquário e não tem qualquer problema com parâmetros, mas que vale bem o preço vale (numa loja de aquariofilia o preço é de 1€/kg).

Faz o teu juízo! ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde, venho só atualizar o estado do aquário.

Infelizmente com o calor dos últimos dia perdi quase todas as gambas (restam 2 crystal red e 3 blue). Mas fecha-se uma porta abre-se uma janela ;). Sendo assim comecei a pensar o que podia fazer para dar mais vida ao aquário, e surgiram-me duas idéias: no lado direito do aquário onde estão os seixos acho que ficava ali bem uma plantinha de um verde claro como não há substrato ali tinha pensado em algo de rizoma mas só conheço os fetos de java e as anúbias que são de uma coloração mais escura, existe alguma com coloração mais clara? Ou alguma outra idéia? ; a outra idéia é relacionada com a fauna, serà que tenho espaço para um casal de ramirezis (penso que serão os ciclideos mais pequenos) e serão compatíveis com os tetras que tenho?

Daqui por uns meses terei mais umas novidades...convenci a cara metade para poder ter mais um aquário. Foi comigo visitar uma loja de aquariofilia e gostou dos discus. Tive que lhe dizer que no aquário que temos seria impossível ter discus por isso deveremos ter novidades mais tarde eh!eh!

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A perda poderá não ter sido apenas por causa do calor, se bem que é um factor muito importante de ter controlado. Quais são os valores de ph, gh e tds?se não sabes vai ser complicado manter os camarões que escolheste. 

Com esses camarões, as tpa têm que ser efectuadas de uma forma "especial".  Também convêm não mexeres muito no aquário, são muito sensíveis à amónia. 

Também não tens um substrato adequado e os peixes que tens e os que queres pôr , são bastante apreciadores de marisco.

 

 

Já agora, pesquisa bem antes de te meteres nos discus, para que corra melhor do que correu( para já) com os crs. 

cumps

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Inácio Sanches disse:

Quais são os valores de ph, gh e tds?

Obrigado Inácio. 

O ph está em 6,8, o gh (<3°) e tds não sei o que é. 

Quanto aos discus não vai ser para já, vou ler ainda muito e pedir ajuda aqui no fórum a quem tiver experiência. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Alguns pormenores do aquário (as fotos não são as melhores que nem o fotógrafo nem a câmara do telemóvel não são grande coisa).
Descobri um planorbis azul não faço ideia do que terá acontecido .
Os helenas andam a procriar que nem doidos é ovos por todo o lado mas só ainda vim um pequenino.
Gosto muito dos boraras mas estão sempre escondidos que tenho quase que andar de lupa à procura deles (já agora podem jogar à procura do Wally só consegui apanhar um nas fotografias )
Abraços 3946e1b5718f1b724066bd74a758cd4c.jpg4113a79b13c9fbd3cc4ffa7f169e0bb8.jpg94792612cbcae2a6a70ffefb43f472ff.jpg860f9f2284a5d55318fdcaaa4d14e49a.jpgc8d8b9d1ce52111e4a65232a7dbba2a1.jpg2def1e3429930d381815c2b11db93b47.jpg

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco,

É normal não veres ainda as crias das helenas, quando os ovos eclodem 99% das crias dão um ligeiro passeio no aquário e depois enterram-se no substrato para se protegerem e crescerem em segurança até ficarem um pouco maiores, este processo pode levar 1 ou 2 mêses no substrato. Todo o processo de criação de helenas é lento desde o início, em cada 100 ovos apenas 20 se safam, até atingirem a adolescência e andarem confortavelmente no aquário pode levar entre 3 ou 5 mêses.

Todas as outras espécies de caracóis existentes no aquário serão aniquiladas, apenas matarão a sua própria espécie caso haja falta de proteínas para sua sobrevivência, aconselho-te a comprares comida específica para elas.

Criei helenas durante 8 anos, posso dizer-te que são fantásticas, vale mesmo a penas tê-las nos nossos tanques! :my_biggrin:

Em relação às fotos, parece-me que a lente poderá estar suja....será??

Abraço,

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário Miguel.
O telemóvel é fraquinho a câmara nunca foi muito boa, mas o vidro do aquário está a precisar de uma limpeza .
As helenas só queria que fizessem controlo dos outros e não que os exterminassem (corro mesmo esse risco?).
Não sabia que havia alimento especifico para helenas, consegues indicar-me qual?
Os planorbis e phisas comem que se fartam fiz a papa caseira para camarões que se encontra aqui no fórum e eles é que devoram tudo .
Abraços

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu sempre usei este que é rico em proteínas e favorece a reprodução:

at-raubschnecken-vitalaqua-tropica-423-8

http://www.nanoshrimp.ch/at-raubschnecken-vital.html

Eu comprava sempre na Ecoarium, neste momento não encontro lá, é uma questão de enviares um email ou ligar a perguntar se vão voltar a ter, ele continuam a vender esta marca portanto acredito que possam voltar a ter.

Se tiveres boa alimentação (rico em proteínas) para as helenas, podem não exterminar por completo as outras espécies, convém que as mesmas estejam em vantagem, ou seja, maior número ;)

Cumps,

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde amigos, após estar a ponderar iniciar novo projeto (como falei anteriormente) resolvi adiar (fruto de imperativos profissionais que me fazem estar em casas arrendadas e o que pretendia com o aquário seria algo a manter estável a longo prazo).
Bem sendo assim decidi melhorar o que já tenho. Vou começar por comprar um filtro externo e como quero manter isto tipo low cost gostava que me ajudassem na escolha, olhando para preços pondero entre o sicce eko 100+ ou 200+ ; turbojet plus 650l/h; ou aqua nova ncf 650.
Alguém com experiência ou opinião sobre o desempenho e ruído?
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... E já agora, vi falar sobre isto nuns grupos de Facebook para reduzir os nitritos e os nitratos, para além de as raizes fornecerem esconderijos. Qual a vossa opinião sobre o uso da batata doce. Experimentei, mas tenho dúvidas em continuar porque tenho receio que também roube os nutrientes essenciais às restantes plantas. 8fe4c3f972c3c06b7a2eb2ac570862f5.jpg

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde, a minha equipa de limpeza foi consumida (planorbis e physas) pelos helenas. Preciso de ajuda a escolher uma nova equipa, principalmente a nível de algas (verdete) que aparece nas rochas e vidros.
Obrigado desde já pela ajuda.

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, a minha equipa de limpeza foi consumida (planorbis e physas) pelos helenas. Preciso de ajuda a escolher uma nova equipa, principalmente a nível de algas (verdete) que aparece nas rochas e vidros.
Obrigado desde já pela ajuda.

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk




Boas Marco

Eu tb sou principiante e o meu aquário atual resume-se a um pequeno aquario para um betta e dois caracóis.

Os caracóis que tenho são os neritina zebra. Estou muito satisfeito fazem um trabalho exemplar.

Mas sugiro que aguardes sugestões dos mais experientes.


c7f0c34077136d1a3ce5d6bab4074147.jpg

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.