Aquário Herdado


NMCPinto

Recommended Posts

O Aquário foi-me oferecido por um amigo. Este aquário estava numa casa que este amigo tinha alugada e o aquário foi praticamente abandonado pelos inquilinos, daí o proprietário ter decidido agora oferecer-me o aquário.
O Aquário está desequilibrado, com pH alto, com uma alga preta agarrada a plantas e decoração. Estou a começar a tratar dele, os conhecimentos são poucos e já há muitos anos que não tenho um aquário a sério. Conto com a vossa ajuda e opiniões. Desde já o meu obrigado.

Data de montagem: desconhecida (veio montado e ciclado para a minha casa em 26/05/2017, mas já tem vários anos)
Dimensões: 80 x 35 x 40 (Waterhome)
Volume:112 l
Iluminação: 2x20W (aqua-glo - T8 18,000K) 
Substracto Tipo/Quantidade: Turfa e Areão/Cascalho
Aquecimento/Refrigeração: Termóstato Elite 150W
Filtragem: Fluval 205 com esponja, carvão activado, turfa e ceramicas.
Peixes:1 Corydora; 1 Corydora Albina; 2 Vulgo Limpa Fundos (não sei a espécie); 1 Comedor Algas Chinês; 1 Labeo Frenatus; 10 Neon; 5 Neon Negros; 2 Platy (macho); 2 Platy (femea); 5 Guppy (macho); 5 Guppy (femea); 1 Molly (macho); 4 Molly (femea); 1 Espada (macho); 1 Espada (femea)
Plantas: Anubias Nana , Valisneria, Cryptocoryne e Musgo de Java
Manutenção: TPA (ainda em estudo) fiz uma de cerca de 20% no primeiro dia do aquário em minha casa, após transporte (26/05/2017)
Parâmetros:
pH: 8.2 O pH está alto, vou começar a tentar corrigir. Vou fazer hoje (31/05/2017) uma TPA (20%) com agua com pH mais baixo
Nitratos: ainda não medidos
Nitritos: ainda não medidos
Amónia: ainda não medidos
Ferro: ainda não medidos
etc...
Decorações: Rocha e Troncos


Observações: O aquário tem uma alga preta, tal como se vê nas fotografias. Se alguém souber como eliminar agradecia. Também agradecia opiniões sobre como equilibrar o aqua, pois a experiência é pouca. 


CRgu1C.jpg
2HvdGw.jpg
F3YIdk.jpg
PLMjAL.jpg
S3Q4MT.jpg

Editado por NMCPinto
  • Votar + 1

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NMCPinto,

O aquário até nem está em muito más condições, a bem dizer só terás de corrigir o pH e tentar eliminar essa alga preta que é BBA (Black Beard Algae), podes dar uma vista de olhos neste tópico sobre ela e algumas formas de a combater.

Vais ter de adquirir alguns testes, em relação ao pH, mede o da torneira (água da rede) se for mais baixo poderá usá-la com um anti-cloro e metais pesados.

Se por ventura, colocares água no aquário e passado 1 dia ou 2 o pH voltar a subir é porque algo dentro do aquário que está a fazer subi-lo, terá de ver o que é.

De resto não terei muito mais a dizer, tens aí um belo "brinquedo"! lol

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comecei a tentativa de reduzir o pH. Sob aconselhamento, fiz ontem uma primeira TPA de 10% com água vitalis (pH 4,7).

Baixou 0,2 que era o pretendido, e tem-se mantido estável nestas ultimas horas (medi ontem à noite e hoje de manhã, o vicio é tanto nesta fase que isto parece um trabalho).

Vou medir hoje os restantes valores para ver como está realmente o aquário.

A alga tem estado a desaparecer. Tinha lâmpadas velhas troquei logo por novas, os tufos maiores foram retirados com uma pinça, o filtro foi limpo e parece-me que elas não gostaram muito da manutenção feita, pois o aquário devia estar abandonado à bastante tempo.

  • Votar + 2

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já efectuei os testes que faltavam. Os valores que me deram aparentemente não são alarmantes, mas como o meu conhecimento é pouco não sei tirar grandes conclusões da combinação deles.

Quanto à algas estou a ponderar retirar uma lampada por uns dias e disseram-me que os camarões também dão uma ajuda. Será uma boa opção na tentativa de as eliminar?

O pH continua elevado e vou fazer mais uma TPA hoje parta o tentar baixar gradualmente.

Se estiver a proceder mal agradecia que me informassem, pois pior que ter um problema é estar a criar mais :sad2:

pH: 8.0

gH: >14 e <21 (a cor fica entre estes 2 valores)

kH: 14

NH4: 0

NH3: 0

Cloro: 0

NO2: 0

NO3: 25 (este valor é que me parece alto :sad2:)

Temperatura 26,5º

Testes utilizados: (NH3 e NH4 PRODACtest)  (pH aqua pex) (kH aqua pex) (CL2, NO2, NO3,kH, gH e pH com eSHa quick aqua test)

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O NO3 não está alto, aliás até está no mínimo, ou seja, para quem tem plantados o NO3 deve estar no mínimo a 20ppm e no máximo 50ppm, as plantas tb precisam de se alimentar ;)

Compra umas pinhas de amieiro e coloca turfa no filtro para ajudar a baixar mais um pouco esse pH.

Em relação aos camarões, sim confirmo, tens de adquirir uma equipa de caridinas japónicas são autênticas máquinas de limpeza, agora no que toca à BBA podes sempre optar por fazer um blackout ao aquário, ou seja, a seguir a uma tpa de +/- 40% desligar todas as luzes, tapar o aquário com um lençol (nenhuma luz pode entrar), não alimentar a fauna e deixar assim por 3 dias consecutivos, esta é a minha dica ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!
Não concordo na parte de acidificar a água com um gh e kh assim tão alto, tem um efeito tampão grande, a descida pode ser muito grande em pouco tempo, quando se esgotar o efeito tampão. Terás que ver o que provoca esses valores elevados, corrigir o problema e aí sim pensar no resto.
Tira um bocado do substracto e coloca num recipiente com água de garrafa e medes os parâmetros, no dia seguinte mede de novo e tiras conclusões.



Cumprimentos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado pelas dicas.

O filtro tem turfa, mas não sei o estado dela. Vou tentar encontrar pinhas e turfa por aqui para substituir. Não é fácil aqui nesta zona encontrar nas lojas material diversificado, e também não conheço o mercado online. 

A BBA tem estado a desaparecer a olhos vistos, o que me anima bastante. Tapar o aquário pode levar à minha expulsão de casa, acho que os meus putos me matavam. Vou ver como evolui a situação.

Os camarões tenho um amigo que me vai dar um exército deles. Amanhã já os devo ter.

Cumprimentos

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, KukoPT disse:

Boas!
Não concordo na parte de acidificar a água com um gh e kh assim tão alto, tem um efeito tampão grande, a descida pode ser muito grande em pouco tempo, quando se esgotar o efeito tampão. Terás que ver o que provoca esses valores elevados, corrigir o problema e aí sim pensar no resto.
Tira um bocado do substracto e coloca num recipiente com água de garrafa e medes os parâmetros, no dia seguinte mede de novo e tiras conclusões.



Cumprimentos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 Olá KukoPT,

Ontem à noite foi a primeira vez que medi estes valores desde que o aquário chegou a minha casa.

O abaixamento de pH que fiz foi de 0,1 por dia.

Vou fazer esse teste ao substrato. Obrigado pela dica

Cumps.

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores de gH ekH elevados acho que se devem ao facto de a água aqui na zona ser mesmo assim. O aquário esteve um pouco abandonado, sem TPA's e ficou cheio de alga.

A água da rede é demasiado dura. Qual a melhor forma de baixar a dureza da água?

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As formas seriam usar água de osmose ou água engarrafada juntamente com água da rede de forma a teres os valores que pretendes. Mencionei o substracto devido a ser branco e poder ser de origem calcária, que por sua vez aumenta a dureza da água. Se dizes que a água da rede já tem uma dureza elevada não será fácil manter os parâmetros que pretendes. Podes sempre por optar por fauna de águas alcalinas.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, KukoPT disse:

As formas seriam usar água de osmose ou água engarrafada juntamente com água da rede de forma a teres os valores que pretendes. Mencionei o substracto devido a ser branco e poder ser de origem calcária, que por sua vez aumenta a dureza da água. Se dizes que a água da rede já tem uma dureza elevada não será fácil manter os parâmetros que pretendes. Podes sempre por optar por fauna de águas alcalinas.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Quando o aquário veio a primeira TPA foi com agua da rede, posteriormente já fiz 2 de 10% com água engarrafada. O pH tem vindo a baixar lentamente, os restantes valores vou começar agora a acompanhar pois só ontem os comprei e efectuei os testes.

2ª feira consigo que me analisem as águas num laboratório, assim vou pedir para me analisarem a água do aquário e a da rede.

Obrigado pela atenção

Editado por NMCPinto

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas análises feitas e eis os resultados. Com os vossos conselhos acho que vou conseguir baixar os valores que estão mal e corrigir a biologia do aquário.

A BBA tem estado a desaparecer a bom ritmo. Vamos ver se consigo também resolver este problema.

Obrigado pela ajuda!

 pH: 7.6

gH: entre 7 e 14 (antes entre 14 e 21)

kH: 9 (antes 14)

NH4: 0

NH3: 0

Cloro: 0

NO2: 0

NO3: entre 25 e 50 (antes 25 )

Temperatura 27º

Testes utilizados: (NH3 e NH4 PRODACtest)  (pH aqua pex) (kH aqua pex) (CL2, NO2, NO3,kH, gH e pH com eSHa quick aqua test)

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

De volta após a trágica perda de um grande amigo.

Com as TPA's feitas, o pH anda está agora nos 7.7 mas a dureza carbonatada baixou. Está nos 7ppm.

Os restantes valores estão normais,

A BBA também tem vindo a desaparecer e já só se vê uns pequeninos focos no cascalho e um bocadinho no tronco (artificial) que está no lado direito)

6OZeSa.jpg

  • Votar + 1

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Hoje deu-se a postura de um dos meus casais de Ramirezi. Não tenho qualquer experiência com eles, já li muita coisa e vou estar bastante atento e curioso com o que se vai passar.

 

21740612_1758963407464394_27326395938893

  • Votar + 1

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Olá, se possível precisava de ajuda para identificar esta planta que tenho no meu aquário.

Obrigado pela vossa atenção

 

https://drive.google.com/file/d/1nQmDiO6RN-i2fzIGj_RC04UNLC9f7Bqk/view?usp=sharing

 

https://drive.google.com/file/d/1E8on9kmeYx-eGigGnchzczCQ_edpz3XB/view?usp=sharing

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Bruno R. Carvalho disse:

É isso mesmo. Muito obrigado

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a mudar o layout do aquário e queria alterar um bocado as plantas que tenho. O aquário estava cheio de valisnéria e quero tirar, pois já parecia praga.

Queria fazer um tapete à frente mas queria algo que não necessitasse muito de co2. O que me aconselham? E onde comprar?

 

Obrigado pela atenção.

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

NMCPinto, enquanto não aparece aqui alguém entendido na matéria experimenta este Hospital online do site da JBL
https://www.jbl.de/pt/hospital-online
Espero que tudo corra bem!


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/4/2018 at 22:43, Lara Cunha disse:

NMCPinto, enquanto não aparece aqui alguém entendido na matéria experimenta este Hospital online do site da JBL
https://www.jbl.de/pt/hospital-online
Espero que tudo corra bem!


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Muito Obrigado, vou espreitar 

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas, tenho as minhas anubias com as folhas de baixo com uma alga preta. Haverá alguma forma de tratar daquilo?

Deixo aqui imagem de uma

https://drive.google.com/file/d/14_U9KCsDYJmhI3oKPzwSTaZpTg3-jUQP/view?usp=sharing

 

Obrigado pela vossa atenção.

 

Nuno Pinto * Sines

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NMCPinto

Isso e algas,alem das Anubias,também tens noutros lugares do aquário,como dá para ver na foto,vê aqui, http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.