Roots - ADA 45P


Luís Cardoso

Recommended Posts

10/07/2017

Deixo aqui mais uma actualização com fotos antes e depois da manutenção.

Antes

35029232513_170400a8ca_b.jpgRoots - 10072017 by Luís Cardoso, no Flickr

35798463336_98fc4fdf6a_b.jpgRoots - 10072017-2 by Luís Cardoso, no Flickr

35838849565_bdd7dc1d86_b.jpgRoots - 10072017-3 by Luís Cardoso, no Flickr

34998722534_08d7a15d16_b.jpgRoots - 10072017-4 by Luís Cardoso, no Flickr

35706741561_371016d2cb_b.jpgRoots - 10072017-5 by Luís Cardoso, no Flickr

34998737794_33f470788f_b.jpgRoots - 10072017-6 by Luís Cardoso, no Flickr

Depois da Manutenção

35798475126_62e4bb3837_b.jpgRoots - 10072017-7 by Luís Cardoso, no Flickr

Cumprimentos,

Luís Cardoso

  • Votar + 4

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico Luis.

Agora feedback:

Twinstar: vale mesmo a pena?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

Espectacular como sempre!!

Tira-me a dúvida a duas coisas, reparei que o teu skimmer do inflow está bastante dentro de água, o meu fica muito a superficie que as vezes parece que nem esta a sugar nada, embora aumente o caudal para a parte de cima não parece estar assim como o teu, puseste alguma coisa a fazer peso?

Reparei nesses tubos na traseira um deles têm um tipo de anti retorno vermelho, isso é para quê?

Já agora que planta é essa mesmo no centro? Indicas no setup que é a verticulata, mas não me parece, sei que é mesmo bonita!!!

Editado por Samuel Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular como sempre Luís! Estás a criar um problema a ti próprio ao habituar-nos a montagens deste calibre! A cobrança vai ser cada vez maior :) 

Estás a fertilizar apenas com potássio e ferro? 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico Luis!

Sempre a evoluir desde a montagem, afinal o feedback do substrato é positivo :), em relação ao twinstar também tenho a dúvida que o Gonçalo colocou, tenho em mente que poderá ter alguma percentagem de efeito, no entanto um elemento dispensável.

Parabéns Luis por mais uma montagem 5****!

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 7/10/2017 at 20:19, Samuel Ferreira disse:

Reparei nesses tubos na traseira um deles têm um tipo de anti retorno vermelho, isso é para quê?

Não querendo estar a responder pelo Luís Cardoso, parece-me ser uma válvula anti-retorno de líquidos.

Ou seja, o Luís, muito provavelmente está a fertilizar com uma bomba doseadora. E se a ponta do tubo estiver dentro deágua no aquário, se a borracha da peristáltica não for boa, poderá haver retorno de água do aquário para o depósito do fertilizante. Mas o Luís Cardoso que se acuse, porque ele, melhor que ninguém, saberá explicar o porquê ;)

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Luís Fortunato disse:

Não querendo estar a responder pelo Luís Cardoso, parece-me ser uma válvula anti-retorno de líquidos.

Ou seja, o Luís, muito provavelmente está a fertilizar com uma bomba doseadora. E se a ponta do tubo estiver dentro deágua no aquário, se a borracha da peristáltica não for boa, poderá haver retorno de água do aquário para o depósito do fertilizante. Mas o Luís Cardoso que se acuse, porque ele, melhor que ninguém, saberá explicar o porquê ;)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas Luis,

Realmente queria chegar à parte da bomba doseadora, também me parece que seja para esse efeito.

Agora também queria perceber a parte do skimmer, pois parece que tem um skimmer dentro de outro, e noto que o meu ou porque estou a regular mal, não tendo sucção suficiente ou por ser leve não está a sugar como eu pretendia.

Editado por Samuel Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,
Espectacular como sempre!!
Tira-me a dúvida a duas coisas, reparei que o teu skimmer do inflow está bastante dentro de água, o meu fica muito a superficie que as vezes parece que nem esta a sugar nada, embora aumente o caudal para a parte de cima não parece estar assim como o teu, puseste alguma coisa a fazer peso?
Reparei nesses tubos na traseira um deles têm um tipo de anti retorno vermelho, isso é para quê?
Já agora que planta é essa mesmo no centro? Indicas no setup que é a verticulata, mas não me parece, sei que é mesmo bonita!!!


Boas.
Antes demais obrigado a todos.
Peço desculpa pelo atraso nas respostas.
Relativamente à planta se não é a verticulsta deve ser a bucephalandra deep purple.
Relativamente ao skimmer não tenho peso nenhum.
Apenas regulei o fluxo até chegar ao nível que queria.
Pode ser diferenças da marca.
A válvula de retorno que vês é precisamente o que o Fortunato disse. São os dois tubos da fertilização. Pus a válvula pois estava a ter retornos de ar, o que comprometia a fertilização do aquário.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico Luis.
Agora feedback:
Twinstar: vale mesmo a pena?

Não sei se te referes a calha ou ao twinstar em si.
A calha nos 45cm tenho gostado muito, mais do que nos 60cm, onde embora tenha crescimentos muito bons não atingi as cores que queria, provavelmente fruto dos problemas do aquário.
O twinstar em si, não tendo eu grandes surtos de algas, aquilo que te posso dizer é que arranquei este aquário logo com 8h de fotoperiodo, e até a data 0 problemas... eu olho para o twinstar como um complemento que me proporciona melhor qualidade de água, o que no meu ponto de vista é muito útil para manter o equilíbrio dentro destes 5 vidros.
  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular como sempre Luís! Estás a criar um problema a ti próprio ao habituar-nos a montagens deste calibre! A cobrança vai ser cada vez maior :) 
Estás a fertilizar apenas com potássio e ferro? 

Sim Toze.
Nesta fase apenas 27ppm de K semanais e uma dose muito residual de ferro 0.5 ppm por semana se não estou em erro

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo estar a responder pelo Luís Cardoso, parece-me ser uma válvula anti-retorno de líquidos.
Ou seja, o Luís, muito provavelmente está a fertilizar com uma bomba doseadora. E se a ponta do tubo estiver dentro deágua no aquário, se a borracha da peristáltica não for boa, poderá haver retorno de água do aquário para o depósito do fertilizante. Mas o Luís Cardoso que se acuse, porque ele, melhor que ninguém, saberá explicar o porquê ;)
Cumprimentos
Luís Fortunato

Isso mesmo.
Apenas não as tenho dentro de água.
O retorno era de ar.
Tenho que desmontar a peristaltica para ver o motivo.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis, 

Isto vai de vento em popa, as plantas transpiram saúde. 5*****

Permite-me fazer um reparo, podes sempre fazer um apontamento com musgo ou até mesmo monte carlo naqueles fios que tens a segurar os troncos e as buces. Não é nada de especial, mas acaba por chamar a atenção. :my_wink:

Grande Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis, 
Isto vai de vento em popa, as plantas transpiram saúde. 5*****
Permite-me fazer um reparo, podes sempre fazer um apontamento com musgo ou até mesmo monte carlo naqueles fios que tens a segurar os troncos e as buces. Não é nada de especial, mas acaba por chamar a atenção. :my_wink:
Grande Abraço 

Repara na última foto que já lá estão
Cuba num lado e staurogyne repens no outro.
Agora é esperar que elas façam o trabalho
  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Luís Cardoso disse:


Repara na última foto que já lá estão
Cuba num lado e staurogyne repens no outro.
Agora é esperar que elas façam o trabalho

Boa, é isso mesmo! Bem me parecia que este detalhe não te ía escapar! ;) 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

26/07/2017

Por estes lados a tranquilidade mantém-se...

Neste aquário tenho cores que nunca tinha tido em aquário algum...

 

36185120455_78e1f7c280_b.jpgRoots - 26072017 by Luís Cardoso, no Flickr

 

36144559836_163267abc6_b.jpgRoots - 26072017-2 by Luís Cardoso, no Flickr

 

35795398150_dcb6d32af5_b.jpgRoots - 26072017-3 by Luís Cardoso, no Flickr

 

36144568606_2d4703eb21_b.jpgRoots - 26072017-5 by Luís Cardoso, no Flickr

 

Cumprimentos,

Luís Cardoso

 

  • Votar + 6

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico Luis! Esse drop checker bem amarelo! Só falta preencher mais a parte das moitas atrás para ficar completo!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tozé Nunes disse:

Fantástico Luis! Esse drop checker bem amarelo! Só falta preencher mais a parte das moitas atrás para ficar completo!

Agora é so dar volume.

Subsitui a rotala rotundifolia por colorata e foram podadas na semana passada.

O que aí está é crescimento de 8 dias.

Obrigado mais uma vez

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom. 

E a "culpa" dessas cores é de quem Luís? Continuas só a dar potássio e ferro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom. 
E a "culpa" dessas cores é de quem Luís? Continuas só a dar potássio e ferro?


Há muitos factores mas acredito que a iluminação tenha a maior influência.
Estou a gostar muito do rendimento da calha neste aquário.
Sim continuo só com K e Fe segundo o esquema da ADA.
Introduzi a semana passada a dose equivalente a step 2.

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, isto está com umas cores brutais!

 

Porque razão removeste a rotundifolia? Teve a ver com o facto de pretenderes um vermelho mais intenso na traseira? 

Encontras alguma ligação desses níveis de co2 e a coloração das plantas?

 

Este layout tem um lado bastante "wild" que consegue prender o olhar em cada canto que se consiga observar.

 

Um abraço 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, isto está com umas cores brutais!
 
Porque razão removeste a rotundifolia? Teve a ver com o facto de pretenderes um vermelho mais intenso na traseira? 
Encontras alguma ligação desses níveis de co2 e a coloração das plantas?
 
Este layout tem um lado bastante "wild" que consegue prender o olhar em cada canto que se consiga observar.
 
Um abraço 
 
 

Obrigado.
Não a removi por completo, quero é dar mais vermelho para contrastar com o verde da frente.
Gosto de dar níveis altos de co2 no início, ainda por cima a fauna não se chateia com eles, e tenho lá muitos amanos e alguns CRS, que se ressentem com cargas de co2 altas.
A cor tem, na minha opinião, muito a ver com a iluminação.
Desde o arranque que mantenho as 8h e com estes crescimentos e cores está no ponto.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Hoje deixo-vos aqui o estado actual do aquário sem qualquer preparação para a foto.

Usei 3 distancias focais diferentes para verem como varia o aquário em função das lentes.

Não mexi nos settings da maquina apenas troquei as lentes.

10mm

36189027460_c6ca22304c_b.jpgRoots - 15082017 by Luís Cardoso, no Flickr

18mm

36417216492_b0855fb43a_b.jpgRoots - 15082017-2 by Luís Cardoso, no Flickr

50mm

36539399726_087801000a_b.jpgRoots - 15082017-3 by Luís Cardoso, no Flickr

 

Tudo a andar sem problemas.

Introduzi o equivalente ao special lights à uma semana por ter notado umas carências na staurogyne.

Cumprimentos

Luís Cardoso

Editado por Luís Cardoso
  • Votar + 3

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo, tanto a assim que se a máquina não presta-se eu gostava na mesma,

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais