Neon sem brilho


Recommended Posts

Ola boa tarde! 

Ja andei à procura para ver se encontrava alguma resposta mas no caso do meu neon não se trata de uma doença (penso eu). Ha um tempo fiz uma limpeza geral ao aqua e retirei os peixes todos mas houve um neon que sem eu querer bati-lhe com a rede será que foi isso que o fez ficar sem brilho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Andreia425 disse:

Ola boa tarde! 

Ja andei à procura para ver se encontrava alguma resposta mas no caso do meu neon não se trata de uma doença (penso eu). Ha um tempo fiz uma limpeza geral ao aqua e retirei os peixes todos mas houve um neon que sem eu querer bati-lhe com a rede será que foi isso que o fez ficar sem brilho?

Olá Andreia,

Seria bom colocares uma foto para melhor análise, mesmo assim arrisco no que poderá ser...

A falta de cor surge normalmente durante a noite (enquanto dormem) mas é recuperada por vezes até antes da luz ligar.

O stress também pode provocar esse efeito, no entanto peço-te que estejas atenta nos próximos dias se detectas alguma doença, fica atenta à barriga (se a achas muito encolhida) se tem pintas brancas (ìctio) ou se notas algum tipo de algodão no corpo do mesmo.

Para já não me surge mais nada que possa ser.

Para colocação de fotos verifica neste tópico o procedimento, e caso não consigas instala a app Tapatalk através do Play Store e desta forma consegues adicionar fotos directamente através do tlm.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6968bb30c67a9bca30dfb3e730ffb204.jpg

Obrigada assim fica mais facil. Na foto vê-se varios neons mas so um e que está sem cor


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Andreia, vou precisar que me respondas às seguintes questões:

Há quanto tempo tens os neons? 

Que tipo de comida lhes dás?

Quantas horas de iluminação eles têm?

Essa foto foi tirada quanto tempo depois da luz ter ligado?

Qual o pH da água neste momento?

Aguardar,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,
Andreia, vou precisar que me respondas às seguintes questões:
Há quanto tempo tens os neons? 
Que tipo de comida lhes dás?
Quantas horas de iluminação eles têm?
Essa foto foi tirada quanto tempo depois da luz ter ligado?
Qual o pH da água neste momento?
Aguardar,





Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os neons tenho vai fazer 3 meses
dou o tetra min para estabilizar a vitamina C
a luz fica ligada das 10 as 22h
tirei a foto as 16h por isso 6h depois da luz tar ligada
o ph neste momento ta a 8


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Andreia425 disse:

Os neons tenho vai fazer 3 meses
dou o tetra min para estabilizar a vitamina C
a luz fica ligada das 10 as 22h
tirei a foto as 16h por isso 6h depois da luz tar ligada
o ph neste momento ta a 8


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Andreia,

A tua água é basica, os neons necessitam de água mais ácida, ou seja, tu tens o pH a 8 e o habitat normal deles ronda entre os 4.0 a 6.4.

Tens de medir o ph da água que colocas, se por exemplo for da torneira e sair a 7.0 e no aquário estar a 8.0 significa que tens algo lá dentro que está a fazer subir o pH (como por exemplo conchas ou pedras calcárias), se for o caso retira-as.

Primeiro tens de ver de onde vem esse pH a 8.0, se vier directo da torneira a esse valor, aconselho-te a usares produtos naturais para baixar assim como troncos, turfa, pinhas de amieiro, etc., a outra hipótese é comprares água com um valor de pH baixo e ires colocando essa água devagar e em porções pequenas durante +/- 24h, e atenção às alterações bruscas, os parâmetros devem ser alterados de forma gradual.

Outra coisa, acho 12 horas de iluminação é demasiado, podes reduzir isso à vontade para 8 a 9 horas no máximo.

Cumps, 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andreia,
A tua água é basica, os neons necessitam de água mais ácida, ou seja, tu tens o pH a 8 e o habitat normal deles ronda entre os 4.0 a 6.4.
Tens de medir o ph da água que colocas, se por exemplo for da torneira e sair a 7.0 e no aquário estar a 8.0 significa que tens algo lá dentro que está a fazer subir o pH (como por exemplo conchas ou pedras calcárias), se for o caso retira-as.
Primeiro tens de ver de onde vem esse pH a 8.0, se vier directo da torneira a esse valor, aconselho-te a usares produtos naturais para baixar assim como troncos, turfa, pinhas de amieiro, etc., a outra hipótese é comprares água com um valor de pH baixo e ires colocando essa água devagar e em porções pequenas durante +/- 24h, e atenção às alterações bruscas, os parâmetros devem ser alterados de forma gradual.
Outra coisa, acho 12 horas de iluminação é demasiado, podes reduzir isso à vontade para 8 a 9 horas no máximo.
Cumps, 



Obrigada agradeço imenso.
Mas em relação à água da torneira ela vem com ph a 9 no aqua ja tenho troncos para fazer baixar o ph também tenho folhas de catappa mas desta vez que mudei a água não coloquei, para ajudar tambem a reduzir o ph uso o torumin da tetra. Estou a usar o crystal water porque quando coloquei a agua nova (ja preparada) ficou turvo.
No aqua tenho varios tipos de peixes diferentes com ph's diferentes (guppys, neons, pristela, coridora sarapintado, e mais dois que não sei o nome). Será possivel que so um neon tenha perdido a cor devido ao ph?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Andreia425 disse:

Obrigada agradeço imenso.
Mas em relação à água da torneira ela vem com ph a 9 no aqua ja tenho troncos para fazer baixar o ph também tenho folhas de catappa mas desta vez que mudei a água não coloquei, para ajudar tambem a reduzir o ph uso o torumin da tetra. Estou a usar o crystal water porque quando coloquei a agua nova (ja preparada) ficou turvo.
No aqua tenho varios tipos de peixes diferentes com ph's diferentes (guppys, neons, pristela, coridora sarapintado, e mais dois que não sei o nome). Será possivel que so um neon tenha perdido a cor devido ao ph?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Não uses químicos para baixar o pH, isso ainda é pior......

Mesmo que tenhas várias espécies, acho que deverias tentar manter o pH a 7.0 desta forma estaria mais agradável a todos, em relação à tua questão de porquê só 1 neon, é normal, há sempre 1 que é atingido primeiro por ser o elo mais fraco, de seguida irá afectar o elo mais fraco seguinte......é como as doenças, atacam primeiro os mais vulneráveis.

Como fazes as tpa's? que quantidade de água trocas? de quanto em quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estive de ferias a semana que passou e ainda nao tive tempo para fazer um tpa mas costumo fazer uma vez por semana e tiro 1/3, 1/4 da água. Antes de ter mudado a agua toda ao aquario (estava acastanhada por causa dos troncos e das folhas e não gostava de ver) o ph da agua estava a 7.5 foi o minimo a que consegui chegar se adicionar plantas vai ajudar a estabilizar o ph? Quais a mais indicadas?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso de muitas plantas naturais tende a acidificar a água, pois no processo de fotossíntese, o gás carbônico na água irá criar mais íons de hidrogênio tornando a água mais ácida (baixando o pH) mas oposto também acontece, quando o processo de fotossíntese é inverso e as plantas oxigenam a água, contribuem para a alcalinização (subindo o pH).

O consumo de nitratos que os peixes acumulam (xixis e cócós) e que as plantas consomem purificam a qualidade da água.

O facto de teres mudado a água toda, limpaste toda a colónia de bactérias que necessitavas, ou seja, vais ter de recomeçar o ciclo do azoto.....essas bactérias são as que transformam a amónia em niritos, outras nitritos em nitratos, que por sua vez os nitratos serão consumidos pelas plantas..e aqui se faz o ciclo!

Nunca deves mudar mais do que 50% da água.

Para ti, aconselho-te plantas de baixa manutenção e de grande consumo de nutrientes, visita lojas online onde tenham plantas, se o site estiver bem organizado tens o tipo de plantas por nível de exigência, pesquisa por exemplo por Limnofila Sessiliflora é uma delas ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada imenso pela ajuda agora e so esperar para estabilizar a agua vou colocar de novo a folha de catappa e fazer os tpas regularmente. Mais uma vez obrigada


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso de muitas plantas naturais tende a acidificar a água, pois no processo de fotossíntese, o gás carbônico na água irá criar mais íons de hidrogênio tornando a água mais ácida (baixando o pH) mas oposto também acontece, quando o processo de fotossíntese é inverso e as plantas oxigenam a água, contribuem para a alcalinização (subindo o pH).
O consumo de nitratos que os peixes acumulam (xixis e cócós) e que as plantas consomem purificam a qualidade da água.
O facto de teres mudado a água toda, limpaste toda a colónia de bactérias que necessitavas, ou seja, vais ter de recomeçar o ciclo do azoto.....essas bactérias são as que transformam a amónia em niritos, outras nitritos em nitratos, que por sua vez os nitratos serão consumidos pelas plantas..e aqui se faz o ciclo!
Nunca deves mudar mais do que 50% da água.
Para ti, aconselho-te plantas de baixa manutenção e de grande consumo de nutrientes, visita lojas online onde tenham plantas, se o site estiver bem organizado tens o tipo de plantas por nível de exigência, pesquisa por exemplo por Limnofila Sessiliflora é uma delas ;)
Cumps,

Queria agracer pelas dicas uma semana depois o meu neon começa a ganhar a cor. Obrigada mesmo uma boa tarde miguel


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
On 01/06/2017 at 00:27, Andreia425 disse:

Eu estive de ferias a semana que passou e ainda nao tive tempo para fazer um tpa mas costumo fazer uma vez por semana e tiro 1/3, 1/4 da água. Antes de ter mudado a agua toda ao aquario (estava acastanhada por causa dos troncos e das folhas e não gostava de ver) o ph da agua estava a 7.5 foi o minimo a que consegui chegar se adicionar plantas vai ajudar a estabilizar o ph? Quais a mais indicadas?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boas...  Tou com um problema sobre o meus néon ontem deparei me que um deles não tinha cor na parte de trás hoje vi que tinha outro com o mesmo problema.  Acho k estão a morrer pois já passam a maioria do tempo de costas o que poderá ser? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andreia, para te ajudarmos precisas de nos fornecer toda a informação necessária!

E por favor cria um tópico novo na área das doenças e pragas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais