Controlo de algas em lago exterior, através de métodos naturais


JMGSANTOS

Recommended Posts

Bom dia,

Sou novo aqui no forum e perdoem-me se coloquei a dúvida no sítio errado.

Tenho um lago exterior com cerca de 200L. Este lago tem como habitantes algumas plantas oxigenadoras e 3 peixes que não sei qual é a espécie (o lago foi "herdado"), que são todos da mesma espécie e têm tamanho entre 5 a 15 centímetros. O lago tem um filtro a funcionar (sem UV).

Qual o problema? A água fica com elevada quantidade de algas relativamente rápido, ficando esverdeada e opaca. Compreendo que o objetivo não seja ter uma lago transparente, mas a rapidez com que o "verdete" se instala deixa-me um pouco chateado, visto que não quero andar a mudar a água com tanta frequência.

Após alguma investigação, algumas das soluções apresentadas (as mais naturais ao que parece) passariam por introduzir caracóis ou camarões que se alimentariam destas micro-algas.

Faz sentido? Qual a melhor alternativa? Que espécies? Em que quantidade? E que cuidados ter?

Espero que me possam ajudar.

Cumprimentos

jorge Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sou muito entendido em lagos, mas após uma breve pesquisa encontraram-se algumas técnicas para ajudar o combate:

Como Livrar se de Algas em Lagos

Algas são uma parte importante da próxima geração de biocombustíveis, mas podem ser uma chateação em seu lago. O crescimento delas é fácil de controlar com planejamento adequado. Controlar a luz e nutrientes é a chave para fazê-lo.

  1. Planeje o local de seu lago para tirar vantagem de área sombreadas em seu quintal. Seja cuidadoso para não colocá-lo sob uma árvore, entretanto, já que elas podem derrubar folhas e seiva, que podem atrapalhar a água.
     
  2. Construa ou modifique seu lago de forma que água do quintal não possa fluir para ele.
     
  3. Instale um ventilador de bolhas finas. A causa principal do surgimento de algas é a falta de movimento na água. Ar sobe. Ao instalar um destes na parte mais funda do lago, e ventilar continuamente, você cria um movimento natural da água no mesmo, e produz um ambiente mais saudável para os peixes enquanto elimina algas danosas ao mesmo tempo.
     
  4. Use plantas aquáticas para ajudar a manter a luz solar fora da superfície da água. Jacinto, lírios, e lotus aquáticos são boas escolhas.
     
  5. Inclua plantas submersíveis como Elodea, que usa os nutrientes que as algas precisam para crescer.
     
  6. Introduzia caracóis de lago. Eles jantam as algas.
     
  7. Adicione girinos. Eles não só comem algas, mas também mosquitos e outras larvas de insetos.
     
  8. Alimente seus peixes com comida que dure apenas cinco minutos. Pedaços não consumidos vão apodrecer e contribuir com o crescimento das algas.
     
  9. Limpe os filtros regularmente. Se estiverem entupidos podem atrapalhar bactérias benéficas e permitir que algas floresçam.
     
  10. Use um esterilizante de luz ultravioleta. Ele quebram as paredes celulares das algas, matando-as.
     
  11. Limpe a superfície de seu lago com um skimmer ou rede.
     
  12. Aspire as algas com um aspirador específico para lagos.
     
  13. Coloque palha de cevada num local que forneça um bom fluxo de água e luz solar. Ele se decomporá, adicionando peróxido de hidrogênio à água, matando as algas.
     
  14. Pinte a água usando uma tinta específica para tratamento de lagos. Esta irá colorir a água tornando-a mai escura, e difícil para a penetração de luz solar no fundo.

Cumps,

Fonte de informação:  pt.wikihow.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.