PH 5 ( problema)


Recommended Posts

Boas pessoal , já cá não aparecia há algum tempo, no entanto, decidi vir pedir a vossa ajuda antes de inv€stir na resolução do problema.

Ora o que se passa é o seguinte, tenho um aquário já há bastantes anos com cerca de 350l úteis onde se encontram actualmente 6 discus, 1 pleco, 6 cardinais, 4 ottos e 6corydoras  . Em relação ao layout, tenho algumas plantas , um tronco de videira com algum tratamento( no entanto vai-se desfazendo lentamente e lá criam-se muitas algas) e algumas pedras vulcânicas . Tudo isto está lá montado à cerca de 2 anos .

Quanto à alimentação, uso uma papa que eu próprio faço, bem como mais algumas pastilhas e granulados para os mais pequenos. 

Ora, o aquário sempre esteve impecável , no entanto , tive obras na rua durante uns 4 meses onde a água estava num estado lastimável, efectuei durante algum tempo trocas de água de garrafão, mas assim que a água me pareceu em condições fiz as trocas da torneira . A partir dai comecei a detectar uma espécie de camada branca que se ia formando nos olhos dos peixes , bem como no corpo destes , em alguns sítios . 

Como os peixes se encontram normais , a comer normalmente e sem alterações de comportamento visíveis, efectuei alguns testes e associei o problema ao pH .

A água da torneira encontrasse actualmente a sair com pH 7 mas passado 1 dia baixa muito rapidamente. 

Causa : Julgo que tudo isto se deve ao filtro( lã filtrante , esponja fina e grossa, umas pedras eheim e cerâmicas) . Fiz uma limpeza e reparei que dos 3 vedantes que fazem com que a água desça antes de subir os 3 cestos e voltar para o aquário, um já não vedava nada , troquei-o para último.

Soluções: como já não limpava o filtro há um ano, estou a pensar em trocar as esponjas , arranjar mais algumas cerâmicas e trocar os vedantes e após umas semanas verificar tudo. 

Já alguém passou por algum problema semelhante? Será viável apenas aumentar o pH com sódio?

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além da falta de manutenção do filtro costumas fazer aspiração do substrato durante as trocas parciais de agua? A acidificação da agua normalmente está associado a aquários maturados com muita matéria em decomposição, daí ser essencial uma boa manutenção quer de filtros quer na remoção de folhas e peixes mortos. Ao teres um valor tão baixo de pH também vai impedir o correto funcionamento das bactérias nitrificantes o que vai levar à sua diminuição e consequente aumento de amónia que é prejudicial aos vivos mas benéfica para as algas!

Que filtro tens? Podes colocar algumas fotos quer do aquários quer dos vivos?

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé, Obrigado pela ajuda. Aqui vão algumas fotos do aquário: IMG_20170529_131354.jpg IMG_20170529_131304.jpg IMG_20170529_131252.jpg IMG_20170529_131221.jpg Costumo aspirar o areão , não em todo o aquário , é um bocado difícil , mas cerca de metade. Tenho um eheim 2228 com esponja azul e lã filtrante, umas pedras finas cinza que vinham com ele e cerâmicas. Fiz a limpeza assim que a água da companhia voltou em condições. Já comecei a fazer trocas todos os dias a 50% , com ambientador e um stress coat que me deram, mas vou dar uma aspiração por onde conseguir . (tenho substrato fértil , levanta facilmente) Ainda em relação ao filtro reparei , já desde que o montei, mas tem vindo a piorar, que a água não se encontra tão cristalina quanto eu queria , tenho de mandar vir una vedantes para o filtro e aproveito para comprar umas esponjas novas, mais cerâmicas e material para filtragem biológica e talvez experimente o purigen . Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Um ano sem limpar o filtro é normal que ele "berre". Qual o kh da água da torneira? Se for zero ou perto óbviamente o ph de 7 desce a 5 num instante num aquário maturado.

"Tapatalking"

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Mas as películas brancas dos peixes já desapareceram? 

No habitat das espécies que tens no aquário, já foram detectados ph de 4, e se os peixes estão bem o importante é a estabilidade.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, brolho disse:

No habitat das espécies que tens no aquário, já foram detectados ph de 4, e se os peixes estão bem o importante é a estabilidade.

Pois, mas na natureza não há tpas com água da torneira com tudo aquilo que é colocado para uso doméstico! E num aquário com Discus a qualidade da agua é o mais importante, não é apenas a estabilidade no pH!

Dan50, podes  testar os restantes parâmetros da água antes e após algumas horas para avaliar melhor o que provoca esses valores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais