Peixe Betta doente- Urgente


Recommended Posts


Olá, boa tarde! 

Tenho um peixe betta há 10 meses e o mantenho em um aquário de aproximadamente 6 litros, porém sem filtro e sem aquecedor/termostato, somente com água tratada com anticloro e troca parcial de água 1 vez por semana e ração Sera.  Há 1 mês ele está apresentando sintomas como falta de apetite (ficou 4 dias sem comer) pontos brancos na cabeça e nadadeiras roídas. Fiz 2 semanas de tratamento com o antifúngico  Labcon Aqualife (fazendo troca total da água todos os dias e colocando Labcon Alcali para elevar o ph), ele voltou a comer, porém surgiu uma descamação abaixo da nadadeira e, posteriormente, tufos semelhantes a algodão abaixo da nadadeira e na água, e então, iniciei junto com o antifúngico, o  Labcon Bacter e coloquei sal grosso na água. Ele então parou de comer novamente, e fica sem equilíbrio deitado de lado no fundo do aquário na maioria das vezes e com respiração ofegante. A lesão se expandiu mais e está com um ponto vermelho.  Sou iniciante em cuidados com peixes e inicialmente suspeitei de doença do algodão, porém em 2 semanas de uso de antifúngico não houve melhora. Ontem suspendi os 2 medicamentos e fiz troca total da água colocando Labcon Ictio e sal grosso. Ele ainda não voltou a comer nem apresentou melhora. Estou tentando manter o aquário aquecido enrolando-o em uma manta, temperatura está em torno de 25, 26graus C. No momento ele está assim, conforme as fotos, vídeos abaixo. Por favor, como devo proceder ? 

Obrigada.

Obs: Não estou conseguindo inserir as fotos. Como faço? Links com os videos dele no youtube:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Particia,

Editei o teu tópico para corrigir os link de videos do youtube.

Em relação ao Betta, a conselho-te este produto eSHa 2000, podes baixar o ficheiro pdf e ver o tratamento para cada tipo de sintoma.:

'Problemas nas Guelras ’ -pode ser um sintoma de infecção por um certo fungo ou uns vermes, ou água de má qualidade (o eSHa 2000 não pode remediar problemas de qualidade da água)

Eu aposto na má qualidade da água porque o Betta parece-me bem, para já muda 50% da água, e para desviar qualquer outro problema, a água nova que colocares que seja comprada e se puderes coloca uma bomba de ar para ajudar a oxigenar a água, deduzo que esteja muito calor aí por isso nem te vou pedir para subir a temperatura para os 28º/30º...

Agora uma coisa que me está a deixar curioso.....pelos videos não notei qualquer movimentação da água, tu tens algum filtro nesse aquário?

É muito importante ter um filtro para ajudar a filtrar a água e a movimentação provocada ajuda a oxigenar a água e evita a criação de fungos.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais